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As organizações contam com diversas ferramentas de marketing e comunicação, para que possam divulgar sua marca e vender seus produtos e/ou serviços no mercado. Uma dessas ferramentas é a de Marketing Direto

  • Período

    01/08/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030
QUESTÃO 1

↵

Janaina, após um tempo de pesquisa e investimento em conhecimento de mercado, lançou uma marca de bolsas em sua cidade. Contudo, antes de colocar seus produtos a venda, Janaina utilizou-se tanto da Pesquisa de Mercado quanto do Sistema de Informação de Marketing. Com as informações coletadas pelo uso dessas ferramentas, Janaina consegui traçar e realizar ações de lançamento e venda de seus produtos, atingindo o público desejado e destacando-se no mercado em que atua.

Com base nas informações anteriores, sobre o Sistema de Informação de Marketing e a Pesquisa de Marketing, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. Ao utilizar-se do Sistema de Informação de Marketing, Janaina realizou pesquisas em busca de soluções para um determinado problema que sua empresa poderia enfrentar no mercado.

PORQUE

II. A Pesquisa de Marketing é composta somente de informações internas que auxiliaram Janaina nas decisões mercadológicas.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas

 Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

 Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

 Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

 Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

 Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.

QUESTÃO 2

As organizações contam com diversas ferramentas de marketing e comunicação, para que possam divulgar sua marca e vender seus produtos e/ou serviços no mercado. Uma dessas ferramentas é a de Marketing Direto, com o uso de técnicas e recursos direcionados ao público-alvo da empresa, pelo uso de ferramentas como telemarketing, mala direta e e-mail marketing.

Fonte: VIEIRA, M. C.; SHIMOHIGASHI, E. R. M. Administração de marketing. Maringá: UniCesumar, 2021.


Com base nas informações anteriores, sobre o Marketing Direto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. O Marketing Direto é uma ferramenta de resposta imediata às organizações pelo uso de ferramentas de comunicação com o mercado.

PORQUE

II. Busca cultivar e criar relacionamento duradouros usando ações que envolvam o uso de ferramentas que realizem a comunicação direta com seus consumidores.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas

 Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

 Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

 Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

 Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

 Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.

QUESTÃO 3
Além de conhecer seus consumidores e entender muito bem o produto que está vendendo no mercado, as empresas têm a preocupação em se destacar frente a seus concorrentes. E, ao selecionar seu mercado, posicionar-se de maneira correta e realizar ações de marketing, as organizações são capazes de promover seus produtos e serviços, apresentando seus diferenciais e benefícios aos consumidores. Assim, as empresas utilizam-se de critérios para se diferenciar no mercado.
Sobre os critérios usados pelas organizações para diferenciar e promover sua marca, produtos e/ou serviços no mercado, assinale a alternativa correta:
Alternativas

 Alternativa 1 - O critério de Importância define a diferença entre um benefício considerado baixo pelos seus consideres frente a seus concorrentes.

 Alternativa 2 - A diferença inferior entre os produtos e seus benefícios que os clientes podem obter com as diferentes ofertas existentes no mercado relaciona-se ao critério de Superioridade.

 Alternativa 3 - Quando os consumidores não podem pagar por um determinado produto e/ou serviço, que está sendo vendido no mercado, tornando-o acessível a todos, trabalha-se o critério da Acessibilidade.

 Alternativa 4 - No critério de Antecipação, os concorrentes são capazes de se antecipar e copiar facilmente os diferenciais dos produtos e/ou serviços oferecidos pelas demais empresas existentes no mercado.

 Alternativa 5 - Quando os concorrentes não oferecem diferenças em seus produtos, ou a empresa é capaz de oferecê-los aos consumidores de um ou mais modos diferentes, trabalha-se o critério da Distinguibilidade.

QUESTÃO 4
Atualmente, as organizações se deparam com um mercado altamente competitivo, e que demanda da realização de análises constante de concorrência, mercado e do próprio produto e/ou serviço que está sendo vendido. Uma das análises que as organizações podem e devem realizar, que está relacionado ao macroambiente de mercado, envolve a compreensão do ambiente físico e dos recursos relacionados ao clima, temperatura, escassez de matéria-prima, entre outros, e que são capazes de interferir na produção, venda e desenvolvimento das empresas no mercado.

Fonte: VIEIRA, M. C.; SHIMOHIGASHI, E. R. N. Administração de marketing. Maringá: UniCesumar, 2021.

Com base nas informações apresentadas anteriormente, assinale a alternativa correta que define o ambiente, do macroambiente, citado na questão:
Alternativas

 Alternativa 1 - Social.

 Alternativa 2 - Natural.

 Alternativa 3 - Econômico.

 Alternativa 4 - Tecnológico.

 Alternativa 5 - Demográfico.

QUESTÃO 5
Um produto deve ser visto e pensado como tudo aquilo que é colocado à disposição de um determinado público, e que irá satisfazer suas necessidades e/ou desejos de consumo. Contudo, não basta vender um produto, é também preciso conhecer, entender e avaliar a função e o tipo de produto que a empresa está oferecendo a seus clientes no mercado.

Fonte: VIEIRA, M. C.; SHIMOHIGASHI, E. R. M. Administração de marketing. Maringá: UniCesumar, 2021.

Sobre os Produtos de Conveniência existentes no mercado, analise as afirmativas a seguir:

I. Os produtos comprados de maneira rotineira e com certa frequência pelos consumidores, sem muito esforço, são denominados de Produtos de Compra Constante.
II. As compras planejadas pelos consumidores, e compradas de maneira rápida devido a incentivos das empresas, encaixam-se na compra de Produtos de Impulso.
III. Os Produtos de Emergência são aqueles comprados de maneira planejada pelo consumidor, sendo que, nesse caso, o preço do produto é visto como importante e relevante em sua escolha.

É correto o que se afirma em:
Alternativas

 Alternativa 1 - I, apenas.

 Alternativa 2 - III, apenas.

 Alternativa 3 - I e II, apenas.

 Alternativa 4 - II e III, apenas.

 Alternativa 5 - I, II e III.

QUESTÃO 6
As ações de marketing devem ser vistas como ferramentas que auxiliam as organizações a se desenvolverem no mercado e, por isso, devem ser conhecidas pelas empresas. Além disso, ainda encontramos organizações e profissionais que não compreendem o verdadeiro sentido, significado e função do marketing, o que pode prejudicar o desenvolvimento de ações de mercado.

Fonte: VIEIRA, M. C.; SHIMOHIGASHI, E. R. M. Administração de marketing. Maringá: UniCesumar, 2021.

Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. Após diversos estudos e análises do marketing, sua definição passa a ser focada apenas na venda de produtos e serviços no mercado, sem a preocupação com a criação e a comunicação com os consumidores.

PORQUE

II. O marketing deve ser visto como uma ação de mercado criada para apenas ajudar as empresas a venderem mais no mercado, sem a realização do processo de troca entre consumidores e organizações.

Assinale a alternativa correta:
Alternativas

 Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

 Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

 Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

 Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

 Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.

QUESTÃO 7

Leia o caso hipotético a seguir:

Joana possui uma empresa que oferece serviços de pesquisa e análise de mercado a outras organizações, atuando em sua cidade e região, sendo essa uma ação e estratégia importante para a venda de produtos e/ou serviços no mercado. Como sua empresa está crescendo a cada dia, Joana contratou uma nova equipe que atuará na execução das pesquisas, porém necessita explicar a ela os tipos de estudos/pesquisas existentes para que possam escolher a que melhor se encaixa com os problemas de seus clientes. Assim, Joana apresentou em uma reunião os seguintes estudos: (1) Exploratórios, (2) Descritivos e (3) Experimentais.

Sobre as explicações apresentadas por Joana, analise as afirmativas a seguir:

I. A análise do comportamento e das atitudes dos consumidores é estudada nos Estudos Descritivos.
II. O Estudo Exploratório busca analisar as características de um determinado mercado, com a identificação e o mapeamento de um determinado problema.
III. Estudos que envolvem a degustação ou experimentação de um determinado produto por parte do entrevistado referem-se aos Estudos Experimentais.É correto o que se afirma em:
Alternativas

 Alternativa 1 - I, apenas.

 Alternativa 2 - III, apenas.

 Alternativa 3 - I e II, apenas.

 Alternativa 4 - II e III, apenas.

 Alternativa 5 - I, II e III.

QUESTÃO 8
Muito se ouve falar sobre Marketing no mercado, porém nem todos conhecem realmente sua função e importância para as empresas. Com Maria, não foi diferente. Ao ser abordada por uma agência de comunicação e Marketing, que lhe ofereceu seus serviços, Maria não conseguiu entender como o Marketing seria capaz de ajudar sua fábrica de calçados a aumentar suas vendas e continuar sendo competitiva no mercado. Para isso, os responsáveis pela agência realizaram uma apresentação, explicando-lhe o que seria o Marketing e como essa ferramenta é importante para as empresas no mercado.

Considerando as informações anteriores, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:I. É função do Marketing realizar ações de comunicação que ofereçam aos consumidores da empresa de Maria produtos que atendam às suas necessidades e aos seus desejos de consumo.

PORQUE

II. As ações de Marketing são mais do que uma venda ou propaganda, mas, também, uma forma de auxiliar a empresa de Maria a realizar um processo de troca com seus consumidores.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas

 Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

 Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

 Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

 Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

 Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.

QUESTÃO 9

O mercado está cada dia mais competitivo, o que leva as organizações a se destacarem e se diferenciarem de diversas maneiras, sendo uma dessas por meio do posicionamento de mercado. Assim, pensando nesse mercado competitivo, uma rede de lojas que atende a todo o país busca se diferenciar de seus concorrentes oferecendo produtos que apresentem o melhor valor, sendo esse analisado e percebido pelo consumidor com base na relação do custo x benefício pelos seus consumidores. Essa é a sua estratégia de posicionamento de mercado.

Fonte: VIEIRA, M. C.; SHIMOHIGASHI, E. R. M. Administração de marketing. Maringá: UniCesumar, 2021.Sobre a estratégia de posicionamento de mercado escolhida pela rede de lojas no mercado, assinale a alternativa correta:

Alternativas

 Alternativa 1 - Posicionamento por usuário.

 Alternativa 2 - Posicionamento por concorrente.

 Alternativa 3 - Posicionamento por qualidade ou preço.

 Alternativa 4 - Posicionamento por utilização/aplicação.

 Alternativa 5 - Posicionamento por categoria de produto.

QUESTÃO 10
Para a realização de uma Pesquisa de Mercado é preciso que sejam definidos os objetivos (geral e específicos), além do problema a ser estudado. Tais pontos são essenciais, oferecendo um direcionamento ao estudo que será feito, e servirão de base para que as próximas etapas sejam elaboradas. Porém, é preciso compreender o que o problema e os objetivos da pesquisa buscam, e como devem ser formulados em uma pesquisa.
VIEIRA, Marcelo Cristian; SHIMOHIGASHI, Ednar Rafaela Mieko. Administração de Marketing. Maringá: UniCesumar, 2016.

Com base nessas informações, avalie as afirmativas a seguir:

I. O alcance do estudo a ser realizado e a natureza da informação a ser pesquisada serão definidos e delimitados pelo Problema de Pesquisa.
II. Os Objetivos Específicos são determinados buscando responder o problema da pesquisa.
III. O Objetivo Geral serve de guia para que o instrumento de coleta de dados da pesquisa seja elaborado.

É correto o que se afirma em:

Alternativas

 Alternativa 1 - I, apenas.

 Alternativa 2 - III, apenas.

 Alternativa 3 - I e II, apenas.

 Alternativa 4 - II e III, apenas.

 Alternativa 5 - I, II e III.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

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