• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

ATIVIDADE 1 - EESP - TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA - 51_2025

  • Período

    01/08/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

ATIVIDADE 1 - EESP - TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA - 51_2025

A escola e a inclusão: desafios e perspectivas

A escola, apesar de ser frequentemente alvo de críticas, ainda é uma das instituições sociais mais importantes na promoção da diversidade. No entanto, paradoxalmente, muitas vezes ela segue um caminho oposto, buscando homogeneizar os alunos em vez de valorizar suas individualidades. Isso acaba por limitar as possibilidades de inclusão, restringindo-se apenas à integração dos alunos com deficiência ou necessidades educacionais especiais.

Diante desse cenário, questionamos: por que é tão desafiador aprender? Ou melhor, por que devemos aprender da mesma maneira? Essa uniformização do ensino, que não leva em consideração as diferentes formas de aprender e os diferentes ritmos de cada aluno, contribui para a exclusão e dificulta o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e igualitária.

A fim de promover uma educação verdadeiramente inclusiva, é fundamental que a escola reconheça e valorize a diversidade de seus alunos, oferecendo um ensino personalizado e adaptado às necessidades de cada um. Além disso, é preciso que a sociedade como um todo se mobilize para combater a exclusão e construir um futuro em que todos tenham a oportunidade de aprender e se desenvolver plenamente.

Referências:
ALBA, C. Uma educação sem barreiras tecnológicas: TIC e educação inclusiva. In: SANCHO, J. M. et al. Tecnologias para transformar a educação. Porto Alegre: Artmed, 2007.
LOURENÇO, E. Conceitos e práticas para refletir sobre a educação inclusiva. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.

Com base no texto anterior e nos conteúdos abordados na disciplina, elabore um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema "A escola e a inclusão: desafios e perspectivas", focando especialmente na importância das Tecnologias Assistivas para a inclusão educacional.
O texto deve seguir a estrutura proposta e desenvolver dois argumentos distintos que justifiquem a relevância dessas tecnologias no ambiente escolar, atendendo aos seguintes critérios:

1. Estrutura do texto:
- O texto deve conter quatro parágrafos, distribuídos da seguinte forma: 1 parágrafo de introdução; 2 parágrafos de argumentação (cada um abordando um argumento distinto); 1 parágrafo de conclusão. O texto deve ter entre 15 e 30 linhas.

2. Conteúdo e desenvolvimento:
- Introdução: apresente o conceito de Tecnologia Assistiva e sua importância para a inclusão educacional. Utilize uma citação indireta de um autor presente no livro didático (Tema 3) para fundamentar sua explicação.
- Argumentação: 1º parágrafo de argumentação: desenvolva o primeiro argumento, trazendo exemplos concretos que demonstrem a relevância das Tecnologias Assistivas para alunos com deficiência ou necessidades educacionais especiais. 2º parágrafo de argumentação: apresente o segundo argumento, destacando como essas tecnologias impactam positivamente a família e a escola, promovendo um ambiente educacional mais acessível.
- Conclusão: finalize propondo duas soluções para tornar as escolas mais inclusivas com Tecnologias Assistivas ou sugerindo duas formas de manter as escolas atualizadas e preparadas para atender adequadamente os alunos com deficiência.

Observações:
- Evite o uso da primeira pessoa do singular (eu), pois o texto deve seguir a norma formal da dissertação argumentativa:
- Exemplo inadequado: "Eu acho relevante para...".
- Exemplo adequado: "É relevante para...".

Atenção:
- Não é necessário título.
- Elabore sua resposta de forma dissertativa.
- Assista ao vídeo explicativo da atividade, disponível na Sala do Café.
- Escreva sua resposta contendo no mínimo 15 e no máximo 30 linhas.
- A atividade precisa ser desenvolvida por você, portanto não utilize cópias indevidas de atividades já realizadas por terceiros, assim como cópias indevidas de textos disponíveis na web.
- Realize uma cuidadosa correção ortográfica em sua escrita antes de enviá-lo.
- Sua resposta dissertativa deve ser escrita no próprio campo em branco a seguir (caixa de resposta).

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

FABIANA, arrepiando-se de raiva  — Hum! Ora, eis aí está para que se casou com meu filho, e trouxe a mulher para minha casa. É isto

FABIANA, arrepiando-se de raiva  — Hum! Ora, eis aí está para que se casou com meu filho, e trouxe a mulher para minha casa. É isto constantemente. Não sabe o senhor meu filho que quem casa quer casa…Já posso, não posso! (Batendo com o pé). Um dia arrebento, e então veremos! PENA, M. Quem casa quer casa. www.dominiopublico.gov.br. Acesso em: 7 […]

Na aferição de um novo semáforo, os tempos são ajustados de modo que, em cada ciclo completo (verde-amarelo- vermelho), a luz

Na aferição de um novo semáforo, os tempos são ajustados de modo que, em cada ciclo completo (verde-amarelo- vermelho), a luz amarela permaneça acesa por 5 segundos, e o tempo em que a luz verde permaneça acesa seja igual a 2/3 do tempo em que a luz vermelha fique acesa. A luz verde fica acesa, em cada ciclo, […]

PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL - MAPA - 54/2023

MAPA - PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL - 54/2023 MAPA (Material de Avaliação Prática de Aprendizagem)   Olá, estudante! Chegou o momento de elaborarmos nossa atividade MAPA! Desenvolveremos nossa atividade sobre o tema liderança e poder nas organizações, afinal, a liderança vem se tornando, cada vez mais, o foco de carreira de muitos profissionais do ambiente organizacional.   […]

*Seu texto deve conter no máximo 15 linhas.

ATIVIDADE 1 - SECR - GESTÃO DA INFORMAÇÃO - 51_2025   Sistemas de Informação (SI) referem-se a um conjunto organizado de componentes que coletam, processam, armazenam e distribuem informações com o objetivo de apoiar a tomada de decisões, o controle e a coordenação dentro de uma organização. O sistema de informação desempenha um papel fundamental […]

MAPA - LMAT - PRÉ-CÁLCULO - 51_2025

MAPA - LMAT - PRÉ-CÁLCULO - 51_2025   A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é fruto de amplo processo de debate e negociação com diferentes atores do campo educacional e com a sociedade brasileira e encontra-se organizada em um todo articulado e coerente fundado em direitos de aprendizagem, expressos em dez competências gerais, que guiam […]

Toca a sirene na fábrica, e o apito como um chicote bate na manhã nascente e bate na tua cama  no sono da madrugada.

Toca a sirene na fábrica, e o apito como um chicote bate na manhã nascente e bate na tua cama no sono da madrugada. Ternuras da áspera lona pelo corpo adolescente. É o trabalho que te chama. às pressas tomas o banho, tomas teu café com pão, tomas teu lugar no bote no cais do […]

1 2 3 … 555 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp