• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

MAPA - BEDU - INTERVENÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA - 51_2025

  • Período

    01/07/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

MAPA - BEDU - INTERVENÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA - 51_2025

 

O planejamento pode ser entendido como a organização sistemática das etapas necessárias para atingir um objetivo, ou ainda como um processo deliberado e estruturado, voltado à obtenção dos resultados esperados, com eficiência, eficácia e efetividade, por meio da concentração estratégica de esforços e recursos. Esse processo engloba não apenas a concepção das atividades, mas também a organização, que compreende etapas de execução, coordenação e avaliação, sempre direcionadas ao cumprimento dos objetivos previamente definidos. Além disso, o planejamento pode incluir etapas fundamentais, como a definição de metas, a realização de diagnósticos detalhados, a formulação de decisões estratégicas e a implementação de ações específicas, as quais, mesmo quando realizadas de forma informal, desempenham um papel essencial na busca pela excelência organizacional.

TEIXEIRA, F. C.; BELEM, I. C. Intervenção Profissional em Educação Física. Maringá-PR: Unicesumar, 2019.

 

Ter claro a função do planejamento, bem como a habilidade de estruturá-lo, organizá-lo e executá-lo é de grande importância ao profissional da educação física, uma vez que, não apenas para a carreira, mas para o sucesso de um programa de treinamento é necessário planejar. Portanto, nesta atividade MAPA, vamos exercitar a habilidade de planejar.

Primeiramente, dentre as diversas frentes de atuação do bacharel em educação física, escolha aquela que você tem mais afinidade, por exemplo, “professor de academia”, “personal trainer”, “treinador de uma modalidade esportiva”, entre outras áreas afins. Na sequência, pense sobre como é a atuação nesta frente que você escolheu, isto é, quais são as atribuições e atividades desenvolvidas.

Após essa reflexão, elabore uma situação hipotética que você poderia encontrar nesta frente, por exemplo, na área de academia, “um aluno novo na academia, sem problemas de saúde, que deseja iniciar a prática de exercícios físicos para melhora da qualidade de vida”.

Com base na situação hipotética que você elaborar, responda os seguintes pontos:

  1. Cite qual é a frente (área) escolhida para atuação e quais as principais atividades desenvolvidas nesta área.
  2. Descreva, brevemente, qual a situação hipotética que você escolheu para esta atividade.
  3. Faça um planejamento descrevendo as seguintes etapas:

3.1. Diagnóstico: Traga informações sobre como você avaliaria as necessidades e características do seu público-alvo.

3.2. Estabelecimento de Objetivos: Descreva qual(is) o(s) objetivo(s) para a situação que você elaborou.

3.3. Mapeamento dos Conteúdos: Traga informações sobre os conteúdos você selecionaria para atingir o(s) objetivo(s) proposto(s).

3.4. Definição da Metodologia e dos Recursos: Traga as informações mais relevantes sobre a(s) metodologia(s) você empregaria e sobre os recursos necessários para implementar a situação hipotética escolhida.

3.5. Estruturação da Avaliação: Descreva como você avaliaria a(s) ação(ões) tomadas.

  1. Elabore um Fluxograma apresentando de maneira breve e objetiva, cada uma das etapas do planejamento  que você elaborou. Você pode utilizar modelos de fluxograma no Canva.

 

Orientações para a realização da atividade

- Faça o download do arquivo MODELO DE MAPA – INTERVENÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA, que se encontra no Material da Disciplina;

- Muito importante! Você deverá entregar essa atividade, apenas, por meio do MODELO DE MAPA;

- Leia atentamente todas as informações e tire suas dúvidas com o professor mediador antes de entregar sua atividade;

- Siga todas as orientações contidas no MODELO DE MAPA;

- Utilize o livro (PDF) da disciplina como principal fonte de apoio (leia atentamente, no livro da disciplina, os tópicos sobre os Tipos de Planejamento e sua Importância).

- Antes de entregar a atividade, confira se o arquivo está correto (poderá ser entregue o arquivo em formato Word ou PDF);

- Cópias parcial ou total serão zeradas;

- Todas as atividades do curso são avaliadas conforme o que está sendo solicitado e as instruções fornecidas. Sendo assim, o descumprimento dessas orientações sempre acarreta algum desconto na nota.

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

Alguns dos desejos são naturais e necessários; outros, naturais e não necessários; outros, nem naturais nem necessários, mas nascidos de

Alguns dos desejos são naturais e necessários; outros, naturais e não necessários; outros, nem naturais nem necessários, mas nascidos de vã opinião. Os desejos que não nos trazem dor se não satisfeitos não são necessários, mas o seu impulso pode ser facilmente desfeito, quando é difícil obter sua satisfação ou parecem geradores de dano. EPICURO […]

O "saltar" é um movimento locomotor fundamental, que pode ser considerado a extensão da corrida, ele exige equilíbrio dinâmico e estático e, faz-se necessário o bom desempenho no movimento de correr, para que o salto seja preciso. O padrão motor de um salto vertical nos dá subsídios importantes sobre como identificar o seu desenvolvimento motor

O "saltar" é um movimento locomotor fundamental, que pode ser considerado a extensão da corrida, ele exige equilíbrio dinâmico e estático e, faz-se necessário o bom desempenho no movimento de correr, para que o salto seja preciso. O padrão motor de um salto vertical nos dá subsídios importantes sobre como identificar o seu desenvolvimento motor […]

Os feromônios são substâncias utilizadas na comunicação entre indivíduos de uma espécie. O primeiro feromônio isolado

Os feromônios são substâncias utilizadas na comunicação entre indivíduos de uma espécie. O primeiro feromônio isolado de um inseto foi o bombicol, substância produzida pela mariposa do bicho-da-seda. O uso de feromônios em ações de controle de insetos-praga está de acordo com o modelo preconizado para a agricultura do futuro. São agentes altamente específicos e […]

Exemplos: Como exemplos de aplicação, podemos citar as políticas de segurança que qualquer empresa deve implementar para assegurar a proteção das suas informações. Isso

ATIVIDADE 1 - SEGURANÇA E AUDITORIA DE SISTEMAS - 51_2025 Na abordagem educacional, o processo de aprendizagem é visto como uma jornada colaborativa, onde os professores servem de guias e os colegas de classe como companheiros de exploração. O aluno, nesse contexto, é incentivado a ser um pesquisador ativo, um debatedor de ideias e um […]

COMEX - GESTÃO DE PROJETOS - ATIVIDADE 1 - 54/2023

ATIVIDADE 1 - COMEX - GESTÃO DE PROJETOS - 54/2023   Assim como os produtos, os projetos também apresentam um Ciclo de Vida. Os projetos sempre apresentam um início e um fim determinados. Se essas são certezas que temos num todo repleto de incertezas, devemos nos basear nelas para melhor conhecer o que deve ser […]

TEOL - HERMENÊUTICA PENTECOSTAL - MAPA - 54/2023

MAPA - TEOL - HERMENÊUTICA PENTECOSTAL - 54/2023   Será que todo o texto bíblico, pode ser encarado como normativo para a Igreja atual? Está é uma pergunta, um tanto embaraçosa. Pois a hermenêutica pentecostal, ligada a teóricos mais conservadores, afirma que não, com é o caso de Gordon Fee e Douglas Stuart.   Neste […]

1 2 3 … 547 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp