ATIVIDADE 3 - COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL E NEGOCIAÇÃO - 51/2024
QUESTÃO 1
Nunca se ouviu falar tanto em tecnologias da informação, criatividade e inovação, entretanto as habilidades humanas continuam fazendo a maior diferença em todos os aspectos. Somos nós, humanos, que criamos, melhoramos, aperfeiçoamos, inovamos. Pessoas dispostas e motivadas a entender outras pessoas, dispostas a oferecer algo em troca de algo, ou seja, negociar. Pessoas com competências distintas que possibilitem um ganho considerável através do esforço de entender e atender às necessidades de outras pessoas.
Fonte: ZENARO, Marcelo. Técnicas de Negociação: como melhorar seu desempenho pessoal e profissional nos negócios. São Paulo: Atlas, 2014. p. 2.
Considerando os estudos da disciplina sobre as habilidades essenciais dos negociadores, analise as afirmativas a seguir:
- Utilizar o poder da cautela é uma excelente sugestão de atitude a ser tomada durante as negociações.
- Durante uma negociação, você deve evitar a realização de pausas, especialmente quando se sentir pressionado.
III. Como sugestão de atitude a ser tomada em uma negociação, recomenda-se que seja claro em seu ponto de vista.
- Uma sugestão de atitude que deve ser tomada durante a negociação é falar o máximo possível, diminuindo o espaço para que a outra parte fale também.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 - I e III, apenas.
Alternativa 2 - II e IV, apenas.
Alternativa 3 - I, II e III, apenas.
Alternativa 4 - II, III e IV, apenas.
Alternativa 5 - I, II, III e IV.
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RESULTADOS
QUESTÃO 2
No ambiente das organizações a comunicação é um fator fundamental para que ocorra uma melhor fluidez dos processos, de forma que os diversos departamentos tenham condições de externar as suas necessidades. Nesse cenário, pode-se observar que os setores precisam de ferramentas eficientes e de um canal mais direto para sinalizar a necessidade de mudanças, adaptações, sendo fundamental que ocorra um processo de gestão de comunicação interna eficiente.
Elaborado pelo professor, 2022.
Considerando o texto e os estudos sobre a comunicação interna, analise as afirmativas a seguir.
- A comunicação interna será fundamental na formação de equipes de alta performance, tendo em vista que esse tipo específico de comunicação abrange a comunicação da empresa com os seus colaboradores.
- A comunicação interna pode ser utilizada para aproximar e integrar os diretores e os colaboradores nas estratégias propostas pela empresa, sendo vista como uma prática de endomarketing.
III. Um dos fatores negativos da comunicação interna é que a direção da empresa está restrita a ter comunicação exclusivamente com as chefias dos demais departamentos.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - II, apenas.
Alternativa 3 - I e II, apenas.
Alternativa 4 - II e III, apenas.
Alternativa 5 - I, II, e III.
QUESTÃO 3
A comunicação está presente em todo o processo de marketing. Não há marketing sem comunicação e também não há comunicação sem o marketing. Ressaltamos aqui que o marketing não é uma função isolada dentro da empresa, mas sim um princípio norteador de trabalho e a cultura de uma consciência que deve impregnar todos e cada um de seus sustentadores (stakeholders) e colaboradores, do presidente ao mais humilde funcionário (YANAZE et al., 2011 apud SILVA, 2018). Nesse sentido, são apresentadas algumas ferramentas que compõem a comunicação integrada de marketing.
Fonte: Disponíveis: SILVA, Victor Andrei da. Comunicação Empresarial e Negociação. Maringá: Unicesumar, 2018.
Considerando os estudos da disciplina sobre as ferramentas que compõem a comunicação integrada de marketing, avalie as afirmativas a seguir.
- Relações públicas é a variedade de esforços utilizados para criar e manter uma imagem positiva da organização com seus diversos públicos.
- Promoção de vendas são estratégias de marketing, efetivadas dentro e fora da mídia, em um período limitado, oferecendo suporte e incentivo a ações de venda pessoal.
III. Propaganda é a forma paga de divulgação que tem como objetivo apresentar e promover ideias, produtos ou serviços, de caráter não pessoal, subsidiada por um patrocinador.
- Marketing direto é um sistema interativo de comunicação que usa um ou mais meios de propaganda para obter uma resposta ou transação mensurável sem o uso de intermediários.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 - I e III, apenas.
Alternativa 2 - II e IV, apenas.
Alternativa 3 - I, II e III, apenas.
Alternativa 4 - II, III e IV, apenas.
Alternativa 5 - I, II, III e IV.
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QUESTÃO 4
Ainda que você não tenha percebido, provavelmente, já tenha passado por alguma forma de negociação, no seu dia-a-dia. Veja só! A barganha que você faz com o vendedor de uma loja para ganhar desconto, caso você pague à vista, ou para que ele parcele o valor, é um exemplo de negociação. Uma criança que vai com seus pais ao mercado e faz dengo por querer biscoito de chocolate, também está, a seu modo, negociando com seus pais para suprir seus interesses.
Nós negociamos diariamente, seja intencionalmente ou não. Em se tratando de negociação empresarial, em que há uma intencionalidade específica, podemos ser mais ou menos eficazes nessa negociação. Isso nos leva à reflexão de que, para cada situação deve ser considerada uma estratégia de negociação.
PAULILLO, Gustavo. Exemplos de negociação: 8 dicas para o sucesso. AGENDOR [online]. Disponível em: <https://www.agendor.com.br/blog/exemplos-de-negociacao/>. Acesso em: 14 Jan. 2021 (adaptado).
Após a leitura do fragmento acima e, considerando os estudos da disciplina sobre as estratégias de negociação, avalie as afirmações a seguir:
- A estratégia de competição é a mais comum no mundo das negociações comerciais e, sua principal característica é a utilização de táticas e estratégias, sem a preocupação com o futuro.
- Sempre que a necessidade de manter ou construir um relacionamento for mais importante do que obter vantagens financeiras, utiliza-se a estratégia de relacionamentos.
III. Em relação à estratégia de indiferença, como o próprio nome já diz, ela não faz diferença entre o relacionamento e as vantagens financeiras durante uma negociação.
- Na estratégia de cooperação se busca compreender os interesses e colocar-se no lugar da outra parte.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - I e II, apenas.
Alternativa 3 - III e IV, apenas.
Alternativa 4 - II, III e IV, apenas.
Alternativa 5 - I, II, III e IV.
QUESTÃO 5
O planejamento aparece como uma estratégia de negociação, pois, quanto mais enfático e quanto mais detalhado ele for, melhor. Sabe-se ainda que muitos negociadores não criam seu planejamento antes de iniciar uma negociação. Dessa forma, o planejamento deve envolver o maior número de questionamentos possíveis, que vão desde questões pessoais sobre o outro negociador até o conhecimento sobre o negócio e o objeto de negociação em si (como o produto, o serviço, o preço, a forma de organização e administração de uma empresa). Não se pode deixar de observar o histórico de negócios anteriores (sucesso ou fracasso das negociações anteriores) e o estudo detalhado de seus resultados.
Fonte: ZENARO, Marcelo. Técnicas de Negociação: como melhorar seu desempenho pessoal e profissional nos negócios. São Paulo: Atlas, 2014, p. 15. ISBN 978-85-224-9071-4.
Considerando os estudos da disciplina, avalie as afirmações a seguir.
- Uma das finalidades do processo de planejamento é a definição dos resultados a serem alcançados, ou seja, dos objetivos.
- Uma das finalidades do processo de planejamento é, justamente, a definição dos meios para possibilitar a realização de resultados.
III. Uma das finalidades do processo de planejamento é a tomada de decisões, no presente, que afetem o futuro, visando diminuir sua incerteza.
- Uma das finalidades do processo de planejamento é, dentro de um intervalo de tempo, intervir na realidade para passar de uma situação conhecida a outra situação desejada.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 - I e III, apenas.
Alternativa 2 - II e IV, apenas.
Alternativa 3 - I, II e III, apenas.
Alternativa 4 - II, III e IV, apenas.
Alternativa 5 - I, II, III e IV.
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RESULTADOS
QUESTÃO 6
O feedback é uma ferramenta simples e poderosa, amplamente utilizada no ambiente organizacional para promover o desenvolvimento contínuo dos colaboradores. Trata-se do ato de dar informações relacionadas aos pontos positivos que podem ser potencializados e apontar oportunidades de melhoria. Em uma negociação o feedback propicia um ambiente bastante positivo, onde as partes podem se comunicar efetivamente e trabalham juntas na direção de um objetivo comum reciprocamente acordado.
Fonte: Disponível em: https://goo.gl/GG2SSA. Acesso em: 26 fev. 2018.
(adaptado).
Considerando essas informações, avalie as afirmações a seguir:
- Feedback auxilia na mudança de comportamentos inadequados e na orientação para novos comportamentos.
- Feedback oferece uma perspectiva de revisão do que ocorreu no passado, no sentido de melhorar o desempenho futuro.
III. Feedback é a comunicação que fornece a quem está ouvindo informações sobre como é percebida a sua atuação nas interações estabelecidas.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - III, apenas.
Alternativa 3 - I e II, apenas.
Alternativa 4 - II e III, apenas.
Alternativa 5 - I, II e III.
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QUESTÃO 7
Negociação é o processo de buscar um equilíbrio dos interesses, de modo que as partes envolvidas atinjam o melhor resultado para ambas. [...] Diante de uma cultura político-social-organizacional onde a ética vem sendo em muitos casos deixada de lado, cabe uma reflexão: Vale a pena negociar eticamente no Brasil? É lucrativo deixar de levar vantagem sobre os outros? Deve-se agir espertamente, “com malandragem”, ou participar cooperativamente? Afirmo categoricamente que negociar com ética é o caminho para os melhores resultados ao longo do tempo. Você constrói uma marca pessoal muito forte sobre si mesmo. Organizações e profissionais com postura ética tornam-se elementos de forte interesse por parte dos demais negociadores, já que inspiram confiança e credibilidade.
Fonte: ZENARO, Marcelo. Técnicas de Negociação: como melhorar seu desempenho pessoal e profissional nos negócios. São Paulo: Atlas, 2014, p. 06. ISBN 978-85-224-9071-4.
Considerando os estudos da disciplina sobre ética nas negociações, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
- Uma vez que a trapaça pode ser vista como uma fraude, um disfarce, ou até mesmo um blefe ou uma hesitação, numa negociação, discute-se o termo ética para tentar impedir quaisquer chances de trapaça, pois, sabe-se que todo relacionamento se baseia no respeito, na verdade e na conduta ética.
PORQUE
- A ética pode ser compreendida como o estudo dos juízos de apreciação referentes à conduta humana suscetível de classificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente a determinada sociedade, seja de modo absoluto.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
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RESULTADOS
QUESTÃO 8
A comunicação empresarial deve se relacionar com praticamente todas as outras atividades da empresa. É fundamental que as atividades de comunicação interna e externa estejam articuladas com o planejamento estratégico da instituição para que, compostas, seja possível planejar as estratégias. Dentro destas está a construção da imagem institucional da empresa, alcançando os dois públicos, o interno e o externo. A boa imagem de uma empresa depende diretamente da qualidade de sua comunicação. Mesmo organizações líderes de mercado não podem prescindir de um bom trabalho com seus públicos. Por isso vemos, muitas vezes, gigantes do setor variando de atividades para conquistar diversos e inúmeros públicos.
Fonte: CHINEM, Rivaldo. Introdução à Comunicação Empresarial. São Paulo: Saraiva, 2010. p. 14-15.
Após a leitura do texto e considerando os estudos da disciplina sobre comunicação digital, analise as mídias apresentadas a seguir.
- Portais, Blogs e Sites.
- Portais de intranet e Banners.
III. Redes sociais, Jogos e Aplicativos.
- Correio eletrônico e Links patrocinados.
Diz respeito a mídias institucionais internas o que se apresenta em:
Alternativas
Alternativa 1 - I e III, apenas.
Alternativa 2 - II e IV, apenas.
Alternativa 3 - I, II e III, apenas.
Alternativa 4 - II, III e IV, apenas.
Alternativa 5 - I, II, III e IV.
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RESULTADOS
QUESTÃO 9
Uma negociação é como um jogo. Nele, algumas estratégias (macrovisão e decisões) e táticas (ações localizadas) são combinadas no rumo de um fechamento de acordo. As táticas são empregadas durante a dinâmica da negociação, sendo que sua aplicação depende do panorama situacional. Alguns fatores-chave devem ser observados: 1) Uma tática só funciona quando a outra parte não tem consciência da sua aplicação. 2) Quase sempre, é uma arma de um tiro só, ou seja: aplicada uma vez, dificilmente voltará a ser utilizada numa mesma negociação. 3) As táticas devem ser aplicadas com muito cuidado, para que a outra parte não venha a sentir-se manipulada.
Fonte: ZENARO, Marcelo. Técnicas de Negociação: como melhorar seu desempenho pessoal e profissional nos negócios. São Paulo: Atlas, 2014. p. 93.
Considerando os estudos da disciplina sobre tendências e atualidades a respeito de negociação, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
- Hoje, o negociador precisa sair da zona de conforto e de sua área de domínio, demonstrando versatilidade, dinamismo e inovação se quiser obter sucesso nesse cenário altamente competitivo entre as empresas, em que cada cliente é disputado com grande interesse.
PORQUE
- Com a evolução ou mudança no perfil dos clientes, os quais estão cada vez mais informados e questionadores, negociar nunca foi tão difícil e desafiador quanto tem sido nos últimos anos, e, portanto, aprimorar, conhecer e buscar novas técnicas de negociação em um mercado altamente disputado pelas empresas passa a ser uma obrigação.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
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RESULTADOS
QUESTÃO 10
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O aspecto da tomada de decisão na negociação requer que todos os participantes colecionem e processem informações para determinar as alternativas viáveis e formular suas ofertas e argumentações. Por outro lado, o aspecto de comunicação envolve a troca de informações, como as ofertas e contra-ofertas enviadas, podendo incluir a argumentação dessas propostas, que podem ser usadas para influenciar e motivar as contrapartes envolvidas.
Fonte: PAULA, M. M. V. de.; SOUZA, J. M. de. Uma Análise da Negociação de uma Perspectiva Tecnológica. Revista Eletrônica, v. 6 n. 1, p. 1–25. 2007.
Muitos equívocos são cometidos ao longo de uma negociação. Do negociador mais experiente àquele que está iniciando, os erros são frequentes e, por que não dizer, amadores. Erros em negociações geram desconfiança, perda de tempo, má impressão, insegurança, confusão e uma série de outros sentimentos.
Fonte: SILVA, V. A. da. Comunicação Empresarial e Negociação. Maringá: UniCesumar, 2020.
Com base no exposto, sobre os estágios ou etapas de negociação, analise as afirmativas a seguir:
- O feeling do negociador pode permitir que uma das etapas seja “pulada”.
- As etapas de negociação podem ser divididas em seis, sendo caracterizadas por preparação, abertura, teste, convicção, fechamento e implementação do acordo.
III. Após compreender quais são os estágios de uma negociação e como eles são importantes, todo negociador precisa ter em mente que uma negociação é dividida em etapas, com início, meio e fim. Essas etapas precisam ser analisadas, estudadas e planejadas para que haja o desfecho positivo que uma negociação precisa.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - II, apenas.
Alternativa 3 - III, apenas.
Alternativa 4 - II e III, apenas.
Alternativa 5 - I, II e III.