• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

AGRO - 2023/53 - COORDENAÇÃO DE REDES NO AGRONEGÓCIO - MAPA

  • Período

    01/08/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

MAPA - AGRO - COORDENAÇÃO DE REDES NO AGRONEGÓCIO - 53/2023

Olá, estudante!

Chegou o momento de realizar atividade MAPA da disciplina de Coordenação de Redes no Agronegócio.

Para a realização da atividade, leia o trecho a seguir:

Depois de ter experimentado um período favorável no início da década de 2010, quando se discutia a possibilidade de a economia estar se aproximando do pleno emprego, mais recentemente, o desemprego voltou a assolar a população brasileira. A taxa de desemprego, que registrou 6,3% no quatro trimestre de 2013 – a mínima da série histórica iniciada em 2012 – avançou para 13,9% no primeiro trimestre de 2017, um recorde que seria superado a seguir, no primeiro trimestre de 2021, face aos desdobramentos da pandemia de COVID-19, quando registrou 14,9% da força de trabalho, equivalente a cerca de 15,3 milhões de pessoas. Paralelamente, no mercado de trabalho brasileiro, viu-se o crescimento dos trabalhadores por conta própria. Em 2013, essa classe de trabalhadores representava 22,5% dos empregados, o que equivale a aproximadamente 20,5 milhões de pessoas. A participação começou a crescer a partir de 2016 e, em 2021, já correspondia a cerca de 27,3%. No primeiro trimestre de 2023 a categoria apresentou cerca de 25,2 milhões de trabalhadores. A relevância desses trabalhadores também pode ser vista no agronegócio, sobretudo nas atividades ligadas à agropecuária brasileira (segmento primário ou “dentro da porteira”), que responde, em média, por quase metade do contingente de trabalhadores do setor. A representatividade dos trabalhadores por conta própria em termos de participação no mercado de trabalho do agronegócio, é, em média, de aproximadamente 20%.

 

Fonte: https://cepea.esalq.usp.br/upload/kceditor/files/1_Cepea_Trabalhadores%20agro.pdf. Acesso em: 1 ago. 2023.

 

O texto acima traz uma análise importante do mercado de trabalho no Brasil ao abordar a participação dos trabalhadores por conta própria no total de empregados no país, destacando esse fenômeno também no setor agropecuário do agronegócio nacional. Diante disso, leia o relatório do Cepea (2023), citado acima:

 

Para ter acesso ao texto "Quem são os trabalhadores por conta própria da agropecuária brasileira?" este, que será base para realização da atividade MAPA na integra, acesse o link: https://cepea.esalq.usp.br/upload/kceditor/files/1_Cepea_Trabalhadores%20agro.pdf.

 

Posterior ao acesso e leitura deste material, desenvolva a seguinte atividade:

 

Elabore um texto de análise sobre "Quem são os trabalhadores por conta própria da agropecuária brasileira?" este texto deve ter no mínimo 15 linhas, e deve conter obrigatoriamente os seguintes dados:

 

- Descreva quais são as três principais atividades (além de “outras lavouras”) onde atuam os trabalhadores por conta própria na agropecuária brasileira; (dica: analise a Figura 1).

- Apresente as características sociodemográficas desses trabalhadores, destacando gênero, região e nível de escolaridade; (dica: calcule os percentuais com base na Tabela 2).

- Responda, de acordo com sua percepção, se na região em que você reside existem trabalhadores por conta própria na agropecuária, destacando se na maioria são homens ou mulheres e em qual atividade da agropecuária trabalham.

- Leve em consideração o problema de coordenação que surge em virtude da falta de segurança jurídica para as empresas e para os trabalhadores na contratação de mão de obra "por conta própria". (Dica: leia o conteúdo sobre ambiente Institucionnal no material didático)

 

Orientações para realização do MAPA:

 

Para maior facilidade na execução desta atividade, a seguir, apresentamos mais detalhes sobre a realização dela:

- Realize uma cuidadosa correção ortográfica em seu texto e o copie no template (modelo) disponível na pasta Material da Disciplina.

- Anexe o arquivo na atividade clicando sobre o botão "Selecionar arquivo".

- Após anexar o trabalho e se certificar de que se trata do arquivo correto, clique no botão "Responder" e, posteriormente, em "Finalizar Questionário" (após "Finalizar o Questionário", não será possível reenviar a atividade ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado).

- Lembre-se de que evidências de cópias de materiais, incluindo de outros acadêmicos, sem devidas referências, serão inquestionavelmente desconsideradas, e a atividade será zerada. As citações e referências, mesmo que do livro da disciplina, devem ser realizadas conforme normas da Instituição de Ensino.

 

Em caso de dúvidas, entre em contato com o seu professor mediador.

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

Olá estudante! Esta atividade de estudo 1, da disciplina de Sistema e Organização da Saúde, visa refletir sobre os aspectos da saúde pública no Brasil. Iniciaremos com o

ATIVIDADE 1 - SISTEMA DE ORGANIZAÇÃO EM SAÚDE - 51_2025 ATIVIDADE 1 Olá estudante! Esta atividade de estudo 1, da disciplina de Sistema e Organização da Saúde, visa refletir sobre os aspectos da saúde pública no Brasil. Iniciaremos com o resumo do artigo Saúde pública: como funciona, qual a importância e como melhorar no Brasil, […]

c) o prazo de vigência do seguro seja igual ao prazo de amortização do financiamento imobiliário.

ATIVIDADE 1 - MATEMÁTICA FINANCEIRA E INVESTIMENTOS IMOBILIÁRIOS - 51_2025

Uma empresa fundada nos anos 2000 possui um sistema de gestão de clínicas médicas. Esse sistema é um SaaS (Software as a Service), no qual os clientes pagam mensalidades

MAPA - TÓPICOS ESPECIAIS - 51_2025   Olá, estudante! Chegou o momento de explorar de forma PRÁTICA os conteúdos aprendidos na nossa disciplina.   Temos por certo que os desafios sempre contribuem na aquisição de conhecimentos e competências desejadas. Assim, faz-se necessário relacionar o que se aprende com situações reais que podem ser encontradas no […]

O Design Thinking é uma abordagem inovadora centrada no ser humano para a resolução de problemas complexos. Originado na indústria do design

O Design Thinking é uma abordagem inovadora centrada no ser humano para a resolução de problemas complexos. Originado na indústria do design, essa metodologia se expandiu para diversas áreas, como negócios, tecnologia e educação, graças à sua eficácia em promover a criatividade e a inovação. O Design Thinking envolve a compreensão profunda das necessidades dos […]

Um dos resquícios franceses na dança são os comandos proferidos pelo marcador da quadrilha. Seu papel é anunciar os próximos passos da

Um dos resquícios franceses na dança são os comandos proferidos pelo marcador da quadrilha. Seu papel é anunciar os próximos passos da coreografia. O abrasileiramento de termos franceses deu origem, por exemplo, ao saruê (soirée — reunião social noturna, ordem para todos se juntarem no centro do salão), anarriê (en arrière — para trás) e […]

MAPA - PED - TEORIA E PRÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - 51_2025

MAPA - PED - TEORIA E PRÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - 51_2025   Você acredita que a adaptação de atividades para o público da Educação de Jovens e Adultos (EJA) seja necessária para considerar as experiências de vida que esses sujeitos apresentam, mesmo que ainda não saibam ler e escrever?   Para […]

1 2 3 … 555 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp