• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

MAPA – BEDU – GINÁSTICA – 52/2023

  • Período

    01/07/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

MAPA DE GINÁSTICA- 2022

LINK EXPLICATIVO DA ATIVIDADE: 

https://www.youtube.com/watch?v=fNo1kx0qAdc​

(Copiar o link, e colar em seu navegador)​​

Ensinar implica fixar objetivos, selecionar conteúdos, ordená-los lógica e psicologicamente, processá-los na prática e avaliar a extensão e a profundidade de seu domínio pelo aluno. Essas funções não poderão ser desempenhadas sem o total domínio do conhecimento informativo. Portanto, o professor não precisa ser, necessariamente, um “cientista”, mas deve dominar a matéria tanto quanto um cientista, excetuando-se a atividade específica de uma pesquisa individual (MAIA, 2004).

 

MAIA, N. A. Saber fazer e saber ensinar. Revista da Cultura, Rio de Janeiro, v. 4, n. 7, p. 46-50, dez, 2004. 

 

Provavelmente, o maior benefício da Ginástica e o principal argumento para sua inclusão nos programas de iniciação esportiva, seja a promoção do controle corporal, pois ela sugere a prática de diversas ações, como giros, saltos, balanços, deslocamentos e aterrissagens (Russel, 2000).

 

RUSSEL, K. Ginástica – Por que ela faz parte do currículo escolar? Trad. Myrian Nunomura. Revista Mineira de Educação Física. Viçosa, v.1, n. 8, p.103-108, 2000.

 

Partindo do princípio de que o professor deve saber ensinar determinada modalidade da cultura corporal do movimento, considera-se que os processos pedagógicos e as ajudas manuais são essenciais para efetividade no processo de ensino e aprendizagem dentro da ginástica. Mediante isso, em uma situação hipotética, você foi contratado(a) para dar aulas de Ginástica Para Todos em uma academia de sua cidade. Sua turma é de crianças de 8 a 10 anos, e em uma de suas aulas você irá ensinar seus alunos a realizar dois elementos gímnicos, sendo eles: Rolamento para frente grupado e Roda. Para ensinar esses dois elementos de forma adequada, você deverá explicar como se realiza corretamente esses dois elementos, em seguida, explicar um exercício pedagógico com o auxílio de aparelhos (exemplos: colchões, plintos, bancos suecos, cordas, elásticos, entre outros) para cada elemento e, por fim, explicar como é a ajuda manual de cada um desses elementos.

 

Portanto, nesta atividade, você, aluno, deverá gravar um vídeo, de no máximo 5 minutos, explicando como se realiza corretamente os elementos Rolamento para frente grupado e Roda e, posteriormente, explique um exercício pedagógico com o auxílio de aparelhos e a ajuda manual para cada um dos elementos citados.

 

A atividade deverá ter as seguintes fases:

  1. Apresente seu nome e RA (Registro Acadêmico) ao início do seu vídeo;
  2. Explique como se realiza corretamente os elementos: Rolamento para frente grupado e Roda;
  3. Explique um exercício pedagógico com o auxílio de aparelhos para cada elemento: Rolamento para frente grupado e Roda.

- Um exercício pedagógico para cada elemento.

- Descreva com detalhes todo o desenvolvimento e os recursos materiais que são utilizados para a realização de cada exercício pedagógico;

  1. Explique a ajuda manual dos elementos: Rolamento para frente grupado e Roda.

- Uma forma de ajuda manual para cada elemento.

Para a realização dessa atividade, faz-se necessário que você assista as aulas conceituais e leia a unidade V do Livro “Educação Física no Ensino Superior - Fundamentos da Ginástica Artística e de Trampolins”, disponível na Minha Biblioteca:

Brochado, Fernando Augusto et al. Fundamentos de ginástica artística e de trampolins. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2019.

 

Segue o link do livro:

https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788527729130/epubcfi/6/2%5B%3Bvnd.vst.idref%3Dcover%5D!/4/2/2%4051:1

(Entrar na Minha Biblioteca, copiar o link, e colar em seu navegador)

 

A atividade deve seguir os seguintes critérios:

-O vídeo deve conter no mínimo 3 e no máximo 5 minutos;

-Realizar as 4 fases na ordem determinada anteriormente;

-Para as explicações, será permitido a utilização de recursos auxiliares como imagens, objetos, slides, entre outros, mas o aluno deve aparecer a todo momento no vídeo.

-Não é necessário a realização ou execução dos movimentos, basta apenas explicar cada item solicitado.

-Realizar a atividade individualmente. Não será permitida a participação de outras pessoas no vídeo;

-O aluno deve estar com roupa de prática e deve ser realizado em um espaço adequado (ver “Manual da prática”, disponível na Sala do Café);

- Não será permitida a leitura integral do material de apoio;

-O vídeo poderá ser editado ou não. O importante é que você apresente todas as atividades solicitadas no enunciado;

-Para editar o vídeo, sugerimos o programa de edição: CANVA Online, CLIPCHAMP Online ou o MOVAVI;

*Para mais instruções, acesse o link do “TUTORIAL - PROGRAMA DE EDIÇÃO EDUCAÇÃO FÍSICA”, disponível logo a seguir, ou acesse a “Sala do café” em seu STUDEO. 

*Esta é uma sugestão, no entanto, pode-se utilizar outro programa de edição.

-O vídeo deverá estar cadastrado no YOUTUBE como “NÃO LISTADO”. As instruções de como subir a gravação no YOUTUBE estão no vídeo “COMO CADASTRAR VÍDEOS NO YOUTUBE”, disponível logo, a seguir, ou acesse a “Sala do café” em seu STUDEO. Para cadastrar, deve-se ter um canal no youtube;

-Para todos os alunos, o link do vídeo deverá ser postado no campo “Resposta” da atividade MAPA, em seu respectivo STUDEO. Envie apenas um (1) link de vídeo pelo STUDEO;

-Preste atenção ao postar o link do vídeo. Portanto, confira antes de incluí-lo e lembre-se de finalizar a atividade.

 

ATENÇÃO: Vídeos das atividades de anos anteriores serão considerados plágios e, automaticamente, zerados. Plágio é crime!

Outros tipos de atividades diferentes do que foi pedido no enunciado, também serão zerados.

 

Links:

TUTORIAL - COMO GRAVAR MAPA COM O CELULAR

https://youtu.be/egoajNjySEI

(copie e cole na barra de navegação do seu computador)

 

TUTORIAL - PROGRAMA DE EDIÇÃO MOVAVI - EDUCAÇÃO FÍSICA (SUGESTÃO)

https://youtu.be/NZ_pX261qu4

(copie e cole na barra de navegação do seu computador)

 

PROGRAMAS DE EDIÇÃO DE VÍDEOS ONLINE (SUGESTÕES)

CANVA: https://www.canva.com/

CLIPCHAMP: https://app.clipchamp.com/

 

COMO CADASTRAR VÍDEOS NO YOUTUBE

https://youtu.be/28pPRK3vmp8

(copie e cole na barra de navegação do seu computador)

OBS: CADASTRE O VÍDEO COMO NÃO LISTADO!

​

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

ATIVIDADE 2 - CCONT - ESTÁGIO SUPERVISIONADO I - 54/2023

Prezado(a) acadêmico(a), Acesse o ícone "Material da disciplina" para baixar o arquivo em excel "TRABALHO DO LUCRO PRESUMIDO". Baseando-se no enunciado e nas orientações das aulas de Estágio Supervisionado I, desenvolva a escrituração contábil referente à atividade econômica da empresa comercial Lisboa Comércio de Móveis Ltda - ME (Regime de tributação Lucro Presumido), elaborando todas […]

1. Segmentos de Clientes: para quem vendemos? - Consumidores finais preocupados com alimentação saudável (direto na feira e loja própria).

ATIVIDADE 1 - ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS AGROPECURÁRIOS - 51_2025 CASE A família Silva administra a Fazenda Bela Vista, uma propriedade agrícola de 50 hectares localizada no interior de Minas Gerais. Eles produzem hortaliças orgânicas e fornecem para mercados locais, restaurantes e feiras agroecológicas. Nos últimos anos, perceberam um aumento na demanda por alimentos […]

54/2023 - ENGENHARIA ECONÔMICA - ATIVIDADE 1

ATIVIDADE 1 - ENGENHARIA ECONÔMICA - 54/2023 A engenharia econômica se apresenta como um conjunto de técnicas que permitem a comparação, de forma científica, entre os resultados de tomadas de decisões referentes a alternativas diferentes. Nessa comparação, as diferenças que marcam as alternativas devem ser expressas, o máximo possível, em termos quantitativos.   Fonte: PILÃO, […]

Olá, aluno(a)! Vamos colocar em prática os conhecimentos adquiridos na disciplina Estatística? Para isto, faça a Atividade MAPA, conforme as orientações a seguir:

  Olá, aluno(a)! Vamos colocar em prática os conhecimentos adquiridos na disciplina Estatística? Para isto, faça a Atividade MAPA, conforme as orientações a seguir:   Etapa 1 - Leia o texto de apoio. - Assista à Aula Conceitual 5, disponível no Studeo – Ambiente da Disciplina. - Leia o conteúdo da Unidade 5 do livro, […]

A) Explique qual foi o seu papel no suporte à Maria, destacando os instrumentos e as políticas públicas utilizados para auxiliá-la.

ATIVIDADE 1 - ESTADO E PROTEÇÃO SOCIAL - 51_2025   Maria é mãe solo de três filhos pequenos (dois, quatro e cinco anos) e reside em uma comunidade periférica de uma grande cidade brasileira. Devido à precariedade no mercado de trabalho e à falta de qualificação profissional, ela encontra dificuldades para manter a subsistência da […]

O ato começou por volta das 13h, em frente ao Colégio Equipe, também em Higienópolis, e seguiu em caminhada até o shopping. Com bandeiras e cartazes contra o racismo estrutural,

O ato começou por volta das 13h, em frente ao Colégio Equipe, também em Higienópolis, e seguiu em caminhada até o shopping. Com bandeiras e cartazes contra o racismo estrutural, o grupo era formado por dezenas de estudantes, pais e professores. Também se juntaram a eles manifestantes contrários à remoção de famílias da favela do […]

1 2 3 … 426 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp