ATIVIDADE 2 - TEORIA DOS JOGOS - 51/2024
QUESTÃO 1
A discriminação de preços é uma estratégia econômica em que uma empresa cobra preços diferentes para diferentes consumidores, com base em fatores como elasticidade da demanda, poder de compra ou preferências individuais. Esta prática permite que as empresas capturem o excedente do consumidor de maneira mais eficiente e maximizem seus lucros.
Fonte: SILVA, Sidinei Silvério da. Teoria dos Jogos. Maringá: Unicesumar, 2022.
A partir do exposto acima e dos estudos da disciplina sobre discriminação de preços, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1 - Negociações de carros usados são exemplos de discriminação de preços de segundo grau.
Alternativa 2 - Meia entrada para estudantes e descontos para idosos são exemplos de discriminação de preços de terceiro grau.
Alternativa 3 - Os preços de um vendedor que pratica a discriminação de preços de terceiro grau variam entre pessoas e quantidades vendidas.
Alternativa 4 - Pacotes de televisão a cabo que incluem canais adicionais a preços mais baixos são exemplos de discriminação de preços de terceiro grau.
Alternativa 5 - A cobrança por faixas de consumo praticada por empresas fornecedoras de energia elétrica são exemplos de discriminação de preços de primeiro grau.
VOTAR
RESULTADOS
QUESTÃO 2
Uma empresa de produção de sucos deseja criar uma nova mistura de bebidas composta por 40% de maça, 30% de laranja e 30% de uva, utilizando diferentes sucos disponíveis. No Quadro 1 são apresentadas as características dos sucos disponíveis na empresa.
Quadro 1 – Características dos sucos disponíveis
Propriedade |
Sucos |
1 (x1) |
2 (x2) |
3 (x3) |
Percentual de maça |
0,50 |
0,40 |
0,45 |
Percentual de laranja |
0,20 |
0,30 |
0,30 |
Percentual de uva |
0,30 |
0,30 |
0,25 |
Custo (R$) |
25 |
20 |
30 |
Fonte: Elaborado pelo professor, 2024.
A partir do exposto acima e considerando que o objetivo da empresa é determinar as proporções desses sucos que devem ser misturadas para produzir uma nova bebida com custo mínimo, avalie as afirmações a seguir.I. A função objetivo corresponde a minimização do custo: z = 25x1 + 20x2 + 30x3.
- As restrições desse modelo são: 0,50x1 + 0,40x2 + 0,45x3 = 0,40 (maça), 0,20x1 + 0,30x2 + 0,30x3 = 0,30 (laranja), 0,30x1 + 0,30x2 + 0,25x3 = 0,30 (uva) e x1 + x2 + x3 = 1, além das condições de não negatividade.
III. As restrições de não negatividade correspondem a: x1 ≥ 0, x2 ≥ 0 e x3 ≥ 0.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 - II, apenas.
Alternativa 2 - III, apenas.
Alternativa 3 - I e II, apenas.
Alternativa 4 - I e III, apenas.
Alternativa 5 - I, II e III.
VOTAR
RESULTADOS
QUESTÃO 3
A Teoria dos Jogos desempenha um papel importante na formulação de estratégias competitivas para as organizações. Destaca-se que as interações entre os participantes podem haver ou não acordos vinculativos, dependendo de cada situação.
Fonte: FIANI, R. Teoria dos Jogos. [S.l]: Elsevier Brasil, 2006.
Considerando as características dos jogos, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1 - Um jogo será cooperativo, quando uma empresa não firma acordo com as demais.
Alternativa 2 - Um jogo será cooperativo, quando uma empresa firma acordos vinculativos com outras empresas. (Gabarito Oficial)
Alternativa 3 - Um jogo será não cooperativo, quando uma empresa firma acordos vinculativos com outras empresas.
Alternativa 4 - Um jogo pode ser considerado cooperativo, quando a empresa faz acordos apenas com seus fornecedores.
Alternativa 5 - Um jogo pode ser considerado não cooperativo, quando a empresa faz acordos vinculativos apenas com seus oponentes.
QUESTÃO 4
O ambiente empresarial enfrenta uma crescente competitividade diária, exigindo uma compreensão aguçada da estrutura de mercado na qual um negócio opera. Nesse contexto, torna-se fundamental identificar em qual categoria de mercado a organização está inserida. Ter um conhecimento sólido sobre a dinâmica da concorrência entre empresas é crucial. Essa compreensão desempenha um papel vital nas decisões estratégicas, como a determinação de preços, avaliação da quantidade produzida, estabelecimento de padrões de qualidade, entre outros fatores.
Fonte: SILVA, Sidinei Silvério da. Teoria dos Jogos. Maringá: Unicesumar, 2022.
Considerando as características do mercado de concorrência imperfeita, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1 - No modelo de Cournot, as empresas competem ajustando a quantidade produzida, enquanto no modelo de Bertrand, a competição se dá por meio do ajuste de preços.
Alternativa 2 - Empresas no modelo de concorrência monopolística oferecem produtos homogêneos, resultando em preços uniformes no mercado.
Alternativa 3 - O modelo de Cournot é caracterizado por um único vendedor que controla completamente a oferta e os preços.
Alternativa 4 - No modelo de Cournot, as empresas atuam de forma cooperativa para maximizar os lucros conjuntos.
Alternativa 5 - Empresas no modelo de Bertrand competem ajustando a quantidade produzida.
VOTAR
RESULTADOS
QUESTÃO 5
As estruturas de mercado desempenham um papel fundamental na economia, delineando a forma como as empresas interagem e competem entre si. Três das principais estruturas são concorrência perfeita, concorrência monopolística e oligopólio. Essas estruturas influenciam a eficiência alocativa, os preços dos produtos e o poder de mercado das empresas, moldando a dinâmica econômica em diversos setores. A compreensão das estruturas de mercado é crucial para analisar o funcionamento da economia e desenvolver políticas que promovam a concorrência e o bem-estar econômico.
Fonte: SILVA, Sidinei Silvério da. Teoria dos Jogos. Maringá: Unicesumar, 2022.
A partir do exposto acima e dos estudos da disciplina, avalie as afirmações a seguir sobre os diferentes tipos de estruturas de mercado.I. Em um mercado de concorrência perfeita, uma empresa, isoladamente, não têm poder de influenciar o preço de mercado.
- A concorrência monopolística é caracterizada por muitas empresas que oferecem produtos homogêneos.
III. O oligopólio envolve um grande número de empresas, cada uma com uma participação de mercado insignificante.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - II, apenas.
Alternativa 3 - I e III, apenas.
Alternativa 4 - II e III, apenas.
Alternativa 5 - I, II e III.
VOTAR
RESULTADOS
QUESTÃO 6
A empresa Jasmim fabrica dois tipos de bolsas femininas: modelo A e B. O lucro unitário do modelo A é R$ 45,00 e do modelo B é R$ 60,00. A empresa precisa de uma hora para conseguir produzir o modelo A e uma hora e meia para produzir a outra bolsa. O tempo anual de produção disponível para isso é de duas mil horas. A demanda esperada para cada produto é de 700 unidades anuais do modelo A e 1.100 unidades anuais do modelo B. O objetivo da empresa é a maximização do seu lucro.
Com base na situação hipotética da empresa Jasmim e nos estudos da disciplina, avalie as afirmações, a seguir, sobre o modelo de programação linear desse caso. Considere a quantidade do modelo A como x1 e do modelo B como x2.
I. A função objetivo corresponde a maximização do lucro: z = 45x1 + 60x2.
II. As restrições desse modelo são: x1 + 1,5x2 ≤ 2000, x1 ≤ 700 e x2 ≤ 1100, além das condições de não negatividade.
III. As restrições de não negatividade correspondem a: x1 = 0 e x2 = 0.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 - II, apenas.
Alternativa 2 - I e II, apenas.
Alternativa 3 - I e III, apenas.
Alternativa 4 - II e III, apenas.
Alternativa 5 - I, II e III.
QUESTÃO 7
O senhor João administra uma extensa propriedade rural de 200 hectares destinada ao cultivo de soja, milho ou trigo. Cada cultura possui requisitos específicos e impactos distintos nos custos e lucros. Para plantar soja (x1), é necessário investir R$ 2.000 por hectare na preparação do solo, empregar 30 homens-dia de trabalho e a colheita resulta em um lucro de R$ 1.000 por hectare. No caso do milho (x2), o investimento é de R$ 2.500 por hectare, 25 homens-dia de trabalho são necessários, e o lucro atinge R$ 1.300. Já o trigo (x3) demanda um investimento de R$ 3.000 por hectare, requer 35 homens-dia de trabalho, e proporciona um lucro de R$ 1.400. O fazendeiro possui R$ 900.000 para cobrir os custos de trabalho e 7.500 homens-dia de mão de obra. Considere que o objetivo do senhor João é maximizar o lucro total.
Fonte: Elaborado pelo professor, 2024.
Com base no exposto acima e considerando os estudos da disciplina, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.I. A equação representativa da função-objetivo da situação descrita acima consiste em maximizar: z = 2000x1 + 2500x2 + 3000x3.
PORQUE
- Tal função matemática representa as limitações dos recursos ou das atividades associadas ao modelo.A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
VOTAR
RESULTADOS
QUESTÃO 8
Para a Teoria dos Jogos, os principais elementos que caracterizam um jogo são: os jogadores, as ações (ou interações), as estratégias, as recompensas (ou payoffs) e a função de recompensa.
Fonte: FIANI, R. Teoria dos Jogos. [S.l]: Elsevier Brasil, 2006.
Considerando o texto anterior e os estudos da disciplina, avalie as afirmações a seguir.
I. As estratégias são o conjunto de ações a serem realizadas durante o jogo.
II. A estratégia ótima para um jogador é aquela que maximiza o seu payoff esperado.
III. O jogo pode ser compreendido pela situação em que os participantes realizam decisões estratégias, considerando as decisões dos outros.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 - II, apenas.
Alternativa 2 - I e II, apenas.
Alternativa 3 - I e III, apenas.
Alternativa 4 - II e III, apenas.
Alternativa 5 - I, II e III.
QUESTÃO 9
Considere o jogo entre duas empresas (A e B) que precisam decidir se inovam, ou não, no setor que estão atuando. Os payoffs para cada estratégia pode ser analisada na matriz a seguir:
|
|
Empresa B |
|
|
Inovar |
Não inovar |
Empresa A |
Inovar |
20, 15 |
30, –10 |
Não inovar |
–15, 25 |
–5, –5 |
Fonte: o autor.
Conforme mencionado, a empresa A pode escolher entre duas estratégias, ‘inovar’ ou ‘não inovar’. O jogador B também pode escolher entre estas duas estratégias, ‘inovar’ ou ‘não inovar’.
Com base no exposto anterior e considerando os estudos da disciplina, avalie as asserções, a seguir, e a relação proposta entre elas.
I. Nesse jogo, a estratégia ‘inovar’ é dominante para as duas empresas.
PORQUE
II. Para as duas empresas, a escolha por ‘inovar’ é a estratégia ótima, não importando o que o oponente faça.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. (Gabarito Oficial)
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 10
As estruturas de mercado representam as características organizacionais e de competição que definem a dinâmica entre compradores e vendedores em uma economia. Existem diferentes tipos de estruturas de mercado, cada uma influenciando a forma como as empresas operam, determinam preços e competem entre si.
Fonte: Elaborado pelo professor, 2024.
Considerando as características do mercado de concorrência perfeita, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1 - As empresas têm controle significativo sobre os preços.
Alternativa 2 - Existe barreira à entrada de novas empresas no mercado.
Alternativa 3 - Há muita diferenciação de produtos entre os concorrentes.
Alternativa 4 - Um pequeno número de grandes empresas domina o mercado.
Alternativa 5 - Os preços são determinados pelo equilíbrio entre oferta e demanda.
VOTAR
RESULTADOS