• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

"Desenvolver relações humanas com base em dinâmica de grupo significa criar um espaço psicossocial alternativo, em que desconfianças, temores e conflitos possam ser aceitos e

  • Período

    01/07/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

ATIVIDADE DE ESTUDO 1 - PED - PSICOLOGIA DAS RELAÇÕES HUMANAS - 51_2025

 

"Desenvolver relações humanas com base em dinâmica de grupo significa criar um espaço psicossocial alternativo, em que desconfianças, temores e conflitos possam ser aceitos e trabalhados, mediante experiências reconstrutivas, em termos de tarefas e processos que minimizem as ameaças ao 'ego' e desenvolvam formas de interação compatíveis com uma ampliação quantitativa e qualitativa de cognições, afetos e condutas" (Pilon, 1987, p. 348).

 

Fonte: PILON, A. F. Relações Humanas com base em Dinâmica de Grupo em uma Instituição de Prestação de Serviços. Revista Saúde Pública, São Paulo: USP, v. 21, n. 4, p. 348-353, 1987.

Conforme o excerto, a dinâmica de grupo consiste em um recurso valioso no desenvolvimento de habilidades sociais, emocionais e cognitivas. Assim, sua atividade consiste em elaborar um texto dissertativo (de 20 a 30 linhas) partindo das respostas para as seguintes questões:

  1. A professora do quinto ano do Ensino Fundamental realizou a seguinte atividade com seus alunos: primeiramente, pediu que fizessem um círculo e, ao som de uma música animada, orientou que dançassem livremente e ficassem atentos à sua instrução sempre que a música parasse. Em cada parada, a professora mencionava uma característica ou qualidade (por exemplo: cor dos olhos, cor dos cabelos, altura, quem tem irmãos, entre outras) e todos os que se encaixassem na descrição deveriam juntar-se à professora no centro do círculo. Qual dos elementos essenciais das relações humanas essa dinâmica de grupo trabalha? Justifique teoricamente sua resposta.
  1. Em uma formação de professores, a pedagoga propôs uma atividade lúdica. Antecipadamente, ela preparou alguns cartões e colocou em cada um deles o nome de uma emoção (alegria, tristeza, ansiedade, desânimo, raiva, preocupação, entre outros). Sorteou então alguns dos participantes, entregou a cada um deles um dos cartões com a seguinte instrução: você deverá apresentar a emoção que está no cartão sem falar, apenas por meio da sua expressão corporal. Os demais participantes deverão identificar qual a emoção apresentada. Ao final, foi realizada uma discussão sobre as emoções mais fáceis e as mais difíceis de identificar, além de uma relação com situações do cotidiano escolar. Identifique o elemento das relações humanas trabalhado na atividade e justifique teoricamente sua resposta.
  1. Joana está passando por uma situação muito difícil em sua vida: ela perdeu um familiar. Sueli, sua amiga, manteve-se ao seu lado o tempo todo, não para dar conselhos ou distraí-la, mas escutando suas histórias e sentimentos, demonstrando compreensão sobre a dor que ela estava sentindo, dizendo: "Não tenho a dimensão do que está sentindo, mas estou aqui para apoiá-la no que for preciso". Esse tipo de atitude nos remete a qual elemento das relações humanas? Justifique sua resposta teoricamente.

Orientações:

- Para a realização desta atividade, assista às aulas conceituais e leia atentamente o livro didático.

- Sua resposta dissertativa não necessita de título.

- Assista ao vídeo explicativo da atividade, disponível na Sala do Café.

- Escreva sua resposta contendo no mínimo 20 e no máximo 30 linhas.

- A quantidade de linhas considera somente a resposta dissertativa.

- Se a realização desta atividade for por meio de um dispositivo móvel (celular ou tablet), lembre-se de considerar o dobro da quantidade de linhas.

- A atividade precisa ser desenvolvida por você, portanto, não utilize cópias indevidas de atividades já realizadas por terceiros, assim como cópias indevidas de textos disponíveis na web.

- Lembre-se de fazer o uso correto de citações e referências, conforme as normas da ABNT. Caso faça citações para fundamentar sua justificativa, insira as referências conforme as normas da ABNT no final da resposta.

- Realize uma cuidadosa correção ortográfica em sua escrita antes de enviá-la.

Bons estudos!

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

ATIVIDADE 1 – BEDU – ATV INTEGRADORA COMUM 3 – 52/2023

Entender e saber distinguir conceitos rotineiramente utilizados no cotidiano do profissional de Educação Física é importante para a fundamentação teórica dos princípios e fundamentos por trás dos movimentos, técnicas e métodos de treinamento. Além disso, auxilia para um planejamento adequado das atividades e programas de treinamento e, consequentemente, na melhoria do desempenho do seu aluno. […]

PED - POLÍTICAS E O PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA - 54/2023 - ATIVIDADE 1

ATIVIDADE 1 - PED - POLÍTICAS E O PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA - 54/2023 Para uma educação inclusiva de fato, faz-se necessário que os professores promovam metodologias voltadas à inclusão de caráter interativo e interdisciplinar em salas comuns do ensino regular, valorizando sempre a importância da formação inicial e continuada, para uma organização do […]

GFIN - PLANEJAMENTO E GESTÃO DE NEGÓCIOS – ATIVIDADE 1 - 54/2023

ATIVIDADE 1 – GFIN – PLANEJAMENTO E GESTÃO DE NEGÓCIOS – 54/2023 Olá, acadêmico(a) do Curso de Gestão Financeira!   Essa é a sua Atividade de Estudo 1.   Os ciclos econômicos, oscilações naturais e inevitáveis que ocorrem na economia, são bastante conhecidos pelos investidores. Saber entender e identificar esses ciclos pode proporcionar uma grande […]

A atividade 1 da disciplina de Saúde Coletiva tem como objetivo promover a compreensão sobre a importância da reflexão e da prática em relação ao conceito de vulnerabilidade em

ATIVIDADE 1 - SAÚDE COLETIVA - 51_2025   ATIVIDADE 1 (Estudo e Reflexão sobre a Vulnerabilidade em Saúde) Olá, estudante! A atividade 1 da disciplina de Saúde Coletiva tem como objetivo promover a compreensão sobre a importância da reflexão e da prática em relação ao conceito de vulnerabilidade em saúde. A vulnerabilidade em saúde refere-se […]

2.1. Qual é a quantidade MÁXIMA de jogadores por equipe dentro de quadra em um jogo oficial?

2.1. Qual é a quantidade MÁXIMA de jogadores por equipe dentro de quadra em um jogo oficial? 2.2. Qual é o número MÁXIMO de toques que o time poderá dar na bola para passá-la ao outro lado da quadra? 2.3. O que acontece se algum jogador encostar na rede? 2.4. O que é o “tie-break”? […]

COMEX - ATIVIDADE 1 - FORMAÇÃO DE PREÇOS E TRIBUTAÇÃO INTERNACIONAL - 54/2023

A definição do preço de venda é fundamental para garantir as perspectivas de sobrevivência e de sustentabilidade de qualquer modelo de negócio. Esse valor deve abranger os custos associados à produção de bens e dos serviços, os impostos e, adicionalmente, deve gerar uma margem de lucro que seja capaz de suprir os gastos que não […]

1 2 3 … 426 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp