• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

MAPA – BEDU – GINÁSTICA – 52/2023

  • Período

    01/07/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

MAPA DE GINÁSTICA- 2022

LINK EXPLICATIVO DA ATIVIDADE: 

https://www.youtube.com/watch?v=fNo1kx0qAdc​

(Copiar o link, e colar em seu navegador)​​

Ensinar implica fixar objetivos, selecionar conteúdos, ordená-los lógica e psicologicamente, processá-los na prática e avaliar a extensão e a profundidade de seu domínio pelo aluno. Essas funções não poderão ser desempenhadas sem o total domínio do conhecimento informativo. Portanto, o professor não precisa ser, necessariamente, um “cientista”, mas deve dominar a matéria tanto quanto um cientista, excetuando-se a atividade específica de uma pesquisa individual (MAIA, 2004).

 

MAIA, N. A. Saber fazer e saber ensinar. Revista da Cultura, Rio de Janeiro, v. 4, n. 7, p. 46-50, dez, 2004. 

 

Provavelmente, o maior benefício da Ginástica e o principal argumento para sua inclusão nos programas de iniciação esportiva, seja a promoção do controle corporal, pois ela sugere a prática de diversas ações, como giros, saltos, balanços, deslocamentos e aterrissagens (Russel, 2000).

 

RUSSEL, K. Ginástica – Por que ela faz parte do currículo escolar? Trad. Myrian Nunomura. Revista Mineira de Educação Física. Viçosa, v.1, n. 8, p.103-108, 2000.

 

Partindo do princípio de que o professor deve saber ensinar determinada modalidade da cultura corporal do movimento, considera-se que os processos pedagógicos e as ajudas manuais são essenciais para efetividade no processo de ensino e aprendizagem dentro da ginástica. Mediante isso, em uma situação hipotética, você foi contratado(a) para dar aulas de Ginástica Para Todos em uma academia de sua cidade. Sua turma é de crianças de 8 a 10 anos, e em uma de suas aulas você irá ensinar seus alunos a realizar dois elementos gímnicos, sendo eles: Rolamento para frente grupado e Roda. Para ensinar esses dois elementos de forma adequada, você deverá explicar como se realiza corretamente esses dois elementos, em seguida, explicar um exercício pedagógico com o auxílio de aparelhos (exemplos: colchões, plintos, bancos suecos, cordas, elásticos, entre outros) para cada elemento e, por fim, explicar como é a ajuda manual de cada um desses elementos.

 

Portanto, nesta atividade, você, aluno, deverá gravar um vídeo, de no máximo 5 minutos, explicando como se realiza corretamente os elementos Rolamento para frente grupado e Roda e, posteriormente, explique um exercício pedagógico com o auxílio de aparelhos e a ajuda manual para cada um dos elementos citados.

 

A atividade deverá ter as seguintes fases:

  1. Apresente seu nome e RA (Registro Acadêmico) ao início do seu vídeo;
  2. Explique como se realiza corretamente os elementos: Rolamento para frente grupado e Roda;
  3. Explique um exercício pedagógico com o auxílio de aparelhos para cada elemento: Rolamento para frente grupado e Roda.

- Um exercício pedagógico para cada elemento.

- Descreva com detalhes todo o desenvolvimento e os recursos materiais que são utilizados para a realização de cada exercício pedagógico;

  1. Explique a ajuda manual dos elementos: Rolamento para frente grupado e Roda.

- Uma forma de ajuda manual para cada elemento.

Para a realização dessa atividade, faz-se necessário que você assista as aulas conceituais e leia a unidade V do Livro “Educação Física no Ensino Superior - Fundamentos da Ginástica Artística e de Trampolins”, disponível na Minha Biblioteca:

Brochado, Fernando Augusto et al. Fundamentos de ginástica artística e de trampolins. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2019.

 

Segue o link do livro:

https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788527729130/epubcfi/6/2%5B%3Bvnd.vst.idref%3Dcover%5D!/4/2/2%4051:1

(Entrar na Minha Biblioteca, copiar o link, e colar em seu navegador)

 

A atividade deve seguir os seguintes critérios:

-O vídeo deve conter no mínimo 3 e no máximo 5 minutos;

-Realizar as 4 fases na ordem determinada anteriormente;

-Para as explicações, será permitido a utilização de recursos auxiliares como imagens, objetos, slides, entre outros, mas o aluno deve aparecer a todo momento no vídeo.

-Não é necessário a realização ou execução dos movimentos, basta apenas explicar cada item solicitado.

-Realizar a atividade individualmente. Não será permitida a participação de outras pessoas no vídeo;

-O aluno deve estar com roupa de prática e deve ser realizado em um espaço adequado (ver “Manual da prática”, disponível na Sala do Café);

- Não será permitida a leitura integral do material de apoio;

-O vídeo poderá ser editado ou não. O importante é que você apresente todas as atividades solicitadas no enunciado;

-Para editar o vídeo, sugerimos o programa de edição: CANVA Online, CLIPCHAMP Online ou o MOVAVI;

*Para mais instruções, acesse o link do “TUTORIAL - PROGRAMA DE EDIÇÃO EDUCAÇÃO FÍSICA”, disponível logo a seguir, ou acesse a “Sala do café” em seu STUDEO. 

*Esta é uma sugestão, no entanto, pode-se utilizar outro programa de edição.

-O vídeo deverá estar cadastrado no YOUTUBE como “NÃO LISTADO”. As instruções de como subir a gravação no YOUTUBE estão no vídeo “COMO CADASTRAR VÍDEOS NO YOUTUBE”, disponível logo, a seguir, ou acesse a “Sala do café” em seu STUDEO. Para cadastrar, deve-se ter um canal no youtube;

-Para todos os alunos, o link do vídeo deverá ser postado no campo “Resposta” da atividade MAPA, em seu respectivo STUDEO. Envie apenas um (1) link de vídeo pelo STUDEO;

-Preste atenção ao postar o link do vídeo. Portanto, confira antes de incluí-lo e lembre-se de finalizar a atividade.

 

ATENÇÃO: Vídeos das atividades de anos anteriores serão considerados plágios e, automaticamente, zerados. Plágio é crime!

Outros tipos de atividades diferentes do que foi pedido no enunciado, também serão zerados.

 

Links:

TUTORIAL - COMO GRAVAR MAPA COM O CELULAR

https://youtu.be/egoajNjySEI

(copie e cole na barra de navegação do seu computador)

 

TUTORIAL - PROGRAMA DE EDIÇÃO MOVAVI - EDUCAÇÃO FÍSICA (SUGESTÃO)

https://youtu.be/NZ_pX261qu4

(copie e cole na barra de navegação do seu computador)

 

PROGRAMAS DE EDIÇÃO DE VÍDEOS ONLINE (SUGESTÕES)

CANVA: https://www.canva.com/

CLIPCHAMP: https://app.clipchamp.com/

 

COMO CADASTRAR VÍDEOS NO YOUTUBE

https://youtu.be/28pPRK3vmp8

(copie e cole na barra de navegação do seu computador)

OBS: CADASTRE O VÍDEO COMO NÃO LISTADO!

​

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

ATIVIDADE 1 – GQ – CONTROLE ESTATÍSTICO DO PROCESSO – 52/2023

Não há como negar que uma das metodologias mais utilizadas para auxiliar no controle da qualidade é o Controle Estatístico de Processo (CEP). Por meio da utilização de suas ferramentas, é legítimo reduzir a quantidade de produtos fora de especificações e, com isso, os custos da produção. A base para o controle estatístico de processos, […]

3) No contexto do desenvolvimento para dispositivos de IoT com recursos limitados, como a técnica de paginação pode impactar o desempenho do sistema operacional?

MAPA - ADSIS - SISTEMAS OPERACIONAIS - 51_2025 Olá, estudante! Chegou o momento de explorar de forma PRÁTICA os conteúdos aprendidos na nossa disciplina. Para realizar a atividade MAPA, você precisa cumprir duas etapas, a saber: (1) PRIMEIRA ETAPA: análise da situação-problema Você foi contratado como consultor para uma empresa especializada no desenvolvimento de sistemas […]

Analise o caso hipotético a seguir. Uma rede de varejo que opera várias lojas em diferentes regiões está enfrentando uma diminuição

Analise o caso hipotético a seguir. Uma rede de varejo que opera várias lojas em diferentes regiões está enfrentando uma diminuição significativa nas vendas nos últimos meses. Os gerentes observaram uma queda acentuada no tráfego de clientes nas lojas físicas e uma desaceleração nas vendas online. Diante dessa situação preocupante, os gestores da empresa estão […]

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) é um órgão do poder judiciário brasileiro, criado pela Emenda Constitucional no 45 de 2004

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) é um órgão do poder judiciário brasileiro, criado pela Emenda Constitucional no 45 de 2004, com a função de exercer o controle da atuação administrativa e financeira do Judiciário e do cumprimento dos deveres funcionais dos juízes. Elaborado pela professora, 2024. Sobre a atuação do Conselho Nacional de Justiça […]

MAPA - SALI - MICROBIOLOGIA, TOXICOLOGIA E DOENÇAS TRANSMITIDAS POR ALIMENTOS - 51_2025

MAPA - SALI - MICROBIOLOGIA, TOXICOLOGIA E DOENÇAS TRANSMITIDAS POR ALIMENTOS - 51_2025   Você conseguiria explicar a conexão entre a microbiologia e a segurança de alimentos e bebidas no setor alimentício?   A microbiologia de alimentos é uma ciência dedicada à investigação da interação entre microrganismos e produtos alimentícios. Sua relevância é crucial, uma […]

MAPA – LOG – LOGÍSTICA DE PRODUÇÃO E SERVIÇOS – 52/2023

Um dos maiores desafios em uma empresa ou organização é a realização da produção para atender as demandas do mercado. Neste sentido, a pergunta a ser respondida é: Quanto a empresa deixa de lucrar ao realizar um planejamento da produção ineficiente? É sabido que, se uma empresa não conhece a sua capacidade produtiva e tampouco […]

1 2 3 … 426 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp