• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

ALUNOS DE ESCOLA PARTICULAR DE SP FAZEM PROTESTO NO SHOPPING PÁTIO HIGIENÓPOLIS CONTRA ABORDAGEM RACISTA DE SEGURANÇA DO LOCAL  

  • Período

    01/07/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

 “ALUNOS DE ESCOLA PARTICULAR DE SP FAZEM PROTESTO NO SHOPPING PÁTIO HIGIENÓPOLIS CONTRA ABORDAGEM RACISTA DE SEGURANÇA DO LOCAL

 

[...] O caso ocorreu na praça de alimentação do Shopping. Uma adolescente branca, também estudante da escola que estava no local, foi questionada pela segurança se uma garota e um garoto negros, que estavam perto dela, a estariam incomodando ou pedindo dinheiro.

 

O ato começou por volta das 13h, em frente ao Colégio Equipe, também em Higienópolis, e seguiu em caminhada até o shopping. Com bandeiras e cartazes contra o racismo estrutural, o grupo era formado por dezenas de estudantes, pais e professores. Também se juntaram a eles manifestantes contrários à remoção de famílias da favela do Moinho, no Centro de São Paulo.

[...] Segundo pais de alunos ouvidos pelo g1, o ato foi organizado pelos próprios estudantes, em apoio aos colegas, por meio de um coletivo negro da escola, o Equipreta [...]"

 

Fonte: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2025/04/23/alunos-de-escola-particular-de-sp-fazem-ato-contra-racismo-apos-abordagem-de-seguranca-do-shopping-patio-higienopolis.ghtml, acesso em 28/04/2025.

 

A escola, assim como outros ambientes dedicados à educação, constitui um espaço fundamental para o convívio e a aprendizagem junto à sociedade. Ela serve como um meio de contato com diferentes ideias, culturas e pessoas, promovendo o desenvolvimento de vínculos sociais e afetivos. Quando se trata da educação de jovens e crianças, essas relações também se estendem aos grupos familiares, reforçando a importância do ambiente escolar na formação integral do indivíduo. Dessa forma, pode-se compreender que a escola é um espaço central na construção e reconstrução de representações sociais, além de estimular um olhar mais amplo sobre si mesmo e sobre a realidade ao seu redor.

Entretanto, é importante estabelecer uma conexão entre esse papel potencial da escola e os desafios que ela enfrenta na prática. Apesar de a psicologia social ser um campo rico em possibilidades de compreensão e intervenção, o sistema educacional brasileiro ainda sofre críticas por sua rigidez e resistência à inovação, sendo frequentemente visto como um modelo retrógrado, “engessado” e desconectado da evolução social. Além disso, essas dificuldades se refletem em problemas reais dentro do ambiente escolar, como episódios de preconceito, violência e sofrimento psíquico, incluindo bullying, sobrecarga emocional de professores, assédio moral por parte de docentes ou alunos, muitas vezes envolvendo também a participação ou omissão de pais e responsáveis. Assim, embora a escola seja um espaço de potencial transformação social, ela também apresenta desafios que precisam ser enfrentados para que possa cumprir plenamente seu papel de promover um ambiente saudável e inclusivo para todos.

 

Diante deste contexto, e compreendendo a importância de aproximação entre a área educacional, pais/responsáveis e sociedade, imagine-se como um profissional atuante em uma escola e membro de projeto voltado a adolescentes sobre combate à violência. O projeto em questão tem como principais objetivos:

 

(1) Fomentar pensamento crítico e relações interpessoais positivas entre os alunos.

(2) Conscientizar os pais sobre a importância das relações entre membros da família e entre a família com a escola.

(3) Aproximar o ensino e os dilemas presentes na sociedade.

 

Mediante tais informações, elabore um texto de no mínimo 20 linhas, contendo três ações que você aplicaria para atender a cada um dos objetivos previstos no projeto (Ex. Objetivo 1: Ação X, Ação Y e Ação Z. Objetivo 2:...) . Justifique cada uma das ações sugeridas, ressaltando a importância destas para o projeto.

 

Para a realização desta atividade, além do livro da disciplina, recomendamos como materiais de apoio:

 

  1. O documento de referência sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em específico a página 7 em que se destaca as dez competências gerais da educação básica. Documento disponível no site: https://www.gov.br/mec/pt-br/escola-em-tempo-integral/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal.pdf
  2. O guia sobre ações de combate a violência nas escolas da FLACSO BRASIL, disponível para acesso neste link: https://biblioteca.flacso.org.br/files/2015/08/Violencias-nas-Escolas_edicao2.pdf
  3. O documento "Metodologias para o cuidado de crianças, adolescentes e famílias em situação de violências", disponível para acesso no link: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/metodologias_cuidado_crianca_situacao_violencia.pdf

 

LEIA COM ATENÇÃO AS ORIENTAÇÕES A SEGUIR:

 

- Utilizar o formulário da Atividade MAPA, disponível no campo “Material da Disciplina”.

- Assistir ao vídeo explicativo da Atividade MAPA, disponível em “Material da Disciplina”.

- Os materiais de apoio estarão disponíveis no campo “Material da Disciplina”.

- O relatório deve estar conforme as normas da ABNT: fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 e texto justificado, com mínimo de 20 linhas e máximo de 2 laudas.

- Caso tenha dúvidas, encaminhe-as ao professor mediador através do canal “Fale com o Mediador”.

.

Bons Estudos!

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

***Após organizar a sua resposta no campo de resposta, certifique-se de ter respondido exatamente o que você preparou no arquivo do Word, relendo o que está no campo da sua

ATIVIDADE 1 - GAMB - EDUCAÇÃO AMBIENTAL - 51_2025   A Educação Ambiental é uma ferramenta essencial para conscientizar indivíduos e comunidades sobre a relação entre desenvolvimento e preservação ambiental. Promovendo o pensamento crítico, ela incentiva a adoção de práticas sustentáveis que busquem equilíbrio entre as necessidades humanas e a saúde do planeta. A Política […]

Em nossos estudos, aprendemos que os elementos da psicomotricidade são a lateralidade, o esquema corporal, as orientações espacial e temporal, a tonicidade e a coordenação

ATIVIDADE 1 - DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR NA INFÂNCIA - 51_2025 Em nossos estudos, aprendemos que os elementos da psicomotricidade são a lateralidade, o esquema corporal, as orientações espacial e temporal, a tonicidade e a coordenação motora, Oliveira (1997, p. 45) destaca que: "o corpo é uma forma de expressão da individualidade. A criança percebe-se e percebe […]

ATIVIDADE 1 - EDU - EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS E ENSINO MÉDIO - 51_2025

ATIVIDADE 1 - EDU - EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS E ENSINO MÉDIO - 51_2025 É importante para o professor de Educação Física conhecer e contextualizar como a versão final da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apresenta os direcionamentos da Educação Física tanto para a etapa dos Anos Finais do Ensino Fundamental quanto […]

ATIVIDADE 1 - TEOL - MISSÕES E EVANGELIZAÇÃO - 51_2025

ATIVIDADE 1 - TEOL - MISSÕES E EVANGELIZAÇÃO - 51_2025   René Padilla (2005 apud LUIZ e GONÇALVEZ, 2017) escreveu,  em sua obra “Missão Integral”, questões que envolvem a América Latina, relatando os vários problemas sociais que a Missão Cristã precisa perceber e se envolver na busca por justiça social. Ele afirma que o desafio […]

Essa característica é indicativa da insuficiência de pessoal para a realização dessas atividades; ◊ parcela relativamente alta de municípios onde a Instância de Controle Social

ATIVIDADE 1 - SER - INCLUSÃO E INTEGRAÇÃO DE GRUPOS MINORITÁRIOS - 51_2025   Considerando o processo de avalição das políticas públicas sociais, é muito importante contarmos com um avaliador externo e independente em relação ao objeto avaliado, pode garantir neutralidade na análise, além deste ponto temos de considerar também que uma avaliação dever ser […]

Dentre as alterações que podem afetar as unhas, destaca-se uma condição caracterizada pelo aparecimento de manchas escuras que modificam

Dentre as alterações que podem afetar as unhas, destaca-se uma condição caracterizada pelo aparecimento de manchas escuras que modificam parcial ou totalmente a coloração natural da lâmina ungueal. Essas manchas podem surgir de forma localizada, atingindo apenas uma região da unha, ou se apresentar de maneira difusa, comprometendo áreas tanto no sentido horizontal quanto no […]

1 2 3 … 426 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp