• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

ATIVIDADE 1 - PED - ESTÁGIO SUPERVISIONADO VI - 54/2023

  • Período

    01/08/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030
QUESTÃO 1
Por meio das entrevistas no Bate Papo sobre a Educação Não Formal, foi possível analisar que o campo de atuação do pedagogo é muito amplo e não ocorre somente nas escolas de ensino formal. Dessa forma, considerando a entrevista sobre a Pedagogia Hospitalar, analise as asserções a seguir:

I. A Pedagogia Hospitalar configura-se como um campo não escolar de atuação do pedagogo, podendo atuar nas brinquedotecas hospitalares, na docência da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental com vínculo na Secretaria Municipal de Educação e, também, na coordenação pedagógica com vínculo à Secretaria Estadual de Educação, entre outras atribuições.
II. Para atuar como docente na educação hospitalar é necessário a formação inicial em Pedagogia e, preferencialmente, especialização na área da Educação Especial, sendo necessário ter uma formação continuada.
III. A Lei nº 13.716/2018 inclui na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDBEN a garantia do direito ao atendimento educacional para crianças e adolescentes hospitalizados, sendo ofertada a possibilidade de dar continuidade ao processo de escolarização.
IV. A Educação Hospitalar não pode ser entendida como uma modalidade de ensino, pois não é prevista na LDBEN e não possui um currículo de ensino programado.

A respeito dessas asserções relacionadas ao ambiente não formal de aprendizagem, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1:

I, III e IV, apenas.

Alternativa 2:

II, III e IV, apenas.

Alternativa 3:

I, II e III, apenas.

Alternativa 4:

I, II e IV, apenas.

Alternativa 5:

I e III, apenas

QUESTÃO 2
O trabalho do pedagogo não se resume ao espaço escolar formal de ensino. Atualmente há um leque de opções onde o pedagogo pode atuar. Nas aulas do Estágio VI você assistiu a várias entrevistas com profissionais e conheceu um pouco mais de alguns ambientes não formais de ensino que poderão ser seu campo de trabalho após concluir o curso de Pedagogia. No que se refere a estes ambientes, analise as afirmativas que seguem:

I. Terceiro setor (entidade social sem fim lucrativo) – não pode ser considerado como ambiente formal de aprendizagem, pois não há um currículo norteador dos componentes curriculares, por exemplo.
II. Ambiente Hospitalar – o ensino neste campo de atuação do pedagogo ocorre em um ambiente não formal, no caso o hospital, mas por meio de um currículo disponibilizado pela escola do aluno que foi hospitalizado.
III.  A Educação Escolar nas Prisões envolve práticas educativas que mediam o processo de ensino e aprendizagem no sistema prisional, ofertanto o atendimento em Alfabetização, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação Profissional, e até mesmo Ensino Superior.​
IV. Tanto a classe hospitalar quanto as Organizações não Governamentais são consideradas ambientes de educação não formal, principalmente, por não utilizar uma estrutura curricular que rege toda dinâmica pedagógica, ou seja, o pedagogo pode atuar da forma como considerar importante.

Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I e II, apenas.

Alternativa 2:

II e III, apenas.

Alternativa 3:

I, II e III, apenas.

Alternativa 4:

II e IV, apenas.

Alternativa 5:

l, llI e IV, apenas.

QUESTÃO 3
O Estágio Supervisionado visa possibilitar ao futuro docente uma reflexão a respeito das situações-problema reais, em uma tentativa de melhoria qualificada dessa prática. Com isso, vale ressaltar a importância do embasamento teórico obtido por meio das atividades propostas. Sobre isso, leia as afirmativas a seguir e reflita com base nas aulas sobre plágio acadêmico:
 
I. É crime copiar sem referenciar no corpo do texto e nas referências, pois o autor do texto acadêmico deve relatar seus conhecimentos por meio de suas palavras e não utilizar o pensamento de outro autor sem lhe dar o devido crédito.
II. Os plágios são resultados de uma pesquisa que foi realizada, mas não foi devidamente citada e referenciada. Dessa forma, para usar a ideia de um autor, é necessário referenciar.
III. Valorizar textos com mais de 25% de cópias parciais ou integrais são práticas de uma instituição que presa por informações e conhecimento.
IV. Plágio é crime. O plágio acadêmico se configura quando se retira, seja de livros ou da internet, ideias, conceitos ou frases de outro autor, sem citá-lo como fonte de pesquisa.
 
É correto apenas o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:

I, II e III, apenas.

Alternativa 2:

I, II e IV, apenas.

Alternativa 3:

I, III e IV, apenas.

Alternativa 4:

II, III e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

QUESTÃO 4

A atuação do pedagogo em ambiente não formal desempenha um papel crucial na ressocialização de indivíduos no sistema prisional, contribuindo para sua reintegração à sociedade. Desta maneira, o direito do detento à educação está previsto na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 (Brasil, 1988), na LDBEN (Brasil, 1996), bem como em outras diretrizes nacionais que regulamentam a educação nas prisões.
De acordo com Goifman (1994), em seu estudos que obteve junto aos presos a percepção de que o tempo ocupado na escola tem uma qualidade a mais do que aquele período gasto em outras atividades possíveis de serem realizadas na prisão.

GOIFMAN, Jose Henrique. Valetes em slow motion: o espaço e a morte do tempo na prisão a partir de experiencias com o vídeo. 1994. [216] f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581197. Acesso em: 4 ago. 2023.

Considerando os excertos acima, e a atuação do pedagogo em ambientes não formais, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.

I. O pedagogo, ao atuar na área prisional, busca promover a educação como um direito fundamental, visando não apenas a transmissão de conhecimento, mas também o desenvolvimento de habilidades emocionais e sociais dos detentos.
II. A atuação do pedagogo em ambiente prisional limita-se ao ensino formal, não havendo necessidade de adaptação dos métodos pedagógicos devido às particularidades dos detentos.
III. O trabalho do pedagogo em ambiente prisional está alinhado com os princípios da dignidade humana e da ressocialização, conforme previstos nas legislações, que destaca a importância da educação no processo de reinserção social.
IV. A atuação do pedagogo em ambiente prisional é exclusivamente focada na oferta de aulas acadêmicas regulares, sem espaço para projetos de arte, cultura ou esportes, visto que essas atividades não têm relevância no contexto da reabilitação.

É correto apenas o que se afirmar em:

Alternativas
Alternativa 1:

IV, apenas

Alternativa 2:

I, apenas

Alternativa 3:

I, II e VI, apenas

Alternativa 4:

II e IV, apenas

Alternativa 5:

I e III, apenas

QUESTÃO 5
Considerando as entrevistas sobre a Pedagogia na Educação não formal, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
A Educação não formal se organiza de um jeito diferente da escola, valorizando as relações pessoais e o saber por meio da práxis.
 
Porque
 
A educação formal consiste em um ambiente que promove o conhecimento sistematizado e organizado por um currículo.
 
A respeito dessas asserções relacionadas ao ambiente não formal de aprendizagem, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são preposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são preposições verdadeiras e a I é uma justificativa correta da II.

Alternativa 3:

As asserções I e II são preposições falsas e uma não pode ser justificada para outra.

Alternativa 4:

A asserção I é uma preposição verdadeira e a II é falsa.

Alternativa 5:

A asserção II é uma preposição verdadeira e a I é falsa.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

Por apresentar significativa resistividade elétrica, o grafite pode ser utilizado para simular resistores elétricos

Por apresentar significativa resistividade elétrica, o grafite pode ser utilizado para simular resistores elétricos em circuitos desenhados no papel, com o uso de lápis e lapiseiras. Dependendo da espessura e do comprimento das linhas desenhadas, é possível determinar a resistência elétrica de cada traçado produzido. No esquema foram utilizados três tipos de lápis diferentes (2H, […]

Considerando os quadrinhos que compõem a charge precedente, responda os itens abaixo:

ATIVIDADE 1 - ADM - ESTATÍSTICA - 51_2025   Dogbert é uma personagem da tira de quadrinhos Dilbert, criado por Scott Adams (ex-economista na Pacific Bell), publicado pela primeira vez em 16 de abril de 1989,  que usa seu conhecimento sobre estatística para manipular informações e obter benefícios pessoais. Ele é um consultor externo que […]

ATIVIDADE 1 – BEDU – GINÁSTICA – 52/2023

A Ginástica Acrobática (GACRO), é uma modalidade esportiva relativamente nova, visto que as primeiras competições aconteceram a partir de 1973, e hoje, mesmo não sendo uma modalidade Olímpica, faz parte do programa dos Jogos Mundiais. Na GACRO, durante a coreografia, os ginastas possuem diferentes funções, sendo elas: base, volante e intermediário. Essas funções são estabelecidas […]

Avalie a seguinte definição: Essa avaliação tem como objeto as instituições, os sistemas e projetos ou políticas públicas e refere-se à análise

Avalie a seguinte definição: Essa avaliação tem como objeto as instituições, os sistemas e projetos ou políticas públicas e refere-se à análise do desempenho global da instituição, dos processos de funcionamento e seus resultados, devendo estar articulado com todo o processo de gestão e de construção do projeto político-pedagógico, de modo a fornecer subsídios para […]

Sexto rei sumério (governante entre os séculos XVIII e XVII a.C.) e nascido em Babel, “Khammu-rabi” (pronúncia em babilônio) foi fundador

Sexto rei sumério (governante entre os séculos XVIII e XVII a.C.) e nascido em Babel, “Khammu-rabi” (pronúncia em babilônio) foi fundador do I Império Babilônico (correspondente ao atual Iraque), unificando amplamente o mundo mesopotâmico, unindo os semitas e os sumérios e levando a Babilônia ao máximo esplendor. O nome de Hamurabi permanece indissociavelmente ligado ao […]

ATIVIDADE 1 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO PRÉ-PROJETO - 54/2023

Caro estudante, para essa atividade de estudo 1 do Pré-projeto, você deverá:1) Assistir todos os vídeos da disciplina.2) Baixar o arquivo de template referente a atividade de estudo 1, disponível no Material da Disciplina.3) Preencher os seguintes tópicos do modelo:a) Introdução;b) Objetivos;c) Justificativa;d) Referencial teórico.4) Anexar o seu arquivo no Studeo.Lembre-se, caso tenha alguma dúvida em relação a esta […]

1 2 3 … 555 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp