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ATIVIDADE 2 - MAT - ESTÁGIO SUPERVISIONADO: CONCEPÇÃO E ORGANIZAÇÃO - 54/2023

  • Período

    01/08/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

ATIVIDADE 2 - MAT - ESTÁGIO SUPERVISIONADO: CONCEPÇÃO E ORGANIZAÇÃO - 54/2023

QUESTÃO 1

Uma das atribuições do professor é a sensibilidade e participação no Projeto Político Pedagógico da escola. Esse instrumento no processo educativo auxilia na formação de um aluno mais capacitado do que um reprodutor de informações. Em outras palavras, há uma intenção na organização do trabalho pedagógico. Na sociedade atual, mais do que simples reprodutores de dados disponíveis na Internet, o sujeito pela mediação do professor, pode transformar informações em conhecimentos relacionados ao cotidiano. Diante disso, as novas tecnologias mudam o modo de enxergarmos a educação, uma vez que a educação formal cede lugar para o aprendizado por toda a vida. Ademais, o papel da escola é preparar o aluno para refletir sobre a cultura e os princípios de sua sociedade e não apenas reproduzir os valores das classes dominantes. Portanto, faz-se necessário a constante reflexão sobre a sociedade na escola para que o aluno se forme para a vida, inserido nas tecnologias de comunicação e informação, sendo um cidadão crítico e que participe da sua sociedade, além de uma formação para o trabalho.

 

Elaborada pelo autor.

 

 

 

Considerando a situação apresentada, podemos afirmar que:

Alternativas

Alternativa 1:

cabe à escola preparar o sujeito para a vida em sociedade.

Alternativa 2:

a equipe pedagógica marxista desqualifica as demandas sociais.

Alternativa 3:

o aluno é autor de sua história ao ser ideologicamente dominado.

Alternativa 4:

a participação social ocorre principalmente pelo abandono escolar.

Alternativa 5:

o professor é um sujeito alheio as diretrizes para a formação cidadã.

 

QUESTÃO 2

O comportamento da instituição escolar influencia as relações entre colaboradores, professores e alunos. A organização não necessariamente constitui um local físico para trabalho, pois seu fator essencial é o serviço desenvolvido por indivíduos que interagem com uma mesma intencionalidade, visão educacional, ou seja, a mesma cultura. Diante disso, a maneira de pensar e agir dos indivíduos são um misto entre o individual e o coletivo. Aliás, muito das nossas práticas e o Projeto Político Pedagógico da escola recebem a influência do contexto em que está inserido.

Elaborado pela autora.

Considerando a cultura e o contexto educacional, a seguir, analise as afirmações.

I. A cultura e sociedade se complementam ao evidenciar o quanto a sociedade se reflete na cultura e vice-versa.

II. Aprendemos que discutir cultura é debater também sobre práticas discriminatórias na escola.

III. O PPP da escola é uma estrutura rígida delimitado pelo diretor da escola e com a influência cultural.

IV. A análise do PPP possibilita a reflexão e pode fomentar discussões sobre problemas ainda persistentes na atualidade.


É correto o que se afirma em:

Alternativas

Alternativa 1:

II, apenas.

Alternativa 2:

I, II, III e IV.

Alternativa 3:

I e II, apenas.

Alternativa 4:

II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II e IV, apenas.

 

QUESTÃO 3

O Projeto Político Pedagógico-PPP é tanto político quanto pedagógico, uma vez que está articulado com o compromisso sociopolítico, conforme os interesses da população e para formar sujeitos capazes de exercer plenamente sua cidadania. Enquanto que a dimensão política se realiza na própria prática pedagógica no cumprimento de sua intencionalidade. Além disso, o PPP é de suma importância a todos os membros da escola por oferecer as diretrizes de organização e funcionamento da escola, integradas às normas do sistema nacional e do sistema ou rede ao qual ela pertence. Ainda, apresenta a identidade escolar frente as necessidades locais, define coletivamente os objetivos gerais da escola, a tomada de consciência dos principais problemas da escola e das possibilidades de solução.

 

Elaborado pelo professor autor.

 

 

Após a leitura do trecho e as diretrizes para o Projeto Político Pedagógico, avalie as afirmações abaixo.

 

  1. O PPP é um plano para ser utilizado em todas as práticas escolares por todos envolvidos no processo de aprendizagem. Construído de forma democrática, dialogada, impessoal e que resulte em qualidade.

 

  1. Uma das principais contribuições do PPP é a valorização do magistério, por meio da qualidade das condições de trabalho como recursos didáticos, formação continuada e preparo do corpo docente.

 

III. O PPP propõe a estrutura organizacional da escola, a formação do currículo, o calendário escolar, as relações de trabalho e as formas de avaliações do processo de ensino aprendizagem.

 

  1. O Projeto Político Pedagógico apresenta aos seus membros e futuros colaboradores a identidade da escola, seus principais posicionamentos e suas características.

 

 

É correto o que se afirma em:

Alternativas

Alternativa 1:

I, II, III, IV.

Alternativa 2:

I e II, apenas.

Alternativa 3:

II e III, apenas.

Alternativa 4:

I, II e III, apenas.

Alternativa 5:

II, III e IV, apenas.

 

QUESTÃO 4

A elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP) serve para construir uma identidade da escola tanto nos setores administrativos quanto pedagógicos. Nesse sentido, cada instituição de modo único leva em consideração a comunidade e a realidade social que está inserida e todos os sujeitos responsáveis pelo processo educativo como a equipe pedagógica, administrativa e os alunos. Desse modo, a principal finalidade do PPP é contribuir para a formação do cidadão crítico, responsável, criativo e participativo na sociedade.

Elaborada pelo autor.


Considerando o fragmento exposto, ressalta-se que:

Alternativas

Alternativa 1:

o PPP é um documento burocrático que apenas deve ser arquivado e está acessível a toda a comunidade para conhecer as linhas de trabalho da escola e suas abordagens.

Alternativa 2:

o PPP é um documento norteador da instituição de ensino e das práticas escolares, na medida em que envolve todos os setores que formam a escola e a comunidade escolar.

Alternativa 3:

a escola elabora o documento PPP para que seja registrado o rigor cientifico metodológico que adota, mas que na prática não é aplicado, pois não condiz com o meio social.

Alternativa 4:

o PPP serve como ideias norteadoras para que sejam colocadas em prática no cotidiano escolar, sendo revisado a cada década pelos pais dos alunos e membros do alto escalão do MEC.

Alternativa 5:

a escola transmite conteúdos teóricos ao longo da Educação Básica, possibilita ao cidadão uma participação passiva inserida no contexto social pelo exemplo e pela relação entre os colaboradores.

 

QUESTÃO 5

Muitos estereótipos, como os profissionais e os elaborados na escola, atrapalham ou prejudicam as mudanças nas organizações. Os estereótipos são construções mentais, imagens e ideias de conteúdo alógico, que estabelecem critérios socialmente falsificados que se baseiam em atributos não demonstrados tanto às pessoas, como situações que não existem (LAKATOS, 2009).

 

LAKATOS, E. M. Fundamentos da metodologia científica.

São Paulo: Atlas, 2009.

 

 

Acerca do contexto escolar, a seguir avalie as situações propostas e considere (V) para verdadeiro e (F) para falso:

 

  1. A educação tem grande responsabilidade, para não dizer obrigatoriedade, de discutir e propor um olhar mais humano para as pessoas independentemente de suas atribuições sociais ou como essas imagens são construídas e reproduzidas pela mídia.

 

  1. A educação possibilita ao indivíduo uma formação que o prepare como um cidadão crítico, com responsabilidades e direitos para a sociedade e todos os seus membros dando ênfase ao respeito à diversidade cultural.

 

III. Os estereótipos são elaborações mentais que se baseiam na realidade social e são ensinadas pela escola quando se estuda as relações étnico-raciais.

 

As afirmativas I, II e III são respectivamente:

Alternativas

Alternativa 1:

V, V, V.

Alternativa 2:

F, F, V.

Alternativa 3:

F, V, F.

Alternativa 4:

V, V, F.

Alternativa 5:

V, F, V.

 

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