• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

LET - MAPA - LÍNGUA PORTUGUESA II - 54/2023

  • Período

    01/07/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

CONCORDÂNCIA VERBAL E NOMINAL 

De forma resumida, a concordância, conforme Bechara (2009, p. 543), “consiste em se adaptar a palavra determinante ao gênero, número e pessoa da palavra determinada”, relação que se estabelece de duas formas: nominal ou verbal.

Mauro Ferreira (2011, p. 572) explica que a concordância nominal é um “princípio sintático de acordo com o qual toda palavra variável referente ao substantivo deve se flexionar (alterar a forma) para se adaptar a ele”. Já na verbal, o verbo deve se flexionar para se ajustar ao sujeito.

Tais teorias têm como base a Gramática Normativa, a qual considera apenas suas regras, não abarcando alguns usos comuns entre os falantes, como o contemplado pelo professor Ataliba Castilho (2010). Para esse autor, a concordância não se limita ao sistema estrutural da língua, uma vez que é possível também encontrá-la na semântica, ou seja, a flexão também acontece a partir dos sentidos estabelecidos pelo leitor/ouvinte, e não somente de normas linguísticas.

Castilho (2010) exemplifica sua teoria com o enunciado “Eu fiquei ENCANTADA com tudo aquilo”, em que o adjetivo concorda, flexionando no feminino, com o gênero do autor — uma realidade extra gramatical — e não necessariamente com um termo linguístico, tanto que “encantadO” também poderia ser usado, dependendo do falante. Em outras palavras, chama a atenção para o fato de que os sentidos podem contribuir à concordância.

Vale destacar que os estudos de Castilho se baseiam na Gramática Funcional, a qual entende a língua como uma estrutura maleável, sujeita aos usos, isto é, diferente da normativa, que estabelece regras arbitrárias com base na linguagem formal.

Com isso, considere os registros de seus alunos — enunciados 1, 2, 3 e 4 — e produza um texto discursivo, de 15 a 20 linhas, conforme os itens a, b, c e d.

Itens que devem compor sua resposta:

a) Explicar a diferença entre as duas relações (morfossintática X semântica).

b) Destacar a importância do conhecimento normativo quanto à concordância em sociedade.

c) Mostrar como/por que os alunos estabeleceram a concordância em cada caso — enunciados 1, 2, 3, 4 —, a fim de que entendam que houve uma motivação lógica.

d) Corrigir, mostrando como deveriam fazer, conforme o que foi ensinado (Gramática Normativa). Para que sua explicação fique mais clara, organize bem as ideias de forma coerente e coesa, exemplifique, retire trechos dos enunciados, mostre as relações etc.

Atenção:

- Utilize o formulário padrão para o envio do MAPA. O arquivo se encontra na pasta Material da Disciplina.

- Atente-se às instruções e intervenções realizadas pelos professores formadores e mediadores em aulas ao vivo e no ambiente on-line de aprendizagem (Studeo), por meio do Mural de Avisos e Mensagem.

- Assista ao vídeo com explicações sobre a realização da atividade que está disponível na página da disciplina.

- Atente-se aos materiais complementares que possam ser utilizados para a realização da atividade. Esses, em caso de uso, estarão na pasta Material da Disciplina.

- A atividade precisa ser desenvolvida por você, portanto não utilize cópias indevidas de atividades já realizadas por terceiros, assim como cópias indevidas de textos disponíveis 

Em caso de dúvida, entre em contato com o seu professor mediador. Bons estudos!

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

- Conceitue e explique a diferença entre Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO) e Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), descrevendo quais seus objetivos no

ATIVIDADE 1 - FUNDAMENTOS DE SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO - 51_2025]   O gerenciamento de riscos no ambiente de trabalho é fundamental para assegurar a segurança e a saúde dos trabalhadores. Para implementar um sistema eficaz de proteção, é crucial compreender conceitos básicos de segurança do trabalho, como risco e perigo, além dos processos […]

Considerando seus estudos acerca desse tema, analise sintaticamente o texto a seguir.

ATIVIDADE 1 - LET - LÍNGUA PORTUGUESA II - 51_2025 De modo geral, as construções sintáticas da língua portuguesa seguem a ordem direta, ou seja, sujeito + verbo + complemento, forma que facilita a leitura e análise sintática. Os termos da oração, no entanto, às vezes, são distribuídos de um modo inverso, com sujeito após […]

54/2023 – DESENHO TÉCNICO - MAPA

M.A.P.A. DESENHO TÉCNICO O DIA A DIA DO DESENHISTA Olá, aluno(a)! Tudo bem? Seja bem-vindo(a) a nossa atividade M.A.P.A. da disciplina Desenho Técnico. A atividade tem como tema “o dia a dia do desenhista”, e está dividida em três etapas, abordando os conteúdos que serão estudados ao longo de toda a disciplina Desenho Técnico. As […]

MAPA - SALI - MICROBIOLOGIA, TOXICOLOGIA E DOENÇAS TRANSMITIDAS POR ALIMENTOS - 51_2025

MAPA - SALI - MICROBIOLOGIA, TOXICOLOGIA E DOENÇAS TRANSMITIDAS POR ALIMENTOS - 51_2025   Você conseguiria explicar a conexão entre a microbiologia e a segurança de alimentos e bebidas no setor alimentício?   A microbiologia de alimentos é uma ciência dedicada à investigação da interação entre microrganismos e produtos alimentícios. Sua relevância é crucial, uma […]

Você utiliza assistentes virtuais ou inteligência artificial (Siri, Alexa, ChatGPT)? ( ) NÃO ( ) SIM

ATIVIDADE 1 - PRÁTICA PEDAGÓGICA: SABERES DIGITAIS - 51_2025   O avanço das tecnologias e recursos digitais têm despertado grande interesse nas pesquisas em educação e ensino. É inquestionável a contribuição desses avanços para os processos de ensino, aprendizagem e produção de conhecimento. Esse próprio texto, redigido em um software instalado em um computador, possui […]

DMOD - MAPA - MATERIAIS TÊXTEIS - 54/2023

A atividade MAPA da disciplina de Materiais Têxteis auxiliará você em sua trajetória de formação em Design, proporcionando a habilidade de: reconhecer a importância do designer na escolha dos tecidos para o desenvolvimento de uma coleção, tendo como ponto de responsabilidade a sustentabilidade; bem como atribuindo-lhe a competência de: analisar cenários de comportamento do consumidor de moda para identificar tendências […]

1 2 3 … 414 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp