Ao abordarmos sobre os cálculos que envolvem a regra de três e a porcentagem, pode-se perceber que
ambos são amplamente comuns em meio aos conteúdos de estatística e podemos utilizá-los em diversas
situações-problema. Sobre o tema, analise as afirmativas abaixo considerando V para o que for verdadeiro e
F para falso:
I- Ao desenvolver situações-problemas em sala de aula, embora seja muito importante, não denota o
envolvimento de cálculos tal como a regra de três.
II- Mesmo que a regra de três e a porcentagem sejam conteúdos comuns à Estatística, estas não atuam de
forma significativa frente ao trabalho em sala de aula, pois estão muito distantes do dia a dia das crianças.
III- Tanto a regra de três como a porcentagem podem ser utilizadas em diversas situações e, podem
desenvolver o raciocínio lógico mas não favorecem a interpretação por parte do aluno, pois realiza cálculos
de difícil compreensão frente às atividades do cotidiano discente.
IV- A regra de três e a porcentagem podem atuar como uma forte ferramenta matemática, pois possibilita o
desenvolvimento de análises interpretativas e resolução de problemas comuns à vida das crianças o que
evidencia a importância de seu aprendizado.
As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:
ALTERNATIVAS
V, V, V, F.
F, V, V, F.
V, F, F, F.
F, F, F, V.
F, V, V, V.