ATIVIDADE 1 - ADSIS - INTERFACE HUMANO-COMPUTADOR - 51_2025
A Ergonomia tem uma abordagem bastante ampla que considera diferentes fatores, sendo eles físicos, cognitivos, ambientais, sociais, organizacionais e outros que sejam relevantes. Por isso, pode ser classificada em tipos de especialização com abordagens mais aprofundadas. Muito se fala sobre a Ergonomia e como ela é fundamental para garantir conforto e bem-estar para aos trabalhadores, além de reduzir os riscos de acidentes e as doenças laborais, mas você conhece os diferentes tipos de Ergonomia? Saiba mais sobre eles e como identificá-los na empresa:
Ergonomia Organizacional
Envolve clima organizacional, cultura, processos e políticas da empresa. Considera as pessoas como partes inerentes do sistema.
Ergonomia Física
Estuda a relação entre a anatomia do ser humano, sua fisiologia, biomecânica e antropometria com as atividades físicas que ele realiza.
Ergonomia Cognitiva
Trata de processos mentais, como raciocínio e memória — utilizados pelo trabalhador na realização de funções —, e sua influência na interação com outros fatores.
Fonte: adaptado de: https://www.segvidamg.com.br/ergonomia-saiba-mais-conceito-tipos-e-beneficios-no-trabalho. Acesso em: 7 mar. 2025.
Imagine que você foi contratado para ajudar uma empresa que usa robôs, computadores e equipes remotas no dia a dia. Seu desafio é melhorar o ambiente de trabalho, tornando-o mais saudável e produtivo. Use o que você aprendeu sobre Ergonomia Organizacional, Física e Cognitiva para explicar como cada uma pode ser aplicada nessa empresa. Depois, dê, pelo menos, três exemplos práticos de como essas mudanças poderiam funcionar no trabalho.