ATIVIDADE 1 - NUT - EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL - 54/2023
Os processos educativos na área da saúde são fundamentais para indivíduos, grupos e para a sociedade como um todo, o objetivo dessas práticas é desenvolver comportamentos mais saudáveis para prevenir doença e promover a qualidade de vida.
Essa educação em saúde deve ser realizada por profissionais da saúde que trazem ferramentas adequadas e conteúdo de forma segura para ser desenvolvido em todas as faixas etárias, mas também pode ser adquirida pela experiência de vida. Dentro das modalidades de educação temos a educação informal e a educação formal. Descreva o que indica cada uma dessas modalidades exemplificando cada uma delas.
ATIVIDADE 1- NUT - ELEMENTOS DA SAÚDE PÚBLICA - 54/2023
A alimentação é um dos determinantes e condicionantes da saúde e um direito inerente a todos os indivíduos. As consequências da insegurança alimentar e nutricional da população recaem sobre o setor saúde e têm feito com que, historicamente, este tenha incorporado a responsabilidade de políticas e programas de alimentação e nutrição no Brasil (ALVES; JAIME, 2014).
Entretanto, a garantia da Segurança Alimentar e Nutricional exige uma conjunção de políticas públicas, dentre as quais a Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) do SUS tem papel fundamental (BURLANDY, 2004).
A PNAN foi aprovada em 10 de junho de 1999 e sua nova versão em 2011. Essa política promove práticas alimentares adequadas e saudáveis, vigilância alimentar e nutricional e prevenção e o cuidado integral dos
agravos relacionados à alimentação e nutrição (ALVES; JAIME, 2014).
Embasada em abordagem ousada e inovadora à época, a PNAN estabeleceu como eixos norteadores os paradigmas de práticas alimentares e estilos de vida saudáveis, do Direito Humano à Alimentação Adequada e da Segurança Alimentar e Nutricional (SANTOS et al. 2021).
Fontes: ALVES, K. P. S.; JAIME, P. C. A Política Nacional de Alimentação e Nutrição e seu diálogo com a Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. Ciência & Saúde Coletiva, v. 19, n. 11, p. 4331- 4340, 2014. BURLANDY, L. Segurança Alimentar e Nutricional: intersetorialidade e ações de nutrição. Saúde em Revista, v. 6, n. 13, p. 9-15, 2004.
SANTOS, S. M. C et al. Avanços e desafios nos 20 anos da Política Nacional de Alimentação e Nutrição. Cadernos de Saúde Pública, v. 37, e00150220, 2021.
Sabendo-se que, além dos princípios do Sistema Único de Saúde (universalidade, equidade, integralidade, descentralização, regionalização e participação social), a PNAN se orienta a outros cinco princípios, ESCOLHA dois desses cinco princípios e DISCORRA, sobre sua importância na melhoria das condições de alimentação, nutrição e saúde da população brasileira.
ATIVIDADE 1 - NUT - FARMACOLOGIA E FITOTERAPIA - 54/2023
Na maioria dos casos, os fármacos para chegar ao seu local de ação, têm de atravessar membranas biológicas que delimitam o organismo. Portanto, a absorção, distribuição, metabolização e excreção são processos que têm de vencer essas barreiras sendo crucial a compreensão dos mecanismos envolvidos na transferência do fármaco pelas membranas e dos fatores que o influenciam, como as propriedades físicoquímicas dos fármacos e das membranas. Propriedades físico-químicas do fármaco como o seu tamanho, solubilidade no local de ação, grau de ionização e natureza lipídica são condicionantes na sua passagem pelas membranas e, portanto, por todo o seu percurso no organismo. A passagem de fármacos do seu local de administração para a corrente sanguínea define-se por absorção e envolve a passagem por barreiras biológicas como o epitélio intestinal na via oral. Vias de administração que envolvem a injeção direta de fármacos na circulação sistémica não passam por esta etapa do ciclo do fármaco no organismo, tendo biodisponibilidade absoluta. Outra exceção é a administração tópica, onde o fármaco tem uma ação local, produzindo o seu efeito terapêutico sem ser absorvido; embora a absorção sistémica seja possível por esta via mas não necessária.
Fonte:
https://comum.rcaap.pt/bitstream/1040... eira.pdf. Acesso em: 28 set. 2023.
Nesse sentido, administrar medicamentos é, portanto, um processo multi e interdisciplinar, que exige do indivíduo, responsável pela administração, conhecimento variado, consistente e profundo. Por conseguinte, é fundamental também o conhecimento sobre os princípios que envolvem a administração de medicamentos, ação, interações e efeitos colaterais, uma vez que um erro pode trazer graves consequências aos clientes sob responsabilidade desses profissionais.
Fonte: https://www.scielo.br/j/rlae/a/88LXF7.... Acesso em: 28 set. 2023.
Ao analisar o texto, e considerando a importância da escolha da via de administração de medicamentos, faça uma análise descritiva do tema, abordando os pontos:
1- Explique as vias de administração ORAL E PARENTERAL, abordando suas VANTAGENS e DESVANTAGENS.
2- Determine a principal via de administração em pacientes com lesão gástrica
ATIVIDADE 1 - NUT - PARASITOLOGIA - 54/2023
“O ciclo se inicia pela ingestão dos cistos maduros, junto de alimentos e água contaminados. Passam pelo estômago, resistindo à ação do suco gástrico, chegam ao final do intestino delgado ou início do intestino grosso, onde ocorre o desencistamento, com a saída do metacisto, através de uma pequena fenda na parede cística. Em seguida, o metacisto sofre sucessivas divisões nucleares e citoplasmáticas, dando origem a quatro e depois oito trofozoítos, chamados trofozoítos metacísticos. Estes trofozoítos migram para o intestino grosso onde se colonizam. Em geral, ficam aderidos à mucosa do intestino, vivendo como um comensal, alimentando-se de detritos e de bactérias. Sob certas circunstâncias, ainda não muito bem conhecidas, podem desprender da parede e, na luz do intestino grosso, principalmente no cólon, sofrer a ação da desidratação, eliminar substâncias nutritivas presentes no citoplasma, transformando-se em précistos; em seguida, secretam uma membrana cística e se transformam em cistos, inicialmente mononucleados. Através de divisões nucleares sucessivas, se transformam em cistos etranucleados, que são eliminados com as fezes normais ou formadas”.
Fonte: NEVES, D. P. Parasitologia humana. 11.ed. São Paulo: Editora Atheneu, 2005, p.127.
O texto anterior apresenta o ciclo de vida do parasito Entamoeba histolytica, com transmissão pela ingestão de cistos por alimentos ou água contaminada. O conhecimento do ciclo de vida de um parasito, permite entender o local onde o parasito se estabelece no ser humano, sua forma de transmissão e seus mecanismos de patogênese, uma vez que tendem a afetar mais o órgão habitado por este. Todo esse conhecimento permite a pesquisa e desenvolvimentos de métodos eficazes de prevenção e tratamento. Com base no que foi exposto, responda:
a) Explique a diferença entre endoparasitas e ectoparasitas.
b) Explique o que é hospedeiro intermediário e hospedeiro definitivo. Comente qual a importância dessa classificação para o entendimento do ciclo de vida do parasito.
c) Cite e explique três mecanismos de ação patogênica dos parasitos ressaltando como ocorre a infecção pelo parasito.
ATIVIDADE 1 - NUT - QUÍMICA E ANÁLISES QUÍMICAS EM ALIMENTOS - 54/2023
O pH de um alimento pode influenciar no desenvolvimento de seus produtos, na sua vida de prateleira, no crescimento de microrganismos, em reações desejáveis e pH indesejáveis etc. Diante disso, a análise de pH é uma medida importante em alimentos.
Fonte: MENDES, M. P. Química e Análises Químicas de Alimentos. Maringá: UniCesumar, 2022. O pH é o resultado da composição dos próprios alimentos. Tal como o tempo, a temperatura, os nutrientes, a água e a salinidade, o pH também afeta o prazo de validade do produto. É também um valor fundamental quando se trata de pasteurizar ou esterilizar alimentos, pois dependendo do seu grau de acidez ou alcalinidade, mais ou menos microrganismos proliferarão. Fonte: https://www.terrafoodtech.com/pt-pt/a.... Acesso em: 22 set. 2023. Mediante o exposto, reflita e responda:
1 – Descreva quais são as principais características de uma substância ácida.
2 – Qual a importância do teste do pH no leite?
3 – O que acontece com o leite quando ele estraga? E como a indústria reverte esse problema? Você ainda pode consultar o material extra disponível no link: https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digit...
ATIVIDADE 1 - NUT - TÉCNICA DIETÉTICA - 54/2023
Para a adaptação na alimentação dos alunos, Janaina Rueda transmitiu sugestão de preparo e temperos para mais de duas mil merendeiras da rede estadual de ensino. “As pessoas terão que se interessar por novas técnicas de cocção, que são importantes dentro da merenda. Aplique alguns truques muito fáceis. Seremos reconhecidos em todo Estado de São Paulo como grandes cozinheiros”, destaca a chef. De acordo com a nutricionista coordenadora do projeto, Giorgia Castilho Russo Tavares, a intenção é que, com os preparos, os alunos consigam replicar as receitas em casa, expandido a ação para o ambiente residencial.
“Chegar a um ponto em que as crianças pedirão para as mães cozinharem a comida da escola em casa”, acrescenta Janaina Rueda (‘Cozinheiros da Educação’ transforma hábitos alimentares dos alunos - Governo do Estado de São Paulo: saopaulo.sp.gov.br). A notícia fala sobre técnica de cocção e sua importância para a adaptação da alimentação. Sobre as técnicas de cocção de alimentos DIFERENCIE cocção por calor úmido e calor seco explicando a finalidade destes e citando exemplos