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ATIVIDADE 1 - LOG - GESTÃO DE TRANSPORTE E INFRAESTRUTURA - 54/2023
1º Leia os trechos a seguir:
Sobre a definição de operador logístico: "Operador logístico são provedores de serviços logísticos terceirizados que atuam independentemente de quem é o cliente e, ainda, oferecem vários serviços de logística que são realizados internamente." (Razzolini, 2011)
Sobre as motivações para a terceirização: "Focar esforços no seu core business e na busca de novos mercados; reduzir custos logísticos e evitar investimentos em ativos não relacionados com negócios core da empresa; melhor controle das atividades e dos níveis de serviços logísticos; aumento da logística reversa; oferta de redução de custos por meio de compartilhamento de equipamentos e mão de obra especializada; redução da base de empregados diretos; diminuição de custos com avarias e sinistros; melhor aproveitamento de cargas e destinos..." (Vivaldini e Pires, 2010)
Sobre os riscos da terceirização:"Pouco conhecimento do operador logístico sobre a empresa e os seus produtos; incompatibilidade de segmentos de atuação; pouca compreensão da importância do SCM (Supply Chain Management) e da integração com o operador logístico por parte da empresa cliente; baixa relação de confiança entre as partes envolvidas; subterfúgio de responsabilidade; indicadores de performance não alinhados; escolha de operador com conhecimento embrionário em determinado segmento; situação financeira e econômica inadequada do operador logístico ou da empresa contratante." (Caxito, 2011; Vivaldini e Pires, 2010)
Sobre a análise do impacto da terceirização: "A decisão de contratação ou não de um operador logístico pode ser entendida como uma escolha entre fazer internamente ou contratar fora, ou seja, verticalizar ou desverticalizar as operações e responsabilidades. De tal maneira que o desafio se concentra na análise do impacto da escolha sobre custos e controle operacional." (Fleury, 1999, on-line)
2º Estudo de caso
Imagine que você é um consultor de logística e foi contratado por uma empresa de médio porte que está considerando a terceirização de seus serviços logísticos. A empresa enfrenta desafios em relação à eficiência operacional, controle de custos e foco em seu core business. Com base no estudo de caso apresentado e nas citações acadêmicas fornecidas, analise a situação da empresa e forneça sua opinião sobre a decisão de terceirização dos serviços logísticos. Considere os riscos e benefícios, assim como as motivações discutidas no texto. Além disso, explique como você orientaria a empresa a selecionar um operador logístico adequado e quais critérios seriam essenciais nesse processo. Responda de forma fundamentada, baseando-se tanto nas informações do texto quanto em conhecimentos adicionais sobre logística e terceirização de serviços.
Lembre-se de utilizar os conceitos apresentados no texto, como a diferença entre prestador de serviços e operador logístico, as motivações para a terceirização, os riscos e benefícios, e a importância de uma decisão embasada na análise das necessidades da empresa.
ATIVIDADE 1 - LOG - GESTÃO DOS CUSTOS LOGÍSTICOS - 54/2023
Na indústria moderna, compreender os elementos de custo da produção é crucial para tomar decisões informadas e maximizar a eficiência operacional. Os elementos de custo representam os diversos componentes financeiros envolvidos na criação de um produto ou serviço, abrangendo desde matérias-primas até despesas indiretas. Essa análise detalhada dos custos ajuda as empresas a otimizarem processos, definirem preços competitivos e identificarem áreas de economia. De qualquer forma, é importante conhecer como a contabilidade lida com os custos, principalmente pelo fato de que é justamente a contabilidade quem gera informações para os gestores.
Fonte: adaptado de: FRAGALLI, A. C.; SILVA, J. M.; PARDO, P. Gestão dos custos logísticos. Maringá: UniCesumar, 2020.
Destaque por meio de tópicos os três principais grandes grupos que classificam o custo da produção, e descreva de forma breve como a compreensão desses elementos pode beneficiar uma empresa na identificação de oportunidades de redução de custos e tomada de decisões estratégicas mais eficazes ao longo do processo produtivo (aproximadamente 20 linhas).
ATIVIDADE 1 - LOG - NEGÓCIOS ELETRÔNICOS - 54/2023
O marketing de relacionamento representa a mudança paradigmática dos conceitos clássicos do marketing de transações para uma abordagem baseada na conquista e no encantamento dos consumidores. Os estudos sobre marketing de relacionamento podem ser enquadrados em relações business-to-consumer (B2C) ou entre díades organizacionais (B2B) (DEMO et al., 2015). Nesse último, incluem-se tanto o relacionamento entre empresas membras de canais de distribuição quanto outros tipos de relações entre empresas que envolvem suas decisões de compra (ROCH; LUCE, 2006). Enquanto o B2C se desenvolve em prazos mais curtos e com menor intensidade, no B2B, o relacionamento é mais intenso e duradouro (IACOBUCCI; OSTROM, 1996). Para complementar, uma forma alternativa de ver a diferença entre B2B e B2C encontra-se na origem da demanda. Se a demanda parte de clientes subsequentes, trata-se de B2B. Caso seja impulsionada pelas escolhas, emoções e gostos do cliente, então o relacionamento é B2C (LILIEN, 2016).
CODA, R. C.; CASTRO, G. H. C. de. Marketing business-to-business: análise da produção científica brasileira de 2008 a 2018. Revista de Administração de Empresas, v. 59, n. 4, p. 258-270, 2019.
Cabe destacar que o B2B Business to Business (empresa para empresa) é um tipo de e-commerce que possui um funcionamento similar ao B2C, ou seja, o Business to Consumer (empresa para consumidor), porém, ao invés de envolver um consumidor final que compra e uma empresa que vende, ele proporciona comunicação e negociação entre duas empresas. Ainda, segundo O’Brien (2004) esta categoria de e-commerce envolve mercados eletrônicos e ligações diretas de mercado entre empresas. A partir das informações apresentadas no texto e com base nas aulas ministradas pelo professor da disciplina, descreva sobre vantagens para se utilizar uma ferramenta de comércio eletrônico do tipo B2B.