• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

ATIVIDADE 3 - ESPORTES COLETIVOS: FUTSAL E FUTEBOL - 54/2023

  • Período

    01/08/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030
QUESTÃO 1
Ao final do século XIX e início do século XX, iniciou-se a inserção gradativa das mulheres no âmbito esportivo. Essa participação foi intensificada no período da Primeira e Segunda Guerra Mundial. Hoje, um grande número de mulheres utiliza seu tempo de lazer para praticar uma variedade de esportes.
Fonte: HARGREAVES, J. Promesa y problemas en el ocio y los deportes femeninos. In: BROHM, J. M. et al. Materiales de sociologia del deporte. Madrid: La Piqueta, 1993.
Com base no texto e considerando que o esporte – e o futebol – possuem reservas historicamente masculinas, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:

A construção social de grande parte dos esportes baseou-se em uma relação igualitária entre homens e mulheres.

Alternativa 2:

Nas public schools inglesas (séc. XVIII e XIX), meninas e meninos, filhos da aristocracia eram estimulados a praticar o futebol.

Alternativa 3:

O argumento de que o corpo feminino era biologicamente inadequado para a prática esportiva não gerou resistência à prática.

Alternativa 4:

A resolução da FA, em 5 de outubro de 1921, requisitava aos clubes masculinos que concedessem seus campos de futebol para jogos de mulheres.

Alternativa 5:

Durante a Primeira Guerra Mundial, surgem inúmeras equipes de futebol formadas por mulheres em toda Inglaterra, com o propósito principal de levantar fundos para caridade.

QUESTÃO 2
Para Garganta et al. (2013) ainda é muito forte a ideia de que os craques e talentos do futebol nasceram com dons e características biomotoras que garantem que esses venham a se tornar exitosos no esporte.
Fonte: GARGANTA, J.; GUILHERME, J.; BARREIRA, D.; BRITO, J.; REBELO, A. Fundamentos e práticas para o ensino e treino do futebol. In: TAVARES, F. (Ed.). Jogos desportivos coletivos: ensinar a jogar. Porto-PT: Editora FADEUP, 2013. 301 p.
Considerando as informações acima e refletindo sobre o pressuposto de que o talento natural determina o sucesso dos futebolistas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:


I. Muitos professores afirmam saber identificar apenas com um olhar as crianças detentoras do dom, classificadas como craques.

PORQUE 
II. Para esses professores, crianças “abençoadas com esses dons” poderiam ser lapidadas, tornando-se exímios jogadores, enquanto os não detentores atingiriam apenas um estágio intermediário, independentemente dos investimentos desses professores.


A respeito das asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 2:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 4:

As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II não é uma justificativa correta da I.

QUESTÃO 3
Para Souza Júnior e Ferreira (2018, p. 217): “O Fútbol Callejero consiste em uma poderosa ferramenta de inclusão e transformação social, merecendo espaço tanto nas aulas de Educação Física escolar como em outros contextos, na medida em que possibilita um canal de diálogo e de protagonismo juvenil com vistas à formação do sujeito político que, empoderado(a), terá condições de assumir as rédeas de seus projetos de vida e de atuar de maneira efetiva nas lutas pela justiça social”.
SOUZA JÚNIOR, O. M. de; FERREIRA, B. M. Esportes Coletivos Futsal e Futebol. UniCesumar, Núcleo de Educação à Distância. Maringá, 2018.


Considerando o fragmento exposto acima e a lógica interna do Fútbol Callejero, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1:

Jogo em dois tempos: o primeiro para o jogo propriamente dito e o segundo para elaborar as regras.

Alternativa 2:

O terceiro tempo de jogo serve para uma roda de conversa para avaliar a participação de todos e decidir o resultado final do jogo.

Alternativa 3:

O jogo não conta com a presença de um mediador, os próprios alunos organizam o processo de construção das regras.

Alternativa 4:

É um jogo homogêneo, separa-se grupos de homens e mulheres, havendo a divisão por gêneros.

Alternativa 5:

Presença do árbitro: o jogo é disputado com a presença de árbitro, sendo as regras de responsabilidade deste participante.

QUESTÃO 4
O mundo como o conhecemos é produto de revoluções, guerras e convenções e dentro dessa contexto, destaca-se a relação entre a política e o futebol. O uso do futebol para campanhas políticas ultrapassou o velho continente. Em diversos continentes, assistimos regimes ditatoriais que se apropriaram da beleza, do encanto e da mobilização do futebol para fortalecer seus governos.
SOUZA JÚNIOR, Osmar Moreira de; FERREIRA, Bruno Martins. Esportes Coletivos: Futsal e Futebol. Maringá: UniCesumar, 2018.
Considerando o excerto acima sobre a conturbada relação entre a Política e o Futebol, a avalie as afirmações a seguir com (V) para verdadeiras e (F) para falsas:

I. Augusto Pinochet, no Chile, em suas grandes reuniões nos estádios de futebol, “convocavam” as pessoas a apoia-lo, caso não comparecessem eram torturados ou assassinados.
II. No Brasil, durante o período de ditadura o Governo Militar no Brasil, vendia-se a imagem de um país forte e soberano, mas que, na verdade, investia na busca e obtenção de títulos para reforçar o nacionalismo.
III. A Argentina, considerada a mais sanguinária das ditaduras com quase 30 mil mortes de civis, por meio de manobras políticas conseguiu trazer para o país, em pleno regime ditatorial a Copa do Mundo em 1978.

As afirmações I, II e III são, respectivamente:

Alternativas
Alternativa 1:

V, F, V.

Alternativa 2:

F, V, V.

Alternativa 3:

F, V, F.

Alternativa 4:

F, F, V.

Alternativa 5:

V, V, V.

QUESTÃO 5
Uma sessão de treinamento ou aula de futebol/futsal deve ser planejada e executada considerando que o foco do processo de ensino-aprendizagem e treinamento são os alunos/atletas. As atividades devem ser inseridas em um contexto que permita a apropriação de conhecimento por parte dos mesmos. Nesse sentido, todas as demandas técnicas, táticas, físicas e psicológicas que o aluno/atleta apresentar, serão identificadas e desenvolvidas durante o processo.
REVERDITO, R. S. O ensino do futebol nas aulas de educação física. Universidade do Futebol, 2008. Disponível em: <http:/universidadedofutebol.com.br/o-ensino-do-futebol-nas-aulas-de-educacao-si-ca/>. Acesso em: 13 mar. 2018.
Considerando as informações acima, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1:

Para Freire (2003) os professores devem se fundamentar apenas nas regras e fundamentos específicos da modalidade (passe, drible, chute), para ensinar o esporte no âmbito escolar.

Alternativa 2:

O processo de ensino-aprendizagem e treinamento deve ocorrer somente com base nos conhecimentos apresentados pelo professor. O aluno apenas absorve as informações durante o processo.

Alternativa 3:

No processo de formação pelo esporte, os professores devem priorizar reflexões sobre "como identificar talentos" e "como formar jogadores profissionais". Isso fará com que apenas os melhores alunos/atletas continuem praticando a modalidade.

Alternativa 4:

O ensino nas aulas de Educação Física deve ser direcionado à mera reprodução de gestos técnicos ou a utilização de jogos aleatórios.

Alternativa 5:

"Não basta deixar jogar", pois se isso fosse o necessário, os alunos já receberiam os estímulos suficientes fora da escola, durante as brincadeiras e experiências vivenciadas na rua.

QUESTÃO 6
No trecho descrito como “Princípios pedagógicos no ensino do futebol”, ressalta-se a importância de uma intervenção profissional fundamentada em condutas éticas, sociais e pedagógicas.
​SOUZA JÚNIOR, O. M.; FERREIRA, B. M. Esportes Coletivos: futsal e futebol. Maringá: Unicesumar, 2019.
A partir do exposto, assinale a alternativa que melhor corresponde ao princípio “Ensinar mais que futebol a todos”, proposto por Freire (2003).
Alternativas
Alternativa 1:

A tomada de decisão e o raciocínio inteligente são aspectos fundamentais no ensino de um futebol de qualidade.

Alternativa 2:

Para alcançar todo o potencial de aprendizagem, os alunos precisam receber a maior quantidade e variedade de estímulos possíveis.

Alternativa 3:

Meninos e meninas, mais habilidosos e menos habilidosos, todos podem e têm o direito de aprender a jogar o futebol.

Alternativa 4:

Proporcionar uma formação humana aos alunos é indispensável e serve como base para o convívio em sociedade.

Alternativa 5:

Deve-se ensinar a brincar, divertir-se, ter liberdade, para que os alunos adquiram gosto pelo esporte.

QUESTÃO 7
Tanto na fase defensiva quanto na fase ofensiva, é importante que o aluno/atleta seja capaz de saber jogar sem a posse da bola. Nesse sentido “aspectos como o reconhecimento das zonas do campo de jogo tanto no sentido longitudinal (zonas defensiva, intermediária e ofensiva) como transversal (corredores laterais direito e esquerdo e central) permitem uma ocupação mais racional dos espaços e um jogo mais organizado” (SOUZA JÚNIOR; FERREIRA, 2018).
Fonte: SOUZA JÚNIOR, O. M. de; FERREIRA, B. M. Esportes Coletivos Futsal e Futebol. UniCesumar, Núcleo de Educação à Distância. Maringá, 2018.

Considerando o trecho acima e pensando a estutura de uma aula/sessão de treinamento que considere atividades pensadas a partir da relação com estruturação do espaço, associe os tópicos com suas prováveis informações:

(1) Objetivo
(2) Material
(3) Organização do espaço e da turma
(4) Desenvolvimento
(5) Variações
(   )  Dividir a quadra em dois espaços simétricos, com
gols de cerca de 1 metro demarcados por cones nas linhas laterais.
(   ) Os jogadores só podem atuar na faixa de campo que lhes foi designada, havendo rodízio de zonas de tempos em tempos.
(   ) 2 bolas de futebol, futsal ou similar.
(   ) Passar o jogo para a quadra toda e colocar goleiros nas metas.
(   ) Reconhecer as zonas defensiva, intermediária e
ofensiva, além de explorar o jogo em profundidade.

A sequência correta é:

Alternativas
Alternativa 1:

(3), (4), (2), (5), (1).

Alternativa 2:

(5), (3), (2), (4), (1).

Alternativa 3:

(3), (2), (1), (5), (4).

Alternativa 4:

(1), (4), (5), (3), (2).

Alternativa 5:

(4), (1), (3), (2), (5).

QUESTÃO 8

Desde a iniciação a prática esportiva, é importante que os jogadores vivenciem situações que proporcionem a aprendizagem de comportamentos associados a forma como eles se comunicam (comunicação na ação), como ocupam os espaços de jogo (estruturação do espaço) e também como realizam ações com a bola (relação com a bola). Para que esse aprendizado ocorra de forma satisfatória deve-se explorar o ensino do jogar com regras menos complexas, espaços e número de jogadores reduzidos, permitindo maior interação entre os jogadores.

GARGANTA, J. Para uma teoria dos Jogos Desportivos Coletivos. In: GRAÇA, A.; OLIVEIRA J. (Org.). O ensino dos jogos desportivos. Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física da Universidade do Porto, 1998. (adaptado).

Com base no texto, assinale a alternativa correta acerca das fases e níveis de jogo apresentados por Garganta (1996):

​

Alternativas
Alternativa 1:

Estruturação do Espaço: na fase de jogo anárquico, ocorre o abuso da verbalização, sobretudo para pedir a bola.

Alternativa 2:

Relação com a Bola: na fase de descentração, há ocupação do espaço em função dos elementos do jogo.

Alternativa 3:

Comunicação na Ação: na fase de elaboração, ocorre  a otimização das capacidades proprioceptivas.

Alternativa 4:

Comunicação na Ação: na fase de jogo anárquico, há elevada utilização da visão central.

Alternativa 5:

Estruturação do Espaço: na fase de jogo anárquico, ocorre a aglutinação em torno da bola e subfunções.

QUESTÃO 9

O futebol possui regras oficiais associadas à aspectos que compõem uma partida, como por exemplo: tempo e espaços de jogo, ações dos jogadores, tiros, arremessos, infrações, punições e etc.

SOUZA JÚNIOR, O. M. de; FERREIRA, B. M. Esportes Coletivos Futsal e Futebol. UniCesumar, Núcleo de Educação à Distância. Maringá, 2018.

Com relação às principais regras do futebol apresentadas na Unidade I, assinale a alternativa correta.


​

Alternativas
Alternativa 1:

Uma partida de futebol é constituída por dois tempos de 45 minutos corridos, mais acréscimos.

Alternativa 2:

O campo oficial de futebol pode medir de 50 a 80 metros de comprimento e de 30 a 64 metros de largura.

Alternativa 3:

No futebol os tiros laterais, com exceção do escanteio são realizados com os pés.

Alternativa 4:

A regra do impedimento se refere ao posicionamento irregular de um jogador que defende, atrapalhando uma jogada da equipe adversária.

Alternativa 5:

Cada equipe é composta por um goleiro e onze jogadores de linha, podendo realizar substituições ilimitadas no decorrer da partida.

QUESTÃO 10
Historicamente, o futebol tem enfrentado cenários de desigualdades e preconceitos sociais. Quando nos referimos às questões de gênero, isso não é diferente. Justificativas biológicas tiveram grande influencia para a manutenção das mulheres fora dos campos e competições, não só no futebol, mas em diversos esportes. Nesse sentido, o professor Osmar Moreira de Souza Júnior (2016) propõe um ensaio pedagógico denominado "futebol generificado".
Fonte: SOUZA JÚNIOR, O. M. de; FERREIRA, B. M. Esportes Coletivos Futsal e Futebol. UniCesumar, Núcleo de Educação à Distância. Maringá, 2018.


Considerando o ensaio pedagógico proposto pelo professor Osmar Moreira de Souza Júnior (2016), assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As equipes são formadas apenas por meninas, que jogam tanto na área defensiva, quanto na área de jogo de enfrentamento.

Alternativa 2:

O objetivo do jogo é derrubar alvos que deverão ser protegidos somente pelos meninos defensores, apenas com os pés. Cada alvo derrubado contará um ponto.

Alternativa 3:

As regras basicamente se restringem a atingir a equipe oponente por meio do contato das bolas com o corpo do adversário, configurando assim o "queimar".

Alternativa 4:

Os pontos conquistados no jogo pelos meninos contam apenas metade dos pontos conquistados pelas meninas.

Alternativa 5:

Ao fim, os participantes discutem sobre os papéis desempenhados no jogo e os esperados para homens e mulheres na sociedade de maneira geral.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

A atividade 1 da disciplina de Saúde Coletiva tem como objetivo promover a compreensão sobre a importância da reflexão e da prática em relação ao conceito de vulnerabilidade em

ATIVIDADE 1 - SAÚDE COLETIVA - 51_2025   ATIVIDADE 1 (Estudo e Reflexão sobre a Vulnerabilidade em Saúde) Olá, estudante! A atividade 1 da disciplina de Saúde Coletiva tem como objetivo promover a compreensão sobre a importância da reflexão e da prática em relação ao conceito de vulnerabilidade em saúde. A vulnerabilidade em saúde refere-se […]

Aquecedores solares usados em residências têm o objetivo de elevar a temperatura da água até 70 °C. No entanto, a temperatura ideal da

Aquecedores solares usados em residências têm o objetivo de elevar a temperatura da água até 70 °C. No entanto, a temperatura ideal da água para um banho é de 30 °C. Por isso, deve-se misturar a água aquecida com a água à temperatura ambiente de um outro reservatório, que se encontra a 25 °C. Qual […]

54/2023 - AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL - MAPA

MAPA - AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL - 54/2023 Os indicadores de qualidade de um processo industrial moderno dependem de acesso aos dados que correspondem a quantidades, tempos, custos, entre outros, justificando o uso de tecnologias que sejam capazes de integrar seus valores a sistemas computacionais para que sejam acessados e utilizados adequadamente.   O conceito de automação […]

Nos sistemas de processo de condicionamento de ar e..

Nos sistemas de processo de condicionamento de ar e refrigeração, o ciclo de refrigeração de Carnot é o ciclo teórico que descreve o processo em questão, e a etapa de compressão é essencial para o funcionamento e desempenho do sistema. De forma análoga, nas centrais termelétricas, o ciclo de Rankine é o ciclo teórico do […]

Gaeco realiza operação contra grupo especializado em desmanche de veículos roubados na Baixada Santista, SP

ATIVIDADE 1 - SPRIV - PROTEÇÃO CONTRA FURTOS E VIOLAÇÃO DE NORMAS - 51_2025   Gaeco realiza operação contra grupo especializado em desmanche de veículos roubados na Baixada Santista, SP   Operação foi deflagrada na manhã desta segunda-feira (29), em Praia Grande, Itanhaém e Capiravi (SP).   Uma operação conduzida pelo Grupo de Atuação Especial […]

A avaliação de rendimento de alunos de um curso universitário baseia-se na média ponderada das notas obtidas

A avaliação de rendimento de alunos de um curso universitário baseia-se na média ponderada das notas obtidas nas disciplinas pelos respectivos números de créditos, como mostra o quadro: Quanto melhor a avaliação de um aluno em determinado período letivo, maior sua prioridade na escolha de disciplinas para o período seguinte. Determinado aluno sabe que se obtiver […]

1 2 3 … 555 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp