• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

AE2 - EDU - ESPORTES COLETIVOS: VOLEIBOL - 51/2024

  • Período

    01/07/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

ATIVIDADE 2 - EDU - ESPORTES COLETIVOS: VOLEIBOL - 51/2024

 

QUESTÃO 1

Existem dois tipos de capacidades que podem ser trabalhadas na modalidade voleibol: as capacidades físicas condicionais e as coordenativas, que serão sempre mais complexas na medida em que o nível técnico dos alunos envolvidos aumentar.

GROSSER, M. Capacidades Motoras. Treino Desportivo. 23, 23-32, 1983.


Em relação a esse conteúdo, leia as assertivas a seguir e, em seguida, assinale a alternativa correta, que aborda o âmbito qualitativo:

I – Força - é a capacidade física que permite deslocar um objeto, o corpo de um parceiro ou o próprio corpo por meio da contração dos músculos.
II- Equilíbrio - adquirida por uma combinação de ações musculares que objetiva sustentar o corpo sobre uma base, contra a lei da gravidade.
I II- Resistência - proporciona realizar esforço durante um tempo, com suporte da fadiga e recuperação após pouco tempo da prática.
IV- Velocidade - é a capacidade física que permite realizar movimentos no menor tempo possível ou reagir rapidamente a um sinal.

 

Alternativas

Alternativa 1 - II, apenas.

 Alternativa 2 - III, apenas.

 Alternativa 3 - I, II e IV, apenas.

 Alternativa 4 - I e III, apenas.

 Alternativa 5 - I, II, III, IV.

QUESTÃO 2

No voleibol temos a posição de expectativa, que é considerada um dos fundamentos do voleibol de mais simples utilização e ensino, costumeiramente se ensina de modo interligado ao ensino da movimentação pela quadra, em um processo pedagógico único, esse fundamento pode ocorrer de maneira baixa, média ou alta.

CARUZZO, Nayara Malheiros; XAVIER, Robson Florentino; VIEIRA, Suelen Vicente. Esportes Coletivos: Voleibol.2018.

 

Considerando o texto acima e os estudos sobre posição de expectativa durante a disciplina, análise as afirmativas abaixo considerando V para verdadeira e F para falsa.

I- Passo cruzado: utilizado para percorrer maiores distâncias e necessita de prática.
II- Corrida: com a finalidade de cobrir distâncias maiores, é utilizada com passos pequenos e rápidos
III- Salto: pode ser utilizado com ou sem deslocamento prévio, para alcançar bolas altas ou muito distantes.
IV- Passo simples: utilizado normalmente no andar, para distâncias curtas, para todas as direções e quando a bola não está em jogo.
V- Deslocamentos: para troca de posição na quadra, sem mudar, no entanto, a posição de expectativa do jogador (média, alta), utilizado em todas as direções.

Alternativas

 Alternativa 1 - V, V, V, F, F.

 Alternativa 2 - F, F, V, F, V.

 Alternativa 3 - V, F, F, V, V.

 Alternativa 4 - V, V, V, V, V.

 Alternativa 5 - F, F, F, F, F.

VOTAR

RESULTADOS

 

 

QUESTÃO 3

Dentre as diferentes práticas corporais presentes na Educação Física, cada uma possui características específicas que foram construídas por meio de seu desenvolvimento histórico e com o Voleibol não foi diferente.

CARUZZO, N. M.; XAVIER, R. F.; VIEIRA, S. V. Esportes Coletivos: Voleibol. Maringá: UniCesumar, 2018.

Com base no trecho citado e nos materiais da disciplina, assinale a alternativa correta.

Alternativas

 Alternativa 1 - O Voleibol estreou como modalidade olímpica nos Jogos de Tóquio em 1964. Na ocasião, participaram 10 equipes masculinas e seis equipes femininas.

 Alternativa 2 - As primeiras regras do Voleibol foram publicadas em 1922, em seu texto original já constava com o número de participantes como é hoje e também o número de toques na bola.

 Alternativa 3 - O Voleibol é uma adaptação italiana do jogo americano minonette, jogado por equipes de duas a nove pessoas, no qual os jogadores utilizavam as mãos e podiam deixar a bola quicar no chão.

 Alternativa 4 - Em 1895, James Naismith apresentou aos alunos da Associação Cristã de Moços de Holyoke o jogo de rebater faustball (nome inicial do Voleibol), o qual utilizava a câmara da bola de basquetebol como bola.

 Alternativa 5 - O Brasil foi o país pioneiro na prática do Voleibol na América do Sul, por volta de 1910. Por isso, nosso país é um dos poucos países a possuir destaque no cenário mundial com equipes do feminino e do masculino.

VOTAR

RESULTADOS

 

 

QUESTÃO 4

Didaticamente, essa sequência foi proposta devido às características dos movimentos se assemelharem. Assim, o professor poderá racionalizar melhor todo o processo de ensino e aprendizagem. Isso porque movimentos similares utilizam-se capacidades motoras parecidas para sua boa execução - como força de pernas, equilíbrio estático, dinâmico e recuperado e elasticidade de quadríceps - ao pensarmos, por exemplo, no ensino da posição básica, do toque e da manchete.

BOJIKIAN, J. C. M.; BOJIKIAN, L. P.. Ensinando voleibol. 5. d. São Paulo: Phorte Editora, 2012.


Considerando o texto acima e a divisão feita por Bojikian, J. e Bojikian, L. (2012), que separa os fundamentos em três grupos de capacidades motoras inerentes aos fundamentos que as compõem. Assim sendo, assinale a alternativa que possui corretamente as habilidades do grupo II proposta por Bojikian, J. e Bojikian

Alternativas

 Alternativa 1 - c) Saque por baixo, manchete e toque.

 Alternativa 2 - b) Saque tipo tênis, cortada e bloqueio.

 Alternativa 3 - e) Nenhuma das alternativas anteriores.

 Alternativa 4 - a) Defesa em pé, rolamentos e recursos

 Alternativa 5 - d) Posição básica, movimentação e mergulho

VOTAR

RESULTADOS

 

 

QUESTÃO 5

No período de crescimento e desenvolvimento, predominantemente nas duas primeiras décadas de vida, diversas são as mudanças que os(as) estudantes estão sujeitos(as). Sendo assim, devemos ter em mente que crianças não podem ser expostas à mesma carga e forma de processos pedagógicos dos adultos.

CARUZZO, N. M.; XAVIER, R. F.; VIEIRA, S. V. Esportes Coletivos: Voleibol. Maringá: UniCesumar, 2018.

Desse modo, considerando a importância do trabalho elaborado de forma correta e eficaz com a criança, julgue as afirmativas.

  1. Os professores devem evitar exercícios de alta intensidade, bem como a especialização precoce.
    II. É importante que o professor priorize atividades que envolvam grande repertório motor e de caráter lúdico.
    III. As orientações de atividades são determinadas pela idade, porém o professor deve observar que o ritmo cronológico da criança, às vezes, não representa o ritmo biológico.
    IV. Faz-se necessário que no Voleibol o professor já comece a trabalhar as funções (levantamento; atacante central; atacante ponteiro; líbero) com cada aluno(a), para melhor desenvolver as funções táticas.

É correto apenas o que se afirma em:

Alternativas

 Alternativa 1 - I e III apenas.

 Alternativa 2 - II e IV apenas.

Alternativa 3 - I, II e III apenas.

 Alternativa 4 - I, II e IV apenas.

 Alternativa 5 - II, III e IV apenas.

QUESTÃO 6

As variações de toque, na maioria das vezes, utilizados para execução do levantamento, podem ser executados em qualquer das posturas básicas: alta, média ou baixa. Esses tipos são: 1. Para frente; 2. para trás; 3. Lateral; 4. com rolamento e 5. em suspensão (com 1 ou 2 mãos). Este último, muito utilizado pelos levantadores nos times de alto rendimento e chamado por alguns, de recurso.

CARUZZO, N. M.; XAVIER, R. F.; VIEIRA, S. V.. Esportes coletivos: Voleibol. Maringá: Unicesumar, 2016.

Considerando o texto anterior e os estudos na disciplina, analise as afirmativas sobre a sequência pedagógica do fundamento toque e assinale a alternativa correta:


I - Lançar a bola para cima e para frente, correr e agarrar a bola na posição do toque.
II - Em duplas, um lança a bola baixa em diferentes direções, para que o outro aluno corra e lance a bola na posição do toque.
III - Separados em duplas, um lança bola para o outro realizar toques, sendo o professor responsável por determinas as repetições e/ou o tempo do exercício.
IV - Ficar de cócoras, atrás de uma bola parada no solo, com um dos pés ligeiramente à frente do outro, colocar as mãos sobre a bola de modo que forme o triângulo com o posicionamento dos dedos e elevar a bola sobre a testa (cerca de um palmo da testa).

 

Alternativas

 Alternativa 1 - I, apenas.

 Alternativa 2 - I e II, apenas.

 Alternativa 3 - II e IV, apenas.

Alternativa 4 - I, III e IV, apenas.

 Alternativa 5 - I, II, III e IV.

QUESTÃO 7

Em 1897 foram publicadas as primeiras regras, porém só em 1918 é que se fixou o número de seis participantes, assim como é atualmente. As regras, além de direcionar um jogo de Voleibol, orientam ações técnicas, táticas e também norteiam as funções dos jogadores na quadra.

CARUZZO, N. M.; XAVIER, R. F.; VIEIRA, S. V. Esportes Coletivos: Voleibol. Maringá: UniCesumar, 2018.

Considerando o excerto acima e os materiais da disciplina, assinale a alternativa correta.

Alternativas

 Alternativa 1 - Todas as partidas de Voleibol precisam ter cinco sets, principalmente em eventos ou jogos escolares ou categorias menores.

 Alternativa 2 - A quadra oficial e a altura da rede são as mesmas para todas as categorias, independente se são categorias masculinas ou femininas.

 Alternativa 3 - Uma partida de Voleibol só pode ser disputada em quadras fechadas. O jogo deve ser disputado por duas equipes, compostas por cinco jogadores cada.

 Alternativa 4 - O jogo de Voleibol só se inicia com cinco jogadores em quadra. Mas em caso de lesões durante o jogo, a equipe pode continuar a partida com quatro ou três jogadores.

 Alternativa 5 - O placar de um set tem ao menos 25 pontos e só é finalizado quando se atinge uma diferença de dois pontos. Quando essa diferença não é obtida, prossegue-se o set até que uma das equipes consiga tal vantagem.

VOTAR

RESULTADOS

 

 

QUESTÃO 8

O ensino e aprendizagem de uma modalidade esportiva requerem do profissional, conhecimento não apenas da parte teórica e pratica da modalidade, mas outros aspectos devem ser levados em consideração independente se o ensino ocorrerá durante uma aula de Educação Física na escola ou em um processo de iniciação esportiva.

OLIVEIRA, Valdomiro de; PAES, Roberto Rodrigues. A pedagogia da iniciação esportiva: um estudo sobre o ensino dos jogos desportivos coletivos. Revista Digital- Buenos Aires – ano 10, n. 71, abril de 2004


Baseado nessa informação analise as afirmativas:

I – A criança e o adolescente têm uma base motora igual à de um adulto não sendo necessário levar em consideração diferentes cargas de treinamento.
II- A maturação sexual é considerada a principal variável a ser considerada, quando uma criança inicia o processo de aprendizado e especialização esportiva.
III- Os processos maturacionais ocorrem igualmente para meninos e meninas não sendo necessário na escola ou na iniciação esportiva separar as turmas por gênero.
IV- Os processos de maturação, possui eventos específicos que são o marco desse processo (em meninas a primeira menarca, em meninos o início da produção de espermatozóides), porém apesar de ser um marco, a maturação requer um processo de consolidação da maturidade óssea, alcance do potencial máximo anabólico. Que tem que ser considerados no processo de ensino aprendizado.

Assinale a alternativa correta:

 

Alternativas

 Alternativa 1 - II e IV apenas.

 Alternativa 2 - I e III apenas.

 Alternativa 3 - I e II apenas.

 Alternativa 4 - I, II e IV apenas.

 Alternativa 5 - I, II, III e IV.

VOTAR

RESULTADOS

 

 

QUESTÃO 9

Desde 2003, com a instituição do Ministério do Esporte (ME), o esporte no Brasil começou a ser tratado de forma diversificada, o que possibilitou o incentivo a programas, projetos e ações esportivas em diferentes esferas da sociedade. Bojikian e Bojikian (2012) destacam que o Voleibol, assim como as demais manifestações esportivas, pode se tornar instrumento em potencial da Educação Física em três diferentes áreas.

 

BOJIKIAN, J. C.; BOJIKIAN, L. P. Ensinando Voleibol. 5.ed. São Paulo: Phorte Editora, 2018.

De acordo o fragmento acima e com o material da disciplina, assinale a alternativa que apresenta essas áreas.

Alternativas

 Alternativa 1 - Saúde e Lazer; Educação; e Competição.

 Alternativa 2 - Saúde e Lazer; Educação; e Tecnologia.

 Alternativa 3 - Saúde e Tecnologia; Rendimento; e Educação.

 Alternativa 4 - Saúde e Tecnologia; Educação; e Rendimento.

 Alternativa 5 - Saúde e Tecnologia; Rendimento; e Competição.

VOTAR

RESULTADOS

 

 

QUESTÃO 10

Historicamente, o voleibol surgiu nos Estados Unidos em decorrência da necessidade e contexto da época, visando ser uma atividade de menos contato e mais recreativa do que os esportes existentes. William George Morgan, baseou-se em esportes populares nos Estados Unidos. Assim, no inverno de 1895, Morgan apresentou um jogo de rebater, batizado de minonette.

CARUZZO, N. M.; XAVIER, R. F.; VIEIRA, S. V. Esportes coletivos: Voleibol. Maringá: Unicesumar, 2016.

Morgan ao criar o voleibol utilizou equipamentos de outros jogos. Marque a opção que corresponde às modalidades que emprestaram equipamentos para o Minonette, nome original do voleibol.

Alternativas

 Alternativa 1 - Golfe e hóquei.

 Alternativa 2 - Handebol e futsal.

 Alternativa 3 - Lacrosse e softbol.

Alternativa 4 - Basquetebol e tênis.

 Alternativa 5 - Futebol Americano e beisebol.

 

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

Suponha que você seja o diretor de marketing da empresa TechGadget, especializada na produção de smartphones. Nos últimos anos, sua empresa tem enfrentado uma crescente concorrência da empresa EcoTech, que lançou um smartphone ecologicamente correto, utilizando materiais recicláveis e promovendo práticas sustentáveis.

SEGUNDA ETAPA: Análise da situação problema   Suponha que você seja o diretor de marketing da empresa TechGadget, especializada na produção de smartphones. Nos últimos anos, sua empresa tem enfrentado uma crescente concorrência da empresa EcoTech, que lançou um smartphone ecologicamente correto, utilizando materiais recicláveis e promovendo práticas sustentáveis. A TechGadget precisa decidir se lança, […]

​2 – Quais são os métodos utilizados para avaliação da composição corporal? Cite e explique estes métodos.

ATIVIDADE 1 - BEDU - NUTRIÇÃO APLICADA À EDUCAÇÃO FÍSICA - 51_2025 A avaliação nutricional ou inquéritos alimentares são abordagens utilizadas para diagnosticar o estado nutricional de um indivíduo. Essas abordagens podem ser realizadas por meio do levantamento de informações, como o histórico alimentar e medicamentoso, exames físicos e bioquímicos, por meio de medidas antropométricas […]

ATIVIDADE 1 – ECO – ECONOMETRIA – 52/2023

A distribuição normal (também conhecida como distribuição gaussiana) é um dos conceitos mais importantes da estatística. Ela nos ajuda a interpretar resultados experimentais em todas as áreas da ciência e também é o pressuposto de diversos modelos estatísticos, como por exemplo os modelos de regressão linear. Alguns métodos estatísticos funcionam direitinho quando existe uma distribuição […]

A Educação Ambiental é uma ferramenta essencial para conscientizar indivíduos e comunidades sobre a relação entre desenvolvimento e preservação ambiental. Promovendo

ATIVIDADE 1 - GAMB - EDUCAÇÃO AMBIENTAL - 51_2025   A Educação Ambiental é uma ferramenta essencial para conscientizar indivíduos e comunidades sobre a relação entre desenvolvimento e preservação ambiental. Promovendo o pensamento crítico, ela incentiva a adoção de práticas sustentáveis que busquem equilíbrio entre as necessidades humanas e a saúde do planeta. A Política […]

Slackline é um esporte no qual o atleta deve se equilibrar e executar manobras estando sobre uma fita esticada. Para a prática do esporte, as

Slackline é um esporte no qual o atleta deve se equilibrar e executar manobras estando sobre uma fita esticada. Para a prática do esporte, as duas extremidades da fita são fixadas de forma que ela fique a alguns centímetros do solo. Quando uma atleta de massa igual a 80 kg está exatamente no meio da […]

SAÚDE - FUNDAMENTOS DE FARMACOLOGIA - ATIVIDADE 03 - 54/2023

ATIVIDADE 03 - SAÚDE - FUNDAMENTOS DE FARMACOLOGIA - 54/2023 A doença de Alzheimer (DA) é responsável por 60-70% dos casos de demência em todo o mundo, com uma incidência global estimada de 24,3 milhões de casos. A DA é uma síndrome crônica que causa deterioração progressiva do sistema nervoso central (SNC), sendo característico de […]

1 2 3 … 547 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp