ATIVIDADE 1 - PRÁTICA PEDAGÓGICA: SABERES DIGITAIS - 51_2025
O avanço das tecnologias e recursos digitais têm despertado grande interesse nas pesquisas em educação e ensino. É inquestionável a contribuição desses avanços para os processos de ensino, aprendizagem e produção de conhecimento. Esse próprio texto, redigido em um software instalado em um computador, possui referências bibliográficas que vão além de livros físicos, incluindo artigos e textos acadêmicos acessados, editados e indexados em plataformas online, disponíveis a qualquer pessoa ao redor do mundo com apenas um clique. Embora seja indiscutível a contribuição dessas ferramentas tecnológicas para a produção de conhecimento na educação e sua utilização no ambiente escolar, é necessário considerar que essas mudanças ocorrem de forma exponencial e podem ser incorporadas ao cotidiano das pessoas sem uma reflexão profunda, intensificando os processos de alienação da sociedade tardo-moderna, conforme defendido por Hartmut Rosa (2022).
Fonte: BARBOSA, R. de O.; TAVEIRA, F. A. L.; PERALTA, D. A. Entre respostas digitais e saberes experienciais: o ChatGPT e a educação em perspectiva crítica. Revista Pesquisa Qualitativa, [s. l.], v. 12, n. 30, p. 01-18, 2024. Disponível em: https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/723. Acesso em: 23 jan. 2025.
A tecnologia tem transformado profundamente a educação, ampliando o acesso à informação e oferecendo novas ferramentas para o ensino. O uso de inteligências artificiais, como o ChatGPT, levanta questionamentos sobre os limites e as possibilidades da incorporação dessas tecnologias na prática pedagógica. Embora essas ferramentas possam auxiliar na produção de conteúdos, sua capacidade de substituir a experiência e a mediação do professor ainda é debatida. O avanço tecnológico não ocorre sem desafios. Entre os principais dilemas estão a dependência excessiva de respostas automatizadas, a perda da capacidade crítica dos alunos e os impactos da aceleração tecnológica no processo de ensino e aprendizagem. Assim, é fundamental refletir sobre o papel dos saberes digitais na formação docente e na construção do conhecimento. Nesse contexto, é essencial que professores e alunos desenvolvam um olhar crítico sobre o uso dessas ferramentas, aproveitando seus benefícios sem perder a profundidade e a experiência que o ensino tradicional proporciona. A tecnologia deve ser vista como um suporte à prática pedagógica, e não como um substituto da vivência humana na educação.
Com base na leitura do artigo "Entre Respostas Digitais e Saberes Experienciais: O ChatGPT e a Educação em Perspectiva Crítica", discuta o impacto dos saberes digitais na prática pedagógica. Considere os avanços tecnológicos, os desafios éticos e as contribuições das ferramentas digitais no ensino. Argumente se a tecnologia pode substituir a experiência humana na educação ou se deve ser apenas um suporte ao ensino. Escreva um texto dissertativo-argumentativo de 15 a 20 linhas, fundamentando sua resposta com trechos do artigo lido e reflexões próprias. Lembre-se de fundamentar seu texto e colocar as referências no final, conforme as normas da ABNT.
Aproveitando que o tema é tecnologia e cultura digital, que tal fazer um teste rápido para saber se você é uma pessoa digital? Esse teste não é avaliativo, mas é necessário que você coloque o seu resultado no final da sua atividade:
Você é uma pessoa digital? Marque “X” em "Não" ou "Sim".
Você usa e-mail regularmente para comunicação pessoal ou profissional?
( ) NÃO
( ) SIM
Você realiza compras on-line pelo menos uma vez ao mês?
( ) NÃO
( ) SIM
Você usa redes sociais (Instagram, Facebook, LinkedIn etc.) com frequência?
( ) NÃO
( ) SIM
Você já utilizou um aplicativo de banco ou carteira digital para fazer pagamentos?
( ) NÃO
( ) SIM
Você costuma assistir a vídeos ou consumir conteúdos digitais (YouTube, Netflix, podcasts)?
( ) NÃO
( ) SIM
Você prefere ler notícias e artigos on-line em vez de jornais ou revistas impressas?
( ) NÃO
( ) SIM
Você já usou serviços de armazenamento na nuvem (Google Drive, Dropbox, OneDrive)?
( ) NÃO
( ) SIM
Você utiliza assistentes virtuais ou inteligência artificial (Siri, Alexa, ChatGPT)?
( ) NÃO
( ) SIM
Você já trabalhou ou estuda de forma remota utilizando ferramentas digitais?
( ) NÃO
( ) SIM
Você protege suas senhas e dados pessoais utilizando autenticação em dois fatores ou gerenciadores de senhas?
( ) NÃO
( ) SIM
Resultado:
✅ Se respondeu "Sim" a seis ou mais perguntas: você pode ser considerado uma pessoa digital!
❌ Se respondeu "Sim" a menos de seis perguntas: você ainda não faz parte totalmente do mundo digital.
Quantos SIM e NÃO você ASSINALOU?
SIM:
NÃO:
PELAS SUAS RESPOSTAS, VOCÊ É CONSIDERADO COMO UMA PESSOA DIGITAL?