• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

De ponta a ponta, é tudo praia-palma, muito chã e muito formosa. Pelo sertão nos pareceu, vista do mar, muito grande, porque, a estender

  • Período

    01/08/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

De ponta a ponta, é tudo praia-palma, muito chã e muito formosa. Pelo sertão nos pareceu, vista do mar, muito grande, porque, a estender olhos, não podíamos ver senão terra com arvoredos, que nos parecia muito longa. Nela, até agora, não pudemos saber que haja ouro, nem prata, nem coisa alguma de metal ou ferro; nem lho vimos. Porém a terra em si é de muito bons ares […]. Porém o melhor fruto que dela se pode tirar me parece que será salvar esta gente.

Carta de Pero Vaz de Caminha. In: MARQUES, A.; BERUTTI, F.; FARIA, R.
História moderna através de textos. São Paulo: Contexto, 2001.

A carta de Pero Vaz de Caminha permite entender o projeto colonizador para a nova terra. Nesse trecho, o relato enfatiza o seguinte objetivo:

A) Valorizar a catequese a ser realizada sobre os povos nativos.

B) Descrever a cultura local para enaltecer a prosperidade portuguesa.

C) Transmitir o conhecimento dos indígenas sobre o potencial econômico existente.

D) Realçar a pobreza dos habitantes nativos para demarcar a superioridade europeia.

E) Criticar o modo de vida dos povos autóctones para evidenciar a ausência de trabalho.

Solução

No trecho da carta, Pero Vaz de Caminha destaca que a nova terra é rica em “bons ares” e observa, de início, a ausência de metais preciosos. A ênfase do texto está no potencial de “salvar esta gente”, o que revela o objetivo da catequese e conversão dos povos nativos. O relato foca na importância de uma missão evangelizadora e na transformação dos indígenas, refletindo a intenção de impor a cultura e religião europeias sobre a população local.

Alternativa A

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

Considere a situação hipotética descrita a seguir: Em uma turma do Ensino Médio, a professora de Língua Portuguesa propôs um projeto interdisciplinar

Considere a situação hipotética descrita a seguir: Em uma turma do Ensino Médio, a professora de Língua Portuguesa propôs um projeto interdisciplinar sobre narrativas de vida. Os alunos foram incentivados a ouvir histórias de familiares, registrá-las e compartilhá-las com a turma. Durante as apresentações, a professora observou maior envolvimento emocional, respeito mútuo e empatia entre […]

Para a resolução desta ATIVIDADE DE ESTUDO, indicamos que você se informe sobre o contexto da passagem bíblica da divisão da monarquia e destaque somente três motivos

ATIVIDADE 1 - TEOL - PANORAMA BÍBLICO - 51_2025   ATIVIDADE DE ESTUDO 1 — PANORAMA BÍBLICO   "1Roboão foi a Siquém, onde todos os israelitas tinham se reunido para proclamá-lo rei. 2 Assim que Jeroboão, filho de Nebate, que estava no Egito fugindo do rei Salomão, soube disso, voltou de lá. 3 E mandaram […]

AGRO - 2023/53 - COORDENAÇÃO DE REDES NO AGRONEGÓCIO - MAPA

MAPA - AGRO - COORDENAÇÃO DE REDES NO AGRONEGÓCIO - 53/2023 Olá, estudante! Chegou o momento de realizar atividade MAPA da disciplina de Coordenação de Redes no Agronegócio. Para a realização da atividade, leia o trecho a seguir: Depois de ter experimentado um período favorável no início da década de 2010, quando se discutia a […]

ESOFT - MAPA - PROGRAMAÇÃO DE SISTEMAS II - 54/2023

Caro(a) estudante! Temos por certo que os desafios sempre contribuem para a aquisição de conhecimentos e competências desejadas. Assim, faz-se necessário relacionar o que se aprende com situações reais que podem ser encontradas no cotidiano. Nesta atividade, você é convidado(a) a realizar uma atividade para verificar como a disciplina em questão pode contribuir na sua […]

serviço de meteorologia de uma cidade emite relatórios diários com a previsão do tempo. De posse dessas informações, a prefeitura emite

O serviço de meteorologia de uma cidade emite relatórios diários com a previsão do tempo. De posse dessas informações, a prefeitura emite três tipos de alertas para a população: • Alerta cinza: deverá ser emitido sempre que a previsão do tempo estimar que a temperatura será inferior a 10 °C, e a umidade relativa do ar for […]

RH - GESTÃO DO DESEMPENHO - 54/2023 - MAPA

MAPA - RH - GESTÃO DO DESEMPENHO - 54/2023 Olá, estudante! Chegou o momento de explorar de forma prática os conteúdos aprendidos na disciplina Gestão do Desempenho, realizando a atividade MAPA! Para isso, você precisa cumprir três etapas, a saber: Leia atentamente o texto de apoio.   Para entendermos esse assunto, quero apresentar o que, […]

1 2 3 … 547 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp