ATIVIDADE 1 - GPUB - CONTABILIDADE PÚBLICA - 54/2023
Olá, estudante de Gestão Pública. A atividade proposta corresponde à Atividade de Estudo 1 da disciplina de Contabilidade Pública. O objetivo desta atividade é que você se sinta imersivo em uma análise e entendimento do quanto é importante o Ciclo Orçamentário para o Gestor Público.
Etapas do Ciclo Orçamentário:
Fonte: CAVASSANI, B. F. Contabilidade Pública. Maringá: UniCesumar, 2020. p. 63.
O Gestor Público precisa de boas informações para que possa elaborar planos de trabalho e atender à demanda da sociedade. No Brasil, no período do mês de outubro de 2022, ocorrem as eleições para alguns cargos de gestores públicos: no Executivo, Presidente da República e Governadores; e no Legislativo temos os Senadores e os Deputados Federais e Estaduais, que possuem a função de legislar e fiscalizar o Executivo, e o Executivo a função de elaborar planos de trabalho. Com isso, esses gestores necessitam entender o funcionamento do Ciclo Orçamentário.
Fonte: CAVASSANI, B. F. Contabilidade Pública. Maringá: UniCesumar, 2020.
Mediante a contextualização apresentada sobre o Ciclo Orçamentário, convidamos você a se aprofundar no assunto e, assim, elaborar um texto dissertativo que deverá conter os tópicos a seguir:
- Uma explanação sobre Ciclo Orçamentário.
- Por que o atendimento de todas as etapas do Ciclo se faz necessário em uma relação com a Lei de Responsabilidade Fiscal?
(Seu texto deve conter no mínimo sete (7) e no máximo quinze (15) linhas).
ATENÇÃO: para responder à Atividade de Estudo 1, orientamos que digite a sua resposta primeiramente em um arquivo Word, em seu computador (pois caso digite direto na caixa de texto no ambiente Studeo, pode acontecer de expirar o tempo e perder sua resposta). Depois disso, copie sua resposta e cole na caixa de resposta a seguir.
ATIVIDADE 1 - GPUB - GESTÃO DE PROJETOS VOLTADOS AO SETOR PÚBLICO - 54/2023
Olá, acadêmico(a) de Gestão Pública! A atividade proposta corresponde à Atividade de Estudo 1 da disciplina de Gestão de Projetos Voltados ao Setor Público. O objetivo desta atividade é que você se sinta imersivo em uma análise e entendimento sobre planejamento estratégico como um instrumento das ações públicas.
O planejamento é uma fase que antecede a elaboração do projeto e pode ser compreendido como uma ferramenta que estrutura os objetivos, metas e atividades futuras.
“O processo de planejamento envolve a definição de prioridades que podem provocar tanto a adesão quanto a oposição sistemática de um ou vários atores. Em outras palavras, planejar implica na identificação dos agentes interessados, além da definição de mecanismos de articulação dos mesmos, visando à consecução de objetivos e a estratégia (forma) de alcançá-los” (SILVA; NIERO; MAZZALI, 2009, p. 3).
Fonte: SILVA, S. V. e; NIERO, J. C. C.; MAZZALI, L. O planejamento estratégico situacional no serviço público – A contribuição de Carlos Matus. In: SEMINÁRIOS EM ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, 12., 2009, São Paulo. Anais
. . .
. São Paulo: SemeAd, 2009, p. 3.
Na área pública há o Planejamento Estratégico Situacional (PES), que é considerado um instrumento das ações públicas, foi desenvolvido por Carlos Matus, em 1970, e que contribui nos processos de elaboração e implementação de políticas públicas.
ATIVIDADE:
A partir desse contexto e também com base na Unidade 1 do livro didático da disciplina, que trata de maneira específica sobre o Planejamento, elabore um texto dissertativo, entre 10 a 30 linhas, descrevendo os quatro momentos do PES (momento explicativo, momento normativo, momento estratégico e momento tático operacional).
OBSERVAÇÃO: o texto deve ser elaborado com as suas próprias palavras, cópias não serão permitidas.