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AE2 - ADM - ESTATÍSTICA - 51/2024

  • Período

    01/07/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

ATIVIDADE 3 - ADM - ESTATÍSTICA - 51/2024

 

QUESTÃO 1

Um levantamento amostral proporcionou as informações abaixo referentes a determinada variável quantitativa X.

Valor Mínimo 20
Moda 28
Mediana 29
Média 31
Valor Máximo 40

 

Fonte: Elaborado pelo professor, 2024.

 

Considerando essas informações e que a variável X é composta por 2500 observações, analise as afirmações a seguir.

 

  1. Se A e B são as respectivas quantidades de observações da variável X que são iguais a 28 e 35, então é correto afirmar que B>A.
  2. O terceiro quartil da variável X foi maior ou igual a 29.

III. A quantidade de observações da variável X maiores ou iguais a 29 é igual ou superior a 1250.

  1. As informações da tabela não fazem sentido, pois ao calcularmos o valor da média, temos: x=(20+40)/2 = 30

 

É correto o que se afirma em:

 

Alternativas

 Alternativa 1 - I, apenas.

 Alternativa 2 - II, apenas.

 Alternativa 3 - II e III, apenas.

 Alternativa 4 - I, II e III, apenas.

 Alternativa 5 - I, II, III e IV.

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RESULTADOS

 

QUESTÃO 2

Um profissional da área ambiental está alisando junto com seus alunos a relação de um certo poluente que está sendo despejado por uma fábrica em um riacho e o dano ecológico na água, sendo mensurado por um índice. Os resultados podem ser observados no gráfico a seguir.

 

Fonte: Elaborado pela professora, 2024.

 

Ao analisar o gráfico, a correlação entre a quantidade de poluente e o dano ecológico é igual a r= 0,85, diante disso podemos concluir que:

 

Alternativas

 Alternativa 1 - Existe uma correlação linear forte e positiva entre a relação de poluentes e o dano ecológico.

 Alternativa 2 - Existe uma correlação linear forte e negativa entre a relação de poluentes e o dano ecológico.

 Alternativa 3 - Existe uma correlação linear fraca e positiva entre a relação de poluentes e o dano ecológico.

 Alternativa 4 - Existe uma correlação linear fraca e negativa entre a relação de poluentes e o dano ecológico.

 Alternativa 5 - Não existe uma correlação linear entre a relação de poluentes e o dano ecológico.

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RESULTADOS

 

 

QUESTÃO 3

A tabela nos mostra os valores de matéria-prima de um produto e a quantidade comprada por uma determinada empresa, e podem ser observados a seguir.

 

Assinale a alternativa correta que contém a média refere ao valor pago pela matéria-prima:

 

Alternativas

 Alternativa 1 - 15,75.

 Alternativa 2 - 16,23.

 Alternativa 3 - 17,22.

 Alternativa 4 - 18,34.

 Alternativa 5 - 19,35.

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RESULTADOS

 

 

QUESTÃO 4

Os dados a seguir representam as massas, em quilogramas, dos atletas de uma equipe juvenil de corrida (em kg): 46, 44, 49, 45, 44, 48, 42.

 

Ao que contém a mediana dos atletas (em kg), assinale a alternativa correta:

 

Alternativas

 Alternativa 1 - 44.

 Alternativa 2 - 45.

 Alternativa 3 - 46.

 Alternativa 4 - 47.

 Alternativa 5 - 48.

VOTAR

RESULTADOS

 

 

QUESTÃO 5

A distribuição de frequência a seguir se refere aos preços cobrados por uma mercadoria em 60 estabelecimentos comerciais.

 

Diante do exposto, assinale a alternativa correta que interprete a segunda classe:

 

Alternativas

 Alternativa 1 - 20 estabelecimentos têm preços maiores ou iguais a R$ 6,00 e menores do que R$ 10,00.

 Alternativa 2 - 20 estabelecimentos têm preços maiores do que R$ 6,00 e menores do que R$ 10,00.

 Alternativa 3 - 20 estabelecimentos têm preços maiores ou iguais a R$ 6,00 e menores ou iguais do que R$ 10,00.

 Alternativa 4 - 20 estabelecimentos têm preços menores do que R$ 6,00 e menores do que R$ 10,00.

 Alternativa 5 - 20 estabelecimentos têm preços menores ou iguais a R$ 6,00 e maiores do que R$ 10,00.

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RESULTADOS

 

 

QUESTÃO 6

Sabemos que uma VARIÁVEL é, de acordo com Oliveira e Chatalov (2019), uma característica que pode ser avaliada (ou medida) em cada elemento da população, sob as mesmas condições. Uma variável observada (ou medida) em um elemento da população deve gerar um e apenas um resultado.

 

Fonte: OLIVEIRA, I. G.; CHATALOV, R. C. S. Estatística. Maringá: UniCesumar, 2019.

 

As variáveis podem ser diferenciadas entre duas categorias, e cada categoria também possui duas “classes’. Analise as variáveis a seguir:

 

- Grau de Escolaridade.

- Salário.

- Altura.

 

A partir do exposto acima, assinale a alternativa que contém a classificação dessas variáveis na ordem correta.

 

Alternativas

 Alternativa 1 - Quantitativa Contínua, Qualitativa Ordinal, Qualitativa Nominal.

 Alternativa 2 - Qualitativa Ordinal, Quantitativa Contínua, Quantitativa Contínua.

 Alternativa 3 - Qualitativa Ordinal, Qualitativa Nominal, Quantitativa Contínua.

 Alternativa 4 - Qualitativa Nominal, Qualitativa Nominal, Quantitativa Discreta.

 Alternativa 5 - Quantitativa Discreta, Qualitativa Nominal, Qualitativa Ordinal.

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RESULTADOS

 

 

QUESTÃO 7

Os preços de venda dos imóveis residenciais mostraram uma alta de 0,52% em julho, após um avanço de 0,47% no mês anterior, conforme mostra o Índice FipeZAP+. O indicador do mercado imobiliário acompanha o comportamento de preços de imóveis residenciais em 50 cidades brasileiras. Segundo a pesquisa, houve aumento nos valores em 45 delas e apenas São Paulo não registrou alta acima do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) do mês de julho.

 

Fonte: Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/business/alta-em-imoveis-residenciais-e-registrada-em-45-de-50-cidades-pesquisadas-mostra-indice/. Acesso em: jan. 2023. (Adaptado).

 

Sobre venda de imóveis no Brasil, observe o gráfico a seguir.

 

No gráfico, tem-se uma distribuição de preços e o número de imóveis em cada intervalo de preços. Por exemplo, tem-se 5 imóveis com preço maior ou igual a 300 mil e menor que 400 mil reais, 10 imóveis com preço maior ou igual a 400 mil e menor que 500 mil reais, e assim sucessivamente, até 5 imóveis com valor maior ou igual a 1 200 000 e menor que 1 300 000 reais. Analisando as informações e o gráfico acima, observe as afirmativas a seguir.

 

  1. Em intervalos individuais de valores, no intervalo maior ou igual a 700 000 e menor que 800 000 reais, existem a maioria de imóveis.
  2. O imóvel com menor preço, tem o valor de 300 000 reais.

III. A probabilidade de selecionar um imóvel aleatoriamente, e tal imóvel ter um valor maior ou igual a 1000 000 e menor que 1 100 000 reais, é de 9,52%.

  1. O gráfico apresenta a quantidade de 20 imóveis no total.

 

É correto o que se afirma em:

 

Alternativas

 Alternativa 1 - I e II, apenas.

 Alternativa 2 - III e IV, apenas.

 Alternativa 3 - I, II e III, apenas.

 Alternativa 4 - II, III e IV, apenas.

 Alternativa 5 - I, II, III e IV.

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RESULTADOS

 

 

QUESTÃO 8

Um administrador fez um estudo de correlação e regressão linear, com o objetivo de saber a relação entre o custo da matéria-prima e o produto vendido e chegou à conclusão que o Coeficiente de Correlação de Pearson é de 0,89. Em seguida, ele determinou a equação de regressão linear, que é de: y = 0,412x + 4,895. Com base nessas informações, se o custo da matéria-prima for de R$ 7,00, por quanto ele venderá o produto?

Elaborado pelo professor, 2018.

 

Alternativas

 Alternativa 1 - R$ 7,00.

 Alternativa 2 - R$ 7,50.

 Alternativa 3 - R$ 7,80.

 Alternativa 4 - R$ 8,00.

 Alternativa 5 - R$ 9,20.

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RESULTADOS

 

 

QUESTÃO 9

Dentro da Estatística estudamos as distribuições de probabilidades discretas que enumeram cada valor possível de uma variável aleatória, bem como sua probabilidade. Diante desse contexto, supondo que um profissional da área ambiental está fazendo um experimento com seus alunos de contar o número amostras contaminadas ou não, sendo que se trata de uma probabilidade que descreve o número de sucessos e fracassos, cada uma com uma probabilidade independente.

OLIVEIRA, Ivnna Gurniski de.; CHATALOV, Renata Cristina de Souza. Estatística. UniCesumar: Centro Universitário Cesumar. Núcleo de Educação à Distância. Maringá, 2018.

 

Assinale a alternativa que corresponda a probabilidade mencionada.

 

Alternativas

 Alternativa 1 - Distribuição normal.

 Alternativa 2 - Distribuição binomial.

 Alternativa 3 - Distribuição contínua.

 Alternativa 4 - Distribuição de Poisson.

 Alternativa 5 - Distribuição exponencial.

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RESULTADOS

 

 

QUESTÃO 10

Uma profissional que trabalha em Recursos Humanos perguntou aos 20 funcionários de uma empresa quantos filhos em idade escolar eles tinham. Os resultados estão apresentados na tabela a seguir:

 

Sobre a idade dos filhos dos funcionários, considerando a moda, assinale a alternativa correta:

 

Alternativas

 Alternativa 1 - 1.

 Alternativa 2 - 2.

 Alternativa 3 - 3.

 Alternativa 4 - 4.

 Alternativa 5 - 5.

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RESULTADOS

 

 

 

 

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