A atuação do pedagogo em ambiente não formal desempenha um papel crucial na ressocialização de indivíduos no sistema prisional, contribuindo para sua reintegração à sociedade. Desta maneira, o direito do detento à educação está previsto na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 (Brasil, 1988), na LDBEN (Brasil, 1996), bem como em outras diretrizes nacionais que regulamentam a educação nas prisões.
De acordo com Goifman (1994), em seu estudos que obteve junto aos presos a percepção de que o tempo ocupado na escola tem uma qualidade a mais do que aquele período gasto em outras atividades possíveis de serem realizadas na prisão.
GOIFMAN, Jose Henrique. Valetes em slow motion: o espaço e a morte do tempo na prisão a partir de experiencias com o vídeo. 1994. [216] f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581197. Acesso em: 4 ago. 2023.
Considerando os excertos acima, e a atuação do pedagogo em ambientes não formais, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.
I. O pedagogo, ao atuar na área prisional, busca promover a educação como um direito fundamental, visando não apenas a transmissão de conhecimento, mas também o desenvolvimento de habilidades emocionais e sociais dos detentos.
II. A atuação do pedagogo em ambiente prisional limita-se ao ensino formal, não havendo necessidade de adaptação dos métodos pedagógicos devido às particularidades dos detentos.
III. O trabalho do pedagogo em ambiente prisional está alinhado com os princípios da dignidade humana e da ressocialização, conforme previstos nas legislações, que destaca a importância da educação no processo de reinserção social.
IV. A atuação do pedagogo em ambiente prisional é exclusivamente focada na oferta de aulas acadêmicas regulares, sem espaço para projetos de arte, cultura ou esportes, visto que essas atividades não têm relevância no contexto da reabilitação.
É correto apenas o que se afirmar em: