A definição do preço de venda é fundamental para garantir as perspectivas de sobrevivência e de sustentabilidade de qualquer modelo de negócio. Esse valor deve abranger os custos associados à produção de bens e dos serviços, os impostos e, adicionalmente, deve gerar uma margem de lucro que seja capaz de suprir os gastos que não estão diretamente ligados à produção, conhecidos como gastos fixos.
A determinação dos preços, ou seja, o processo de precificação de produtos e serviços, também é influenciada por fatores do contexto econômico e pelas estruturas de mercado em vigor.
Neste contexto, certamente a precificação será afetada por elementos relacionados à estrutura de mercado na qual o empreendimento está inserido.
Fonte: SOUZA, Caroline Previato; CASTRO, Silvio César. Formação de Preços e Tributação Internacional. Indaial, SC: Arqué, 2023. [Unidade 4 – Aula 3]
Diante do exposto, faça uma leitura da Unidade IV do Livro da Disciplina, mencione e conceitue de forma resumida (não é necessário apresentar as características de cada um) quais aspectos vinculados à estrutura de mercado poderão influenciar o processo de precificação.
Obs.: sua resposta deverá conter entre 15 e 20 linhas.
ATENÇÃO: para responder a Atividade de Estudo 1, orientamos que digite a sua resposta primeiramente em um arquivo WORD em seu computador (pois caso digite direto na caixa de texto, no ambiente Studeo, pode acontecer de expirar o tempo e perder sua resposta), depois disso copie sua resposta e cole na caixa de resposta a seguir.