ATIVIDADE 1 - ADSIS - FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES - 54/2023
Temos dois tipos de conexões para a transmissão de dados: meio físico/guiado (cabos) e meio não guiado/rede sem fio. Sobre esse assunto, acredito que você já deve ter visto ou utilizado algum roteador Wi-Fi, este que é bem comum em redes domésticas, que permite conectar uma rede local a outras redes locais ou à internet.
Segundo explica Tanembaum (2011), o princípio da comunicação sem fio é baseado na ideia da instalação de transmissores e receptores de ondas eletromagnéticas em antenas de tamanho adequado, formando um circuito elétrico.
TANENBAUM, A.; WETHERALL, D. J. Redes de Computadores. 5 ed. São Paulo: Pearson, 2011.
As redes sem fio se utilizam de equipamentos que atuam em uma frequência normalmente de 4GHz, que necessita de um transmissor. É comum observarmos a existência de um aparelho que forneça o enlace sem fio (chamado de AP – Access Point – Ponto de Acesso) dotado de uma antena onde observamos a existência de uma rede wireless (sem fio).
Com os avanços da Tecnologia, hoje contamos com aparelhos mais modernos e de alta performance. Assim, como proposta desta atividade, convido você a realizar uma pesquisa em fontes confiáveis (artigos pelo Google acadêmico ou livros) que lhe permitam explicar com suas palavras sobre:
1 O que é Wi-Fi 6?
2 O que é o Wi-Fi 5 GHz?
3 Quais as diferenças entre as duas tecnologias?
4 Na sua opinião, qual seria a melhor?
Obs.: lembre-se de nossa campanha “Plágio não rola”, ou seja, caso copie algum trecho de algum local, não esqueça de fazer a devida citação e referência. Conteúdos postados em sites são bem-vindos, mas se possível evitar o uso demasiado (todo a atividade feita com conteúdos de sites apenas).
O uso bem elaborado de textos das respostas fará a diferença em sua nota.
Para responder a atividade, escreva sua resposta no espaço contido a seguir. Não é necessário o envio de arquivos (anexos), apenas textos puros.
ATIVIDADE 1 - EMPREENDEDORISMO - 54/2023
Shane e Venkataraman (2000, p. 6) afirmam que:
"[...] empreendedorismo, como uma área de negócios, busca entender como surgem as oportunidades para criar algo novo (produtos ou serviços, mercados, processos de produção ou matérias-primas, formas de organizar as tecnologias); como são descobertas ou criadas por indivíduos específicos que, a seguir, usam meios diversos para explorar ou desenvolver coisas novas."
Após a leitura atenta da Unidade 1, discuta os diferentes aspectos que envolvem o ato de empreender. Você deve considerar quais são os desafios de empreender, bem como indicar quais são as recompensas que o ato de empreender pode gerar. Outro ponto que deve ser comentado é referente as diferentes etapas do processo de empreendedorismo.
IMPORTANTE:
- Acesse o link com um vídeo de orientações que o professor da disciplina gravou para ajudá-lo nesse processo de criação e desenvolvimento. O acesso deverá ser realizado em: FÓRUM DA DISCIPLINA >> FÓRUM DE AULA AO VIVO.
- Responda à atividade seguindo como roteiro os tópicos elencados anteriormente.
- A entrega deve ser feita digitando sua resposta na caixa de texto da própria atividade.
- Antes de enviar sua atividade, certifique-se de que respondeu a todas as perguntas e realize uma cuidadosa correção ortográfica.
- Após o envio não são permitas alterações, ou modificações. Logo, você tem apenas uma chance de enviar o arquivo corretamente. Revise bem antes de enviar!
- Lembre-se de que evidências de cópias de materiais, incluindo de outros acadêmicos, sem devidas referências, serão inquestionavelmente zeradas. As citações e referências, mesmo que do livro da disciplina, devem ser realizadas conforme normas da Instituição de Ensino.
- Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, ou seja, o famoso: “professor, veja se minha atividade está certa?”. Isso invalida seu processo avaliativo. Lembre-se de que a interpretação da atividade também faz parte da avaliação.
- Procure sanar suas dúvidas junto à mediação em tempo hábil sobre o conteúdo exigido na atividade, de modo que consiga realizar sua participação.
- Atenção ao prazo de entrega, evite envio de atividade em cima do prazo. Você pode ter algum problema com internet, computador, software etc., e os prazos não serão flexibilizados, mesmo em caso de comprovação.
Bons estudos!
Em caso de dúvidas, encaminhar mensagem ao seu Professor Mediador.
ATIVIDADE 1 - ADSIS - ALGORITMOS E LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO - 54/2023
Os algoritmos de matriz desempenham um papel fundamental no processamento e manipulação de dados em diversas áreas da ciência da computação e engenharia. Esses algoritmos são conjuntos de procedimentos e operações matemáticas específicas, projetados para lidar eficientemente com estruturas de dados bidimensionais, representadas por matrizes. Eles são essenciais em uma ampla gama de aplicações, desde o processamento de imagens e vídeos até a resolução de sistemas lineares em álgebra linear computacional.
A eficiência dos algoritmos de matriz é um fator crítico em muitas aplicações práticas, influenciando diretamente o desempenho e a escalabilidade de sistemas e softwares que os utilizam. Otimização e paralelização de algoritmos de matriz são áreas ativas de pesquisa, visando melhorar ainda mais o desempenho computacional.
O algoritmo abaixo foi desenvolvido com o intuito de preencher todos os elementos de uma matriz com o valor 1, entretanto o mesmo esta apresentando erros e não cumpre com o esperado.
1 - Algoritmo MatrizRetangular
2 - Var mat: vetor[1..2, 1..3] de inteiro
3 - i: inteiro
4 - j: inteiro
5 - i ← 0
6 - j ← 0
7 - Enquanto i <= 3 faça
8 - Enquanto j <= 2 faça
9 - mat[i,j] ← 1
10 - j ← j + 1
11 - Fim_enquanto
12 - Fim_enquanto
13 - Fim_algoritmo
Para esta atividade você deverá reescreva o presente código-fonte corrigindo os erros semânticos que impedem que o programa, cumpra o que foi requisitado "preencher todos os elementos de uma matriz com o valor 1".
Considerando que a declaração da matriz "mat" foi feita corretamente.
Você deverá enviar como anexo a resposta (em um Bloco de Notas), apenas o Pseudocódigo contendo as correções esperadas para que o mesmo cumpra o esperado.
ATIVIDADE 1 - BANCO DE DADOS - 54/2023
Sabemos que a Linguem SQL é um padrão estabelecido para a interação do usuário e aplicações com o SGBD. Entretanto, as empresas que os desenvolvem não seguem o padrão à risca, existindo diferenças entre fabricantes. Ou seja, uma instrução executada no MySQL pode não ser reconhecida como válida no PostgreSQL. Em relação aos tipos de instruções, estas são organizadas em diferentes classes, em que cada classe está relacionada aos tipos de comandos, como, por exemplo, a manipulação de dados. Essas classes são independentes da implementação do SGDB.
Fonte: YANAGA, E. Y.; LUZ, C. D. Banco de Dados. Indaial: Arqué, 2023.
Com base nas informações anteriores, responda às perguntas a seguir:
- Quais são as classes de comandos em que a SQL é organizada?
- Quais são os tipos de instruções de cada classe?
- Traga exemplos de instruções/códigos para duas dessas classes.
ATENÇÃO!
– Cuidado com plágio. Se identificado, você poderá ter sua atividade zerada.
– Não compartilhe a sua resposta com os demais colegas.
– Se você realizar a sua atividade em grupo, cada aluno deve escrever o seu próprio texto; caso contrário, cairá no plágio. – Atenção ao prazo de entrega da atividade. Sugerimos que envie sua atividade antes do prazo final para evitar transtornos e lentidão nos servidores. Evite o envio de atividade em cima do prazo.