• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

MAPA – BEDU – ATV INTEGRADORA COMUM 3 – 52/2023

  • Período

    01/08/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

Os profissionais de Educação Física têm um papel importante na promoção da atividade física como um hábito saudável, considerando que a falta de atividade física é um dos principais fatores de risco para doenças crônicas não transmissíveis, como doenças cardíacas, diabetes, obesidade e síndrome metabólica. Portanto, é muito importante que o profissional atue de forma correta e específica, considerando a individualidade biológica e as condições físicas de cada aluno, objetivando, assim, melhorar a qualidade de vida, a redução das doenças e o aumento da autonomia e independência das pessoas.

 

Fonte: ARAUJO, W. Exercício Físico na Saúde e nas Doenças Cardiovasculares. Rio de Janeiro: Thieme Revinter, 2023.

Com base nesse contexto, para realizar a atividade MAPA da disciplina de “Atividade Integradora III”, você precisará entrevistar um profissional de Educação Física que esteja atuando na área da saúde, de preferência, que esse profissional tenha alguma doença crônica não transmissível (diabetes, hipertensão arterial, doença coronariana, dentre outras). Além disso, você precisará analisar as respostas dadas pelo profissional e relacionar com o conteúdo estudado no material didático. Para isso, siga o roteiro a seguir e analise cada uma das respostas emitidas.

  1. Baixe o “Modelo MAPA”, disponíveis em Material da Disciplina. O modelo MAPA já conta com o "Termo de Consentimento Livre e Esclarecido", que deverá ser assinado pelo entrevistado.
  2. Preencha o arquivo com as informações solicitadas, as respostas do entrevistado e a sua análise.
  3. Utilize o livro Exercício Físico na Saúde e nas Doenças Cardiovasculares, do autor Washington Araujo, disponível em seu Studeo, na opção "Minha Biblioteca". Para acessar o livro, clique em BIOBLIOTECAS > MINHA BIBLIOTECA e cole o nome do livro na opção de busca.
  4. Anexe o arquivo em formato Word ou PDF no local indicado para postagem da atividade (não serão aceitas alterações nas questões elaboradas e apresentadas no roteiro).

Estrutura geral do questionário

​Dados de identificação do entrevistado

  1. Sexo: ( ) Masculino ( ) Feminino                        
  2. Idade:
  3. Ano de conclusão da graduação em Educação Física:
  4. Em qual universidade se formou?
  5. Possui especialização na área da saúde/e ou esporte? ( ) Não ( ) Sim  
  6. Qual é a área?
  7. Com qual população trabalha?

( ) Crianças ( ) Adolescentes ( ) Idosos ( ) Pessoas com deficiências ( ) Gestantes ( ) Cardiopatas ( ) Outros. Especifique: __________________________________

Atividades desenvolvidas no trabalho:

ROTEIRO DE QUESTÕES

  1. Como você enxerga a importância do papel do profissional de Educação Física na área da saúde?

Principais pontos mencionados pelo entrevistado: (5 linhas).

Sua análise: (10 linhas).

  1. Você adota alguma metodologia específica nos seus programas de exercícios? Qual(is)?

Principais pontos mencionados pelo entrevistado: (5 linhas).

Sua análise: (10 linhas).

  1. Como são estruturadas as suas atividades/aulas? Como você realiza o planejamento de suas atividades?

Principais pontos mencionados pelo entrevistado: (5 linhas).

Sua análise: (10 linhas).

  1. Quais são as principais doenças crônicas que você costuma trabalhar e como você aborda o tratamento delas?

Principais pontos mencionados pelo entrevistado: (5 linhas).

Sua análise: (10 linhas).

  1. Você trabalha em conjunto com outros profissionais da área da saúde, como médicos, fisioterapeutas e nutricionistas? Se sim, como se sente trabalhando em uma equipe multiprofissional? Se não, acharia importante estar em uma equipe multiprofissional?

Principais pontos mencionados pelo entrevistado: (5 linhas).

Sua análise: (10 linhas).

  1. Como você motiva seus pacientes/clientes a manterem uma rotina de atividade física regular?

Principais pontos mencionados pelo entrevistado: (5 linhas).

Sua análise: (10 linhas).

  1. Qual é a sua opinião sobre a relação entre a atividade física e a saúde mental?

Principais pontos mencionados pelo entrevistado: (5 linhas).

Sua análise: (10 linhas).

  1. Qual é a sua opinião sobre a relação entre a atividade física e a saúde física?

Principais pontos mencionados pelo entrevistado: (5 linhas).

Sua análise: (10 linhas).

  1. Quais são as tendências e inovações na área da saúde que você acredita que podem beneficiar o trabalho do profissional de Educação Física?

Principais pontos mencionados pelo entrevistado: (5 linhas).

Sua análise: (10 linhas).

Observações gerais: é muito importante apresentar dados fidedignos dos entrevistados, ou seja, não os altere. Aproveite a oportunidade e procure profissionais que possam verdadeiramente contribuir com sua formação. Obedeça aos critérios de linhas, não ultrapassando os limites estabelecidos e atente-se à utilização correta da Língua Portuguesa.

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

A cada safra, a quantidade de café beneficiado é igual à quantidade de resíduos gerados pelo seu beneficiamento. O resíduo pode ser utilizado

A cada safra, a quantidade de café beneficiado é igual à quantidade de resíduos gerados pelo seu beneficiamento. O resíduo pode ser utilizado como fertilizante, pois contém cerca de 6,5% de pectina (um polissacarídeo), aproximadamente 25% de açúcares fermentáveis (frutose, sacarose e galactose), bem como resíduos de alcaloides (compostos aminados) que não foram extraídos no […]

2. Agora, vamos entender um pouco mais quanto ao uso e aplicação do preço, como estratégia de marketing, em um produto e/ou serviço no mercado. Para isso, utilize o exemplo apresentado

ATIVIDADE 1 - ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING - 51_2025 Analisar mercado auxilia as organizações a compreenderem de que maneira seu produto e/ou serviço está sendo analisado pelos consumidores, assim como conhecerem como seus concorrentes vêm se comportando. Para isso, o marketing possui ferramentas que auxiliam as organizações nessas análises e coletas de informações, sendo uma delas […]

A Lei no 8.213/91, que dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência Social, estabelece diversas modalidades de afastamento do trabalho

A Lei no 8.213/91, que dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência Social, estabelece diversas modalidades de afastamento do trabalho, garantindo ao trabalhador o direito a benefícios previdenciários em situações específicas. Dentre os principais tipos de afastamento, destacam-se: o auxílio-doença e o auxílio-acidente, pago como indenização ao trabalhador que, em decorrência de acidente, sofre […]

A mundialização introduz o aumento da produtividade do trabalho sem acumulação de capital

A mundialização introduz o aumento da produtividade do trabalho sem acumulação de capital, justamente pelo caráter divisível da forma técnica molecular-digital do que resulta a permanência da má distribuição da renda: exemplificando mais uma vez, os vendedores de refrigerantes às portas dos estádios viram sua produtividade aumentada graças ao just in time dos fabricantes e […]

Os problemas estruturais incluem a gestão ineficiente dos recursos, escassez de verbas, longas filas de espera, superlotação hospitalar, falta de leitos e desigualdade na distribuição

ATIVIDADE 1 - SISTEMA DE ORGANIZAÇÃO EM SAÚDE - 51_2025 ATIVIDADE 1 Olá estudante! Esta atividade de estudo 1, da disciplina de Sistema e Organização da Saúde, visa refletir sobre os aspectos da saúde pública no Brasil. Iniciaremos com o resumo do artigo Saúde pública: como funciona, qual a importância e como melhorar no Brasil, […]

GAST - ATIVIDADE 1 - COZINHA NATURAL E PRODUÇÃO DE INGREDIENTES - 54/2023

Durante os trabalhos de educação nutricional e alimentar realizados no NASF da Zona Oeste do Rio, percebeu-se o elevado consumo de alimentos de alta densidade energética com baixo valor nutricional. Entre os alimentos mais consumidos estão os salgadinhos à base de milho, refrigerantes, maionese, biscoitos recheados, frituras e pão branco. De acordo com o novo […]

1 2 3 … 555 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp