• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

JOR - ATIVIDADE 1 - TÉCNICAS DE REPORTAGEM E PRODUÇÃO JORNALÍSTICA - 2023/54

  • Período

    01/08/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

Olá, estudantes! Bem-vindos e bem-vindas ao nosso MAPA da disciplina de Técnicas de Reportagem e Produção Jornalística.

Vamos colocar a mão na massa?

Essa atividade consiste na produção de uma pauta de revista. Primeiro, vamos relembrar o que é pauta:

Pauta é um planejamento de cobertura, uma proposta de reportagem. Para Pinto (2014), esse talvez seja o exercício mais difícil que todo aspirante a jornalista precisa fazer, porque para sugerir pautas deve-se entender o que é notícia, hierarquizar a informação, prever etapas de apuração e antecipar a edição, pensando em como será o material, que título vai ter, se há imagens para acompanhar. Esse planejamento pode ser discutido em reuniões com toda a redação ou com o editor, que vai aprovar ou não a pauta. Conforme discute Nilson Lage (2003), a pauta tornou-se comum nos jornais diários brasileiros a partir da década de 1950. Antes, apenas as matérias principais eram programadas e o noticiário cotidiano dependia apenas do repórter, o que fazia com que o planejamento da edição fosse descentralizado. Em geral, todo veículo tem um modelo de pauta próprio, mas algumas informações são básicas, por exemplo: a editoria para a qual a pauta está sendo sugerida, um título provisório, um resumo sobre o assunto e todas as informações apuradas, quem será entrevistado, em que local e horário etc. Também é essencial que você pense e escreva sugestões de desenvolvimento da reportagem. Por exemplo: essa pauta rende boas imagens? Quais? Onde? Há dados para um infográfico?

Fonte: BEZERRA, L. Técnicas de Reportagem e Produção Jornalística. Indaial: Arqué, 2023.

Tendo essas informações em mente e com base na leitura da Unidade 1 do livro didático, você realizará os seguintes exercícios:

1) Por que a pauta é importante no jornalismo?

2) A pauta deve ser sempre seguida nos mínimos detalhes no momento da construção da reportagem, sem qualquer mudança? Por quê?

3) Você vai construir sua própria pauta, voltada para uma revista. Escolha um assunto do seu interesse, pesquise sobre ele e monte uma pauta baseada no modelo apresentado nas páginas 29 e 30 do livro didático.

Ela deve conter: editoria, título da pauta, quem você entrevistaria para isso (não precisa ser um entrevistado real, mas um exemplo de possível fonte. Exemplo: se o assunto é a falta de estrutura nas escolas públicas, é possível entrevistar pais de estudantes, professores, diretores, secretário de educação etc.), as informações sobre o tema e se serão usadas imagens ou artes.

Lembre-se das dicas de Pinto (2014):
- Tenha um foco, não tente abranger tudo em uma única pauta.
- Sempre se pergunte o porquê esse assunto é importante para o leitor.
- Evite recursos como “muitas vezes”, “é cada vez maior”, “muito já se falou”, “cada vez mais pessoas”. Se não há números para mostrar isso, não diga.
- Seja sucinto, diga só o essencial.

ATENÇÃO:
- Assista ao vídeo de orientações para realização da atividade MAPA, disponível na Sala do Café.
- Realize a sua atividade MAPA no Formulário Padrão que está disponível para download no Material da Disciplina.
- Certifique-se sempre de que está encaminhando o arquivo correto no seu Studeo antes de finalizar, pois não haverá como editar e/ou enviar outro arquivo após a finalização.
- Qualquer dúvida entre em contato com a mediação.

Bom trabalho a todas e todos!

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

Em um texto dissertativo, de oito a quinze linhas, explique:

ATIVIDADE 1 - SER - PRODUÇÃO TEXTUAL - 51_2025   “O profissional de Serviço Social realiza um trabalho essencialmente socioeducativo e está qualificado para atuar nas diversas áreas ligadas à condução das políticas sociais públicas e privadas, tais como planejamento, organização, execução, avaliação, gestão, pesquisa e assessoria.”   Disponível em: https://cress-se.org.br/perfil-profissional-do-assistente-social/. Acesso em: 28 fev. […]

MAPA - RH - CONSULTORIA EM RECURSOS...

A seguir, leia com atenção o case fictício: A RV Modas é uma indústria do setor de confecção que atua há mais de 30 anos na fabricação de roupas voltadas para moda feminina. A empresa, que iniciou suas atividades nos fundos da casa de Dona Marta, sócia fundadora, hoje conta com 250 colaboradores, com produção […]

Analisando-se as informações verbais e a imagem associada a uma cabeça humana, compreende-se que a venda

O que a internet esconde de você Sites de busca manipulam resultados. Redes sociais decidem quem vai ser seu amigo — e descartam as pessoas sem avisar. E, para cada site que você pode acessar, há 400 outros invisíveis. Prepare-se para conhecer o lado oculto da internet. Analisando-se as informações verbais e a imagem associada a […]

Você já usou serviços de armazenamento na nuvem (Google Drive, Dropbox, OneDrive)? ( ) NÃO ( ) SIM

ATIVIDADE 1 - PRÁTICA PEDAGÓGICA: SABERES DIGITAIS - 51_2025   O avanço das tecnologias e recursos digitais têm despertado grande interesse nas pesquisas em educação e ensino. É inquestionável a contribuição desses avanços para os processos de ensino, aprendizagem e produção de conhecimento. Esse próprio texto, redigido em um software instalado em um computador, possui […]

ECO - MAPA - ECONOMIA DO SETOR PÚBLICO - 54/2023

Olá acadêmico(a) do curso de Ciências Econômicas. A atividade proposta corresponde ao M.A.P.A., Material de avaliação Prática da Aprendizagem. O objetivo desta atividade é fazer com que você se sinta imersivo em uma análise acerca do Programa Desenrola Brasil para Dívidas Bancárias. PROBLEMATIZAÇÃO: O que é o Programa Desenrola Brasil? O Desenrola Brasil é um Programa […]

AE2 - CENÁRIOS ECONÔMICOS - 51/2024

ATIVIDADE 2 - CENÁRIOS ECONÔMICOS - 51/2024   QUESTÃO 1 No momento em que um agente econômico recebe recursos na forma monetária, ele ganha o direito de reter poder de compra, em tese, indefinidamente sem temer perdas. A função reserva de valor dá ao detentor de moeda a possibilidade de reter recursos por períodos longos […]

1 2 3 … 555 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp