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ATIVIDADE 1 - MAT - UNICESUMAR - 54/2023

  • Período

    01/08/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

ATIVIDADE 1 - MAT - CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I - 54/2023

Os meios de cultura são insumos preparados em laboratórios que fornecem os nutrientes para o crescimento e desenvolvimento de microrganismos (como bactérias e fungos) fora do seu habitat natural. Existe uma variedade enorme destes meios e são utilizados para análises laboratoriais e estudos científicos em diversas áreas, principalmente em alimentos, água, cosméticos e microbiologia clínica.

 .

Fonte: Disponível em: https://pixabay.com/pt/images/search/meios%20de%20cultura/. Acesso em: 02 out. 2023.

 

A população (em milhares) de uma colônia de bactérias, t minutos após a introdução de uma toxina, é dada pela função:

  

Para realização desta atividade, você precisará observar o seu RA e tomar para α o maior valor entre o primeiro e penúltimo algarismo. Por exemplo, se seu RA for 12345678-9, então α = Max {1, 8} = 8.

a) Determine o valor de f(α).

b) Calcule os limites abaixo:

 

c) A função f é contínua em x = 5? Justifique sua resposta.

d) Explique porque a população deve ser de 20000 bactérias em algum momento entre t = 1 e t = 7.

e) Esboce o gráfico desta função. Para isso, recomendamos que utilize um programa específico ou plataforma como Geogebra:< https://www.geogebra.org/calculator > e tire um print do gráfico.

ATIVIDADE 1 - MAT - ESTRUTURAS ALGÉBRICAS - 54/2023

Olá, estudante!

Uma relação de equivalência sobre um conjunto A é uma relação binária em A, que possui as propriedades de reflexividade, simetria e transitividade. Como consequência, a relação de equivalência particiona o conjunto A em classes disjuntas, chamadas classes de equivalência. Dizemos que dois elementos de A são equivalentes quando eles pertencem à mesma classe de equivalência, isso é quando eles se relacionam pela relação definida.

Nesta ATIVIDADE DE ESTUDO propomos que você aprofunde e aplique a definição de relação de equivalência em dois casos, juntamente com alguns conceitos relacionados a funções. Dessa forma, seja uma função definida do conjunto X no conjunto Y.

Considere a seguinte relação R definida sobre X.

se, e somente se, .

Responda aos seguintes itens, justificando todas as suas respostas.

a) Verifique se a relação R é uma relação de equivalência sobre o conjunto X.

b) Caso a função f seja injetora, é possível que se ? Justifique utilizando a definição de função injetora.

c) Suponha agora que f seja sobrejetora. Assim, se , existem tais que, . Considere a seguinte relação ~ em Y: se, e somente se, não se relaciona com em R. Verefique se a relação ~ é uma relação de equivalência sobre o conjunto Y.

Orientações Gerais para a atividade:

1- Faça uma leitura da atividade por completo, e organize suas ideias a partir do tema proposto.

2- Localize o TEMPLATE (modelo) disponível no Material da Disciplina.

3- Você deve escrever as equações e a resolução detalhada do exercício no Word. Para isso, utilize a ferramenta Equation desse software.

4- Confira seus resultados. Uma vez que o arquivo é enviado não há possibilidade de reenvio.

5- Anexe o arquivo na Atividade (no formato do Word, .docx), clicando sobre o local especificado (caso tenha dúvidas em como enviar o arquivo no STUDEO, entre em contato com a mediação).

6- Após anexar o trabalho e certificar-se de que se trata do arquivo correto, clique no botão Responder e, posteriormente, em Finalizar.

 

Bom trabalho e bons estudos!

Grande abraço,

Profª. Dra. Anna Paula Machado de Oliveira

ATIVIDADE 1 - MAT - PRÉ-CÁLCULO - 54/2023

Uma determinada cidade do litoral brasileiro fez um estudo comparativo entre projeção de receitas obtidas com turismo e investimentos necessários em infraestrutura da cidade nos próximos 30 anos. Os resultados do estudo foram modelados pelas seguintes funções matemáticas:

R(t) = - 0,4 t2 + 11,2 t + 109,2
I(t) = 7t +36

em que as variáveis R, I e t representam, respectivamente, a receita, o investimento (ambos em milhões de reais) e o tempo (em anos); e t = 0 significa o início de 2020, t = 1, o início de 2021, e assim sucessivamente.

Com base nessas informações, resolva os itens a seguir:

A) Qual o valor do investimento no início do ano de 2031? Apresente os cálculos realizados.
B) Em qual momento, caso exista, o estudo em questão revela que o valor investido em infraestrutura será igual à receita obtida com turismo? Apresente suas conclusões.
C) De acordo com esse estudo, quando a projeção de receitas com turismo será máxima? E qual esse valor?

 

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