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AE3 - ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING - 51/2024

  • Período

    01/07/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

ATIVIDADE 3 - ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING - 51/2024

 

QUESTÃO 1

Posicionar uma marca no mercado requer estudo e pesquisa para que se entenda a imagem correta e adequada a ser trabalhada, afinal, sua falha pode levar a necessidade de reposicionamento. E, essa ação não ocorre apenas por uma falha de imagem ou alteração no produto, mas, também, pela necessidade em se colocar de forma assertiva e correta na mente de seu público. Um exemplo de reposicionamento foi o realizado pela marca Natura que, por meio de ações de comunicação e marketing, buscou alterar sua imagem focando nos princípios da sustentabilidade, sofisticação e inovação. Outro exemplo foi a Havaianas, que, por meio do reposicionamento mudou a maneira como os consumidores viam e pensavam seus produtos, deixando a imagem de algo popular e barato de lado, para um produto diferenciado e desejado no mercado. Porém, ao posicionar sua marca, produto e/ou serviço, as empresas podem cometer erros, sendo um desses o de não transmitir credibilidade, fazendo com que os consumidores não acreditem em suas informações.

 

 

Ao que define o tipo de erro de posicionamento explicado, assinale a alternativa que correta:

 

Alternativas

 Alternativa 1 - Subposicionamento.

 Alternativa 2 - Supraposicionamento.

 Alternativa 3 - Superposicionamento.

 Alternativa 4 - Posicionamento Confuso.

 Alternativa 5 - Posicionamento Duvidoso.

VOTAR

RESULTADOS

 

 

QUESTÃO 2

Ainda é comum ouvirmos de algumas organizações que seu público-alvo envolve qualquer pessoa que deseje comprar seu produto, e que, não é necessário estudar e entender seu consumidor, pois seu foco está em vender para quem quiser comprar. No entanto, engana-se quem pensa dessa forma, afinal, conhecer o perfil do consumidor é extremamente importante para que a empresa consiga oferecer um produto e/ou serviço que atenda às necessidades e desejos de consumo, e que obtenha informações que auxiliem nas ações de comunicação e venda no mercado. Para isso, as empresas realizam a segmentação de mercado, buscando conhecer seus consumidores (Vieira; Shimohigashi, 2021).

 

Fonte: VIEIRA, M. C.; SHIMOHIGASHI, E. R. M. Administração de Marketing. Maringá-PR: UniCesumar, 2021.

 

Considerando as informações anteriores, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas referente à Segmentação Psicográfica:

 

  1. É pela Segmentação Psicográfica que as organizações exploram e compreender a personalidade, estilo de vida e atitude de seus públicos.

 

PORQUE

 

  1. Os consumidores que compõem um mesmo grupo demográfico podem apresentar características psicográficas diferentes, sendo necessário estudar e compreender o perfil desses públicos.

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

 

Alternativas

 Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

 Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

 Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

 Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

 Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.

VOTAR

RESULTADOS

 

 

QUESTÃO 3

Pensar que marketing é apenas vendas não está correto, porém, não podemos deixar o processo de vendas de fora das ações de mercado de uma empresa. Assim, a Venda Pessoal deve ser vista como uma ferramenta mercadológica usada para criar relacionamentos com os clientes, além de entender e atender suas necessidades e desejos, por meio da apresentação dos produtos e/ou serviços existentes. Além disso, é preciso conhecer as vantagens e desvantagens da Venda Pessoal (Vieira, 2021).

 

Fonte: VIEIRA, M. C.; SHIMOHIGASHI, E. R. M. Administração de Marketing. Maringá-Pr: UniCesumar, 2021.

 

Considerando as informações anteriores, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas referente a Venda Pessoal:

 

  1. Uma das vantagens da Venda Pessoal é a chamada Face a Face que permite uma interação entre as duas partes envolvidas, ou seja, empresa e consumidor.

 

PORQUE

 

  1. Pela Venda Pessoal a exposição dos produtos é voluntária, pois, o consumidor sempre está em busca de informações ou ajuda, o que pode ser feito pela função do vendedor.

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

 

Alternativas

 Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

 Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

 Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

 Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

 Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.

VOTAR

RESULTADOS

 

 

QUESTÃO 4

O Sistema de Inteligência de Marketing envolve procedimentos e fontes usados na coleta de informações sobre o ambiente de marketing, afinal é preciso acompanhar o mercado diariamente, evitando que mudanças não esperadas possam prejudicar o desenvolvimento das empresas no mercado. Informações como publicações relacionadas ao segmento de atuação da empresa, pesquisas na internet, conversas com clientes, entres outras fontes, são essências para que a organização se mantenha atualizada no mercado em que atua. E, para realizar as ações do Sistema de Informação de Marketing as empresas podem, e devem utilizar-se de diferentes estratégias que melhorem sua inteligência de mercado (Vieira, 2021).

 

Fonte: VIEIRA, M. C.; SHIMOHIGASHI, E. R. M. Administração de Marketing. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2021.

 

Referente a tais estratégias, analise as afirmativas a seguir:

 

  1. É preciso treinar e motivar a equipe de vendas para que localizem e relatem as informações que recebem dos clientes devido ao seu contato direto com o público da empresa.
  2. É preciso que as empresas conheçam melhor sua concorrência por meio de pesquisa de informações como forma de análise do mercado competitivo em que estão inseridas.

III. A compra de informações de fornecedores externos, como institutos de pesquisa é uma ação considerada antiética pelas empresas, além de apresentar um alto custo.

 

É correto o que se afirma em:

 

Alternativas

 Alternativa 1 - I, apenas.

 Alternativa 2 - III, apenas.

 Alternativa 3 - I e II, apenas.

 Alternativa 4 - II e III, apenas.

 Alternativa 5 - I, II e III.

VOTAR

RESULTADOS

 

 

QUESTÃO 5

É preciso conhecer o mercado e sua evolução, afinal, as empresas evoluem conforme o mercado muda. Contudo, não pense que o marketing sempre existiu, pois, houveram momentos em que o lucro e as vendas eram mais importantes que a satisfação das necessidades e desejos dos consumidores. Com isso, estudamos e compreendemos 3 (três) evoluções e alterações no mercado, definidas como: (1) Orientação para a Produção, (2) Orientação para as Vendas e (3) Orientação para o Marketing (Vieira; Shimohigashi, 2021).

 

Fonte: VIEIRA, M. C. SHIMOHIGASHI, E. R. M. Administração de Marketing. Maringá-Pr: UniCesumar, 2021.

 

Referente às formas de orientação de mercado citadas anteriormente, analise as sentenças a seguir:

 

  1. Na Orientação para a Produção, há uma grande atenção voltada aos desejos e necessidades dos consumidores quanto à venda e criação de linhas de produtos.
  2. Na Orientação para as Vendas, tanto as expectativas quanto os interesses e as necessidades da empresa vendedora estão acima dos interesses dos clientes.

III. Na Orientação para o Marketing, o foco da empresa está no consumidor e não no produto.

 

É correto o que se afirma em:

 

Alternativas

 Alternativa 1 - I, apenas.

 Alternativa 2 - III, apenas.

 Alternativa 3 - I e II, apenas.

 Alternativa 4 - II e III, apenas.

 Alternativa 5 - I, II e III.

VOTAR

RESULTADOS

 

 

QUESTÃO 6

Mariana revende semijoias em sua cidade há mais de 15 anos, possuindo um público fiel, porém, não possui ponto de venda físico, realizando suas vendas on-line e entregando pessoalmente os produtos a seus clientes. Observando as necessidades e demandas de seu público, Mariana resolveu que já está na hora de ter uma loja física para atender seus clientes e facilitar o acesso a seus produtos. E, antes de tomar a decisão de qual o melhor local para a instalação de sua empresa, resolveu realizar uma pesquisa de mercado. Uma das perguntas, realizadas por Mariana em seu questionário era a de:

 

"Você costuma comprar semijoias em lojas físicas?

( ) Sim ( ) Não"

 

 

Assinale a alternativa correta que define o tipo de pergunta apresentada anteriormente, que foi realizada por Mariana em seu questionário:

 

Alternativas

 Alternativa 1 - Aberta.

 Alternativa 2 - Dicotômica.

 Alternativa 3 - Múltipla Escolha.

 Alternativa 4 - Escala de Avaliação.

 Alternativa 5 - Escala de Concordância.

VOTAR

RESULTADOS

 

 

QUESTÃO 7

Marcos possui uma rede de lanchonetes em todo o estado do Paraná, atuando há mais de 10 anos no mercado com produtos considerados de qualidade e que atendem as necessidades e desejos de seu público. Contudo, nos últimos dias vem enfrentando grandes problemas com um de seus fornecedores que está atrasando a entrega de uma das matérias primas usadas na produção de seus lanches, o que vem ocasionando reclamação dos consumidores, que estão enfrentando a falta de alguns de seus produtos para venda. A empresa de Marcos compreende a importância nos fornecedores da empresa, mas também não pode deixar seus consumidores sem os produtos e acabar perdendo espaço no mercado.

 

Considerando as informações anteriores, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas referente aos Fornecedores:

 

  1. As empresas, assim como a de Marcos, devem procurar e trabalhar com fornecedores em forma de parceria.

 

PORQUE

 

  1. O controle e monitoramento dos fornecedores é algo necessário e importante para as empresas evitando um aumento nos custos da matéria prima o que ocasionará uma baixa nos preços aos consumidores finais.

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

 

Alternativas

 Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

 Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

 Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

 Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

 Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.

VOTAR

RESULTADOS

 

 

QUESTÃO 8

A Construtora Brasil S.A. está comemorando 50 anos de mercado, e, aproveitando essa data comemorativa, realizará uma campanha de marketing em que tem como objetivo apresentar seu posicionamento de mercado, diferenciando-se de seus concorrentes e fidelizando seus consumidores. Para isso, reuniram-se com sua equipe de marketing e definiram que o posicionamento a ser usado pela empresa será o posicionamento por atributos. Agora que tudo está resolvido, é preciso planejar, criar e executar a campanha de marketing.

 

Considerando as informações anteriores, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

 

  1. Ao escolher o posicionamento por atributos, a empresa Brasil S.A. quer ser vista e lembrada por seus consumidores com base nos benefícios que seus produtos possuem.

 

PORQUE

 

  1. É nesse momento, usando essa forma de posicionamento, que a empresa usará seus 50 anos de existência como um atributo exclusivo, único e que a diferencia dos concorrentes no mercado em suas ações de marketing e comunicação.

 

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

 

Alternativas

 Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

 Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

 Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

 Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

 Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.

VOTAR

RESULTADOS

 

 

QUESTÃO 9

João e Heitor estão no último ano da faculdade de Administração, e, sendo amigos e com perfis e ideias semelhantes, resolveram empreender assim que terminarem a graduação, sendo sócios de uma agência de viagens focado em destinos nacionais para famílias. No entanto, antes de iniciarem as atividades de sua empresa resolveram realizar uma pesquisa de mercado, para conhecer melhor seu público, mercado e concorrentes. Elaboraram um projeto de pesquisa, com objetivos, metodologia e questionário, pensando em cada detalhe da empresa e com cuidado para que as informações a serem coletadas sejam reais e os ajudem. E, antes de aplicarem o questionário ao público realizaram um Pré-teste, que os auxiliou no projeto de pesquisa.

 

Considerando as informações anteriores, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas referente ao Pré-Teste:

 

  1. Ao elaborar uma pesquisa, criando um questionário, João e Heitor compreendem ser impossível criar um questionário com erros, mas, mesmo assim resolveram realizar o pré-teste.

 

PORQUE

 

  1. O Pré-Teste nada mais é do que a aplicação da pesquisa com um pequeno grupo de consumidores para verificar se há alguma falha e/ou problema a ser resolvido no questionário.

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

 

Alternativas

 Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

 Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

 Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

 Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

 Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.

VOTAR

RESULTADOS

 

 

QUESTÃO 10

O Preço é um dos fatores de escolha dos consumidores, que, também, diferencia os produtos e/ou serviços de seus concorrentes no mercado. Verificamos a existência de diferentes formas de precificação, sendo uma delas a denominada de Preço Diferenciado ou Preço Discriminatório usado pelas empresas, na maioria das vezes, na venda de um produto e/ou serviço com o estabelecimento de diferentes preços voltados para diferentes classes de consumidores (Vieira; Shimohigashi, 2021).

 

Fonte: VIEIRA, M. C., SHIMOHIGASHI, E. R. M. Administração de Marketing. Maringá-Pr: UniCesumar, 2021.

Com base nessas informações, avalie as assertivas a seguir, quanto aos diferentes preços existentes no Preço Diferenciado ou Preço Discriminatório.

 

  1. Quando o preço de um produto é diferente para cada grupo de cliente, é denominado de Preço por Segmento de Cliente.
  2. O Preço pela Versão do Produto ocorre com base nas variadas e diferentes versões que esse possui para venda no mercado.

III. Com base nas diferenças de imagens do produto as empresas podem determinar dois níveis diferentes de preço, sendo esse o Preço por imagem.

  1. Em cada localização de venda do produto o mesmo pode apresentar preço diferentes, sendo esse o Preço por Localização.

 

É correto o que se afirma em:

 

Alternativas

 Alternativa 1 - I, apenas.

 Alternativa 2 - I e II, apenas.

 Alternativa 3 - III e IV, apenas.

 Alternativa 4 - II, III e IV, apenas.

 Alternativa 5 - I, II, III e IV.

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