• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Dentre os principais benefícios de uma pesquisa de mercado estão a identificação de problemas ou necessidades de materiais de consumo. Um desses materiais de consumo é o combustível e sua volatilidade. Estima-se que o consumo de gasolina no Brasil, em 2024, crescerá em 0,3% e de etanol, 8%, prevê StoneX.

  • Período

    01/08/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

AÇÃO/AVALIAÇÃO:

Dentre os principais benefícios de uma pesquisa de mercado estão a identificação de problemas ou necessidades de materiais de consumo. Um desses materiais de consumo é o combustível e sua volatilidade. Estima-se que o consumo de gasolina no Brasil, em 2024, crescerá em 0,3% e de etanol, 8%, prevê StoneX.

Fonte: adaptado de: https://www.udop.com.br/noticia/2023/11/09/consumo-de-gasolina-no-brasil-em-2024-crescera-0-3-o-de-etanol-8-preve-stonex.html. Acesso em: 30 jan. 2024.

 

Mediante o exposto, com base nos conhecimentos adquiridos na disciplina de Estatística, nossa atividade MAPA, será sobre o consumo de combustível.

 

Etapa 2: Agora é com você!

 

A partir da leitura do texto de apoio e considerando os estudos sobre pesquisa de mercado, faça o que se pede a seguir.

 

1) Sua missão é realizar uma pesquisa de mercado. Para isto, faça uma pesquisa, possivelmente entre colegas e familiares sobre o consumo de combustível. Dessa forma, você deverá realizar a coleta de dados por meio de entrevista com, no mínimo, 15 pessoas. Essa pesquisa pode ser realizada mediante a construção de um formulário online (google forms, por exemplo – no vídeo explicativo do MAPA, haverá um passo a passo para a criação do formulário) ou, a pesquisa pode ocorrer presencialmente, coletando as informações individualmente.

 

Você, querido(a) aluno(a), poderá elaborar as questões do formulário para a entrevista, porém, algumas informações são essenciais e PRECISAM constar em sua pesquisa:

 

1.1 Qual sua cidade/estado?

1.2 Possui veículo motorizado? Qual? (carro, moto, caminhão etc.)

1.3 Quantos veículos possui em sua residência?

1.4 Qual tipo de combustível utiliza normalmente? (gasolina, gasolina aditivada, etanol, diesel)

1.5 Qual o consumo normal de combustível do seu veículo?

1.6 Qual o valor pago pelo litro do combustível no último abastecimento?

1.7 Notou alguma variação do preço do combustível?

 

Atenção!

Além dessas perguntas, você pode elaborar outras que possam lhe auxiliar em uma possível análise para tomada de decisão.

Importante lembrar que, pesquisas muito longas possuem uma menor chance de respostas confiáveis!

Utilize o template disponibilizado no Material da Disciplina, e apresente uma tabela com as respostas obtidas na pesquisa realizada por você.

 

2) Apresente um relatório com uma análise estatística e descritiva da pesquisa que você realizou. Dentro dessa análise, cujo objetivo é entender o consumo e o mercado de combustíveis ao seu redor, é fundamental que você apresente e descreva:

 

2.1 Cálculo da média de veículos por residência.

2.2 Por meio de um gráfico de setores, por exemplo, o combustível mais utilizado.

2.3 Cálculo da média de consumo de combustível (aqui é importante separar e agrupar veículos que utilizam o mesmo tipo de combustível).

2.4 Cálculo da média do valor pago pelo litro do combustível (aqui é importante separar e agrupar veículos que utilizam o mesmo tipo de combustível).

Importante! Para cada item exposto, você deve apresentar o cálculo, o resultado e a análise descritiva.

 

3) Com base nos dados coletados sobre o consumo de combustível faça uma análise geral dessas informações, enfatizando a média de consumo por pessoa e, para esta situação em específico, explique como é possível reduzir esse consumo de forma sustentável.

 

Boa pesquisa!

 

Dicas dos professores:

 

- Assista ao vídeo explicativo gravado pelo professor. Link disponível no Material da Disciplina.

- Utilize o Formulário Padrão, arquivo em Word disponível no ambiente da disciplina em "Material da Disciplina".

- Certifique-se de que esteja encaminhando o arquivo correto no seu Studeo antes de finalizar, pois não haverá como editar e/ou enviar outro arquivo após a finalização.

- A atividade será aceita somente pelo Studeo, atividades fora do prazo não serão aceitas! E arquivos em branco, corrompido ou incorreto não será atribuído nota.

- Em caso de dúvidas, entre em contato com o seu Professor(a) Mediador(a) pelo Studeo no Fale com o Mediador.

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

ATIVIDADE 1 - GPUB - ÉTICA, PROCESSOS DECISÓRIOS E NEGOCIAÇÃO APLICADOS À GESTÃO PÚBLICA - 51_2025

ATIVIDADE 1 - GPUB - ÉTICA, PROCESSOS DECISÓRIOS E NEGOCIAÇÃO APLICADOS À GESTÃO PÚBLICA - 51_2025   Olá, acadêmico(a)! A atividade proposta corresponde à Atividade de Estudo 1. O objetivo desta atividade é que você se sinta imersivo(a) em uma análise sobre a ÉTICA e a MORAL.   Dados pessoais: como eles são protegidos pela […]

De uma perspectiva cultural, a mudança organizacional requer a substituição de um entendimento coletivo sobre o sentido de identidade.

De uma perspectiva cultural, a mudança organizacional requer a substituição de um entendimento coletivo sobre o sentido de identidade. A mudança está acompanhada de um empreendimento coletivo, que se dá por meio da mobilização de pessoas para alterar seus valores, crenças, hábitos, ritos, mitos, símbolos, linguagem e interesses comuns. Fonte: adaptado de: https://silo.tips/download/influencia-da-tecnologia-da-informaao-na-cultura- organizacional-um-estudo-de-cas. Acesso […]

Ao analisar a imagem, observa-se que algumas setas partem de Belo Horizonte em direção às cidades vizinhas, enquanto outras seguem o

O fluxo migratório representado está associado ao processo de A) fuga de áreas degradadas. B) inversão da hierarquia urbana. C) busca por amenidades ambientais. D) conurbação entre municípios contíguos. E) desconcentração dos investimentos produtivos. Solução Ao analisar a imagem, observa-se que algumas setas partem de Belo Horizonte em direção às cidades vizinhas, enquanto outras seguem […]

Sob a orientação de um mestre de obras, João e Pedro trabalharam na reforma de um edifício.

Sob a orientação de um mestre de obras, João e Pedro trabalharam na reforma de um edifício. João efetuou reparos na parte hidráulica nos andares 1, 3, 5, 7, e assim sucessivamente, de dois em dois andares. Pedro trabalhou na parte elétrica nos andares 1, 4, 7, 10, e assim sucessivamente, de três em três andares. Coincidentemente, terminaram seus […]

Rede 2: Componentes e necessidades: Quatro workstations conectadas à rede que liga ao servidor. Um dos computadores será o do gerente de TI, que terá um scanner de documentos ligado

MAPA - REDES DE COMPUTADORES - 51_2025   Olá, estudante! Agora é hora de aplicar os conceitos aprendidos na disciplina em um cenário prático. Vamos lá?   Fase 1: Cenário   A Tecnologia da Informação (TI) é um pilar essencial no desenvolvimento de projetos de software, impactando diretamente na eficiência, segurança e escalabilidade das soluções […]

Segundo a pesquisa do Google, compreender e atuar estrategicamente no ZMOT aumenta as chances de conversão e fidelização, tornando-se um diferencial competitivo essencial no

ATIVIDADE 1 - MARKETING DIGITAL E NOVAS MÍDIAS - 51_2025 O ZMOT, conceito introduzido pelo Google, transformou a jornada do consumidor, destacando a importância da presença digital das empresas. Para aumentar as chances de conversão e fidelização, é essencial investir em conteúdos relevantes, SEO, avaliações e interação nas redes sociais, tornando-se um diferencial competitivo no […]

1 2 3 … 555 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp