• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Dentre os diversos conteúdos da cultura corporal que estão presentes na Educação Física temos as lutas. Apesar de muitas vezes serem negligenciadas no ambiente escolar por serem consideradas violentas ou por falta de conhecimento dos professores, as lutas são componentes curriculares da Educação Física e devem ser transmitidas aos alunos.

  • Período

    01/07/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

Dentre os diversos conteúdos da cultura corporal que estão presentes na Educação Física temos as lutas. Apesar de muitas vezes serem negligenciadas no ambiente escolar por serem consideradas violentas ou por falta de conhecimento dos professores, as lutas são componentes curriculares da Educação Física e devem ser transmitidas aos alunos. Dentre os diversos benefícios que elas proporcionam temos a promoção de valores como: respeito, autocontrole, autonomia, disciplina, entre outros. Sabemos que na iniciação dessa modalidade, principalmente em realidade escolar, os jogos são os meios pedagógicos mais indicados. Por meio deles é possível adequar a qualquer realidade, idade, nível de habilidades, entre outros. Durante a disciplina de Lutas, evidenciamos que o ensino de táticas e técnicas das lutas podem ocorrer por meio de jogos e oferecem suporte para o desenvolvimento de habilidades e competências para as modalidades de combate.

 

ANDREATO, L. V.; COSWIG, V. S. Lutas. Maringá. UniCesumar, 2020.

 

Entendendo que o conteúdo referentes a lutas não deve ser negligenciado no espaço escolar, bem como o professor deve traçar estratégias para otimizar e proporcionar esse conteúdo aos alunos, responda as questões abaixo:

 

Questão 01 - O ensino das lutas no ambiente escolar, vai muito além da repetição de movimentos técnicas, ou cópia de exercícios dos professores por meio de comando. Métodos como esses não favorecem um desenvolvimento autônomo da criança/adolescente para a prática de lutas. Durante a disciplina aprendemos que existem algumas metodologias que priorizam o ensino da tática, como o Teaching Games for Understanding (Ensino de Jogos por Meio da Compreensão). Entendendo a importância de metodologias que privilegiem o ensino da tática, descreva as principais características do Teaching Games for Understanding e cite um exemplo prática dessa metodologia.

Questão 02 - Entre os jogos que podem ser realizados no ensino das modalidades de combate, temos os jogos de oposição. Segundo Callois (2001) os jogos possuem diferentes características e podem ser agrupados em 4 grupos: Alea, Ilynx, Agon e Mimicry. Nesse sentido, descreva as características dessas quatro classificações e apresente como cada uma delas se relaciona com as modalidades de combate.

Questão 3 – Elabore 2 atividades que proporcione o ensino das lutas por meio dos jogos. Cada atividade deve responder aos seguintes itens: 

 

Nome do Jogo: (descreva um nome para o jogo)

Idade dos Participantes: (Colocar a faixa etária para qual a atividade foi planejada)    

Tema: (Lutas e elementos táticos; Lutas e temas transversais (citar o tema); Lutas e elementos técnicos; entre outros.)    

Conteúdos: (Explicitar quais os conteúdos que serão trabalhados na atividade)

Estrutura e materiais: (Listar todos os materiais que serão utilizados nas atividades e a estrutura (espaço físico onde a atividade irá ocorrer)) 

Objetivo: (O que os alunos deverão ser capazes de fazer ao final da intervenção?)

Descrição do jogo: (Descrever passo a passo como a atividade será ministrada.)

Importância do jogo: (Responder teoricamente qual a importância da sua atividade, a qual metodologia ela está associada e qual a classificação do jogo/atividade proposto de forma objetiva e clara.)

 

REFERÊNCIAS

Insira aqui todas as referências utilizadas para responder este MAPA, conforme as normas da ABNT.

 

ORIENTAÇÕES GERAIS

-O aluno deverá, obrigatoriamente, utilizar o MODELO MAPA para realizar a atividade.

-Esta é uma atividade INDIVIDUAL, em caso de plágio será zerada.

-Procure argumentar de forma clara e objetiva, de acordo com o conteúdo da disciplina.

-Ao utilizar quaisquer materiais de pesquisa referencie conforme as normas da ABNT.

-Não esqueça de finalizar a atividade após anexar na barra da atividade.

-Utilize o livro (PDF) da disciplina como principal fonte de apoio.

-Após anexar o trabalho no ambiente certifique-se de que se trata do arquivo correto, pois após "Finalizar o Questionário", não será possível reenviar a atividade ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado.

​

Boa atividade!

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

GQ - ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO - MAPA - 54/2023

MAPA - GQ - ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO - 54/2023   “Conhecer o lead time em detalhe permite que os gestores encontrem e eliminem gargalos em cada etapa da produção. Com isso, cresce a eficiência do negócio e a satisfação do cliente. Afinal, é muito desagradável encomendar um produto, receber uma expectativa de prazo de entrega […]

A) Construa pelo menos oito (8) atividades/passos necessários para a sua implementação, monitoramento e continuidade.

MAPA - SEGURANÇA E AUDITORIA DE SISTEMAS - 51_2025 Estudante, Nessa atividade, você tem a oportunidade de refletir sobre como a disciplina que você está cursando pode enriquecer sua trajetória e qualificação profissional. Para isso, nessa atividade MAPA você é estimulado a investigar sobre temas relacionados à nossa área de Segurança e Auditoria de Sistemas. […]

MAPA – EMPREENDEDORISMO – 52/2023

Startup é uma empresa emergente que busca identificar oportunidades de negócios em mercados em transformação ou ainda pouco explorados. Normalmente, as startups são criadas por empreendedores que desejam inovar, desenvolvendo novos produtos, serviços ou modelos de negócios. Elas são caracterizadas por uma cultura ágil, flexível e inovadora, onde o foco está em identificar as necessidades […]

As redes de computadores são estruturadas de acordo com diferentes topologias, que determinam como os dispositivos estão conectados e como os dados são

As redes de computadores são estruturadas de acordo com diferentes topologias, que determinam como os dispositivos estão conectados e como os dados são transmitidos. Entre as diversas topologias existentes, a topologia em estrela é uma das mais utilizadas, especialmente em redes locais (LANs).   Com base no texto motivador e nos conhecimentos adquiridos nas aulas, […]

ATIVIDADE 1 - GPUB - ADMINISTRAÇÃO VOLTADA A GESTÃO PÚBLICA - 51_2025

ATIVIDADE 1 - GPUB - ADMINISTRAÇÃO VOLTADA A GESTÃO PÚBLICA - 51_2025   A atividade proposta corresponde à Atividade de Estudo 1 da disciplina de Administração Voltada à Gestão Pública.   O objetivo desta atividade é aprofundar o entendimento de você, futuro(a) gestor(a) público(a), sobre os princípios fundamentais da administração pública e sua aplicação prática, […]

A Fazenda Bela Vista conseguiu visualizar seus pontos fortes e suas oportunidades de melhoria por meio da elaboração do Modelo de Negócios Canvas. O seu desafio, nesta

ATIVIDADE 1 - ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS AGROPECURÁRIOS - 51_2025 CASE A família Silva administra a Fazenda Bela Vista, uma propriedade agrícola de 50 hectares localizada no interior de Minas Gerais. Eles produzem hortaliças orgânicas e fornecem para mercados locais, restaurantes e feiras agroecológicas. Nos últimos anos, perceberam um aumento na demanda por alimentos […]

1 2 3 … 414 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp