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ATIVIDADE 1 - BEDU - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 54/2023
O modelo teórico desenvolvido por Gallahue, Ozmun e Goodway (2013), apresenta as fases do desenvolvimento motor de cada indivíduo: movimento reflexo, rudimentar, fundamental e especializado. A fase do movimento reflexo é a primeira forma do movimento humano, a primeira realizada pelo feto. Os movimentos realizados, aqui, não são aprendidos, como o próprio termo sugere, eles são reflexos, por isso, não são considerados “habilidades”, e sim “capacidades”. Nesta fase, os movimentos são involuntários, ou seja, a ação motora é processada, automaticamente, pelo sistema nervoso.
Fonte: BERRIA, J.; SCHMITZ, G. M. Desenvolvimento e Aprendizagem Motora. Maringá - PR: Unicesumar, 2022.
Por isso, para essa atividade, você deverá apontar, dentro da fase do "movimento reflexo", TRÊS MOVIMENTOS REFLEXOS PRIMITIVOS e descrever sobre eles dando um exemplo de cada um.
ATIVIDADE 1 - BEDU - EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS - 54/2023
As novas tecnologias da informação devem ser compreendidas como ferramentas de ensino aliadas aos docentes, gestores e famílias, pois potencializam a capacidade de entender o mundo e a própria sociedade contemporânea. O ambiente da educação infantil não pode fazer com que as crianças percam o contato com a tecnologia, entretanto a utilização dessas ferramentas deve ser encorajada e planejada, fazendo com que ela colabore de forma qualitativa no processo educacional.
Fonte: BIAGGI, G. Q. F. et al. O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PARA FAVORECER AS HABILIDADES DE PROFESSORES E ALUNOS NESSE NOVO TEMPO DIGITAL. Revista Carioca de Ciência, Tecnologia e Educação (on-line). Rio de Janeiro, v. 6, n. 2, 2021.
Diante disso, realize a leitura dos dois artigos disponíveis em MATERIAL DA DISCIPLINA, sendo eles: o artigo 1 “O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PARA FAVORECER AS HABILIDADES DE PROFESSORES E ALUNOS NESSE NOVO TEMPO DIGITAL”; Após a leitura e com base nesse material, responda às três questões a seguir:
1. Qual a utilidade das novas tecnologias para o ensino de crianças na Educação Infantil?
2. Quais são os desafios para o uso das tecnologias digitais na Educação Infantil?
3. Cite um exemplo de como trabalhar com as novas tecnologias como ferramentas pedagógicas na disciplina de Educação Física.
ATIVIDADE 1 - BEDU - ESPORTES COLETIVOS: FUTSAL E FUTEBOL - 54/2023
“A relação que se pode estabelecer entre o football association e as formas de football não codificadas — por vezes tratadas como folk football ou jogos pré-modernos — é análoga à maneira como se processou a codificação das línguas oficiais em certos Estados-nações que se caracterizavam pela diversidade de práticas em seus territórios”.
Fonte: DAMO, A. S. Do dom à profissão: a formação de futebolistas no Brasil e na França. São Paulo: Aderaldo & Rothschild: ANPOCS, 2007. p. 36.
Com base no texto exposto e considerando a variedade de jogos pré-modernos, cite e caracterize QUATRO jogos antecessores do futebol apresentados no livro da disciplina. Siga a orientação a seguir para elaborar a sua resposta:
- [Nome do jogo]: características do jogo.
- [Nome do jogo]: características do jogo.
- [Nome do jogo]: características do jogo.
- [Nome do jogo]: características do jogo.
Verifique as informações antes de finalizar a atividade, pois não há como editar após a finalização.
Sugestão: para evitar erros de digitação e ortografia, você pode elaborar sua resposta em um documento Word e, depois, copiar e colar a resposta no local inidicado a seguir.
ATIVIDADE 1 - BEDU - ESPORTES COMPLEMENTARES - 54/2023
Do ponto de vista prático existem muitas possibilidades de intervenção profissional nos esportes de aventura, as quais têm ocorrido com foco no lazer, no turismo e na iniciação esportiva de crianças, jovens e adultos (UVINHA, 2001). Particularmente, o surf, o skateboard, o snowboard, o kitesurf, o windsurf e a escalada esportiva são alguns exemplos de modalidades que já apresentam demanda para uma intervenção no âmbito da formação e do treinamento para competições de alto rendimento. O ensino dos esportes de aventura deve ser facilitador de maneira a auxiliar o praticante na compreensão do seu sentir e da sua relação na esfera da prática em que se está inserido. É importante que o ensino seja reflexivo no que tange à prática pedagógica. Assim, a prática dos esportes de aventura deve, progressiva e cuidadosamente, conduzir o praticante a uma reflexão crítica que o leve à autonomia no usufruto das práticas corporais presentes no universo dos esportes de aventura (BETTI; ZULLIANI, 2002).
Fonte: TRIANI, F. da S.; NASCIMENTO, L. C. do. Princípios metodológicos para o ensino dos esportes de aventura: uma proposta pedagógica. Conexões, Campinas, v. 19, e021037, 2021.
Diante disso, realize a leitura do artigo Princípios metodológicos para o ensino dos esportes de aventura: uma proposta pedagógica disponível em MATERIAL DA DISCIPLINA. O texto apresenta quatro princípios que o professor/treinador precisa adotar para orientar seu processo de ensino dos esportes de aventura, sendo eles: PRINCÍPIO DA INCLUSÃO, PRINCÍPIO DA DIVERSIDADE, PRINCÍPIO DA COMPLEXIDADE e PRINCÍPIO DA ADEQUAÇÃO AO ALUNO. Nesse sentido, pontue as principais características do PRINCÍPIO DA COMPLEXIDADE aplicado nas práticas de esportes de aventura que o artigo aborda.
ATIVIDADE 1 - BEDU - EXERCÍCIO FÍSICO NAS DIFERENTES POPULAÇÕES - 54/2023
Fátima é uma mulher hipertensa e diabética (tipo II). Tem 53 anos e, apesar de ter praticado atividade física durante 10 anos da vida, atualmente se encontra sedentária. Em uma consulta médica de rotina, o médico disse que Fátima deveria procurar um profissional de Educação Física com ênfase em exercícios físicos para populações especiais para que este, pudesse prescrever um programa de treinamento físico específico para a sua condição, a fim dela melhorar a saúde.
TEXTO ELABORADO PELO AUTOR
Agora, você como profissional de Educação Física com ênfase em exercícios físicos para populações especiais, deve prescrever uma sessão de exercício aeróbio para Fátima, considerando sua situação de saúde. Assim, indique:
- Frequência da atividade
- Intensidade da atividade
- Método de avaliação da intensidade que será utilizado
- Tempo de duração de sessão
- Tipo de exercício indicado
ATIVIDADE 1 - BEDU - FISIOLOGIA GERAL E DO MOVIMENTO - 54/2023
Durante o dia a dia, os indivíduos realizam diferentes atividades que requerem energia para serem realizadas, sejam atividades leves, como tarefas diárias, sejam as atividades mais intensas, como realizar grandes deslocamentos. Para isso, alimentos derivados de proteínas, carboidratos, gordura, vitaminas e minerais são importantes, a fim de manter todas as atividades vitais em funcionamento e, também, para fornecer energia para o funcionamento do corpo humano. O gasto energético do ser humano em 24 horas é chamado de gasto energético diário. Esse gasto pode ser subdividido em alguns elementos que auxiliam no gasto energético do nosso dia a dia.
Fonte: ALMEIDA, F. N. Fisiologia Geral e do Movimento. Maringá: Unicesumar, 2019.
Nesse contexto, responda as seguintes questões:
- A) Cite e explique os elementos que compõem o gasto energético diário.
- B) Cite os fatores que influenciam a taxa metabólica basal.