• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

ATIVIDADE 1 – HIST – GEOGRAFIA APLICADA À HISTÓRIA – 52/2023

  • Período

    01/07/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

Geografia e História - O resgate de lendas e o enfoque geográfico da Natureza.

 

​Leia os textos a seguir:

 

Texto 1:

“Reza a lenda que Pele, a deusa dos vulcões, foi exilada por seu pai, Kane Milohai (criador do Céu e da Terra), por causa de seu temperamento forte e suas constantes brigas com sua irmã Namakaokahai (a Deusa da Água). Pele, vagou por diversos lugares até se estabilizar em Mauna Kea, isso pois a Deusa tinha o hábito de criar sempre um vulcão por onde passava, mas sua irmã por rancor das brigas e por Pele ter seduzido seu marido, sempre os afundava.

Em Mauna Kea, dizem que pode ver Pele nadando no incandescente da lava alaranjada, onde a deusa reside até os dias atuais. Ela ainda tem o hábito de se disfarçar entre os humanos como uma anciã, o que ocasionou um ditado no Havaí “Cuidado com as idosas, pois uma delas pode ser a Deusa Pele!”. Na cultura pop, Pele é muito bem representada no jogo de MOBA, Smite, com um design digno de uma verdadeira Deusa dos Vulcões.”

Fonte: Fala Universidades. Disponível em https://falauniversidades.com.br/5-le... Acesso em 19 de mar. de 2023.

 

 Texto 2:

“Como é a mitologia Polinésia? - Recheada de elementos da natureza, sobretudo do mar, já que a região é toda formada por ilhas. Os arquipélagos foram habitados aos poucos, há cerca de 4 mil anos. Por isso, muitas lendas têm algumas diferenças locais. O deus dos mares, por exemplo, chama-se Kanaloa no Havaí e Tangaloa em Samoa e em Tonga. Os antigos polinésios acreditavam em divindades e em um poder sobrenatural chamado mana, encontrado em pessoas, árvores, pedras e lugares. Mandar bem em uma tarefa difícil significava ter uma grande quantidade de mana. Já um local com muito mana era chamado tabu (“lugar sagrado”) – o termo se internacionalizou e acabou parando inclusive no nosso dicionário.”

Fonte: Super Interessante. Disponível em https://super.abril.com.br/mundo-estr... Acesso em 19 de mar. de 2023.

 

Texto 3: 

“Um dos 16 vulcões ativos no Peru, o Ubinas entrou em erupção em julho passado, lançando cinzas a mais de 5 mil metros de altura e levando à evacuação de milhares de pessoas em cidades próximas. Se isso tivesse acontecido cinco séculos atrás, os incas provavelmente teriam preparado oferendas humanas para apaziguar o vulcão, porque era costume, tanto dessa civilização quanto de outras culturas pré-colombianas, fazer sacrifícios de pessoas por causa de erupções. Nas últimas décadas, em meio à exploração dos picos andinos mais importantes, arqueólogos encontraram plataformas de sacrifício e, em muitas delas, evidências das oferendas humanas.” 

 

Caros(as) alunos(as), boa parte da história da humanidade é marcada pela ausência das ciências. Assim, os fenômenos naturais eram explicados a partir de histórias, que expunham as crenças e a religiosidade dos povos do passado. Como exemplo destes eventos, podemos citar as erupções vulcânicas, um evento geológico extremo que atraia a admiração o medo da população, relegando tal evento às suas divindades. Sobre este evento, observe o mapa abaixo:

 

Comparando o Mapa com os textos acima, perceba que existe uma correlação entre o local de desenvolvimento das lendas sobre os vulcões e os locais no planeta com grande concentração de vulcões. A partir disso, faça o que se pede: 

 

1 – Você deverá apresentar, a partir de uma pesquisa, uma explicação de povos antigos dessas regiões sobre a origem das erupções vulcânicas. Na sequência, com o intuito de comparação, você deverá explicar, o motivo da erupção de um vulcão, a partir de uma perspectiva científica. Não se esqueça de referenciar ambos os textos. 

 

2 – Na sequência, pesquise e explique o motivo de grande parte dos vulcões do planeta estarem localizados no círculo de fogo do Pacífico (ou, Anel do fogo do Pacífico) conforme mostra o mapa.

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

(Estudo e Reflexão sobre a Vulnerabilidade em Saúde)

ATIVIDADE 1 - SAÚDE COLETIVA - 51_2025   ATIVIDADE 1 (Estudo e Reflexão sobre a Vulnerabilidade em Saúde) Olá, estudante! A atividade 1 da disciplina de Saúde Coletiva tem como objetivo promover a compreensão sobre a importância da reflexão e da prática em relação ao conceito de vulnerabilidade em saúde. A vulnerabilidade em saúde refere-se […]

ATIVIDADE 1 - FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL I - 52/2023

O metrô está presente nas principais capitais e cidades, facilitando o transporte em massa. O Metrô de São Paulo, com mais de 100 quilômetros de extensão, é um dos meios de transporte mais utilizados na cidade e transporta quatro milhões de pessoas todos os dias.   Fonte: adaptado de: https://summitmobilidade.estadao.com.br/metro-sao-paulo/. Acesso em: 26 abr. 2023. […]

Imagine que em uma celebração em uma comunidade foi afirmado o seguinte:

ATIVIDADE DE ESTUDO 1 - TEOL - LÍNGUAS BÍBLICAS (HEBRAICO E GREGO) - 51_2025   Imagine que em uma celebração em uma comunidade foi afirmado o seguinte:   "Temos tantas traduções boas da Bíblia para o português que o estudo de grego, hebraico ou outra dessas línguas antigas não ajudam muito a explicar os textos. […]

EDU - ANATOMIA HUMANA APLICADA À EDUCAÇÃO FÍSICA - MAPA - 54/2023

MAPA - EDU - ANATOMIA HUMANA APLICADA À EDUCAÇÃO FÍSICA - 54/2023 Você, um profissional recém-formado e mais quatro amigos (um técnico em gerontologia, um educador físico, uma fisioterapeuta e uma enfermeira) resolvem abrir uma clínica para reabilitação e fortalecimento físico de idosos. Em busca de realizar esse sonho, vocês foram atrás de um financiamento. […]

MAPA – ESTRUTURA DE AÇO E MADEIRA – 52/2023

M.A.P.A. – ESTRUTURA DE AÇO E MADEIRA Verificações em Estrutura de Aço e Madeira   Olá, aluno(a)! Seja bem-vindo(a) à nossa atividade M.A.P.A. da disciplina de Estrutura de Aço e Madeira. Nessa atividade você deverá executar algumas atividades que fazem parte de um projeto estrutura. Para executar essa atividade você precisará utilizar os conteúdos estudados […]

ATIVIDADE 1 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - 51_2025

ATIVIDADE 1 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - 51_2025 Prezado(a) Acadêmico(a), Com base no Edital da disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do curso de Serviço Social, nos materiais disponibilizados no Studeo, nas aulas ao vivo e orientações recebidas referentes à disciplina de TCC, nesta segunda entrega você deverá realizar a postagem […]

1 2 3 … 426 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp