ATIVIDADE 1 - SEG - CONCEITOS DA ADMINISTRAÇÃO E ÉTICA EMPRESARIAL - 51_2025
O termo “burocracia” é, quase imediatamente, associado à ideia de ineficiência ou demora. Ele nos remete, em geral, a algo incômodo – por exemplo, o excesso de papelada que precisamos providenciar quando desejamos abrir uma empresa. Entretanto, o sentido original da palavra, conforme caracterizado pelo sociólogo alemão Max Weber, sugere que a burocracia não é algo intrinsecamente ruim. Ela é apenas uma forma particular de se organizar as atividades, de modo que não haja espaço para preconceitos ou paternalismo: as regras são claras e devem ser cumpridas por agentes (burocratas) de forma objetiva. Nesse sentido, o que chamamos usualmente de burocracia é, na verdade, um conjunto de “disfunções burocráticas”. Partindo deste cenário apresentado e dos nossos estudos sobre a Teoria da Burocracia, elabore um texto, em no mínimo 05 (cinco) linhas e no máximo 15 (quinze) linhas, contendo os tópicos a seguir:
- Apresente 03 (três) consequências positivas que a Teoria da Burocracia trouxe ao nosso cotidiano de trabalho nas organizações;
- Apresente 04 (quatro) disfunções da burocracia;
- Conclua seu texto dizendo se você considera a teoria da burocracia eficiente ou ineficiente.