• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

ATIVIDADE 1 - CBIO - ZOOLOGIA DE VERTEBRADOS - 51_2025

  • Período

    01/07/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

ATIVIDADE 1 - CBIO - ZOOLOGIA DE VERTEBRADOS - 51_2025

 

O filo Chordata abrange os principais grupos de animais atualmente encontrados na Terra, incluindo os seres humanos. Por esse motivo, sempre despertou maior interesse para estudos zoológicos e investigações evolutivas. O ancestral mais amplamente aceito dos cordados é descrito como um pequeno animal livre-nadante e filtrador de partículas alimentares. No entanto, estudos recentes indicam que os urocordados representam o grupo-irmão desse táxon, enquanto os cefalocordados apresentam maior similaridade morfológica com o ancestral pré-vertebrado. Assim, os animais pertencentes ao filo Chordata possuem características exclusivas que os distinguem dos demais filos do reino animal.

Com base nos conteúdos estudados e no material do livro didático, elabore um texto dissertativo em que você defina e explique cada uma das cinco características diagnósticas dos cordados.

Em seu texto, destaque:

A importância evolutiva dessas características.

Como essas estruturas são adaptadas ou modificadas nos diferentes subfilos (Urochordata, Cephalochordata e Vertebrata).

Exemplos de como essas estruturas estão presentes ou modificadas em espécies de Vertebrata, subfilo mais estudado.

Orientação para a questão dissertativa:

Utilize entre 20 e 25 linhas.

Apresente as cinco características: notocorda, cordão nervoso dorsal oco, fendas faríngeas, endóstilo e cauda pós-anal.

Explique como cada uma dessas características contribui para o sucesso adaptativo dos cordados.

Organize o texto com clareza, coerência e base científica.

Obs.: Você pode utilizar seu livro da disciplina para realizar a atividade.
Referência: SILVA, J. C. da. Zoologia. Maringá: UniCesumar, 2021. 232 p.

Além da referência do livro didático, são indicadas a utilização de outras referências, seguem algumas sugestões de pesquisa e estudo:
KARDONG, K. V. Vertebrados: anatomia comparada, função e evolução. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016.
POUGH, F. H.; JANIS, C. M.; HEISER, J. B. A vida dos vertebrados. 4. ed. São Paulo: Atheneu, 2008.

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

A Base Nacional Comum Curricular apresenta 10 Competências Gerais, indicando como elas devem evoluir da Educação Infantil até o Ensino Médio.

A Base Nacional Comum Curricular apresenta 10 Competências Gerais, indicando como elas devem evoluir da Educação Infantil até o Ensino Médio. As Competências Gerais integram o capítulo introdutório da BNCC e foram definidas a partir dos direitos éticos estéticos e políticos assegurados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais e dos conhecimentos, habilidades, atitudes e valores essenciais para […]

A tecnologia tem transformado profundamente a educação, ampliando o acesso à informação e oferecendo novas ferramentas para o ensino. O uso de inteligências artificiais,

ATIVIDADE 1 - PRÁTICA PEDAGÓGICA: SABERES DIGITAIS - 51_2025   O avanço das tecnologias e recursos digitais têm despertado grande interesse nas pesquisas em educação e ensino. É inquestionável a contribuição desses avanços para os processos de ensino, aprendizagem e produção de conhecimento. Esse próprio texto, redigido em um software instalado em um computador, possui […]

“A avicultura de corte brasileira é uma atividade em franca expansão. É responsável por, aproximadamente, 1,5% do PIB nacional e pela..

Prezado(a) acadêmico, bem-vindo a nossa atividade MAPA!   ​Leia o texto a seguir com atenção:   “A avicultura de corte brasileira é uma atividade em franca expansão. É responsável por, aproximadamente, 1,5% do PIB nacional e pela geração de quase 5 milhões de empregos diretos e indiretos na produção e na indústria, contribuindo assim, para […]

D) Cite sete (8) soluções técnicas que devem apoiar todo esse processo para que ele seja bem concebido.

MAPA - SEGURANÇA E AUDITORIA DE SISTEMAS - 51_2025 Estudante, Nessa atividade, você tem a oportunidade de refletir sobre como a disciplina que você está cursando pode enriquecer sua trajetória e qualificação profissional. Para isso, nessa atividade MAPA você é estimulado a investigar sobre temas relacionados à nossa área de Segurança e Auditoria de Sistemas. […]

Autores como Laudon e Laudon (2007, p.9) indicam que os Sistemas de Informação (SI) são conjuntos de partes ou componentes interrelacionados

Autores como Laudon e Laudon (2007, p.9) indicam que os Sistemas de Informação (SI) são conjuntos de partes ou componentes interrelacionados que recuperam, coletam, processam, armazenam e distribuem informações destinadas a apoiar a tomada de decisão. Fonte: LAUDON, K. C. e LAUDON, J. P. Sistemas de informações gerenciais. 7. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, […]

ATIVIDADE 1 - PED - ESTATÍSTICA APLICADA À EDUCAÇÃO BÁSICA - 52/2023

Apesar da Estatística ser utilizada por diversos povos desde a antiguidade, foi apenas no século XVI que se deu início as primeiras análises de maneira sistemática,utilizando as bases matemáticas como cálculos que fossem organizados e pautados em métodos acerca dos fatos sociais, tais como batizados, casamentos e funerais, originando as primeiras tábuas e tabelas, bem […]

1 2 3 … 426 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp