• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

ADSIS - MAPA - FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES - 54/2023

  • Período

    01/07/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030
Olá, aluno (a),
Seja bem-vindo (a) a atividade MAPA da disciplina Fundamentos de Redes de Computadores. Chegou o momento de você colocar em prática o que aprendeu nas nossas aulas.

O administrador de Rede tem como principal atribuição o gerenciamento da rede local, bem como dos recursos computacionais relacionados a ela direta ou indiretamente. Ele é o responsável por projetar e manter em funcionamento, uma rede de computadores, desde sua instalação e configuração até sua manutenção com o auxílio de sistemas e serviços de infraestrutura de TI.

Podemos atribuir a um administrador de redes as seguintes atividades:


- Pesquisa das soluções de tecnologia existentes no mercado;
- Suporte à área de desenvolvimento de aplicações;
- Suporte de último nível para as equipes de apoio aos usuários;
- Configuração e manutenção da segurança de rede;
- Instalação e ampliação da rede local.

- Acompanhar o processo de compra do material necessário para manutenção da rede local junto com o SAT (Setor de Assistência Técnica), orientando o processo de compra e mantendo contato com os fornecedores de equipamentos e materiais de informática.
FLORENZANO, C. Carreiras de TI: Administrador de Redes de Computadores. CBSI, 2014.
Disponível em: <https://bit.ly/2LTqjbn>. Acesso em: 25 set. 2023. (adaptado).
Com base no exposto acima, identifica-se que o profissional de TI que atua diretamente na infraestrutura de redes tem um papel que vai além de apenas conectar computadores na rede coorporativa. A partir desse pensamento, imagine que você seja o administador de redes em uma empresa. Essa empresa acabou de passar por reformas e precisa que parte de sua rede de computadores seja refeita. Qual é o seu papel nesse contexto? Com isso, você dele elaborar um plano de redes que conecte as novas estações ao servidor recém-instalado. Esse servidor conta com um patch panel de 24 portas para as conexões, sendo que, quanto menos portas se utilizar, mais fácil é a manutenção.


Em seu plano deve constar as seguintes informações:

A- Descrever quais e quantos equipamentos constam em cada setor/sala.
B- A quantidade de cabos que saem diretamente do servidor e não passam por nenhum replicador de sinal. Justifique sua resposta.
C- Apresente de modo detalhado a metragem total do cabo que sai diretamente do servidor até chegar na sala de reuniões.

OBS: A planta baixa representa o que se espera ter em cada setor/sala, no que diz respeito a quantidade de estações.

Restrições:
- Não é permitido passar os cabos pelo teto ou pelo chão (cruzando as salas), para este fim utilize as paredes.
- Não é permitido passar os cabos nas áreas marcadas com X.
- Cada cabo tem uma autonomia de 70m, após essa distância deve-se utilizar um replicador de sinal.
- Na sala de reuniões, deve-se ter, ao menos, um ponto de conexão via cabo e também sinal de rede sem fio (Obs.: Nesta sala deverá ter ao menos um ponto fixo de rede livre, e um ponto de wifi).

Planta do prédio

O que devo entregar?
Plano da sua rede respondendo os 3 Itens requisitados (A - B - C), você deve utilizar o arquivo TEMPLATE disponível no Material da Disciplina para colocar as suas respostas. Salve este arquivo em (.pdf).

Dicas
1. Acesse o link com um vídeo tutorial para ajudá-lo nesse processo de criação e desenvolvimento.
2. Após o envio não são permitas alterações, ou modificações. Logo, você tem apenas uma chance de enviar o arquivo corretamente. Revise bem antes de enviar!
3. Lembre-se que evidências de cópias de materiais, incluindo de outros acadêmicos, sem devidas referências serão inquestionavelmente zerada.
4. Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, ou seja, o famoso: “professor veja se minha atividade está certa?”. Isso invalida seu processo avaliativo. Lembre-se que a interpretação da atividade também faz parte da avaliação.
5. Procure sanar suas dúvidas junto a mediação em tempo hábil sobre o conteúdo exigido na atividade, de modo que consiga realizar sua participação.
6. Atenção ao prazo de entrega, evite envio de atividade em cima do prazo. Você pode ter algum problema com internet, computador, software, etc. e os prazos não serão flexibilizados, mesmo em caso de comprovação.

Bons estudos!
Em caso de dúvidas, encaminhar mensagem ao seu Professor(a) Mediador(a).

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

A partir dessa breve contextualização, leia na integra o texto disponível no seguinte link: https://tangerino.com.br/blog/controladoria/, consulte a Unidade 01 (p. 21 – 27) do nosso

ATIVIDADE 1 - GFIN - CONTROLADORIA - 51_2025   A CONTROLADORIA E SUAS FUNÇÕES Adaptado de: Jader Bastos   A controladoria está relacionada à Contabilidade, porque abrange uma série de atividades feitas pelo contador. Mas ela vai além, e atua colaborando com a gestão, por meio do fornecimento de informações relevantes aos gestores. A controladoria […]

MAPA - TEOL - ESPIRITUALIDADE CRISTÃ - 51_2025

MAPA - TEOL - ESPIRITUALIDADE CRISTÃ - 51_2025   TEXTO 1 Em todo coração humano vive uma fome profunda de comunhão. Essa fome se manifesta de várias maneiras: no desejo de ser abraçado; na necessidade de ficar perto de alguém; na busca por intimidade, amizade e companheirismo; na esperança de ser ouvido e compreendido; no […]

Quando pensamos no processo de treinamento esportivo, podemos considerar 3 abordagens principais: Analítica, Situacional ou Global. O processo de treinamento analítico

ATIVIDADE 1 - BEDU - FUTSAL E FUTEBOL - 51_2025 Quando pensamos no processo de treinamento esportivo, podemos considerar 3 abordagens principais: Analítica, Situacional ou Global. O processo de treinamento analítico foca em tarefas isoladas e específicas, permitindo uma prática detalhada e controlada de habilidades técnicas. Já o treinamento situacional compreende ações dentro de contextos […]

Na área de ciências humanas e sociais aplicadas, os professores podem matar a curiosidade ou o espírito crítico dos seus alunos, em vez de desenvolvê-lo

Na área de ciências humanas e sociais aplicadas, os professores podem matar a curiosidade ou o espírito crítico dos seus alunos, em vez de desenvolvê-lo, quando não permitem que estes interajam, dialoguem, relacionem-se, entre outros ou quando impõem algo pronto e acabado, esquecendo-se que funcionam como modelos, com esta atitude, arriscam-se a enfraquecer por toda […]

c) Justifique a classificação dos termos essenciais que formam a oração.

ATIVIDADE 1 - LET - LÍNGUA PORTUGUESA II - 51_2025 De modo geral, as construções sintáticas da língua portuguesa seguem a ordem direta, ou seja, sujeito + verbo + complemento, forma que facilita a leitura e análise sintática. Os termos da oração, no entanto, às vezes, são distribuídos de um modo inverso, com sujeito após […]

ATIVIDADE 1 - PED - METODOLOGIA DO ENSINO DA ARTE E DA MÚSICA - 51_2025

ATIVIDADE 1 - PED - METODOLOGIA DO ENSINO DA ARTE E DA MÚSICA - 51_2025   Qual o papel da musicalização na Educação Infantil?   A resposta não é fácil e simples, mas temos que lembrar que:   “A criança, por meio da brincadeira, relaciona-se com o mundo que descobre a cada dia e é […]

1 2 3 … 414 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp