• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

HIST - MAPA - HISTÓRIA DAS CIVILIZAÇÕES ORIENTAIS - 54/2023

  • Período

    01/08/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030
Quando pensamos em mídias de temáticas orientais, uma das mais presentes em nosso entorno são aquelas que lidam com temáticas do Japão como pano de fundo: sobretudo, no que diz respeito à mitologia ou a contos históricos, ou que pelo menos tenham recebido influências narrativas destes. Todavia, devemos nos lembrar que:

“O filme estaria nos contando uma outra história. Isto é o que ele denomina de ‘contrahistória’, que nos possibilita realizar uma contra análise da sociedade. Dessa forma, nas produções cinematográficas estariam revelados, por trás das imagens, aspectos da realidade que expressam a ideologia de uma sociedade. Devemos nos lembrar dos diversos elementos que compõem um filme, e que por isso podem nos dizer mais sobre a mentalidade de uma nação do que outro meio artístico, como o fato deles não serem produzidos apenas por um indivíduo, mas que a produção cinematográfica possui um caráter coletivo durante seu processo de criação; e que os filmes são direcionados e interessam às multidões anônimas.”

Fonte: https://www.snh2019.anpuh.org/resources/anais/8/1553235185_ARQUIVO_ANPUHTRABALHOCOMPLETO.pdf. Acesso em: 7 jun. 2023.

Isto é, as mídias (como, por exemplo, no caso dos filmes) são documentos históricos ricos, que podem render informações como: a sociedade contemporânea em que foi produzida e a mentalidade dessa sociedade sobre determinado período histórico.
Atualmente, no que diz respeito às mídias com temática japonesa histórica (mesmo que misturada com fantasia), somamos uma lista considerável de jogos e desenhos, tais quais Samurai X (1996-2023), Túmulo dos Vagalumes (1989), Ghost of Tsushima (2020), os sete samurais (1954), Gen Pés Descalços (1973), entre inúmeros outros títulos. Entre eles, podemos notar que o interesse atual pelo Japão se liga a histórias de poder ou de desesperança, isto é, temas humanos universais que possam interessar também aos adolescentes e jovens que compõem grande parte dos estudantes do ensino fundamental II e ensino médio.

Caro(a) estudante, pensando nessa temática e nos usos das mídias no contexto educacional, assuma o papel de um professor de história e resolva o seguinte desafio:

Uma instituição, que oferta o ensino fundamental II e ensino médio, lhe contratou como professor de história. Nas primeiras semanas de orientação sobre suas funções, foi-lhe apresentado que todas as turmas estavam defasadas no conhecimento sobre História Oriental. Este tema é desejado pela direção pelo fato da escola em questão estar presente em uma área habitada e culturalmente preenchida por descendentes de imigrantes japoneses. Nesse sentido, a diretoria expressou o desejo de que você ficasse à frente de uma oficina que informasse os alunos, de pelo menos uma das turmas, sobre a história japonesa.
Para isso, a instituição solicitou um projeto de uma oficina educacional, que contenha os seguintes pontos:

a) Ano ou série que a oficina será aplicada.
b) Unidade Temática, Objetos de Conhecimento e Habilidades que serão desenvolvidas (informações que serão inspiradas a partir da Base Nacional Comum Curricular – BNCC).
c) Filme, série ou jogo sobre o Japão histórico que será exibido (nome e ano de estreia).
d) Metodologia (passo a passo de como a oficina ocorrerá).
e) Qual o tema principal a ser observado na mídia mostrada para discussão com os alunos.

f) Espaço em que a oficina será realizada.
g) Quanto tempo será necessário para a aplicação da oficina.
h) Avaliação aplicada aos alunos.
i) Referências que foram consultadas ou que serão necessárias para a elaboração e execução da oficina.

Orientações gerais:
- Para esta atividade, você deverá utilizar o formulário padrão que está disponível no ícone “Material da Disciplina”.
- Assista ao vídeo explicativo, disponível na Sala do Café.
- Não se esqueça de que este é um trabalho acadêmico, assim observe as Normas ABNT.
- Atenção: se identificado plágio (cópia indevida de textos pesquisados, ou cópia textual entre colegas) a atividade poderá ser zerada.
- Anexe o arquivo no campo de resposta da atividade MAPA, clicando sobre o botão Selecionar arquivo.
- Após anexar o arquivo, certificar-se de que se trata do arquivo correto, clique no botão Responder e, posteriormente, em Finalizar Questionário (após "Finalizar o Questionário", não será possível reenviar a atividade ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado).
- Em caso de dúvidas, não deixe de encaminhá-las por meio do "Fale com o Mediador".

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

ATIVIDADE 1 - GESTÃO DE PROJETOS - 52/2023

“O gerenciamento de projetos no século XXI é um processo altamente estruturado, envolve iniciar, planejar, executar, monitorar, controlar e completar um plano ou projeto conforme especificado. Não obstante, gerenciar projetos exige vasta experiência em estimativa de custos e recursos, aquisição de recursos e suprimentos, direção e atribuição de papéis. Além de gerenciamento de tempo e […]

A escravidão não há de ser suprimida no Brasil por uma guerra servil, muito menos por insurreições ou atentados locais. Não deve sê-lo,

A escravidão não há de ser suprimida no Brasil por uma guerra servil, muito menos por insurreições ou atentados locais. Não deve sê-lo, tampouco, por uma guerra civil, como o foi nos Estados Unidos. Ela poderia desaparecer, talvez, depois de uma revolução, como aconteceu na França, sendo essa revolução obra exclusiva da população livre. É […]

O CMPC é uma média ponderada dos custos das diversas fontes de recursos que financiam os investimentos da empresa:

ATIVIDADE 1 - NOÇÕES DE GESTÃO FINANCEIRA E COMÉRCIO EXTERIOR NO AGRONEGÓCIO - 51_2025 Todo balanço patrimonial é dividido em dois lados, sendo o primeiro o do passivo (à direita), no qual são registradas as fontes ou as origens dos recursos que a empresa utiliza; e o segundo o do ativo (à esquerda), em que […]

a) Proponha um plano de ação estruturado para diminuir os riscos associados às atividades de Segurança Privada em ambientes corporativos

  Nesse sentido, a atividade MAPA propõe que você, atuando na função de um Gestor de Segurança Privada, desenvolva um texto dissertativo que aborde as seguintes demandas:   a) Proponha um plano de ação estruturado para diminuir os riscos associados às atividades de Segurança Privada em ambientes corporativos, incluindo estratégias de prevenção, protocolos de segurança […]

AE3 - EDU - PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO - 51/2024

ATIVIDADE 3 - EDU - PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO - 51/2024 De acordo Coll (2004 apud AMARAL, 2007, p.12), [...] a psicologia da educação (é) uma disciplina-ponte entre a Educação e a Psicologia, cujo objeto de estudo são os processos de mudança [...] que ocorrem nas pessoas em consequência de sua participação em uma ampla gama […]

1. Conforme o texto, qual o conceito do termo “raciocínio pedagógico”, proposto por Shulman (2004 apud CRUZ e CASTRO, 2019)?

ATIVIDADE 1 - EDU - DIDÁTICA - 51_2025   Segundo Candau (2009 apud CRUZ e CASTRO, 2019), a disciplina de Didática está passando por um processo de diversificação, caracterizado pela ampliação das possibilidades no contexto de seu ensino. Esse movimento ocorre em função da incorporação de novos elementos no campo, como as perspectivas multiculturais e […]

1 2 3 … 547 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp