• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

ATIVIDADE 2 - ESPORTES COLETIVOS: FUTSAL E FUTEBOL - 54/2023

  • Período

    01/08/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030
QUESTÃO 1
Para DaMatta (1994), nos campos de futebol, além das particularidades individuais dos sujeitos, também estão presentes concepções sociais. Nesse sentido, ao investigarmos os desdobramentos históricos vinculados ao futebol, percebemos que os campos também tem sido palco de embates de diferentes realidades sociais, religiosas, étnicas, culturais e políticas, sendo um espaço repleto de manifestos e expressões.
Fonte: DAMATTA, R. Antropologia do Óbvio: Notas em torno do Significado do Futebol Brasileiro. Revista USP, Dossiê Futebol, n. 22. 1994.
Considerando o fragmento exposto acima e a importância do futebol nos movimentos ideológico-políticos que aconteceram na Alemanha e na Itália, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:

Na Itália, a equipe do Lazio foi muito importante no movimento de resistência ao Fascismo no país. O clube até hoje chama atenção pela forte resistência contra os ideais totalitários de uma forma de governo que prega o radicalismo e o autoritarismo.

Alternativa 2:

O time Borussia Dortmund (Alemanha) era gerido por apoiadores do regime totalitário e tinha em seu elenco jogadores que veneravam o ditador Hitler. O apoio trouxe vários títulos e também reconhecimento das pessoas ligadas ao time.

Alternativa 3:

Na Alemanha, o Lazio, time preferido dos trabalhadores alemães próximo à metade do século XX foi utilizado como símbolo do nacionalismo Alemão e da ideologia nazista durante o período da II Guerra Mundial.

Alternativa 4:

O líder do ideal nazista Adolf Hitler, entendia o quanto o futebol poderia mobilizar socialmente o povo e o ajudar em sua deturpada missão de purificação da raça humana. Para isso, usou o time "Schalke 04" como símbolo do nacionalismo e da ideologia nazista.

Alternativa 5:

O apoio ao regime totalitário Nazista fez com que o Borussia Dortmund, conquistasse títulos devido a campanhas com favorecimentos dentro das competições (ajuda de arbitragem, decretos de ganhos de partida por "supostos atrasos" de outras equipes etc.).

QUESTÃO 2
O esporte moderno é constituído por regras universais, que proporcionam uma identidade para cada modalidade, tornando-as práticas institucionalizadas. Existem federações nacionais e internacionais que são responsáveis por organizar as competições esportivas oficiais ao redor do mundo. No caso do Futsal, a nível nacional, a instituição responsável é a Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS), já a nível internacional, é a Federação Internacional de Futebol (FIFA).
Fonte: SOUZA JÚNIOR, O. M. de; FERREIRA, B. M. Esportes Coletivos Futsal e Futebol. Maringá: Unicesumar, 2018.


Com relação às principais regras do Futsal apresentadas na Unidade I, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1:

Cada equipe é composta por um goleiro e quatro jogadores de linha, sendo que há um limite de três substituições por tempo.

Alternativa 2:

Uma partida é constituída por dois tempos de 20 minutos cronometrados, ou seja, o tempo é congelado toda vez que a bola está "fora de jogo".

Alternativa 3:

Quando a bola sai de jogo pelas laterais da quadra, a cobrança de arremesso lateral é realizada com as mãos.

Alternativa 4:

A regra do impedimento refere-se ao momento em que um atacante está posicionado de maneira irregular.

Alternativa 5:

Uma quadra oficial de futsal deve possuir, no mínimo, 20 metros de comprimento e 30 metros de largura.

QUESTÃO 3
De acordo com Garganta (1998), a aprendizagem do jogar pelo jogo é constituída por três indicadores de grande relevância (a estruturação do espaço de jogo; a utilização dos aspectos de comunicação na ação; e a relação com a bola) que constituem desde as fases iniciais até as mais avançadas do nível de jogo.
Fonte: GARGANTA, J. Para uma teoria dos Jogos Desportivos Coletivos. In: GRAÇA, A.; OLIVEIRA J. (Org.). O ensino dos jogos desportivos. Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física da Universidade do Porto, 1998.
Com base no texto, associe cada fase do jogo à (s) sua (s) respectiva (s) característica (s):

​( 1 ) Jogo Anárquico
( 2 ) Descentração
( 3 ) Estruturação
( 4 ) Elaboração

​(   ) Conscientização da coordenação das funções.
(   ) Problemas na compreensão do jogo.
(   ) Ações inseridas na estratégia da equipe.
(   ) A função não depende apenas da posição da bola.
(   ) Centração na bola.
(   ) Subfunções.

A sequência correta é:

Alternativas
Alternativa 1:

1, 2, 4, 2, 1, 3.

Alternativa 2:

3, 2, 1, 4, 1, 3.

Alternativa 3:

4, 1, 1, 4, 3, 2.

Alternativa 4:

3, 1, 4, 2, 1, 1.

Alternativa 5:

3, 3, 1, 4, 2, 3.

QUESTÃO 4
Por meio de nossos estudos, aprendemos que o futebol enquanto esporte moderno surgiu na Grã-Bretanha, entre os séculos XVIII e XIX. Na Inglaterra propriamente dita, desde 1.174, existem registros da prática de jogos com bola.
Fonte: SOUZA JÚNIOR, Osmar Moreira de; FERREIRA, Bruno Martins. Esportes Coletivos: Futsal e Futebol. Maringá: UniCesumar, 2018.
Considerando o contexto dos jogos com bola na Inglaterra, avalie as afirmações:

I. O jogo kemari, que tem como significado: “chutar a bola”, apresentava uma conotação cerimonial militar.
II. A bola utilizada para os jogos na Inglaterra era considerada a representação da cabeça do comandante invasor dinamarquês.
III. Em 1365, o rei Eduardo III proibiu-o os jogos com bola sob a alegação de que desviava a atenção de práticas mais nobres e úteis.
IV. Os jogos, na Inglaterra, com bola aconteciam anualmente em comemoração à expulsão dos dinamarqueses, na festa popular denominada Schrovetide.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I e IV, apenas.

Alternativa 2:

II e III, apenas.

Alternativa 3:

III e IV, apenas.

Alternativa 4:

I, II e III, apenas.

Alternativa 5:

II, III e IV, apenas.

QUESTÃO 5

O processo de ensino-aprendizagem do futebol deve garantir que o aluno adquira uma competência de jogo e também, compreenda a importância social do esporte.

SOUZA JÚNIOR, O. M. de; FERREIRA, B. M. Esportes Coletivos Futsal e Futebol. UniCesumar, Núcleo de Educação à Distância. Maringá, 2018.​

Considerando a afirmação acima e a discussão acerca do ensino significativo do esporte, apresentada na Unidade II, assinale a alternativa que corresponde as duas frentes que constituem o ensino do futebol, de acordo com Gonzáles e Fraga (2012):


​

Alternativas
Alternativa 1:

Saberes técnicos e saberes táticos.

Alternativa 2:

Saberes corporais e saberes cognitivos.

Alternativa 3:

Saberes culturais e saberes conceituais.

Alternativa 4:

Saberes corporais e saberes conceituais.

Alternativa 5:

Saberes comportamentais e saberes críticos.

QUESTÃO 6
De acordo com o senso comum, “Não dá pra entrar no jogo de futebol se a pessoa não consegue dominar uma bola ou realizar um passe!”. Contudo, balizar o ensino do futebol pelas demandas táticas, ao invés da dimensão técnica, também considera importante que os alunos adquiram um mínimo de competência técnica para participar de forma eficaz nos jogos. Todavia, para isso, deve-se aumentar as experiências com bola e experiências significativas em contextos ricos em desafios, que levem nossos alunos a resolver problemas que irão se oferecer nos jogos propriamente ditos.
Fonte: SOUZA JÚNIOR, O. M. de; FERREIRA, B. M. Esportes Coletivos Futsal e Futebol. Maringá: UniCesumar. 2018.
Analisando o fragmento acima, assinale a alternativa que corresponde ao indicador “Relação com a Bola” no processo de aprendizagem do jogar pelo jogo:
Alternativas
Alternativa 1:

O professor deve, por meio de discursos, convencer o aluno de que existe jogo além da bola.

Alternativa 2:

Esse indicador abrange a comunicação com os companheiros e a contracomunicação com os adversários de equipe.

Alternativa 3:

É importante que os alunos evoluam de uma visão centrada na bola para uma relação orientada pelas capacidades proprioceptivas.

Alternativa 4:

Ao longo do processo de aprendizagem deve-se substituir a comunicação verbal por formas mais sofisticadas como a gestual e a motora.

Alternativa 5:

Dentre os aspectos que constituem esse indicador estão: conhecer as zonas longitudinais (defensiva, intermediária e ofensiva) e transversais (lateral direita, esquerda e central) do campo de jogo.

QUESTÃO 7

“A participação do futebol de cegos nos Jogos Paralímpicos aconteceu, pela primeira vez, em Atenas 2004. Também neste evento, o Brasil foi o campeão, ao superar, nos pênaltis, os argentinos por 3 a 2. A Seleção Brasileira possui mais três títulos paralímpicos: Pequim 2008, Londres 2012 e, recentemente, no Rio 2016, quando sagrou-se tetracampeão. Além dos títulos, a equipe verde e amarela foi a primeira a marcar um gol em Jogos Paralímpicos. O autor do feito foi o atleta Nilson Silva, falecido em 2012."

COMITÊ PARALÍMPICO BRASILEIRO. Futebol de Cegos. Disponível em: <https://www.cpb.org.br/modalidades/50/futebol-de-cegos>. Acesso em: 12 de Julho de 2022.

Considerando o crescimento do esporte paraolímpico a nível mundial e analisando a lógica interna do futebol de 5, assinale a alternativa que corresponde a uma característica da modalidade:


​

Alternativas
Alternativa 1:

No futebol de 5 as bandas (uma espécie de proteção especial que impede a saída de bola), tornam as partidas mais dinâmicas. Somente caso a bola ultrapasse a banda, é cobrado lateral com os pés.

Alternativa 2:

O futebol de 5 é praticado em uma quadra com as dimensões de um campo de futebol suíço.

Alternativa 3:

O goleiro também joga com venda nos olhos e também possuí algum tipo de deficiência visual.

Alternativa 4:

Um jogo de futebol de 5 conta com dois tempos, de 40 minutos cada, e um intervalo de 20 minutos.

Alternativa 5:

O "chamador" no futebol de 5, é uma pessoa que fica na lateral do campo realizando a substituição dos jogadores.

QUESTÃO 8

Ser um jogador profissional de futebol é o sonho de muitos meninos (e tem sido também das meninas) que são motivados pela esperança de uma carreira no esporte, um futuro de fama, prestígio social e contas bancárias milionárias. Esse cenário, aliado à perspectiva da “ideologia do dom” pode atrapalhar o desenvolvimento desses indivíduos, tanto no âmbito profissional quanto no social.

SOUZA JÚNIOR, O. M. de; FERREIRA, B. M. Esportes Coletivos Futsal e Futebol. UniCesumar, Núcleo de Educação à Distância. Maringá, 2018.

Com base no texto apresentado acima e considerando a importância de desmistificar a “ideologia do dom”, assinale “V” para as afirmações verdadeiras e “F” para as afirmações falsas a seguir:

I. Crianças e adolescentes que não apresentam o “dom esportivo” podem conseguir aprender a jogar futebol de forma adequada.
II. Futebol se ensina. O talento natural pode ser um dos fatores que determina o sucesso no esporte.
III. Todos podem aprender a jogar futebol desde que recebam os estímulos necessários.

As afirmações I, II e III, são, respectivamente:

Alternativas
Alternativa 1:

V, V, V.

Alternativa 2:

V, V, F.

Alternativa 3:

F, V, F.

Alternativa 4:

F, V, V..

Alternativa 5:

V, F, V.

QUESTÃO 9
Nos esportes coletivos e consequentemente no futebol, o problema central do jogo está presente nas situações de oposição e criação de chances de finalização para conquista do gol. Para tanto, os jogadores precisam coordenar as ações com o intuito de recuperar a bola, conservar a bola e progredir com a posse da bola.
Fonte: GARGANTA, J. Para uma teoria dos Jogos Desportivos Coletivos. In: GRAÇA, A.; OLIVEIRA J. (Org.). O ensino dos jogos desportivos. Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física da Universidade do Porto, 1998.
Com base no texto e considerando que existem três categorias de subproblemas presentes no ensino do jogo, associe estas com suas características específicas:

​(1) No plano espacial e temporal
(2) No plano da informação
(3) No plano da organização

​( ) Na defesa, produzir obstáculos para dificultar a movimentação do ataque, visando recuperar a bola.
( ) No ataque, utilizar a bola individual e coletivamente, para superar obstáculos.
​( ) Transição de um projeto individual para um coletivo.
​( ) Produzir certeza para os companheiros de equipe.
​( ) Produzir incerteza para os adversários.
( ) Oferecer o melhor de si para a equipe.

​A sequência correta é:

Alternativas
Alternativa 1:

1, 1, 3, 2, 2, 3.

Alternativa 2:

1, 1, 2, 3, 3, 2.

Alternativa 3:

2, 2, 3, 1, 1, 3.

Alternativa 4:

2, 2, 3, 3, 1, 1.

Alternativa 5:

3, 3, 1, 1, 2, 2.

QUESTÃO 10
É necessário utilizarmos de princípios para o ensino do esporte de qualidade. No dicionário encontramos que princípios são definidos como “as razões e as bases na qual se sustenta qualquer temática, assim regendo condutas e pensamentos”. Ao abordar o futebol na escola devemos estabelecer de maneira muito clara, os fundamentos da proposta pedagógica de ensino a ser adotada.
Fonte: SOUZA JÚNIOR, O. M. de; FERREIRA, B. M. Esportes Coletivos Futsal e Futebol. UniCesumar, Núcleo de Educação à Distância. Maringá – PR, 2018.
Com base no texto, associe as afirmações aos princípios pedagógicos do ensino do futebol apresentados por Freire (2003):

​( 1 ) Ensinar futebol a todos.
( 2 ) Ensinar futebol bem a todos.
( 3 ) Ensinar mais que futebol a todos.
( 4 ) Ensinar a gostar do esporte.

(   ) Todas as pessoas podem aprender a jogar, superando a ideia de seleção natural.
​​(   ) A formação humana deve ser o foco e não a formação de atletas ou profissionais do esporte.
​(   ) É preciso ensinar um futebol com ênfase na inteligência tática e tomadas de decisão no jogo.
(   ) Desenvolve-se habilidades que contribuem para a formação crítica, moral e social dos alunos.
(   ) Os que não sabem nada de futebol devem receber toda a atenção para que aprendam o suficiente.
​(   ) O aluno deve gostar do que faz para incorporar isso voluntariamente no cotidiano ao longo da vida.

​A sequência correta é:

Alternativas
Alternativa 1:

4, 2, 3, 1, 3, 2.

Alternativa 2:

1, 3, 4, 1, 2, 1.

Alternativa 3:

1, 2, 3, 4, 3, 2.

Alternativa 4:

1, 3, 2, 3, 1, 4.

Alternativa 5:

4, 2, 1, 3, 2, 1.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

A falta de atividade física regular é uma tendência progressiva em muitos países com repercussão direta no ganho de gordura corporal. O aumento dos índices de sobrepeso e

ATIVIDADE 1 - LOG - FUNDAMENTOS DE MARKETING - 51_2025 "Uma visão tradicional define um canal como uma forma de vender e entrega de mercadorias e serviços aos clientes (Levy et al., 2013). Refletindo esta perspectiva focada na transação, o varejo Omnichannel envolve o uso de vários canais para vender produtos ou serviços, 'por meio […]

Vi os homens sumirem-se numa grande tristeza. Os melhores cansaram-se das suas obras.

Vi os homens sumirem-se numa grande tristeza. Os melhores cansaram-se das suas obras. Proclamou-se uma doutrina e com ela circulou uma crença: Tudo é oco, tudo é igual, tudo passou! O nosso trabalho foi inútil; o nosso vinho tornou-se veneno; o mau olhado amareleceu-nos os campos e os corações. Secamos de todo, e se caísse […]

Elabore um texto, entre 7 e 15 linhas, explicando, de maneira breve, cada um dos preços apresentados anteriormente.  

A definição do preço de um produto e/ou serviço pode ocorrer de 4 (quatro) maneiras, sendo elas: (1) preço geográfico, (2) preço com desconto e concessões, (3) preço promocional e (4) preço diferencial ou discriminatório.  Elabore um texto, entre 7 e 15 linhas, explicando, de maneira breve, cada um dos preços apresentados anteriormente.   Agora, […]

A preservação da sustentabilidade do recurso natural exposto pressupõe

A preservação da sustentabilidade do recurso natural exposto pressupõe A) impedir a perfuração de poços. B) coibir o uso pelo setor residencial. C) substituir as leis ambientais vigentes. D) reduzir o contingente populacional na área. E) introduzir a gestão participativa entre os municípios. Solução Nesta questão, a água é considerada um recurso estratégico, e o […]

LOG - GESTÃO DOS CUSTOS LOGÍSTICOS - 54/2023 - ATIVIDADE 1

ATIVIDADE 1 - LOG - GESTÃO DOS CUSTOS LOGÍSTICOS - 54/2023 Na indústria moderna, compreender os elementos de custo da produção é crucial para tomar decisões informadas e maximizar a eficiência operacional. Os elementos de custo representam os diversos componentes financeiros envolvidos na criação de um produto ou serviço, abrangendo desde matérias-primas até despesas indiretas. […]

Para embasar seu texto dissertativo, utilize pelo menos uma citação indireta e apresente a referência conforme as normas da ABNT. Sua resposta deve ter no mínimo 15

ATIVIDADE DE ESTUDO 1 - PED - TEORIA E PRÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - 51_2025   ​​As práticas sociais na atualidade estão permeadas cada vez mais pelo uso das tecnologias digitais de informação e comunicação. A partir dessa realidade, vários questionamentos surgem sobre as influências dessas novas tecnologias no desenvolvimento infantil, uma vez que as […]

1 2 3 … 555 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp