• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

AE3 - BEDU - INICIAÇÃO ESPORTIVA - 51/2024

  • Período

    01/08/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

ATIVIDADE 3 - BEDU - INICIAÇÃO ESPORTIVA - 51/2024

 

QUESTÃO 1

Quando pensamos nas características e competências que fazem um treinador ser bem-sucedido, uma forma de observar criticamente o perfil de competências é identificar se há características comuns com treinadores que, durante a sua carreira, obtiveram sucesso. Por isso os autores Salmela, Draper e Laplante (1993) especificaram as características do treinador competente, proficiente e de sucesso.

RESENDE, Rui; LUZ, Suelen Rodrigues da. Iniciação Esportiva. Maringá – PR: Unicesumar, 2022.


Nesse contexto, analise as afirmativas abaixo:

( ) Um treinador competente é o treinador que ao mesmo tempo que conquista experiência, registra em sua memória e começa a reconhecer similitudes em situações diferenciadas.
( ) Para ser proficiente, o treinador deve demonstrar continuamente, que possui a noção de timing para alterar as tarefas que não estão decorrendo satisfatoriamente, tomando decisões segundo um processo de análise consciente e deliberada.
( ) O treinador de sucesso tem como característica uma forte intuição sobre o que rodeia o processo de treino. É uma pessoa que edifica a sua competência de forma contínua, refletindo sobre a sua prática e comparando os seus procedimentos com os dos seus pares.

Assinale a alternativa que está correta na sequencia de Verdadeiro ou Falso:

Alternativas

 Alternativa 1 – V, V, V

 Alternativa 2 – V, F, F

 Alternativa 3 – V, F, V

 Alternativa 4 – F, V, V

 Alternativa 5 – F, F, F

VOTAR

RESULTADOS

 

 

QUESTÃO 2

Os treinadores com maior relevância na aquisição de competências de vida dos atletas são aqueles que se caracterizam por evidenciar filosofias de treino de sua preferência e são proativos no desenvolvimento dessas competências de forma explícita, preocupando-se permanentemente com as transferências dessas competências para outros ambientes. Por esse motivo, sabendo da necessidade dessa característica do treinador, Vella e Gilbert (2015) propõem estratégias de ensino para o desenvolvimento positivo dos jovens por meio do esporte.

RESENDE, Rui; LUZ, Suelen Rodrigues da. Iniciação Esportiva. Maringá – PR: Unicesumar, 2022.


Analise as afirmativas abaixo sobre as estratégias propostas pelos autores Vella e Gilbert:

I. Deve-se ter consciência do sucesso, pois não se pode perder dentro do esporte.
II. É importante aceitar o erro e a derrota, pois é natural dentro do processo esportivo.
III. Os jovens atletas devem ser inspirados e motivados para promoverem sua autoconfiança.
IV. Ter foco no esforço e persistência. O sucesso depende do quanto o atleta se dedica no treino.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas

 Alternativa 1 – II apenas

 Alternativa 2 – I e II apenas

 Alternativa 3 – II e III apenas

 Alternativa 4 – II, III e IV apenas

 Alternativa 5 – I, II, III e IV

VOTAR

RESULTADOS

 

QUESTÃO 3

Professores e treinadores que fomentam a autonomia do aluno/atleta, parecem ter uma melhor resposta por parte destes, pois promove-se uma atmosfera de conhecimento por meio do esforço pessoal em vez de procurar evitar a incompetência (o erro, o fracasso ou a derrota). Nesse sentido, são descritas características que o professor/treinador deve ter e que se relacionam à busca pelo melhor desempenho esportivo com os resultados psicossociais positivos de seus alunos/atletas. Tais características são: comportamentos dominantes; tom motivacional, orientação dos objetivos e interatividade com o atleta.

RESENDE, R; LUZ, S. R. Iniciação Esportiva. Maringá – PR: Unicesumar, 2022.



Sobre as características citadas e seus exemplos práticos, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para verdadeira(s) e (F) para falsa(s):

I. A Inclusão dos atletas na tomada de decisão é um exemplo de tom motivacional.
II. A avaliação da performance dos atletas é um exemplo de interatividade com o atleta.
III. Encorajar e passar instruções técnicas após erros é exemplo de orientação dos objetivos.
IV. Questionar os alunos/atletas e promover discussão sobre algum assunto é um exemplo de interatividade com o atleta.

As afirmativas I, II, III e IV são, respectivamente:

Alternativas

 Alternativa 1 – F, V, F, V.

 Alternativa 2 – V, V, F, F.

 Alternativa 3 – F, V, V, V.

 Alternativa 4 – V, F, V, V.

 Alternativa 5 – V, F, F, V.

VOTAR

RESULTADOS

 

 

QUESTÃO 4

Uma Unidade de Treino (UT) existe para que o treinador consiga organizar sua prática de forma objetiva. Por isso é essencial entendermos como funciona essa estrutura na prática, ou seja, como a aula ou UT deve ser organizada e estruturada, considerando os objetivos e atividades propostas. Diante dessa análise compreendemos que a UT é composta por algumas vivências.

RESENDE, Rui; LUZ, Suelen Rodrigues da. Iniciação Esportiva. Maringá – PR: Unicesumar, 2022.


Diante do estudado, analise as afirmativas abaixo e assinale a correta:

Alternativas

 Alternativa 1 – Tarefas e Exercícios > Primeiros Movimentos > Conscientização tática > Jogo Inicia > Jogo Final.

 Alternativa 2 – Conscientização Tática >Jogo Inicial > Primeiros Movimentos > Tarefas e Exercícios > Jogo Final.

 Alternativa 3 – Jogo Inicial > Conscientização Tática > Tarefas e Exercícios > Primeiros Movimentos > Jogo Final.

 Alternativa 4 – Jogo Final > Primeiros Movimentos > Conscientização Tática > Tarefas e Exercícios > Jogo Inicial.

 Alternativa 5 – Primeiros Movimentos > Jogo Inicial > Conscientização Tática > Tarefas e Exercícios > Jogo Final.

VOTAR

RESULTADOS

 

 

QUESTÃO 5

De acordo com Bunker e Thorpe (1982), os seis passos para o ensino dos esportes a partir do Modelo de Ensino para Sua Compreensão (TGfU) são: Jogo; Apreciação do jogo; Consciência tática; Tomada de decisão; Habilidade de execução e Performance em competição.

RESENDE, R; LUZ, S. R. Iniciação Esportiva. Maringá – PR: Unicesumar, 2022.



A partir dessas informações, analise as afirmativas abaixo:

I. A habilidade de execução refere-se ao domínio das habilidades técnica.
II. A apreciação do jogo refere-se ao prazer de jogar uma competição e ser o vencedor.
III. A consciência tática refere-se à capacidade de executar as habilidades específicas da modalidade.
IV. A tomada de decisão atribui significado ao uso da técnica em função dos acontecimentos táticos do jogo.

É correto o que se afirma em:

Alternativas

 Alternativa 1 – I e III, apenas.

 Alternativa 2 – I e IV, apenas.

 Alternativa 3 – III e IV, apenas.

 Alternativa 4 – I, III e IV, apenas.

 Alternativa 5 – I, II, III e IV.

VOTAR

RESULTADOS

 

 

QUESTÃO 6

O esporte é toda atividade física realizada de forma competitiva, que segue um conjunto de regras e objetivos bem definidos. O objetivo de todas as modalidades esportivas é a superação dos adversários, seguindo as regras impostas pelo regimento de cada modalidade esportiva. Os benefícios da prática são inúmeros, em todas as áreas.

RESENDE, Rui; LUZ, Suelen Rodrigues da. Iniciação Esportiva. Maringá – PR: Unicesumar, 2022.


Sabendo dos benefícios, analise as afirmativas abaixo:

( ) Um dos benefícios da prática é a parte física.
( ) Elevação dos níveis de autoconfiança pode ser caracterizado como um benefício psicológico.
( ) O desenvolvimento de hábitos de autodisciplina, perseverança e resiliência se caracterizam como benefícios da prática.
( ) Outro benefício é o desenvolvimento de competências de liderança e de iniciativa, que podem auxiliar não só no esporte, mas em todas as esferas da vida.

Assinale a alternativa correta, de acordo com V para verdadeiro e F para Falso:

Alternativas

 Alternativa 1 – F, V, V, F

 Alternativa 2 – V, V, F, V

 Alternativa 3 – V, V, V, V

 Alternativa 4 – V, V, F, F

 Alternativa 5 – F, F, F, F

VOTAR

RESULTADOS

 

 

QUESTÃO 7

Considerando que não se planeja de forma abstrata, mas, sim, a partir de situações reais, o treinador terá que fazer uso da sua capacidade de análise da situação que enfrenta para tomar as melhores decisões. Nesse sentido, algumas variáveis precisam ser consideradas para que o planejamento de uma temporada esportiva seja realizado de forma adequada.

RESENDE, Rui; LUZ, Suelen Rodrigues da. Iniciação Esportiva. Maringá – PR: Unicesumar, 2022.


Sendo assim, analise as afirmativas abaixo:

I. Calendário das competições
II. Condições de treino
III. Clube esportivo
IV. Atleta

Assinale a alternativa que aponte as variáveis a serem consideradas no planejamento:

Alternativas

 Alternativa 1 – I apenas

 Alternativa 2 – II e III apenas

 Alternativa 3 – I, III e IV apenas

 Alternativa 4 – II, III e IV apenas

 Alternativa 5 – I, II, III e IV

VOTAR

RESULTADOS

 

 

QUESTÃO 8

Por meio do domínio de conhecimentos gerais e o domínio de conhecimentos específicos da modalidade, o treinador desenvolve a competência para saber como desempenhar a função. A competência emerge como fruto do domínio dos conhecimentos adquiridos e transforma-se em experiência na medida que é explorada. O International Council for Coaching Excellence (ICCE, 2013) refere e elenca as competências que o treinador necessita para a sua atuação, estabelecendo um conjunto de funções primárias que convergem em competências.

RESENDE, Rui; LUZ, Suelen Rodrigues da. Iniciação Esportiva. Maringá – PR: Unicesumar, 2022.


Nesse sentido, de acordo com o ICCE (2013), analise as afirmativas abaixo:

I. Uma das competências desenvolvidas é o profissional definir visão e estratégia, para compreender o contexto da prática.
II. A competência de moldar o ambiente é para favorecer uma prática segura, criar planos de ação e assim, definir os critérios para ter sucesso.
III. Conduzir práticas também é uma competência do profissional, visto que aqui é onde o treinador/professor conduz os alunos até local da prática.
IV. A competência que também é desenvolvida nesse profissional é aprender a refletir, onde pode-se desenvolver uma filosofia de treino e também refletir e avaliar a si mesmo, além de ter um aprendizado contínuo.

De acordo com seu livro didático, é correto o que se afirma em:

Alternativas

 Alternativa 1 – I apenas.

 Alternativa 2 – I e II apenas.

 Alternativa 3 – I, II e IV apenas.

 Alternativa 4 – II, III e IV apenas.

 Alternativa 5 – I, II, III e IV.

VOTAR

RESULTADOS

 

 

QUESTÃO 9

A filosofia de treino descreve a maneira como será efetuada a abordagem como treinador e assegura que esta seja fiel aos objetivos e valores definidos. Os valores podem ser abertos à discussão por parte da equipe e até ser ligeiramente alterados de forma a se adequarem ao grupo de atletas a quem se dirigem.

RESENDE, Rui; LUZ, Suelen Rodrigues da. Iniciação Esportiva. Maringá – PR: Unicesumar, 2022.


Sobre os valores e suas aplicações práticas, analise as afirmativas abaixo:

I. O valor do compromisso, pode ser adquirido aceitando responsabilidades e tendo consciência do próprio valor para a equipe.
II. O valor de autonomia é entendido criando consciência do que se pretende com as tarefas de treino e competição.
III. Valores como superação pessoa, podem ser adquiridos entendendo que não precisa ser competitivo.
IV. Corresponsabilização é ajudar no treino com as bolas e demais materiais.

É correto o que se afirma em:

Alternativas

 Alternativa 1 – II apenas

 Alternativa 2 – I e II apenas

 Alternativa 3 – II e III apenas

 Alternativa 4 – I, II e IV apenas

 Alternativa 5 – I, II, III e IV

VOTAR

RESULTADOS

 

 

QUESTÃO 10

Leia com atenção a situação hipotética abaixo:

João, um garoto de 13 ano, decidiu aprender uma nova modalidade esportiva. Como já havia praticado outras modalidades na infância, sempre com apoio de sua mãe, solicitou novamente o auxílio desta para que o ajudasse a procurar uma modalidade diferente das já praticadas. A exigência de João, é que fosse uma modalidade esportiva em que não houvesse ocupação simultânea do mesmo campo de jogo com o adversário e que não houvesse disputa em que os oponentes devem impor estratégias de desequilíbrios ou imobilização.

RESENDE, R; LUZ, S. R. Iniciação Esportiva. Maringá – PR: Unicesumar, 2022.


Considerando a exigência de João, qual das alternativas a seguir apresentam modalidades que podem ser escolhidas pelo garoto:

Alternativas

 Alternativa 1 – Futsal, basquetebol e voleibol.

 Alternativa 2 – Judô, tênis de campo e atletismo.

 Alternativa 3 – Ginástica rítmica, rúgbi e beisebol.

 Alternativa 4 – Handebol, atletismo e tiro com arco.

 Alternativa 5 – Voleibol, badminton e tênis de mesa

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

MAPA – BEDU – EMPREENDEDORISMO – 52/2023

Montar um negócio não é uma tarefa simples, por isso alguns empreendedores costumam optar pelo modelo de franquia. Uma das franquias de academia mais consolidadas do Brasil é a Smart Fit. Embora ela siga um modelo de negócio similar às demais academias, a rede Smart Fit conseguiu alcançar mais de 1000 unidades em todo o […]

Panayiotis Zavos “quebrou” o último tabu da clonagem humana — transferiu embriões para o útero de mulheres, que os gerariam. Esse

Panayiotis Zavos “quebrou” o último tabu da clonagem humana — transferiu embriões para o útero de mulheres, que os gerariam. Esse procedimento é crime em inúmeros países. Aparentemente, o médico possuía um laboratório secreto, no qual fazia seus experimentos. “Não tenho nenhuma dúvida de que uma criança clonada irá aparecer em breve. Posso não ser […]

Conhecer o público de uma organização é fundamental para que uma marca consiga definir suas ações, estratégias e objetivos de mercado.

Conhecer o público de uma organização é fundamental para que uma marca consiga definir suas ações, estratégias e objetivos de mercado. Por isso, é preciso pesquisar, definir e segmentar seu público. Segundo Vieira e Shimohigashi (2021, p.171): “Segmentação é a divisão dos consumidores por produtos adquiridos e pelas características comuns da maioria desses consumidores. [...] […]

GPV - TECNOLOGIAS NO PONTO DE VENDA - MAPA - 54/2023

MAPA - GPV - TECNOLOGIAS NO PONTO DE VENDA - 54/2023 Olá, estudante! Você já se perguntou como os sentidos influenciam o momento da compra? Veja o caso da marca de calçados Melissa: “Ao andar por um shopping, é praticamente impossível não notar o cheiro de chiclete de tutti frutti misturado com plástico ao passar […]

2. Em uma formação de professores, a pedagoga propôs uma atividade lúdica. Antecipadamente, ela preparou alguns cartões e colocou em cada um deles o nome de uma

ATIVIDADE DE ESTUDO 1 - PED - PSICOLOGIA DAS RELAÇÕES HUMANAS - 51_2025   "Desenvolver relações humanas com base em dinâmica de grupo significa criar um espaço psicossocial alternativo, em que desconfianças, temores e conflitos possam ser aceitos e trabalhados, mediante experiências reconstrutivas, em termos de tarefas e processos que minimizem as ameaças ao 'ego' […]

ATIVIDADE 1 - SER - DIREITO E LEGISLAÇÃO SOCIAL - 51_2025

ATIVIDADE 1 - SER - DIREITO E LEGISLAÇÃO SOCIAL - 51_2025   Capacitação de educadores para proteção de crianças vira lei   Foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (19) a Lei 14.679, que inclui a proteção integral dos direitos de crianças e adolescentes entre os fundamentos da formação dos profissionais da educação. […]

1 2 3 … 555 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp