• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

MAPA - AGRO - CADEIAS PRODUTIVAS DO CAFÉ E DE PRODUTOS ORGÂNICOS - 51_2025

  • Período

    01/07/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

MAPA - AGRO - CADEIAS PRODUTIVAS DO CAFÉ E DE PRODUTOS ORGÂNICOS - 51_2025

 

DESAFIOS DA CADEIA PRODUTIVA DO CAFÉ

 

A cafeicultura é uma importante atividade do setor agropecuário, desempenhando funções importantes relacionadas ao desenvolvimento social e econômico do Brasil, dessa forma garantido a permanência do produtor rural no campo. No entanto, o produtor enfrenta diversos desafios no cultivo de café, como a falta de mão de obra, preço de insumos, fatores climáticos e aparecimentos de novas pragas e doenças, onde todos esses problemas afetam diretamente o seu custo de produção. Sabemos que as mudanças climáticas tornarão muito mais difícil o cultivo do café, porém através de soluções tecnológicas e inovadoras conseguimos assegurar a produção, mesmo em condições adversas ocasionadas pelos fatores de origem, sejam eles abióticos ou bióticos. No ano de 2022, a cafeicultura brasileira enfrentou uma queda na produtividade, justamente em função de adversidades climáticas como geadas, chuvas de granizos, ventos fortes e períodos de chuvas incoerentes às fases necessárias a planta. Portanto, os produtores conseguiram contornar esses problemas, através do manejo, utilizando tecnologias inovadoras e diminuindo esses impactos, melhorando a sanidade e a resistência de sua lavoura.

Fonte: adaptado de: https://www.agrolink.com.br/noticias/as-alternativas-para-os-desafios-da-cafeicultura_483761.html#:~:text=Al%C3%A9m%20da%20disponibilidade%20e%20da,inova%C3%A7%C3%A3o%20tecnol%C3%B3gica%20e%20pol%C3%ADticas%20p%C3%BAblicas.. Acesso em: 23 jan. 2025.

Como é possível observar no trecho exposto, há muitos riscos e desafios na atividade cafeeira. Além dos desafios encontrados ao longo da produção, como descrito no texto, temos outras dificuldades ao longo da cadeia produtiva, como a disponibilidade e o preço dos insumos, logística, armazenamento, qualidade do produto, oscilações do preço de venda, exigências dos consumidores etc. Conhecer e estudar estes desafios é importante para que o profissional tenha condições de evitar ou superar estes desafios.

Diante desse tema, para realizar essa atividade MAPA, responda aos itens a seguir:

  1. A) O clima é um dos grandes desafios da produção de café. Uma situação marcante para o setor foi o que ficou conhecido como “Geada Negra”, que aconteceu em 1975 no Brasil. Sobre este tema, explique detalhadamente o que foi a Geada Negra de 1975 e quais impactos ela gerou na cadeia produtiva do café no Brasil.
  1. B) É comum alguns autores dividirem a cadeia produtiva em 3 ambientes para facilitar o entendimento: antes da porteira, dentro da porteira e depois da porteira; e nos 3 ambientes são encontrados desafios. Assim, comente sobre os principais desafios encontrados em cada um destes 3 ambientes da cadeia produtiva do café no Brasil.
  1. C) Além de estar atento aos acontecimentos do presente, o profissional tem que estar atento ao que pode acontecer no futuro do setor como mudanças de hábitos e de demandas do consumidor, riscos potenciais, novas pragas etc. Assim, comente sobre as principais tendências para a cadeia produtiva do café para os próximos anos.

 

Orientações gerais:

- Para esta atividade, você deverá utilizar o formulário padrão que está disponível no ícone “Material da Disciplina”.

- Use e abuse da biblioteca digital (é gratuita) do seu Studeo para fazer pesquisas, e lembre-se que as pesquisas vão além do material oferecido dentro da disciplina.

- As citações e referências, mesmo que do livro da disciplina, devem ser realizadas conforme as normas da ABNT.

- Atenção: se identificado plágio (cópia indevida de textos pesquisados, ou cópia textual entre colegas) a atividade poderá ser zerada.

- Anexe o arquivo no campo de resposta da atividade MAPA e clique sobre o botão Selecionar arquivo.

- Após anexar o arquivo, certificar-se de que se trata do arquivo correto, clique no botão Responder e, posteriormente, em Finalizar Questionário (após "Finalizar o Questionário", não será possível reenviar a atividade ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado).

- Tendo dúvidas, não deixe de encaminhá-las por meio do "Fale com o Mediador".

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

A esquistossomose (barriga-dʼágua) caracteriza-se pela inflamação do fígado e do baço causada pelo verme Schistosoma

A esquistossomose (barriga-dʼágua) caracteriza-se pela inflamação do fígado e do baço causada pelo verme Schistosoma mansoni (esquistossomo). O contágio ocorre depois que larvas do verme são liberadas na água pelo caramujo do gênero Biomphalaria, seu hospedeiro intermediário, e penetram na pele humana. Após o diagnóstico, o tratamento tradicional utiliza medicamentos por via oral para matar o parasita dentro […]

Os representantes do G4 (Brasil, Alemanha, Índia e Japão) reiteraram, em setembro de 2018, a defesa pela ampliação do Conselho de

Brasil, Alemanha, Japão e Índia pedem reforma do Conselho de Segurança Os representantes do G4 (Brasil, Alemanha, Índia e Japão) reiteraram, em setembro de 2018, a defesa pela ampliação do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) durante reunião em Nova York (Estados Unidos). Em declaração conjunta, de dez itens, os chanceleres destacaram […]

ADM - CIÊNCIAS POLÍTICAS - ATIVIDADE 1 - 54/2023

ATIVIDADE 1 - ADM - CIÊNCIAS POLÍTICAS  - 54/2023   Embora, muitas vezes, o senso comum utilize os termos “sociedade” e “Estado” como sinônimos, devemos entender que não o são. Na verdade, a sociedade engloba o Estado, sendo assim, ela vem primeiro que ele. Alguns autores, inclusive, defendem que são conceitos opostos, pois a sociedade […]

Elabore uma resposta a essa colocação a partir de seu estudo de Línguas Bíblicas afirmando a sua necessidade para a compreensão do texto. Dê um exemplo concreto a

ATIVIDADE DE ESTUDO 1 - TEOL - LÍNGUAS BÍBLICAS (HEBRAICO E GREGO) - 51_2025   Imagine que em uma celebração em uma comunidade foi afirmado o seguinte:   "Temos tantas traduções boas da Bíblia para o português que o estudo de grego, hebraico ou outra dessas línguas antigas não ajudam muito a explicar os textos. […]

LET - MAPA - LÍNGUA INGLESA I - 54/2023

FREQUENTLY ASKED QUESTIONS ABOUT ENGLISH AS A LINGUA FRANCA What is a lingua franca? A lingua franca is a common language spoken between people who do not share the same first language. Why is English a global lingua franca? There are several contributing factors to why English is the world's lingua franca. - British colonialism […]

Após a pandemia de COVID-19, os executivos da empresa, decidiram adotar o home office / teletrabalho como uma prática permanente.

ATIVIDADE 1 - SEGURANÇA E AUDITORIA DE SISTEMAS - 51_2025 Na abordagem educacional, o processo de aprendizagem é visto como uma jornada colaborativa, onde os professores servem de guias e os colegas de classe como companheiros de exploração. O aluno, nesse contexto, é incentivado a ser um pesquisador ativo, um debatedor de ideias e um […]

1 2 3 … 547 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp