• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

ECO - DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO - 54/2023 - ATIVIDADE 1

  • Período

    01/08/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

ATIVIDADE 1 - ECO - DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO - 54/2023

Olá, estudante!
O objetivo desta atividade é que você faça uma análise sobre o pensamento do desenvolvimento socioeconômico na antiguidade, bem como as respostas diante desses mecanismos e seus efeitos na atualidade, e como se dá sua relação prática na vida profissional.

Economia da Idade Antiga
A economia da Idade Antiga (4.000 aC-V dC) tinha a agricultura como principal atividade. Embora, inicialmente, se buscasse a autossuficiência, mais tarde surgiria a troca.
É evidente que a agricultura e a pecuária foram as grandes atividades econômicas da Idade Antiga. No entanto, o comércio era feito por meio de permuta. Para isso, comercializava-se a produção excedente, embora, posteriormente, surgissem moedas, o que daria um grande impulso ao comércio. O desenvolvimento do comércio também foi influenciado principalmente pelos avanços na agricultura e no artesanato. Pois bem, esses avanços permitiram uma maior oferta de bens para troca.
Para entender melhor que tipo de economia ocorria na Antiguidade, vamos expor como era a atividade econômica em suas civilizações mais importantes.

Economia Antiga: Egito e Mesopotâmia
As terras localizadas entre os rios Tigre e Eufrates constituem o que é chamado de “Mesopotâmia”, local onde surgiram cidades como a Babilônia. Nesse território, proliferaram cidades-estado que contavam com a produção das áreas vizinhas. Essas cidades-estado acabariam por se unir para formar verdadeiros impérios.
Como a agricultura era a principal fonte de riqueza, as enchentes ameaçaram o bem-estar dos habitantes da Mesopotâmia. Portanto, eles tiveram que trabalhar para canalizar a água e criar técnicas de irrigação. A riqueza gerada pela agricultura foi complementada pela pecuária e pela caça, enquanto a mineração teve menos peso na economia. Graças aos rendimentos que a agricultura proporcionava, era possível sustentar reis e sacerdotes. Templos e palácios reais eram o grande centro nervoso da economia. Quanto à gestão dos tributos, os escribas registravam os impostos arrecadados. Além disso, o rei tinha que administrar a economia, desempenhando um papel fundamental na distribuição da mão de obra, ao decidir sobre a utilização da renda auferida.
Mais tarde, e devido a sua localização particular entre dois rios, o comércio floresceria na Mesopotâmia. Graças a isso, as moedas surgiram como meio de pagamento e surgiram os empréstimos.

Economia Antiga: Egito
A organização econômica do Antigo Egito era muito semelhante à da Mesopotâmia, pois as duas civilizações surgiram ao longo dos rios. A agricultura e a pecuária eram a base de sua economia. Contudo, nas fases do ano em que a terra não precisava de ser cultivada, a mão de obra era empregada na construção de grandes obras e infraestruturas, como canais, pirâmides e templos.
O faraó, considerado um deus, controlava a terra, determinando que trabalho cada um deveria fazer e quais seriam seus recursos.
Dada a grande quantidade de terras desérticas no Egito, os egípcios foram forçados a negociar para se abastecer de matérias-primas escassas, como ferro e madeira. Por outro lado, das terras da Núbia obteriam metais preciosos como ouro, prata e cobre. Agora, o desenvolvimento de moedas foi um pouco tarde se o compararmos com outras civilizações.

Economia Antiga: Grécia e Roma
A Grécia era composta de uma série de cidades-estado que, em inúmeras ocasiões, competiram. Assim, a Etólia era uma região dedicada ao pastoreio, enquanto a Tessália, o Peloponeso e a Beócia se dedicavam principalmente à pecuária e à produção de trigo. Pelo contrário, as famosas cidades-estado de Atenas, Esparta e Corinto eram importantes centros comerciais e artesanais. Graças ao comércio, abasteciam-se de mão de obra escrava e de matérias-primas como trigo e madeira. Na verdade, a ágora ou mercado era o centro da vida econômica das cidades gregas. Na ágora as transações foram fechadas e os depósitos feitos.
Nas cidades houve um notável desenvolvimento do artesanato, com artesãos sendo distribuídos nos bairros, de acordo com sua atividade: oleiros, metalúrgicos e artesãos especializados em móveis. Paralelamente aos avanços do artesanato, houve um notável desenvolvimento da mineração.
Os gregos chegaram à península itálica e deixaram costumes que os romanos herdaram. Artesanato, agricultura e
comércio foram um legado direto da Grécia Antiga. Assim, a expansão de Roma seria acompanhada pelo crescimento de um comércio que contribuiria para reforçar o poder econômico da civilização romana.
As conquistas de Roma aumentaram suas riquezas, pois a cada território que caía em seu poder, eles se apropriavam de novas terras, gado e escravos. Além disso, os conquistados deviam entregar seu ouro e prata a Roma. Até as minas, pedreiras, estaleiros e propriedades agrícolas foram confiscados por Roma.
Enquanto isso, a nobreza romana, gozando dos benefícios do excedente de sua produção agrícola, tinha suntuosas vilas nas quais os escravos trabalhavam a terra. Em Roma, possuir terras era sinônimo de riqueza.

Fonte: adaptado de: https://www.definebusinessterms.com/pt/economia-da-idade- antiga/#:~:text=A%20economia%20da%20Idade%20Antiga,atividades%20econ%C3%B4micas%20da%20Idade%20Antiga. Acesso em: 15 ago. 2023.

Considerando os textos apresentados e os estudos da disciplina, responda o que se propõe nas questões a seguir:
a) Explique o que era considerado como riqueza na Idade Média.
b) Com a queda do Império Romano na Europa criou-se uma nova forma de organização social. Explique que forma de organização era essa e sua principal característica na Idade Antiga.

Atenção: seu texto deve conter de 7 a 10 linhas. Caso opte por complementar o seu texto com citações de outros autores, é importante que faça a referência de forma correta. Respostas que apresentarem cópias (da internet ou de livros) não referenciadas serão zeradas.

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

Nesse mesmo dia (01/02/20X1), a empresa realizou uma compra de mercadorias para revenda, à vista em espécie, de um fornecedor de São Paulo, no valor de R$ 16.000,00 (sendo 500 unidades).

No decorrer do mês ocorreram as seguintes movimentações: Nesse mesmo dia (01/02/20X1), a empresa realizou uma compra de mercadorias para revenda, à vista em espécie, de um fornecedor de São Paulo, no valor de R$ 16.000,00 (sendo 500 unidades). No dia 20/02/20X1, a empresa vendeu 600 unidades das mercadorias contidas no estoque, à um consumidor […]

A coleta das fezes dos animais domésticos em sacolas plásticas e o seu descarte em lixeiras convencionais podem criar condições

A coleta das fezes dos animais domésticos em sacolas plásticas e o seu descarte em lixeiras convencionais podem criar condições de degradação que geram produtos prejudiciais ao meio ambiente (Figura 1). A Figura 2 ilustra o Projeto Park Spark, desenvolvido em Cambridge, MA (EUA), em que as fezes dos animais domésticos são recolhidas em sacolas biodegradáveis […]

A avaliação de rendimento de alunos de um curso universitário baseia-se na média ponderada das notas obtidas

A avaliação de rendimento de alunos de um curso universitário baseia-se na média ponderada das notas obtidas nas disciplinas pelos respectivos números de créditos, como mostra o quadro: Quanto melhor a avaliação de um aluno em determinado período letivo, maior sua prioridade na escolha de disciplinas para o período seguinte. Determinado aluno sabe que se obtiver […]

Em 1935, o governo brasileiro começou a negar vistos a judeus. Posteriormente, durante o Estado Novo

Em 1935, o governo brasileiro começou a negar vistos a judeus. Posteriormente, durante o Estado Novo, uma circular secreta proibiu a concessão de vistos a “pessoas de origem semita”, inclusive turistas e negociantes, o que causou uma queda de 75% da imigração judaica ao longo daquele ano. Entretanto, mesmo com as imposições da lei, muitos […]

A Drenagem Linfática Manual (DLM) é uma técnica específica realizada por manobras no sistema vascular linfático, auxiliando, dessa forma, a regular sua composição e suas

ATIVIDADE 1 - ECOS - IMERSÃO PROFISSIONAL: ESTÉTICA CORPORAL E EMBELEZAMENTO - 51_2025   A Drenagem Linfática Manual (DLM) é uma técnica específica realizada por manobras no sistema vascular linfático, auxiliando, dessa forma, a regular sua composição e suas funções, por meio da estimulação desse sistema na eliminação de líquidos e resíduos do metabolismo, promovendo […]

2. Como cada sistema eleitoral, proporcional e majoritário, influencia a representação política e a formação de governo no cenário político brasileiro?

ATIVIDADE 1 - ECO - CIÊNCIA POLÍTICA - 51_2025 Quem tem alguma dúvida sobre a importância dos sistemas eleitorais basta conversar com um político. Ele sabe mais do que ninguém que as regras para computar votos e transformá-los em poder fazem diferença; que cada uma dessas regras cria uma rede de incentivos e desestímulos tanto […]

1 2 3 … 555 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp