ATIVIDADE 1 - SSOC - ESTADO, SOCIEDADE E MOVIMENTOS SOCIAIS - 54/2023
No entanto, o neoliberalismo não se voltou apenas para o controle do mercado e do Estado, mas seria fundamental na construção de uma “nova razão” do mundo, ou seja, uma nova forma de organização social. Seria um poder cultural de modificar a forma de se pensar e de se estar no mundo, forjando as instituições a partir da perspectiva da competitividade e construindo a subjetividade dos indivíduos a partir da lógica de concorrência entre as pessoas, que leva a individualização do sujeito.
Para o neoliberalismo, o individualismo gera aspectos positivos para a sociedade, porque ao concorrerem entre si, as pessoas geram bem estar coletivo. Ainda de acordo com essa “nova forma de estar no mundo”, o sucesso e o fracasso seriam baseados na meritocracia, ou seja, na perspectiva de problema individual para o desemprego, a miséria, a fome. Em outras palavras, o sujeito seria responsável por não conseguir emprego e ter uma boa vida e não seria um problema coletivo da sociedade, sendo assim, não seria a função do Estado agir para garantir empregos e promover garantias sociais de saúde, moradia, educação e alimentação.
Disponível em: https://www.brasildefatope.com.br/2020/08/28/por-que-falar-de-neoliberalismo-em-plena-pandemia. Acesso em: 21 ago. 2023.
Considerando estes aspectos do neoliberalismo, elabore um texto dissertativo, entre 20 e 40 linhas, discutindo os impactos da ideologia neoliberal na garantia dos direitos básicos da população por parte do Estado nacional.
Orientações:
- Disserte de forma objetiva e nítida sobre o tema enunciado. - Seu texto deverá conter no mínimo 20 linhas e no máximo 40 linhas.
- Utilize argumentos plausíveis e que dialoguem com a temática proposta.
- Ao finalizar o texto, releia-o e verifique se sua argumentação é coerente.
- Verifique as leituras complementares e o vídeo explicativo, disponíveis no Material da Disciplina e STUDEO.
- Realize uma cuidadosa correção ortográfica em seu texto antes de enviá-lo.
Bom estudo!
ATIVIDADE 1 - SSOC - FILOSOFIA - 54/2023
A formação em Serviço Social é pautada pelo debate em torno da questão social e suas múltiplas expressões, que se conformam especialmente a partir da política, afinal o enfrentamento às desigualdades e vulnerabilidades sociais ocorre por meio de políticas públicas.
Karl Marx, cujos escritos conformam a base teórico-crítica do Serviço Social, por exemplo, é historicamente reconhecido como um importante filósofo político por conta de sua interpretação sobre a forma como as relações de trabalho no capitalismo estruturaram as sociedades em torno da contraposição entre capital e trabalho diante de interesses conflitantes entre as classes sociais, burguesia e proletariado, respectivamente.
MARIANO. Rubem A. Filosofia. CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ. Núcleo de Educação a Distância. Maringá - PR.: UniCesumar, 2020, p. 196-203.
Tendo em vista a importância da política às discussões sobre Filosofia e à sua formação em Serviço Social, leia atentamente o conteúdo intitulado “O porquê da política hoje” da unidade 5 de seu material didático e responda a seguinte questão: O que é política?
Você deve produzir um texto entre 20 e 30 linhas.
ATIVIDADE 1 - SSOC - GESTÃO DO SISTEMA ÚNICO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL E DO TRABALHO SOCIAL COM FAMÍLIAS - 54/2023
Olá acadêmico e acadêmica!
O Sistema Único da Assistência Social está subdivido por níveis de proteção, sendo Proteção Social Básica e Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidade.
Na Proteção Social Básica, o equipamento que é utilizado como porta de entrada para garantir o acesso aos serviços e benefícios é o CRAS - Centro de Referência de Assistência Social e o no caso da Proteção Social Especial o equipamento é o CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social. O Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS tem o papel de executar, coordenar e fortalecer a articulação dos serviços socioassistenciais com as demais políticas públicas e com o sistema judiciário. Os usuários atendidos por este equipamento estão em risco pessoal e social, e tem seus direitos violados e/ou ameaçados.
BARETA, Andressa; CUNHA, Maria Cristina Araújo de Brito; CURI, Silviane Del Conte. WERNER. Michele Vanessa. Gestão do Sistema Único da Assistência Social e o trabalho com família. Maringá-Pr: Unicesumar, Maringá - PR: Unicesumar, 2022.
https://www.mds.gov.br/webarquivos/publicacao/assistencia_social/Normativas/tipificacao.pdf acesso 04/09/2023.
BRASIL. [Estatuto da criança e do adolescente (1990)]. Estatuto da criança e do adolescente : lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990, e legislação correlata [recurso eletrônico]. – 9. ed. – Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2010. https://crianca.mppr.mp.br/arquivos/File/publi/camara/estatuto_crianca_adolescente_9ed.pdf acesso em 04/09/23.
https://aplicacoes.mds.gov.br/snas/documentos/04-caderno-creas-final-dez..pdf acesso em 04/09/23.
https://aplicacoes.mds.gov.br/snas/documentos/04-caderno-creas-final-dez..pdf https://blog.gesuas.com.br/creas/ acesso em 04/09/23.
Considerando esse contexto aprecie o caso a seguir:
O Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS, de um município de grande porte com 140.000 habitantes, na última semana, recebeu uma denúncia de um caso de estupro de vulnerável. Ao chegar em casa, RM estava muito assustada, ofegante, com a roupa molhada de urina e sangue, logo sua mãe percebeu que algo havia acontecido. Joane, interpelou a filha, que de pronto respondeu que havia caído em uma pedra e se machucou. A mãe resolveu dar um banho e trocar a roupa da filha. Em seguida D. Joane levou RM para o Pronto Atendimento Municipal. Devido a gravidade das lesões o médico encaminhou para internação em hospital geral. O Conselho Tutelar foi acionado para fazer o acompanhamento do caso. O CT solicitou que o profissional da Escuta Especializada do município fosse até o hospital para ouvir a criança, e em seguida enviar relatório para o CT. O caso de RM, é uma situação de violação de direitos que será encaminhado para o Ministério Público para as medidas cabíveis, à Polícia Civil para confecção de um Boletim de Ocorrência, ao IML para exame de corpo delito, para acompanhamento pelo Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos – PAEFI no CREAS e aos outros órgãos que compõem o Sistema de Garantia de Direitos.
Elaborado pela professora
Com base no caso apresentado, responda:
1- Onde não há Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, para onde deve ser encaminhado os casos de abuso, negligência e/ou violência?
2 - Onde não há Escuta Especializada para atendimento às crianças e /ou adolescentes vítimas de abuso/negligência e/ou violência, qual o procedimento adequado?
3 - Se observado necessidade de acompanhamento psicoterapêutico, o CREAS pode atender? Justifique sua resposta. Se a resposta for não, para onde deve ser encaminhado?
Bons Estudos!
Orientações: AE 1 - Atividade deve ser desenvolvida em no máximo 25 linhas (contando com a bibliografia).
- Elabore sua resposta diretamente na caixa e texto logo abaixo da atividade.
- Referenciar as citações diretas e indiretas.
- A caixa de texto desconfigura algumas formatações das normas da ABNT.
ATIVIDADE 1 - SSOC - PROCESSO DE TRABALHO EM SERVIÇO SOCIAL - 54/2023
Ao longo da formação no curso de Serviço Social, a reflexão sobre a categoria trabalho está sempre presente nas discussões e debates, pois, como futuros profissionais, que atuarão com as demandas, as relações sociais e a formação do ser social que se estabelecem a partir da organização social do modo de produção capitalista, é indispensável a apropriação acerca desse tema recorrente. Posto que, no mundo capitalista o trabalho é classificado de acordo com seu uso e troca, estudiosos como Iamamoto, Behring e José Paulo Neto têm discutido longamente sobre a categoria trabalho pautados nas ideias de Marx. Eles contribuem com os debates, reflexões e a diferenciação sobre o que é o trabalho produtivo e o que é trabalho improdutivo, sendo que ambos estão presentes em nossa sociedade, mas seu conceito apresenta especificidades que precisam ser compreendidas.
BENTO, Leticia Cristina. Processo de Trabalho em Serviço Social. Maringá - PR: Unicesumar, 2022.
Considerando o exposto no enunciado e utilizando o material de apoio, apresente o conceito de trabalho produtivo e trabalho improdutivo e cite um exemplo de trabalho improdutivo, explicando o porquê ele se enquadra nessa categoria.
Obs.: sua resposta deve ter no máximo 30 linhas.
Verifique a concordância e faça correção gramatical antes do envio de sua atividade.
Bom Trabalho.