• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

AE2 - BEDU - LUTAS - 51/2024

  • Período

    01/07/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

ATIVIDADE 2 - BEDU - LUTAS - 51/2024

 

QUESTÃO 1

As artes marciais são uma área cheia de desafios e oportunidades, na qual o conhecimento técnico se une à capacidade de educar e inspirar. Os profissionais que atuam nesse campo têm a chance de impactar positivamente a vida dos alunos, ajudando-os a desenvolver habilidades fundamentais para o seu crescimento pessoal e acadêmico. As abordagens pedagógicas, aliadas à ludicidade e à flexibilidade, proporcionam uma experiência mais significativa e envolvente no ensino das lutas. Ao incorporar elementos históricos, filosóficos e contextuais, os alunos têm a oportunidade não apenas de aprender técnicas e habilidades, mas também de compreender o significado cultural e social das lutas. Isso contribui para o desenvolvimento integral dos alunos, promovendo a valorização da diversidade cultural, o respeito às diferenças e a construção de uma visão crítica sobre as artes marciais.

Fonte: ROSA, J. L. Lutas. Florianópolis: Arqué, 2023.

Com base na intervenção de um profissional da área da Educação Física, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

  1. Entender as diferenças de idade dos alunos é crucial para adaptar o ensino das lutas. Contudo, como os objetivos são semelhantes, ensinar lutas para uma criança de 6 anos é correspondente a ensinar a um adolescente de 16 anos.

PORQUE

  1. Como instrutores ou treinadores, habilitados por uma formação sólida, os profissionais podem impulsionar jovens atletas em direção a conquistas esportivas, enquanto cultivam valores cruciais como trabalho em equipe, resiliência e ética esportiva.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas

 Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

 Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

 Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

 Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

 Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.

VOTAR

RESULTADOS

 

 

QUESTÃO 2

As modalidades de lutas presente nos Jogos Olímpicos são um verdadeiro espetáculo de habilidades atléticas e reúnem lutadores de altíssimo nível para competir pela tão sonhada medalha de ouro. Durante as Olimpíadas, fica possibilitado que a vertente cultural e histórica dessas lutas, que são praticadas em diversas culturas em todo o mundo ao longo de séculos, seja valorizada. Para além disso, as técnicas utilizadas nas lutas olímpicas são fundamentais para a autodefesa e podem ser aplicadas em situações reais em diferentes aspectos da vida.

Fonte: ROSA, J. L. Lutas. Florianópolis, SC: Arqué, 2023.

Com relação à presença das lutas nas Olimpíadas, analise as sentenças a seguir:

  1. A primeira aparição da Luta Olímpica nos Jogos Olímpicos aconteceu na primeira edição dos Jogos da Era Moderna, em Atenas 1896.
    II. A história do Boxe começa nos Jogos Olímpicos da Antiguidade em Olímpia na Grécia, em 688 a.C.
    III. O Judô esteve presente nos Jogos Olímpicos a partir de 1964.
    IV. O taekwondo foi incluído no programa olímpico, em Sydney 2000.
    V. O Karatê participou como esporte de exibição nos Jogos de Tóquio 2020.

É correto o que se afirma em:

Alternativas

 Alternativa 1 - I e II, apenas.

 Alternativa 2 - I, II e III, apenas.

 Alternativa 3 - II, III e IV, apenas.

 Alternativa 4 - II, III, IV e V, apenas.

 Alternativa 5 - I, II, III, IV e V.

VOTAR

RESULTADOS

 

 

QUESTÃO 3

As artes marciais sempre foram vistas como algo muito mais profundo e significativo do que o mero desenvolvimento técnico para moldar o corpo e executar golpes perfeitos. As artes marciais têm por características comuns uma jornada de autodesenvolvimento, superação e construção de caráter. Devido ao aspecto filosófico intrínseco ao seu aprendizado, este deve sempre ser explorado por professores, mestres, senseis e todos aqueles envolvidos nas lutas e artes marciais.

Fonte: ROSA, Jean Lucas. Lutas. Florianópolis: Arqué, 2023.

Com base no exposto, assinale a alternativa correta:

Alternativas

 Alternativa 1 - Para os primeiros praticantes, o cultivo de virtudes como fidelidade, tolerância e disciplina estavam distantes do autoconhecimento e das condutas na vida cotidiana.

 Alternativa 2 - Embora existam diferentes estilos e escolas de artes marciais, há certos princípios filosóficos que não podem ser compartilhados entre elas, como o autocontrole e o respeito.

 Alternativa 3 - As características distintas são fundamentais para cada modalidade, pois contribuem para a diferenciação de suas essências, proporcionando verdadeiro aprendizado em cada uma delas.

 Alternativa 4 - As artes marciais são baseadas em técnicas de quedas, projeções e desequilíbrio; enquanto as lutas se concentram em defesas ou ataques, como socos e chutes, ou com o uso de equipamentos, como espadas e bastões.

 Alternativa 5 - A filosofia das artes marciais não se limita apenas ao contexto de combate físico, mas também se estende ao desenvolvimento pessoal, ao cultivo de virtudes e à busca por uma vida equilibrada e significativa.

VOTAR

RESULTADOS

 

 

QUESTÃO 4

Desde os primórdios da humanidade o homem precisou lutar para atender às suas necessidades fisiológicas e garantir seu espaço, assim como para buscar por alimentos, lutar por terras e garantir sua defesa. Desde as civilizações antigas, as lutas também foram utilizadas como uma forma de treinamento militar e, muitas vezes, se tornaram um aspecto importante da cultura e das tradições de uma sociedade.

Fonte: ROSA, J. L. Lutas. Florianópolis: Arqué, 2023.

Com base no exposto, analise as afirmativas a seguir:

  1. As lutas têm como objetivo subjugar o oponente a partir de conflitos interpessoais físicos/corporais. Podem ser definidas como combate de dois atletas, corpo a corpo, com ou sem o uso de armas.
    II. “Artes marciais” é um termo utilizado para se referir a diferentes disciplinas e sistemas de combate. São frequentemente praticadas como esportes ou atividades físicas, mas também podem ter uma dimensão filosófica ou espiritual.
    III. Esportes de combate é o nome dado à configuração que engloba elementos como competição, utilização de conceitos científicos, análise de resultados, estabelecimento de regras, busca pela otimização física e ênfase na expressão corporal espetacularizada.

É correto o que se afirma em:

Alternativas

 Alternativa 1 - I, apenas.

 Alternativa 2 - II, apenas.

 Alternativa 3 - III, apenas.

 Alternativa 4 - II e III, apenas.

 Alternativa 5 - I, II e III.

VOTAR

RESULTADOS

 

 

QUESTÃO 5

Existe uma gama de possibilidades de atuação profissional no contexto das lutas, onde valoriza-se um conjunto específico de habilidades, conhecimentos teóricos, sendo importante a busca por formação adequada, assim como experiências práticas para se destacar profissionalmente. Nesse sentido, cabe a cada profissional se especializar e buscar entender a origem e a história de como a arte marcial que ele pratica ou atua profissionalmente foi construída (Rosa, 2023).

Fonte: ROSA, J. L. Lutas. Florianópolis, SC: Arqué, 2023.

Acerca da origem das lutas e artes marciais e das principais lutas de origem brasileira, é correto afirmar:

Alternativas

 Alternativa 1 - O Jiu-jitsu é caracterizado pela execução de golpes de soco, torções e imobilizações, possuindo a finalidade de superar o oponente.

 Alternativa 2 - As modalidades Capoeira, Jiu-jitsu Brasileiro e MMA são não consideradas lutas de origem brasileira mas são bastante difundidas no país.

 Alternativa 3 - Apenas o Jiu-jitsu e o MMA são lutas originárias no Brasil, mas foi em outros países que elas foram aperfeiçoadas e moldadas conforme as conhecemos hoje.

 Alternativa 4 - O objetivo do MMA, em suas primeiras competições, era determinar qual arte marcial era a melhor em um combate sem regras, onde praticamente qualquer técnica poderia ser utilizada.

 Alternativa 5 - Gastão Gracie aperfeiçoou as técnicas do Jiu-jitsu, aprendidas com Mitsuyo Maeda, dando-lhe uma forma mais agressiva e criando o Jiu-jitsu tal qual conhecemos hoje (Gracie Jiu-jitsu ou Brazilian Jiu-jitsu).

VOTAR

RESULTADOS

 

 

QUESTÃO 6

A ciência tem demonstrado que a prática de artes marciais e lutas como modalidades esportivas ao longo da vida pode trazer benefícios significativos para a saúde e o bem-estar dos praticantes. Esta prática não se restringe apenas à juventude, podendo ser mantida durante a terceira idade, a fim de proporcionar um estilo de vida ativo e saudável. Além dos benefícios físicos, como o desenvolvimento da força, flexibilidade e resistência, a prática de artes marciais também desempenha um papel importante na socialização e nas relações interpessoais. O convívio com outras pessoas engajadas na mesma atividade promove o estabelecimento de vínculos sociais significativos, o que, por sua vez, pode ajudar a reduzir os níveis de ansiedade e depressão.

Fonte: ROSA, J. L. Lutas. Florianópolis: Arqué, 2023.

Sobre os possíveis impactos das práticas de lutas e/ou artes marciais, assinale a alternativa correta:

Alternativas

 Alternativa 1 - A busca pelas artes marciais é motivada por diversos fatores, que incluem a melhoria da qualidade de vida. Ela abrange aspectos como: a saúde física, o estado psicológico, o nível de independência, os relacionamentos sociais, as crenças pessoais e as questões relacionadas ao ambiente em que se vive.

 Alternativa 2 - Os aspectos de liderança que podem ser trabalhados através das Artes Marciais são: o autoconhecimento, a disciplina e o controle emocional. Um bom líder é aquele que ocupa seus membros de equipe, com ordens diretas e se concentrando no desenvolvimento da tarefa.

 Alternativa 3 - Os indivíduos que se engajam em atividades físicas desenvolvem força, resistência, flexibilidade e coordenação, o que contribui para o fortalecimento do sistema cardiovascular. A prática de artes marciais estimula a concentração, a tomada de decisões rápidas e a melhoria da autoestima, promovendo um equilíbrio entre o aspecto físico e mental, contudo pouco interfere no fortalecimento do sistema cardiovascular.

 Alternativa 4 - A aptidão física se refere à capacidade que uma pessoa possui para realizar atividades físicas com eficiência, minimizando o esforço necessário, tanto nas tarefas simples do cotidiano como em atividades estruturadas, como exercícios físicos e esportes. Ela engloba um conjunto de atributos relacionados aos aspectos funcionais do corpo humano, assim, torna-se crucial que um técnico ou professor de artes marciais não controle a aptidão física de seus alunos, pois isso limita seu potencial.

 Alternativa 5 - Por meio da prática regular de artes marciais, os praticantes podem desenvolver habilidades técnicas, aprender a lidar com desafios físicos e mentais, e conquistar um maior domínio sobre o próprio corpo. Isso contribui para o fortalecimento da autoimagem e da confiança nas próprias capacidades, tendo reflexos positivos na vida cotidiana e elevando os níveis de autoestima, autoconfiança, ansiedade e estresse, permitindo que os praticantes canalizem suas energias de forma saudável.

VOTAR

RESULTADOS

 

 

QUESTÃO 7

O Taekwondo tem sua origem há mais de dois mil anos. Trata-se de uma arte marcial coreana sistemática e científica que ensina mais do que habilidades físicas de luta. O Taekwondo é caracterizado pela unidade do corpo, mente e vida, bem como pela unidade da postura e confrontações. Ao praticar a luta, deve-se pacificar a mente e sincronizá-la com os movimentos, estendendo essa harmonia para a vida e a sociedade. Assim, no Taekwondo, o princípio dos movimentos físicos, o princípio do treinamento da mente e o princípio da vida tornam-se um só.

Fonte: ROSA, J. L. Lutas. Florianópolis: Arqué, 2023.

Com base nos princípios do Taekwondo, assinale a alternativa correta:

Alternativas

 Alternativa 1 - O princípio do autocontrole retrata a luta contra quem quer que seja, pela verdade, pelo que é justo, agindo sempre com perseverança.

 Alternativa 2 - O princípio da integridade tem por finalidade mostrar que não se deve desistir de seus ideais, mas lutar pelo que deseja conquistar e nunca desanimar perante as dificuldades.

 Alternativa 3 - O princípio do espírito indomável vem mostrar que o maior adversário que temos que vencer são os nossos próprios medos e temores, para conseguirmos controlar certas situações.

 Alternativa 4 - O princípio da perseverança existe para tentar conscientizar o aluno sobre o que é certo ou errado, buscando sempre agir de maneira correta e justa, e nunca tentar demonstrar ser superior a ninguém.

 Alternativa 5 - O princípio da cortesia tem como objetivo mostrar ao aluno a relação de respeito que ele deve ter com todas as pessoas, respeitando os superiores e sendo sempre educado, justo e nunca tratar os outros com desprezo.

VOTAR

RESULTADOS

 

 

QUESTÃO 8

A palavra Judô tem por significado: Ju (suave) e Do (caminho ou via), ou seja, “caminho suave”. Jigoro Kano, considerado o fundador, e também o principal desenvolvedor do judô com o propósito educacional, desenvolveu uma linha filosófica baseada no conceito ippon-shobu (luta pelo ponto perfeito) e um código moral. Além disso, Kano fundou o Instituto Kodokan, que significa “um lugar para estudar o caminho”, refletindo a sua intenção para com a arte. Seu objetivo era fortalecer o físico, a mente e o espírito de forma integrada.

Fonte: ROSA, J. L. Lutas. Florianópolis: Arqué, 2023.

A fim de fortalecer o caráter filosófico da prática do judô e fazer com que os praticantes do judô cresçam como pessoas, o mestre Jigoro Kano idealizou um código moral baseado em oito princípios básicos. Sobre esses princípios, assinale a alternativa correta:

Alternativas

 Alternativa 1 - Civilidade, coragem, honestidade, honra, moral, respeito, autocuidado e amizade.

 Alternativa 2 - Civilidade, coragem, honestidade, honra, moral, respeito, autocontrole e amizade.

 Alternativa 3 - Cortesia, coragem, honestidade, honra, moral, respeito, autocontrole e amizade.

 Alternativa 4 - Cortesia, coragem, honestidade, honra, modéstia, respeito, autocontrole e amizade.

 Alternativa 5 - Cortesia, coragem, honestidade, honra, modéstia, respeito, autocuidado e amizade.

VOTAR

RESULTADOS

 

 

QUESTÃO 9

As lutas e artes marciais, podem dizer muito sobre a história, a cultura e a organização social de um povo. Nesse sentido, faz-se importante valorizar e preservar as tradições culturais e esportivas por meio do trabalho com as lutas e artes marciais nos diferntes espaços de ocupação do profissional de Educação Física. No Brasil, dentre as lutas reconhecidas no mundo todo, temos a capoeira, uma arte marcial que nasceu no país durante o período colonial e tem raízes na cultura africana e indígena (Rosa, 2023).

Fonte: ROSA, J. L. Lutas. Florianópolis, SC: Arqué, 2023.

A história da capoeira perpassa desde uma prática marginalizada e perigosa até o reconhecimento enquanto patrimônio cultural brasileiro. Sobre isso, analise as sentenças a seguir:

  1. A capoeira é uma arte marcial brasileira que combina elementos de dança, ginástica e luta.
  2. Possui inúmeras características da cultura e religião dos povos escravizados e surgiu como forma de defesa e resistência dos escravos africanos contra seus opressores.

III. Atualmente é praticada no mundo todo e considerada uma importante manifestação da cultura afro-brasileira

  1. O melhor jogador/lutador é quem comanda o ritmo da roda, podendo ser chamado, inclusive, de o mestre da roda.
  2. O Código Penal de 1980, traz em seu Artigo 402, a criminalização da capoeira, no qual fica proibido a “Capoeiragem” e ainda considera como agravante o pertencimento a alguma “banda ou malta”.

É correto o que se afirma em:

Alternativas

 Alternativa 1 - I, apenas.

 Alternativa 2 - I e III, apenas.

 Alternativa 3 - II e III, apenas.

 Alternativa 4 - II, III e V, apenas.

 Alternativa 5 - I, II, III, IV e V.

VOTAR

RESULTADOS

 

 

QUESTÃO 10

As artes marciais possuem uma profunda filosofia e são fundamentadas na disciplina. Além de treinar o corpo, elas buscam desenvolver a mente e o espírito dos praticantes. Por meio de princípios como respeito, humildade, autocontrole e perseverança, as artes marciais incentivam valores morais e éticos, promovendo o crescimento pessoal e a busca por um equilíbrio interior. A disciplina é uma parte essencial desse processo, exigindo comprometimento, dedicação e rigor no treinamento. Através da prática constante e do respeito às regras e tradições, as artes marciais oferecem um caminho para o autodesenvolvimento e a autotransformação, promovendo não apenas habilidades físicas, mas também uma mentalidade forte e resiliente.

Fonte: ROSA, J. L. Lutas. Florianópolis: Arqué, 2023.

Sobre as artes marciais, analise as afirmativas a seguir:

  1. Sumô é uma arte marcial que enfatiza força, técnica e estratégia em confrontos de luta corporal.
    II. Karatê é uma arte marcial caracterizada por golpes poderosos e precisos com punhos, cotovelos, joelhos e pernas.
    III. Capoeira é uma arte marcial que combina elementos de luta, dança, acrobacia e música, desenvolvendo força, flexibilidade e ritmo.
    IV. Muay Thai é uma arte marcial que enfatiza golpes poderosos com os punhos, cotovelos, joelhos e pernas, além de clinches e técnicas de defesa.
    V. Kung Fu é uma arte marcial que enfatiza movimentos rápidos, ataques diretos e técnicas de defesa próximas, com foco na eficiência e economia de movimentos.

É correto o que se afirma em:

Alternativas

 Alternativa 1 - I e II, apenas.

 Alternativa 2 - I e III, apenas.

 Alternativa 3 - I, IV e V, apenas.

 Alternativa 4 - II, III e IV, apenas.

 Alternativa 5 - I, II, III, IV e V.

VOTAR

RESULTADOS

 

 

 

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

Considerando a informação apresentada e os conhecimentos adquiridos durante a disciplina, a sua tarefa é elaborar um texto discursivo de, no máximo, 15 (quinze) linhas,

ATIVIDADE 1 - FUNDAMENTOS DE SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO - 51_2025]   O gerenciamento de riscos no ambiente de trabalho é fundamental para assegurar a segurança e a saúde dos trabalhadores. Para implementar um sistema eficaz de proteção, é crucial compreender conceitos básicos de segurança do trabalho, como risco e perigo, além dos processos […]

Material de apoio: disponibilizado no material da disciplina.

ATIVIDADE DE ESTUDO 1 - PED - METODOLOGIA DA MATEMÁTICA : CAMPOS DO CONHECIMENTO - 51_2025 A Estatística enquanto conteúdo nos moldes da Educação Básica é relativamente recente, se analisarmos seu contexto histórico, todavia A Estatística está presente em nossa vida cotidiana, relacionando-se com os diversos campos científicos nos ajudando a compreender diversos fenômenos da […]

FAR - ATENÇÃO FARMACÊUTICA E SERVIÇOS FARMACÊUTICOS - MAPA - 54/2023

MAPA - FAR - ATENÇÃO FARMACÊUTICA E SERVIÇOS FARMACÊUTICOS - 54/2023 MAPA DE ATENÇÃO FARMACÊUTICA E SERVIÇOS FARMACÊUTICOS   CARO(A) ESTUDANTE: Seja bem-vindo(a) ao MAPA (Material de Avaliação Prática de Aprendizagem) da disciplina de Atenção Farmacêutica e Serviços Farmacêuticos. Instruções iniciais: 1. Utilize o modelo de MAPA padrão para realizar esta atividade. Ele se encontra […]

ADSIS - MAPA - FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES - 54/2023

Olá, aluno (a), Seja bem-vindo (a) a atividade MAPA da disciplina Fundamentos de Redes de Computadores. Chegou o momento de você colocar em prática o que aprendeu nas nossas aulas. O administrador de Rede tem como principal atribuição o gerenciamento da rede local, bem como dos recursos computacionais relacionados a ela direta ou indiretamente. Ele […]

Em viagens de avião, é solicitado aos passageiros o desligamento de todos os aparelhos cujo funcionamento envolva a emissão ou a

Em viagens de avião, é solicitado aos passageiros o desligamento de todos os aparelhos cujo funcionamento envolva a emissão ou a recepção de ondas eletromagnéticas. O procedimento é utilizado para eliminar fontes de radiação que possam interferir nas comunicações via rádio dos pilotos com a torre de controle. A propriedade das ondas emitidas que justifica […]

Os vinhos e os queijos são um par gastronômico clássico. Eles podem ser servidos juntos para criar uma experiência gastronômica única

Os vinhos e os queijos são um par gastronômico clássico. Eles podem ser servidos juntos para criar uma experiência gastronômica única, pois possuem propriedades sensoriais semelhantes. Dentre as similaridades em comum, podem ser citados que ambos são originados do processo de fermentação (alcoólica e lática, respectivamente) e se modificam com o processo de envelhecimento. Fonte: […]

1 2 3 … 547 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp