• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

ATIVIDADE 1 - SEG - GESTÃO INTEGRADA DA QUALIDADE (QSSMA) - 51_2025

  • Período

    01/07/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

ATIVIDADE 1 - SEG - GESTÃO INTEGRADA DA QUALIDADE (QSSMA) - 51_2025

 

Olá, estudante!

Seja bem-vindo à ATIVIDADE DE ESTUDO 1 da disciplina de Gestão Integrada da Qualidade.

 

A atividade tem como tema a “IMPLANTAÇÃO DA ETAPA DE PLANEJAMENTO DE UM SISTEMA DE GESTÃO DE SAÚDE E SEGURANÇA OCUPACIONAL (SGSSO) COM BASE NA NORMA ISO 45001:2018”, ​e está dividida em 3 (três) etapas. Inicialmente, apresentaremos uma contextualização sobre a temática da atividade, posteriormente o desenvolvimento de sua atividade e, por fim, instruções sobre a entrega.

 

Bom trabalho!

Prof.ª Paula Polastri

​Uma organização de grande porte, responsável pelo plantio, extração, produção e industrialização da cana-de-açúcar, apresenta um Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional (SGSSO) em implantação de acordo com os requisitos da norma ABNT NBR ISO 45001:2018. Como produtos resultantes estão o açúcar e o álcool, que são comercializados e vendidos interna e externamente para diversos países, ainda, como decorrência do processamento do bagaço da cana-de-açúcar, a organização (usina) produz energia elétrica. A Alta Direção da organização foi quem decidiu implantar o SGSSO, e pretende certificar o mesmo após a implantação de todos os requisitos da norma. 

Assim como em várias usinas sucroalcooleiras, existem diversas atividades e operações associadas ao processo produtivo que apresentam perigos e riscos, conforme apresentado na Figura 1. O fato de existir máquinas, motores e vasos de pressão nessas indústrias, o ruído também podem apresentar um alto grau de risco para algumas empresas do setor, assim como calor e umidade.

Figura 1 – Exemplos de atividades que apresentam perigos e riscos em usinas sucroalcooleiras: (a) colheita mecanizada da cana-de-açúcar; (b) armazenamento e manuseio do bagaço de cana-de-açúcar; (c) armazenamento de etanol; (d) armazenamento de produtos químicos.

 

Logo, na etapa de planejamento do SGSSO, a organização, incluindo você como Tecnólogo(a) de Segurança do Trabalho responsável pela organização e um dos multiplicadores do SGSSO, com uma consultoria especializada na implantação do sistema, estabeleceram um procedimento para identificação de perigo, sendo este proativo e contínuo, levando em consideração o que é determinado na norma ABNT NBR ISO 45001:2018. Junto ao SGSSO, de acordo com a Norma Regulamentadora NR-01 (Disposições gerais e gerenciamento de riscos ocupacionais), no processo de identificação de perigos e avaliação de riscos ocupacionais, foi levado em consideração o disposto nas NRs e demais exigências legais de segurança e saúde no trabalho. 

 

Considerando esta organização hipotética e os requisitos da ABNT NBR ISO 45001:2018, na etapa de planejamento, especificamente os requisitos 6.1.2 Identificação de perigo e avaliação de riscos e oportunidades e 6.1.3 Determinação dos requisitos legais e outros requisitos, sua tarefa nesta Atividade de Estudo 01 é redigir um texto dissertativo de até 20 linhas, abordando os seguintes itens:

 

  1. a) Apresente a definição de perigo e risco, de forma a demonstrar a diferença entre os conceitos.
  2. b) Apresente pelo menos 3 (três) perigos e os riscos relativos aos perigos identificados (um ou mais para cada perigo identificado) na organização. Ainda, explique o motivo da identificação dos perigos e de seus respectivos riscos, e a importância deste requisito na implantação de um SGSSO.
  3. c) Dentre os perigos e riscos citados no “item b”, escolha o que você julga ter um grau de risco alto, apenas por meio de uma simples avaliação qualitativa ou visual, explique a sua escolha, e relacionado a este, apresente um requisito legal aplicável no âmbito nacional (cite o número e nome da NR, Lei, Decreto ou Resolução etc.).

Instruções para entrega

- Esta é uma atividade individual, portanto, trabalhos com plágios, copiados da internet ou de outros alunos(as) serão zerados.

- Para suporte no desenvolvimento da atividade, você pode consultar o vídeo orientativo, o material da disciplina incluindo o livro didático, as aulas conceituais e ao vivo, e também, você pode consultar outros materiais disponíveis na internet.

- Ao utilizar quaisquer materiais de pesquisa como o livro da disciplina, artigos, materiais extras disponibilizados pela mediação, sites da internet e outros, apresente as referências no final do trabalho conforme as normas da ABNT NBR 6023:2018. Utilize este link para acesso a diversos exemplos: https://usp.br/sddarquivos/aulasmetodologia/abnt6023.pdf.

- Essa atividade deve ser redigida em seu Studeo, no campo logo abaixo do enunciado.

- Cuidado ao escrever um texto muito longo e ultrapassar a quantidade de linhas possíveis para envio, aconselhamos um texto de até 20 linhas.

- Orientamos que você faça um "rascunho" do seu texto em seu caderno ou no Word, para correção ortográfica e verificação da escrita em geral, antes de inserção de seu texto no Studeo.

- Antes de clicar em FINALIZAR, certifique-se de que está tudo certo, pois uma vez finalizado, você não poderá alterar sua resposta.

- A qualidade do trabalho será considerada na hora da avaliação, então, escreva com cuidado. Alguns dos critérios de avaliação são: o atendimento ao tema; constituição dos argumentos e organização das ideias; correção gramatical e atendimento às normas ABNT.

Bons estudos!

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

ATIVIDADE 3 - GFIN - GESTÃO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA - 53/2023

Questão 1 Existem várias etapas que são essenciais e, portanto, contribuem para a longevidade da empresa no mercado no qual ela atua. A formação de preço de venda é uma delas, pois impacta diretamente nos valores gastos com a fabricação e, também, no retorno financeiro da empresa. Realizar tal processo é uma maneira de definir […]

CCONT - CONTABILIDADE DE ATIVIDADES ECONÔMICAS ESPECÍFICAS - MAPA - 54/2023

MAPA - CCONT - CONTABILIDADE DE ATIVIDADES ECONÔMICAS ESPECÍFICAS - 54/2023 Olá, acadêmico(a) de Ciências Contábeis. ​Chegou o momento de explorar de forma prática os conteúdos aprendidos na disciplina de Contabilidade de Atividades Econômicas Específicas! Para isso, a atividade proposta corresponde ao MAPA (Material de Avaliação Prática de Aprendizagem). O objetivo desta atividade é que […]

Uma definição de pesquisa de mercado, segundo a Associação Nacional de Empresas de Pesquisa de Mercado (ANEP): “A coleta sistemática e o registro, classificação, análise e apresentação objetiva de dados sobre hábitos, comportamentos, atitudes, valores, necessidades, opiniões e motivações de indivíduos e organizações dentro do contexto de suas atividades econômicas, sociais, políticas e cotidianas”.

SIGNIFICAÇÃO Uma definição de pesquisa de mercado, segundo a Associação Nacional de Empresas de Pesquisa de Mercado (ANEP): “A coleta sistemática e o registro, classificação, análise e apresentação objetiva de dados sobre hábitos, comportamentos, atitudes, valores, necessidades, opiniões e motivações de indivíduos e organizações dentro do contexto de suas atividades econômicas, sociais, políticas e cotidianas”. […]

AE2 - CCONT - LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA - 51/2024

ATIVIDADE 2 - CCONT - LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA - 51/2024   QUESTÃO 1 A Constituição Federal de 1988 traz como um dos itens de suma importância para os fundamentos de uma sociedade que o sujeito, para ser considerado cidadão, seja detentor de alguns falores, tais como a dignidade humana. O princípio da dignidade da […]

ATIVIDADE 1 - PED - SAÚDE E EDUCAÇÃO - 51_2025

ATIVIDADE 1 - PED - SAÚDE E EDUCAÇÃO - 51_2025   A Pedagogia Hospitalar é um novo campo de atuação para o pedagogo, no qual pode atuar tanto no ambiente hospitalar quanto nos domicílios, cuja finalidade é proporcionar um atendimento pedagógico eficaz, além de restaurar suas interações sociais ao dar continuidade nos estudos das crianças […]

"Desenvolver relações humanas com base em dinâmica de grupo significa criar um espaço psicossocial alternativo, em que desconfianças, temores e conflitos possam ser aceitos e

ATIVIDADE DE ESTUDO 1 - PED - PSICOLOGIA DAS RELAÇÕES HUMANAS - 51_2025   "Desenvolver relações humanas com base em dinâmica de grupo significa criar um espaço psicossocial alternativo, em que desconfianças, temores e conflitos possam ser aceitos e trabalhados, mediante experiências reconstrutivas, em termos de tarefas e processos que minimizem as ameaças ao 'ego' […]

1 2 3 … 414 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp