• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Ler não é decifrar, como num jogo de adivinhações, o sentido de um texto. É, a partir do texto

  • Período

    01/08/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

Ler não é decifrar, como num jogo de adivinhações, o sentido de um texto. É, a partir do texto, ser capaz de atribuir-lhe significado, conseguir relacioná-lo a todos os outros textos significativos para cada um, reconhecer nele o tipo de leitura que o seu autor pretendia e, dono da própria vontade, entregar-se a essa leitura, ou rebelar-se contra ela, propondo uma outra não prevista

LAJOLO, M. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo: Ática, 1993.

Nesse texto, a autora apresenta reflexões sobre o processo de produção de sentidos, valendo-se da metalinguagem. Essa função da linguagem torna-se evidente pelo fato de o texto

A) ressaltar a importância da intertextualidade.

B) propor leituras diferentes das previsíveis.

C) apresentar o ponto de vista da autora.

D) discorrer sobre o ato de leitura.

E) focar a participação do leitor.

Solução

Ao discorrer sobre o ato de leitura, a autora utiliza a própria leitura como tema central, configurando o uso da metalinguagem, uma vez que emprega termos relacionados ao processo de decodificação e compreensão textual. Essa abordagem reflete a função metalinguística, onde o código (a linguagem) é utilizado para explicar a si mesmo. No excerto de Marisa Lajolo, o foco está no processo de produção de sentidos proporcionado pela leitura aos leitores, evidenciando a reflexão sobre o próprio ato de ler.

Alternativa D

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

LET - MAPA - LÍNGUA PORTUGUESA II - 54/2023

CONCORDÂNCIA VERBAL E NOMINAL  De forma resumida, a concordância, conforme Bechara (2009, p. 543), “consiste em se adaptar a palavra determinante ao gênero, número e pessoa da palavra determinada”, relação que se estabelece de duas formas: nominal ou verbal. Mauro Ferreira (2011, p. 572) explica que a concordância nominal é um “princípio sintático de acordo […]

Primeira lição Os gêneros de poesia são: lírico, satírico, didático, épico, ligeiro.

Primeira lição Os gêneros de poesia são: lírico, satírico, didático, épico, ligeiro. O gênero lírico compreende o lirismo. Lirismo é a tradução de um sentimento subjetivo, sincero e pessoal. É a linguagem do coração, do amor. O lirismo é assim denominado porque em outros tempos os versos sentimentais eram declamados ao som da lira. O […]

AE2 - ACIONAMENTOS ELÉTRICOS - 51/2024

QUESTÃO 1 Em praticamente qualquer processo industrial, os motores elétricos são encontrados em aplicações variadas, e esta variedade de aplicabilidade levou ao desenvolvimento de diversos tipos de motores com níveis de potência diferentes. Para a ligação desses motores à rede elétrica são necessárias chaves de partida. Dos diversos tipos de chaves no mercado, uma das […]

"É suposto que a prática da metacognição conduz a uma melhoria da atividade cognitiva e motivacional e, portanto, a uma potencialização

Considere o excerto de texto a seguir: . . . "É suposto que a prática da metacognição conduz a uma melhoria da atividade cognitiva e motivacional e, portanto, a uma potencialização do processo de aprender. Isto é, o conhecimento que o aluno possui sobre o que sabe e o que desconhece acerca do seu conhecimento […]

ATIVIDADE 1 – GFIN – GESTÃO DE PESSOAS E DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES – 52/2023

A cada ano, é fundamental revisar a estratégia da trajetória da sua carreira. Ao fazer isso, alguns pontos são importantes de serem avaliados. O principal é o objetivo final da jornada profissional, ou seja, aonde você deseja chegar, o que espera conquistar. Compreender quais são as coisas mais importantes para sua vida vai ser o […]

A aprendizagem humana é um fator que depende não apenas do desenvolvimento cognitivo mas também de um desenvolvimento global do indivíduo, o que leva em consideração

ATIVIDADE 1 - EDU - PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO - 51_2025   A aprendizagem humana é um fator que depende não apenas do desenvolvimento cognitivo mas também de um desenvolvimento global do indivíduo, o que leva em consideração também o desenvolvimento físico. Por isso, não se deve pensar na aprendizagem como algo que ocorre apenas no […]

1 2 3 … 547 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp