• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

HIST - MAPA - HISTÓRIA DAS CIVILIZAÇÕES ORIENTAIS - 54/2023

  • Período

    01/08/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030
Quando pensamos em mídias de temáticas orientais, uma das mais presentes em nosso entorno são aquelas que lidam com temáticas do Japão como pano de fundo: sobretudo, no que diz respeito à mitologia ou a contos históricos, ou que pelo menos tenham recebido influências narrativas destes. Todavia, devemos nos lembrar que:

“O filme estaria nos contando uma outra história. Isto é o que ele denomina de ‘contrahistória’, que nos possibilita realizar uma contra análise da sociedade. Dessa forma, nas produções cinematográficas estariam revelados, por trás das imagens, aspectos da realidade que expressam a ideologia de uma sociedade. Devemos nos lembrar dos diversos elementos que compõem um filme, e que por isso podem nos dizer mais sobre a mentalidade de uma nação do que outro meio artístico, como o fato deles não serem produzidos apenas por um indivíduo, mas que a produção cinematográfica possui um caráter coletivo durante seu processo de criação; e que os filmes são direcionados e interessam às multidões anônimas.”

Fonte: https://www.snh2019.anpuh.org/resources/anais/8/1553235185_ARQUIVO_ANPUHTRABALHOCOMPLETO.pdf. Acesso em: 7 jun. 2023.

Isto é, as mídias (como, por exemplo, no caso dos filmes) são documentos históricos ricos, que podem render informações como: a sociedade contemporânea em que foi produzida e a mentalidade dessa sociedade sobre determinado período histórico.
Atualmente, no que diz respeito às mídias com temática japonesa histórica (mesmo que misturada com fantasia), somamos uma lista considerável de jogos e desenhos, tais quais Samurai X (1996-2023), Túmulo dos Vagalumes (1989), Ghost of Tsushima (2020), os sete samurais (1954), Gen Pés Descalços (1973), entre inúmeros outros títulos. Entre eles, podemos notar que o interesse atual pelo Japão se liga a histórias de poder ou de desesperança, isto é, temas humanos universais que possam interessar também aos adolescentes e jovens que compõem grande parte dos estudantes do ensino fundamental II e ensino médio.

Caro(a) estudante, pensando nessa temática e nos usos das mídias no contexto educacional, assuma o papel de um professor de história e resolva o seguinte desafio:

Uma instituição, que oferta o ensino fundamental II e ensino médio, lhe contratou como professor de história. Nas primeiras semanas de orientação sobre suas funções, foi-lhe apresentado que todas as turmas estavam defasadas no conhecimento sobre História Oriental. Este tema é desejado pela direção pelo fato da escola em questão estar presente em uma área habitada e culturalmente preenchida por descendentes de imigrantes japoneses. Nesse sentido, a diretoria expressou o desejo de que você ficasse à frente de uma oficina que informasse os alunos, de pelo menos uma das turmas, sobre a história japonesa.
Para isso, a instituição solicitou um projeto de uma oficina educacional, que contenha os seguintes pontos:

a) Ano ou série que a oficina será aplicada.
b) Unidade Temática, Objetos de Conhecimento e Habilidades que serão desenvolvidas (informações que serão inspiradas a partir da Base Nacional Comum Curricular – BNCC).
c) Filme, série ou jogo sobre o Japão histórico que será exibido (nome e ano de estreia).
d) Metodologia (passo a passo de como a oficina ocorrerá).
e) Qual o tema principal a ser observado na mídia mostrada para discussão com os alunos.

f) Espaço em que a oficina será realizada.
g) Quanto tempo será necessário para a aplicação da oficina.
h) Avaliação aplicada aos alunos.
i) Referências que foram consultadas ou que serão necessárias para a elaboração e execução da oficina.

Orientações gerais:
- Para esta atividade, você deverá utilizar o formulário padrão que está disponível no ícone “Material da Disciplina”.
- Assista ao vídeo explicativo, disponível na Sala do Café.
- Não se esqueça de que este é um trabalho acadêmico, assim observe as Normas ABNT.
- Atenção: se identificado plágio (cópia indevida de textos pesquisados, ou cópia textual entre colegas) a atividade poderá ser zerada.
- Anexe o arquivo no campo de resposta da atividade MAPA, clicando sobre o botão Selecionar arquivo.
- Após anexar o arquivo, certificar-se de que se trata do arquivo correto, clique no botão Responder e, posteriormente, em Finalizar Questionário (após "Finalizar o Questionário", não será possível reenviar a atividade ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado).
- Em caso de dúvidas, não deixe de encaminhá-las por meio do "Fale com o Mediador".

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

Novas cidades/territórios e intervenções urbanas em cidades e comunidades existentes, voltadas para a elaboração de inovadores sistemas de espacialidade e interação

ATIVIDADE 1 - GPUB - PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO URBANO - 51_2025   A atividade proposta corresponde à Atividade de Estudo 1 da disciplina. O objetivo dessa atividade é que você faça uma análise sobre o Urbanismo, suas definições e distinções ao longo da história e sua evolução nas cidades até os dias atuais. Nessa atividade, […]

Os aspectos físicos apresentados originam-se da atuação da força natural de A)  colisão de placas tectônicas.

Os aspectos físicos apresentados originam-se da atuação da força natural de A)  colisão de placas tectônicas. B)  rifteamento da crosta terrestre. C)  subducção da plataforma oceânica. D)  formação de cadeias montanhosas. E)  metamorfismo de bordas continentais. Solução O Chifre da África, conforme representado na imagem, é resultado do processo de separação das placas tectônicas. Esse […]

A dignidade menstrual é um conceito que aborda a importância de garantir que todas as pessoas tenham acesso a produtos menstruais, bem como condições de higiene e saúde

ATIVIDADE 1 - SEMINÁRIO TEMÁTICO EM SAÚDE, EDUCAÇÃO E HABITAÇÃO - 51_2025   Vamos falar sobre Saúde da Mulher e de recursos que promovem a informação e qualidade de vida? Fonte: https://www.tjsc.jus.br/web/violencia-contra-a-mulher/dignidade-menstrual  Você já ouviu falar ou sabe o que é dignidade menstrual? A dignidade menstrual é um conceito que aborda a importância de garantir […]

Sem acessórios nem som Escrever só para me livrar

Sem acessórios nem som Escrever só para me livrar de escrever. Escrever sem ver, com riscos sentindo falta dos acompanhamentos com as mesmas lesmas e figuras sem força de expressão. Mas tudo desafina: o pensamento pesa tanto quanto o corpo enquanto corto os conectivos corto as palavras rentes com tesoura de jardim cega e bruta […]

​2 – Quais são os métodos utilizados para avaliação da composição corporal? Cite e explique estes métodos.

ATIVIDADE 1 - BEDU - NUTRIÇÃO APLICADA À EDUCAÇÃO FÍSICA - 51_2025 A avaliação nutricional ou inquéritos alimentares são abordagens utilizadas para diagnosticar o estado nutricional de um indivíduo. Essas abordagens podem ser realizadas por meio do levantamento de informações, como o histórico alimentar e medicamentoso, exames físicos e bioquímicos, por meio de medidas antropométricas […]

Trata-se da perda progressiva da produtividade de biomas inteiros, afetando parcelas muito expressivas dos domínios

Trata-se da perda progressiva da produtividade de biomas inteiros, afetando parcelas muito expressivas dos domínios subúmidos e semiáridos em todas as regiões quentes do mundo. É nessas áreas, ecologicamente transicionais, que a pressão sobre a biomassa se faz sentir com muita força, devido à retirada da cobertura florestal, ao superpastoreio e às atividades mineradoras não […]

1 2 3 … 555 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp