1ª QUESTÃO
Para se manter viável e próspero no mercado, um negócio precisará se dedicar na criação de indicadores que permitam medir o desempenho da empresa. São esses indicadores que ajudam a saber se os resultados estão sendo positivos ou se há necessidade de reformular os planos. É muito importante não copiar o que outras empresas fazem na gestão, mas aplicar estratégias que realmente sejam relevantes para o negócio.
Recomenda-se que a ferramenta KPI (Key Performance Indicator) seja aplicada em um negócio, pois:
( ) Permite prever as entradas e as saídas de recursos, fazendo a empresa funcionar de forma eficiente e sem riscos de falência.
( ) Ajuda na elaboração do planejamento estratégico, principalmente no que se refere à missão, à visão e aos valores de um negócio.
( ) Cria um método de gestão que consegue criar melhores experiências, buscando aumentar e melhorar os pontos de contato com os clientes.
( ) Contribui na reestruturação e otimização de negócios, porque define parâmetros importantes de serem mensurados para o alcance dos objetivos.
( ) Torna um negócio dependente dos concorrentes e de sistemas para monitorar os resultados.
2ª QUESTÃO
Se uma pessoa está tentando montar o próprio negócio, é altamente recomendado que faça um planejamento para evitar problemas. É importante definir o que se quer fazer e como operar, ou seja, definir um modelo de negócio. A escolha vai fazer você focar seu tempo e recursos, para possibilidades de negócios serem transformadas em sucesso. A ferramenta Business Model Canvas possibilita ajudar na jornada, e contém nove partes.
Com base no exposto, assinale a alternativa correta:
( ) O detalhamento dos custos com a classificação financeira é o principal objetivo para a construção do modelo de negócio.
( ) Uma empresa precisa definir um diferencial que deseja ofertar, sendo essa uma atividade realizada no Segmento de Clientes.
( ) A definição das máquinas e equipamentos necessárias para a empresa funcionar consiste no principal objetivo das atividades-chave.
( ) É importante escolher as formas de ganhar dinheiro para um negócio, para que se tenha opções diversificadas de se manter competitiva.
( ) É necessário que um cliente defina as formas de entrega dos produtos aos clientes, sendo essa a principal atribuição das parcerias-chave.
3ª QUESTÃO
Leia a situação hipotética a seguir:
Quando um jovem abriu um negócio, estava bastante empolgado e investiu a maioria dos recursos que tinha guardado. Entretanto, após um ano, estava frustrado porque o desempenho não estava como esperado e começava a pensar em desistir do sonho. Um amigo o aconselhou a trabalhar com planejamento sem se esquecer do alcance de resultados. Ele recomendou a metodologia OKR (Objective and Key Results), que ajuda a engajar a equipe a focar em ações pertinentes.
Com base nas características da elaboração de OKR, analise as afirmativas a seguir:
I. É necessário definir objetivos que se deseja alcançar, bem como formas de mensurar para saber se os resultados estão sendo atingidos.
II. Pelo fato de determinar onde se quer chegar é possível esclarecer e orientar a equipe de colaboradores a destinar os recursos e o tempo para cumprir o proposto.
III. Definir poucos resultados-chave é importante para que todos se tornem possíveis de serem alcançados e outros novos sejam elaborados depois.
É correto o que se afirma em:
( ) II, apenas.
( ) I e II, apenas.
( ) I e III, apenas.
( ) II e III, apenas.
( ) I, II e III.
4ª QUESTÃO
Uma empresa inovadora consegue desenvolver novos produtos e se tornar uma referência de mercado quando cria uma cultura que estimula a equipe a pensar em soluções diferenciadas. Para isso, é importante ter gestores que saibam conduzir e estimular a troca de ideias e a busca de novas dores a serem solucionadas. É recomendado utilizar ferramentas que possam estimular o pessoal, sendo uma delas a ferramenta SCAMPER.
Com base nas características da SCAMPER, assinale a alternativa correta:
( ) A letra S considera que é natural um produto precisar ser substituído, seja em partes ou no todo, por isso é importante buscar esse tipo de prática.
( ) A letra C é importante porque ajuda no aumento da vida útil ao utilizar o produto de outra forma e contexto copiando os concorrentes.
( ) A letra A se refere a adaptar os produtos combinando parte do produto existente com outra parte inovadora, otimizando os benefícios oferecidos aos clientes.
( ) Modificar consiste em aplicar a letra M para considerar outros públicos que gostariam e poderiam ser atendidos sem que fosse necessário fazer modificações.
( ) A letra P significa verificar formas de ampliar, reduzir ou mudar a aparência do produto para que continue a ser atrativo ao mercado.
5ª QUESTÃO
Desenvolver um relacionamento de longo prazo com o cliente é um desafio para os negócios. Há muitos perfis de pessoas que procuram por soluções diversas, sendo difícil agradar a todos. Por isso, escolher um conjunto de pessoas que tenham o mesmo problema que você pode ajudar a resolver ou pelo menos diminuir o transtorno. Nesse sentido, pode ser utilizada a ferramenta Job To Be Done para encontrar uma solução que realmente seja útil e faça sentido.
Com base no exposto e nas etapas para a elaboração da ferramenta, analise as afirmativas a seguir:
I. É importante identificar as utilidades que um produto pode desempenhar para os usuários, porque dependendo da pessoa um produto pode ter aplicações não imaginadas.
II. Para otimizar a aplicação de recursos, uma organização deve criar vários planos de ação para cada Job identificado, visando resolver todos de uma só vez.
III. Testar novas experiências de consumo antes da implantação permitirá saber aquelas que são mais aceitas e que terão mais chances de sucesso entre os clientes.
É correto o que se afirma em:
( ) III, apenas.
( ) I e II, apenas.
( ) I e III, apenas.
( ) II e III, apenas.
( ) I, II e III.
6ª QUESTÃO
Quando um indivíduo deseja apostar em um projeto próprio, precisa estar ciente dos desafios e da responsabilidade que vai enfrentar, e não apenas nos resultados, porque serão alcançados apenas se você construir uma jornada com passos consistentes. Existem diferentes maneiras de começar, mas é necessário que seja com planejamento. Na última década tem se tornado popular a utilização da Effectuation com uma perspectiva diferente em relação ao que é constantemente ensinado com o Plano de Negócio.
Com base nas características da Effectuation, assinale a alternativa correta:
( ) Permite fazer uma análise mais completa de um negócio, considerando elementos como o Plano de Negócio e a Análise SWOT.
( ) É recomendada para negócios de grande complexidade em mercados internacionais, por conta da diminuição do tempo de planejamento.
( ) Trata de uma possibilidade interessante quando o mercado é pouco competitivo e precisa de rapidez na decisão para aproveitar o momento favorável.
( ) Por ser uma perspectiva que considera a rapidez nas ações, é necessário ter muito dinheiro para permitir erros no percurso e consertar conforme necessário.
( ) A ferramenta MAT (Metas, Ações e Tarefas) representa uma possibilidade de fazer o planejamento de forma simplificada, sem desconsiderar o preparo prévio.
7ª QUESTÃO
Um desafio enorme nos negócios é criar soluções que possam ser úteis para as pessoas. Pensando nisso, dois irmãos resolveram abrir um negócio para cuidar de pets por meio de um spa. Eles não sabiam como agradar os clientes e resolveram pedir a ajuda de uma empresa de consultoria para agregar no planejamento. Foi nesse período que os consultores perceberam que os irmãos precisavam de ajuda. O caminho não estava errado ao todo, mas era preciso reorganizar algumas condutas para os resultados positivos aparecerem. Visando à reestruturação das ações, a equipe de consultores aplicou a ferramenta Job To Be Done, buscando melhorar a aproximação com os clientes e proporcionando melhores experiências com os animais de estimação deles. Em um ano, após o trabalho desenvolvido, os dois irmãos estavam anunciando a expansão da empresa para um local maior e com mais serviços disponibilizados.
Com base no texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Uma ideia tem potencial de sucesso e se torna lucrativa quando explora ferramentas aplicadas de forma planejada.
PORQUE
II. O negócio teve sucesso por conta de os irmãos terem muitos recursos e investirem até encontrar os Jobs desejados pelos clientes. Eles criaram soluções que ajudaram a empurrar os produtos para os clientes.
Assinale a alternativa correta:
( ) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
( ) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
( ) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
( ) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
( ) As asserções I e II são proposições falsas.
8ª QUESTÃO
Devido ao volume de informações que um administrador precisa conhecer, analisar e lembrar, é muito comum que se perca ou se esqueça do que é relevante. É importante utilizar uma ferramenta que possa ajudar a relacionar e atualizar as informações, sendo um exemplo o Mapa Mental. A elaboração com palavras-chave, cores e figuras ajuda a revisar e analisar conteúdos diversos na preparação para a tomada de decisão. É uma característica que pode ser aplicada para diferentes temas e para trabalhar com as equipes do negócio.
Com base no texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. O Mapa Mental é a melhor forma de coletar, analisar e tomar decisões a partir de várias informações disponíveis.
PORQUE
II. As diferentes formas de elaborar e ilustrar um Mapa Mental ajudam na organização das informações, tornando o aprendizado mais efetivo.
Assinale a alternativa correta:
( ) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
( ) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
( ) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
( ) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
( ) As asserções I e II são proposições falsas.
9ª QUESTÃO
É importante a busca de informações antes de começar o próprio negócio, para que você tenha mais chances de ser competitivo. Quando você conhece o mercado em que atua, consegue economizar tempo e dinheiro implantando ações que proporcionarão resultados. Alguns conhecimentos importantes são o público que deseja atuar e a solução que pretende disponibilizar para ele. Esses pontos podem ser abordados utilizando a ferramenta Business Model Canvas, principalmente nas partes de Proposta de Valor e Segmentação de Clientes.
Com base no exposto, analise as afirmativas a seguir:
I. Acessibilidade e novidade são alguns exemplos de situações definidas na Proposta de Valor, que tem como objetivo estar alinhada com as expectativas dos clientes.
II. O Segmento de Clientes é importante para ajudar que as partes restantes do modelo de negócio possam ser direcionadas considerando esse perfil escolhido.
III. O Canvas do Modelo de Negócio é uma possibilidade que pode ser aplicada para qualquer tipo de mercado, seja se está sendo criado ou se está funcionando.
É correto o que se afirma em:
( ) II, apenas.
( ) I e II, apenas.
( ) I e III, apenas.
( ) II e III, apenas.
( ) I, II e III.
10ª QUESTÃO
A dúvida faz parte da rotina de quem tem responsabilidades à frente de um negócio, seja como diretor ou dono. É importante refletir sobre a atuação e os passos que desejam ser dados para conseguir se destacar nos projetos envolvidos. A busca por aperfeiçoar ideias e práticas é essencial na jornada de um empreendedor, sendo possível fazer por meio da ferramenta Análise 360º da oportunidade, que pode ser utilizada a qualquer momento.
Sobre a análise 360º, analise as afirmativas a seguir:
I. Tanto iniciantes quanto indivíduos experientes podem ser beneficiados pelo preenchimento do questionário e repetirem quando quiserem.
II. Faz uma análise interna que permite refletir se o negócio está alinhado com as expectativas do indivíduo e se possui um mercado que pode ser atendido.
III. Na análise externa são considerados quatro pontos, nos quais o objetivo é compreender a quantidade de vezes que o negócio poderá ser replicado no mercado.
É correto o que se afirma em:
( ) II, apenas.
( ) I e II, apenas.
( ) I e III, apenas.
( ) II e III, apenas.
( ) I, II e III.