ATIVIDADE 1 - CCONT - ESTATÍSTICA - 51_2025
De acordo com uma pesquisa conduzida pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic), o Brasil registrou aumento expressivo no uso de internet durante a pandemia de Covid-19, especialmente entre as camadas mais pobres da população.
Como era de se esperar, o crescimento foi puxado principalmente pela adesão às ferramentas de compras online, seguido pelos serviços de streaming de vídeo e áudio.
O levantamento considerou os hábitos online de 100 milhões de usuários maiores de 16 anos entre junho e julho de 2020. O acesso aos serviços virtuais foi avaliado com base em recortes de gênero, região e renda, esta última dividida em cinco categorias:
A: parcela mais rica da população
B: classe média-alta
C: classe média-baixa
D: trabalhadores de baixa renda
E: desempregados e pessoas em situação de extrema pobreza
Gráfico para análise:
Fonte: Disponível em: https://olhardigital.com.br/2020/08/21/noticias/pandemia-impulsiona-aumento-de-compras-online-no-pais/
Com base no gráfico, responda as seguintes questões:
- a) Indique, a partir do gráfico, as principais informações que podem ser observadas, em pelo menos duas das seguintes categorias: Região, Sexo, Faixa Etária, Grau de Instrução e Classe.
- b) Considere a situação que você é responsável pela venda de smartphones de maneira online, e precisa focar seu marketing em algum grupo consumidor. Utilize as informações disponibilizadas no gráfico para auxiliar em sua tomada de decisão relativa à escolha desse grupo consumidor.
Atenção!
* Assista o vídeo explicativo da atividade que estará disponível na Sala do Café
*A atividade será aceita somente pelo Studeo.
* Antes de finalizar sua atividade, certifique-se se sua resposta está completa, pois não haverá outra oportunidade de editar e/ou reenviar após a finalização.
*Atividades fora do prazo não serão aceitas.
*Diante de dúvidas, entre em contato com seu mediador pela ferramenta Fale com Mediador.
Bons estudos!