• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

LET - LINGUÍSTICA II - MAPA - 54/2023

  • Período

    01/07/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

MAPA - LET - LINGUÍSTICA II - 54/2023

 

UM FALANTE E VÁRIOS DIZERES


Texto 1

Para a Sociolinguística a língua é heterogênea e está sempre em processo de variação e mudança. Isso significa que não é possível se fixar somente em uma tradicionalidade que defende uma língua homogênea, estanque e pautada em 10 classes gramaticais herdadas da antiguidade greco-latina.

Segundo Vieira (2018) essa tradicionalidade gramatical, amparada em um conjunto fechado de princípios, regras e leis foi transmitida entre gerações, ao longo dos séculos, e acriticamente obedecida. Uma espécie de campo doutrinário com supostas verdades incontestáveis sobre o ensino de uma língua imutável e amparada na noção dicotômica do “certo” e “errado”.

Tais preceitos tradicionais, há muito tempo, deixaram de atender às demandas cotidianas que os falantes estão inseridos, tanto nas suas atuações pessoais quanto nas formações específicas para atender ao mercado laboral que exige colaboradores com boa performance comunicativa. Para isso, é imprescindível um conhecimento linguístico que atenda a cada situação vivida pelo falante e, obviamente, que vá além de teorias antepassadas que condenam as inevitáveis mudanças.

As tipologias variacionais, especificamente a diafásica (ou estilística), disponíveis na Unidade 2 do seu material de estudos, é uma alternativa pedagógica da Sociolinguística para refletir o comportamento do falante, pois analisa “[...] o uso diferenciado que cada falante faz da língua, conforme a situação de comunicação em que está inserido [...]” (SILVA, 2020, p. 77).

Eu e você variamos nosso modo de falar (e também de escrever) de acordo com o grau maior ou menor de formalidade que a situação exige, pois “Cada um desses tipos de situação vai exigir do falante um controle, uma atenção e um planejamento maior ou menor do seu comportamento em geral, das suas atitudes [...]” (BAGNO, 2007, p. 45). Como nos diz o autor “Não escrevemos um bilhete para o namorado da mesma maneira como escrevemos uma carta de apresentação a uma empresa onde estamos tentando obter uma vaga para trabalhar” e complementa “[...] não existe falante único [...]” (BAGNO, 2007, p. 45).

 

Fonte: BAGNO, M. Nada na língua é por acaso: por uma pedagogia da variação linguística. São Paulo: Parábola, 2007.

SILVA, V. L. da. Linguística II. Maringá: UniCesumar, 2020.

VIEIRA, F. E. A gramática tradicional: história crítica. São Paulo: Parábola, 2018.

 

Situação

Como todos os falantes, você monitora seu texto oral ou verbal, de acordo com a situação vivenciada. Por isso, você vai aplicar a variação estilística em duas situações, sendo uma formal (exemplo: você apresentando o resultado da sua pesquisa de Iniciação Científica, no seu polo) e outra informal (exemplo: você com a família em um almoço de domingo) e vai representar essa situação em um texto de uma página, utilizando diálogos (não esqueça de pesquisar a pontuação utilizada nessa tipologia textual). Apresente um cabeçalho explicativo antecedendo o diálogo para que o leitor entenda a situação, e não se esqueça: são dois textos, ou seja, um para cada situação.

Recomendações:

1) Leia a Unidade 2 do material de estudos.

2) Assista à aula conceitual, ao vivo e à explicação do mapa.

3) Fique à vontade: pesquise sobre o tema e utilize na resolução do problema.

 

Atenção:

  1. a) Atente-se às instruções e intervenções realizadas pelos professores formadores e mediadores em aulas ao vivo e no ambiente on-line de aprendizagem (Studeo), por meio do Mural de avisos e Mensagem.
  2. b) Assista ao vídeo com explicações sobre a realização da atividade, que está disponível no mural de avisos.
  3. c) A atividade deve ser apresentada no formulário padrão, que está disponível no material da disciplina.
  4. d) A atividade precisa ser desenvolvida por você, portanto não utilize cópias indevidas de atividades já realizadas por terceiros, assim como cópias indevidas de textos disponíveis na web.

*Em caso de dúvida, entre em contato através do Fale com o Mediador!

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

Imagine uma grande empresa de vendas a varejo que deseja expandir sua presença no mercado por meio do desenvolvimento de um sistema de vendas online eficiente e intuitivo.

MAPA - ANÁLISE E PROJETO ORIENTADO A OBJETOS - 51_2025 Olá, estudante! Essa é nossa atividade MAPA. Os desafios sempre contribuem para a aquisição de conhecimentos e competências desejadas. Assim, torna-se efetivo relacionar o que se aprende com situações reais. Nessa atividade, convido você a verificar como a disciplina em questão pode contribuir para a […]

Passo 3 – Descreva sucintamente quais direitos estão previstos no Estatuto da Pessoa Idosa.

Passo 3 – Descreva sucintamente quais direitos estão previstos no Estatuto da Pessoa Idosa. Passo 4 – Realize uma pesquisa que indique num pequeno território (um bairro) os serviços existentes de atendimento à pessoa idosa, descrevendo: (i) Política Pública ou Organização Social; (ii) tipo de atendimento oferecido; (iii) número de pessoas atendidas por serviço; e […]

Rede 2: Componentes e necessidades: Quatro workstations conectadas à rede que liga ao servidor. Um dos computadores será o do gerente de TI, que terá um scanner de documentos ligado

MAPA - REDES DE COMPUTADORES - 51_2025   Olá, estudante! Agora é hora de aplicar os conceitos aprendidos na disciplina em um cenário prático. Vamos lá?   Fase 1: Cenário   A Tecnologia da Informação (TI) é um pilar essencial no desenvolvimento de projetos de software, impactando diretamente na eficiência, segurança e escalabilidade das soluções […]

GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA - ATIVIDADE 3 - 54/2023

ATIVIDADE 3 - GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA - 54/2023   “O mercado brasileiro de energia solar parece pronto para assumir a forma de um mercado fotovoltaico maduro, após os resultados do leilão A-4, realizado na última quarta-feira, que resultou em uma baixa surpreendente no preço da tecnologia solar.   O preço médio final de todos […]

Nesse contexto, torna-se fundamental que o profissional compreenda os conceitos relacionados aos princípios do treinamento, bem como as distintas formas de manifestação da força.

ATIVIDADE 1 - BEDU - MUSCULAÇÃO E EXERCÍCIOS RESISTIDOS - 51_2025 Quando o profissional da educação física submete um indivíduo a um programa de exercícios resistidos, isto é, exercícios com pesos, dependendo da organização das variáveis do treinamento, pode-se promover o aumento da força muscular, da potência muscular, da resistência de força ou, ainda, a […]

Os dados do Censo da Educação criam condições para..

Os dados do Censo da Educação criam condições para conhecermos a realidade educacional do Brasil e para acompanharmos as consequências das escolhas políticas que foram realizadas. Dão-nos suporte para a manutenção ou o redirecionamento de estratégias políticas e ações que podem gerar melhorias do acesso, permanência e da qualidade da educação nacional. Diante disso, analise […]

1 2 3 … 426 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp